You are on page 1of 4

PROCESSOS DE FUNDIO As ligas de alumnio fundidas diferem das ligas conformadas pela ausncia de qualquer tipo de conformao mecnica

em seu processamento, ou seja, so obtidas diretamente do lquido por meio de processos de fundio. Do ponto de vista de fundio, as ligas de alumnio caracterizam-se pela baixa temperatura de fuso. Por outro lado, esta caracterstica permite uma grande flexibilidade quanto aos tipos de moldes utilizados j que as solicitaes trmicas so reduzidas. So comuns os moldes de areia (a verde ou aglomerados com resinas ou silicatos), moldes metlicos (fabricados em aos ou ferros fundidos), moldes de gesso, moldes de materiais cermicos (fundio de preciso e processo shaw) etc. Os moldes ditos permanentes, fabricados em materiais metlicos, so os preferidos para grandes produes por minimizarem os custos de moldagem e permitirem a obteno de excelente acabamento superficial. Entretanto, o custo do ferramental elevado e torna proibitiva sua aplicao em sries inferiores a 10000 peas. Para sries menores, os processos de areia, gesso e de moldes cermicos so mais indicados. Entretanto, nestes processos, a menos velocidade de resfriamento das ligas favorece o desenvolvimento de microestruturas grosseiras e o aumento do volume de micro porosidades, prejudicando a qualidade metalrgica dos componentes. Alm do material de moldagem, importante diferenciar os processos de fundio pela forma de vazamento do metal, podendo ser: Por gravidade; Sob presso ou contra a gravidade com baixa presso.

Em relao a este aspecto, o vazamento por gravidade e, principalmente, o feito sob presso impe turbulncia ao fluxo de metal, gerando e incorporando incluses de xidos. Nos processos por gravidade, h formas de minimizar tais geraes com o uso de canais de descida projetados especialmente para reduzir a turbulncia e reduzir a velocidade do fluxo, uso de filtros cermicos ou de moldes basculantes. As mquinas de baixa presso e processos especiais como o Cosworth apresentam vantagens neste aspecto, por permitirem um controle no fluxo de enchimento das peas. Outro ponto importante envolvendo os processos de fundio a aplicao de presso durante a solidificao que garante melhores condies de alimentao, reduzindo a formao de micro porosidades. Isto ocorre em mquinas de fundio sob presso, baixa presso e processos especiais como o Coswosth e o Castyral. Ligas de alumnio Alumnio fundido dissolve outros metais e substncias metaloides como o silcio (que atua como metal). Quando o alumnio se resfria e se solidifica, alguns dos constituintes da liga podem ser retidos em soluo slida. Isto faz com que a estrutura atmica do metal se torne mais rgida. Os tomos podem ser visualizados como sendo arranjados em uma rede cristalina regular formando molculas de tamanhos diferentes daqueles do elemento de liga principal. A principal funo das ligas de alumnio aumentar a resistncia mecnica sem prejudicar as outras propriedades. Assim, novas ligas tm sido desenvolvidas combinando as propriedades adequadas a aplicaes especficas. O metal quente pode manter mais elementos de liga em soluo slida do que quando frio. Consequentemente, quando resfriado, ele tende a precipitar o excesso dos elementos de liga da soluo. Este precipitado pode ser na forma de partculas duras, consistindo de compostos intermetlicos, tais como: CuAl2 ou Mg2Si. Estes agregados de tomos metlicos tornam a rede cristalina ainda mais rgida e endurecem a liga. A descoberta do envelhecimento, das ligas que contm magnsio e silcio conduziu ao desenvolvimento das principais ligas estruturais utilizadas hoje na engenharia. Este foi um

trabalho pioneiro no campo das ligas de alumnio-magnsio, amplamente utilizadas atualmente na indstria naval. Outro importante emprego do alumnio sua utilizao nas ligas de fundio, que permitem um maior aproveitamento das sucatas de avies. Elementos de ligas Um dos aspectos que tornam as ligas de alumnio to atraentes como materiais de construo mecnica o fato do alumnio poder combinar-se com a maioria dos metais de engenharia, chamados de elementos de liga. Com essas associaes, possvel obter caractersticas tecnolgicas ajustadas de acordo com a aplicao do produto final. Mas para isso, preciso conhecer bem as vantagens e limitaes de cada elemento para fazer a melhor seleo. O grande alcance das ligas oferece indstria uma grande variedade de combinaes de resistncia mecnica, resistncia corroso e ao ataque de substncias qumicas, condutibilidade eltrica, usinabilidade, ductibilidade, formabilidade, entre outros benefcios. A funo de cada elemento da liga se altera de acordo com a quantidade dos elementos presentes na liga e com a sua interao com outros elementos. Em geral, podemos dividir os elementos entre: - Elementos que conferem liga a sua caracterstica principal (resistncia mecnica, resistncia corroso, fluidez no preenchimento de moldes, etc.); - Elementos que tm funo acessria, como o controle de microestrutura, de impurezas e traos que prejudicam a fabricao ou a aplicao do produto, os quais devem ser controlados no seu teor mximo.

Composio qumica A composio qumica do alumnio e suas ligas so expressas em percentagem, obedecendo a Norma NBR 6834 da ABNT. Esta norma abrange sistemas de classificao das ligas trabalhveis, das ligas para fundio, peas, lingotes e de alumnio primrio, alm de densidade nominal das ligas trabalhveis de alumnio.

Ligas de fundio Diferentemente dos materiais trabalhveis, que esto sujeitos a uma variao dos processos de aquecimento e de resfriamento, as ligas de fundio adquirem suas propriedades na condio de fundida (em alguns casos, com tratamento trmico) e, consequentemente, um grupo diferente de ligas tem sido formulado para a produo de peas fundidas. As ligas empregadas nas aplicaes gerais de engenharia frequentemente contm silcio para melhorar suas caractersticas de fundio, tais como fluidez (no vazamento) e resistncia a trincas de contrao (quando o metal quente se solidifica e se contrai). O cobre tambm frequentemente utilizado como um elemento de liga, para proporcionar s propriedades mecnicas maior dureza e resistncia exigidas em servio. As ligas alumnio-magnsio apresentam maiores problemas na fundio, mas possuem boa resistncia e ductilidade. Elas so amplamente utilizadas, particularmente em ambientes agressivos, como, por exemplo, em peas e acessrios de navios.

Uma pequena proporo de magnsio tambm est presente em algumas ligas em conjunto com silcio para tornar a liga mais suscetvel a tratamentos trmicos.

NOMENCLATURA DAS LIGAS FUNDIDAS 1xx.x - Alumnio no ligado (comercialmente puro) 2xx.x - Ligas contendo Cu como elemento de liga principal 3xx.x - Ligas contendo Si como elemento de liga principal e adies de Mg ou Cu. As ligas da srie 3xx so empregadas em 90% dos componentes fundidos. 4xx.x - Ligas contendo Si como elemento de liga principal 5xx.x - Ligas contendo Mg como elemento de liga principal 6xx.x no utilizada 7xx.x - Ligas contendo Zn como elemento de liga principal, tambm sendo especificados outros elementos como Cu, Mg, Cr, Mn ou uma combinao destes) 8xx.x Ligas contendo Sn como elemento de liga principal 9xx.x no utilizada Srie 1xx.x: o segundo e o terceiro dgitos indicam o teor de Alumnio acima de 99%. O ltimo dgito ( direita do ponto decimal) indica a forma do produto: 0 - indica peas fundidas (por exemplo, rotores para motores eltricos) 1 - indica lingotes (barras para refuso) Srie 2xx.x 8xx.x : o segundo e terceiro dgitos no possuem significado numrico, apenas identificam as vrias ligas no grupo. O ltimo dgito indica a forma do produto: 0 - indica peas fundidas 1 - indica lingotes convencionais 2 - indicam lingotes com faixas de composies mais restritas que aquelas dos lingotes convencionais Ligas que apresentam modificaes na composio nominal so identificadas por letra maiscula antes da identificao numrica. As ligas de alumnio para a fundio so as mais versteis de todas as ligas empregadas em fundio. Suas principais caractersticas de fundio so: Baixa viscosidade, o que facilita o preenchimento de sees finas; Baixa temperatura de fuso, possibilitando o emprego de moldes metlicos; Elevado coeficiente de transferncia de calor, possibilitando a realizao de ciclos de fundio curtos; Somente o hidrognio apresenta solubilidade significativa em ligas de alumnio e seu teor pode ser controlado pelos processos de desgaseificao;

A maior parte das ligas de alumnio no apresenta tendncias ao fenmeno de trinca a quente e so ligas que no apresentam interaes ou reaes do tipo metal-molde e consequentemente, apresentam bom acabamento superficial aps a fundio.

Bibliografia: http://www.dalmolim.com.br/EDUCACAO/MATERIAIS/Biblimat/aluminiofund.pdf http://www.abal.org.br/aluminio/ligas.asp

You might also like