You are on page 1of 10

CONTRATOS DE ARREMATAO DE OBRAS PBLICAS: POSSIBILIDADES DE PESQUISA (MARIANA, SC.

XVIII E XIX)
Crislayne Gloss Maro Alfagali (UFOP)*

Resumo: OS CONTRATOS, CONHECIDOS TAMBM POR AUTOS OU TERMOS DE ARREMATAO, ERAM


ACORDOS FIRMADOS ENTRE A ADMINISTRAO LOCAL E OS INTERESSADOS QUE OFERECESSEM MENOR PREO PELA OBRA. NA PRESENA DOS OFICIAIS E DO ARREMATANTE, ERAM ESTABELECIDOS PREO, FORMA DE PAGAMENTO, O TIPO DE OBRA, TEMPO E CONDIES DE EXECUO. ESTA LTIMA CORRESPONDIA FORMA COMO O ARREMATANTE DEVERIA PROCEDER NA EDIFICAO DA OBRA: AS MEDIDAS, OS MATERIAIS, AS TCNICAS CONSTRUTIVAS E OS FIADORES, QUE SE COMPROMETIAM A CUMPRIR A OBRA, CASO O RESPONSVEL SE TORNASSE IMPOSSIBILITADO DE CONCLU-LA. GERALMENTE, NA SEQNCIA DOS AUTOS, PROSSEGUIA-SE AO REGISTRO DAS CONDIES. ATRAVS DO BANCO DE DADOS CONSTRUDO REFERENTE A ESSA DOCUMENTAO, PROPE-SE A APRESENTAO DAS POSSIBILIDADES DE PESQUISA ATRAVS DESTE NDICE.

Palavras-Chave: Obras Pblicas, Mariana, Sculos XVIII e XIX.

As Cmaras municipais foram rgos administrativos fundamentais para a ordenao e conservao do espao urbano. Instituio trasladada para a Amrica portuguesa, constituiuse como importante meio de manuteno do Imprio portugus nas terras braslicas. No contexto das Minas, a minerao teve papel relevante ao lado de uma organizao cada vez mais efetiva entre os colonos da regio na instalao dessas instituies, se circunscrevia entre a autonomia local e os interesses metropolitanos (TEDESCHI, 2007, p. 15-52). A estrutura do Senado da Cmara contava com um presidente, dois juzes ordinrios, trs vereadores e um procurador, alm de uma ampla rede de funcionrios. O almotac era o responsvel pela ordenao do espao urbano, suas atribuies, de acordo com as Ordenaes Filipinas, podem ser divididas em trs sesses: mercado, construtivo e sanidade urbana. As duas ltimas funes dizem respeito diretamente promoo e manuteno de obras pblicas no contexto colonial.
Cabia ao Almotac conduzir as obras feitas em benefcio comum, assim como mant-las; mediar os conflitos provocados pelas construes, de modo a garantir a paz; ao mesmo tempo garantir a existncia da vida em seu interior, mantendo o estado de sade de seus moradores (TEDESCHI, 2007, p.44).

Graduanda em Histria pela Universidade Federal de Ouro Preto.

O antigo Arraial de Nossa Senhora do Carmo comeou a tomar seus contornos em fins do sculo XVII, com a descoberta do ouro pelos bandeirantes. Em 1711, com uma populao numerosa e a necessidade de fiscalizao da atividade mineradora, o arraial elevado Vila de Nossa Senhora do Carmo. em 1745 que a ento Vila escolhida por D. Joo V para sediar o Arcebispado da Capitania de Minas Gerais. Para sediar o Arcebispado, o engenheiro Jos Fernandes Alpoim foi responsvel pelo novo traado urbano, que conjugou o aspecto urbano j presente com suas concepes iluministas retilneas.
Os desenhos e plantas deveriam agir tambm, portanto, para alm de informar a metrpole das condies dos stios e das povoaes, como etapas de um processo cujo fim era justamente a execuo prtica e conveniente; preparaes necessrias aos seus melhores aumentos melhor adequao, ordenao e ajuste das estruturas sobre os stios , dirigidas, logicamente, melhor regularidade geomtrica possvel. (BASTOS, 2003, p.141)

Entre 1740 e 1760, a ento Cidade de Mariana foi saturada de obras religiosas, particulares e civis que deveriam tornar o espao pblico mais ordenado, conveniente e decente. A construo de chafarizes, pontes, fontes, paredes e calamentos propiciaram a melhor administrao pblica e o fornecimento de servios urbanos populao de forma mais eficaz. Momento em que o planejamento urbano se torna fundamental ao funcionamento da cidade. No mapa a seguir, possvel delinear os aspectos do traado urbano de Mariana na segunda metade do sculo XVIII.

Figura 1: Mapa sntese da cidade de Mariana (1745 -1800). Fonte: FONSECA, Cludia Damasceno. O espao urbano de Mariana: sua formao e suas representaes. In: Termo de Mariana: histria e documentao. Mariana: UFOP, 1998, p. 62. Legenda: As hachuras indicam a extenso provvel (segundo a documentao e a topografia) das inundaes de meados do sculo XVIII. Novas edificaes: Casa de Cmara e Cadeia (17 ), Capela das Mercs(18), Capela da Arquiconfraria(19), Seminrio(20), Igreja de So Pedro(21), Igreja do Rosrio(22), Aljube(23), Igreja de So Francisco (24), Igreja do Carmo (25).

Termos ou Contratos de Arrematao de Obras Pblicas e Banco de Dados Os termos de arrematao de obras pblicas foram instrumentos da administrao colonial na busca por conformar o espao pblico tendo em vista o bem comum. A fatura e a manuteno de pontes, chafarizes, pinguelas, encanamentos, paredes, prdios pblicos, entre outros, eram financiadas pelo Senado da Cmara atravs de contrato com um particular. Inicialmente, este contrato era formulado na presena dos oficiais da Cmara (vereadores e presidente) e escrito pelo escrivo. Estando em praa pblica o Porteiro dos Auditrios repete vrias vezes em voz alta, clara e inteligvel e de uma para outra banda da Rua a proposta de arrematao, quem o menor valor lanasse, arrematava a obra. Ao ter a arrematao aprovada pelos oficiais camarrios, o porteiro entregava um ramo verde ao arrematante, sinal que selava o processo.

O contrato ento era lavrado pelo escrivo e submetia o arrematante s condies impostas pela Cmara na execuo da obra. Aps o auto descrito, os registros das condies da arrematao enumeram uma srie de clusulas s quais o arrematante deve seguir em seu trabalho. Essas determinaes dizem respeito ao tempo de durao da obra, os materiais a serem utilizados, as medidas, as tcnicas construtivas e a nomeao de louvados que avaliaro a obra completa e acabada e de fiadores que se comprometem por sua pessoa e bens a cumprirem a obra caso o responsvel por ela seja impossibilitado de faz-la. O Banco de Dados a respeito da construo e conservao das obras pblicas de Mariana (1715-1863) se baseia nos livros de Termos de Arremataes e Contratos do Senado da Cmara. A pesquisa compreende os sete livros sobre o assunto presentes no Arquivo Histrico da Cmara de Mariana. As variveis desse levantamento trazem a referncia documental (Cdice e Folhas); a localizao e breve descrio das obras citadas no auto de arrematao (Localizao); a provvel localizao atual das construes (Localizao Atual) ; o nome do arrematante seguido de observao entre ( ) se o documento descreve outras funes por ele exercidas; o valor da arrematao (Valor descrito no documento); e, para uniformizar os valores, a sua transformao em ris (Valor). Para o campo LOCALIDADE ATUAL foram consultados o Cdice Costa Matoso e o Dicionrio Histrico Geogrfico de Minas Gerais de Waldemar de Almeida Barbosa. A transformao dos valores em ris seguiu a seguinte tabela: Perodo/ Uma oitava(1/8) de ouro At 1725 01/02/1725 a 24/05/1730 15/05/1730 a 04/09/1732 1735 a 1751 1751 a 1823 1.500 ris 1.200 ris 1.320 ris 1.500 ris 1.200 ris Valor de uma oitava em Ris

Tabela 1: Transformao de oitavas para ris Fonte: ZEMELLA, Mafalda P. O abastecimento da capitania de Minas Gerais no sculo XVIII. 2 ed. So Paulo: Hucitec: Editora da Universidade de So Paulo, 1990.p.146.

Valores, pesos e medidas 1 centavo 1 vintm 1 tosto 1 pataca 1 cruzado

Valor em ris 10 ris 20 ris 100 ris 320 ris 400 ris

Tabela 2: Converso baseada em: SPIX, Johan Baptista, Carl Friedrich Philipp Von. Viagem pelo Brasil: 18171820. So Paulo: Ed. Da USP, 1981, v.1.

Uma amostra da formatao do Banco de dados segue abaixo:


NDICE DE OBRAS PBLICAS DE MARIANA (1715-1863) CDICE FOLHAS DATA TIPO DE OBRA E LOCALIZAO 160 52v-53 LOCALIZAO ATUAL Antnio Ferreira Pacheco 330 oitavas ARREMATANTE VALOR VALOR EM RIS 495$000

14/08/1723Auto de Arrematao Mariana do conserto da Ponte Grande que vai desta Vila para Mato Dentro

160

53-53v

28/08/1723

Auto de Arrematao Mariana dos consertos da Cadeia e a Ponte do Crrego

Francisco Ferreira

160 oitavas

240$000

160

53v-54

28/08/1723

Termo de Arrematao da Ponte de So Sebastio

Bandeirantes

Manoel Duarte

435 oitavas

652$500

Figura 2 Amostra de Banco de Dados. Fontes: Livros de Arremataes de obras pblicas, Cdices consultados: 160.122.180.135.210.220 e 377. Arquivo Histrico da Cmara de Mariana.

Possibilidades de Pesquisa

O presente ndice de pesquisa uma ferramenta til para trabalhos que envolvam pesquisadores relacionados ao tema da construo do espao pblico de Mariana e seus construtores. Dentre as possibilidades de pesquisa que podem ser elencadas citam-se trs, que sero aqui rapidamente apresentadas: 1) A identificao dos principais arrematadores das obras; 2) As obras mais arrematadas; 3) A localidade em que ocorre maior nmero de obras, uma vez que esto dispersas pelo Termo de Mariana.

1- Os principais arrematadores de Obras Pblicas Os responsveis pela arrematao das obras pblicas eram oficiais mecnicos ligados construo, tais como: pedreiros, canteiros, carpinteiros, marceneiros e carapinas. Em sua maioria reinis, os oficiais construtores vinham de diversas regies da metrpole para as Minas, onde provavelmente j tinham algum contato para estabelecer suas fbricas, que eram povoadas por mestres, jornaleiros e escravos. Em Lisboa, h uma organizao sistemtica dos ofcios mecnicos. Tanto a aprendizagem quanto a normalizao so alvos constantes da Cmara e da Casa dos Vinte e

Quatro, instituio existente desde o sculo XIV. A composio da Casa dos Vinte e Quatro era formada por dois representantes de cada bandeira1 dos ofcios mais importantes. Vale pontuar que, em Lisboa, era a nica forma de representao da populao junto ao Senado. As bandeiras, irmandades, agremiaes corporativas e suas relaes com a Cmara ordenam o trabalho na cidade atravs de regimentos, avaliaes, multas, determinaes e representao civil. Em um espelho imperfeito a imagem metropolitana de organizao do trabalho mecnico sofre distores na sua transposio para as Minas, em que oficiais mecnicos movem-se por interesses mais individuais e menos articulados por estruturas organizacionais inerentes ao trabalho (MENESES, 2003, p. 183-184).

Arrematante

Nmero de Obras Arrematadas 25 4 18 16 7 3 5 4 13 12 3

Soma das Obras Arrematadas 20:155$800 6:135$000 4:719$632 2:954$220 2:233$600 1:667$900 1: 275$000 1:390$540 1:177$940 1:101$080 1:015$000

Jos Pereira Arouca Antonio Coelho da Fonseca Joo Miguel Ferreira Cosme Fernandes Guimares Francisco Machado Luz Antonio Carlos Cardoso Joo de Souza e Silva Francisco Fernandes Arouca Joo de Caldas Bacelar Francisco lvares Quinta Jos Rodrigues Duro

Perodo em que arrematou as obras 1768-1794 1732-1739 1796-1833 1753-1778 1796-1833 1747-1752 1741-1742 1795-1798 1758-1769 1745-1805 1732-1736

Tabela 3: Principais arrematadores de obras pblicas.

Na tabela acima apreendemos os maiores arrematadores de Obras Pblicas; o nmero de obras que arremataram; os valores dessas obras somados e o perodo de arrematao das obras correspondente a cada arrematante. Jos Pereira Arouca, trabalhando no perodo de vinte e seis anos (1768-1794), foi o principal arrematador de obras pblicas de Mariana, no apenas arrematou o maior nmero de obras como tambm, as obras de maior valor disponveis no mercado, como a arrematao da Casa da Cmara e Cadeia, em 23 de outubro de 1782, obra que lhe rendeu 14:800$000. O que levou a Arouca arrematar mais obras que os outros construtores? Qual a sua insero social e poltica em Mariana, seu papel junto

Cmara e seus condicionantes scio-econmicos? O mercado de obras pblicas foi intenso nesse perodo em que Mariana tornou-se um canteiro de obras. Pesquisas sobre esses trabalhadores na localidade de Mariana podem trazer novas informaes sobre quem controlava esse mercado, sua demanda e expanso no decorrer do tempo.

2- Obras mais arrematadas

A partir das informaes presente nos termos de arrematao de obras pblicas, podese inferir que a maior parte das obras arrematadas no longo perodo apresentado pelo levantamento consta de mudanas, consertos e acrscimos em obras j concludas, o que esboa um momento em que para o bem comum as obras precisam no apenas ser concludas, mas sobretudo conservadas. Perfazendo 90 arremataes, a fatura ou reedificao de pontes so tambm numerosas tanto para o ncleo da Vila quanto para os arraiais mais distantes. O provimento e a distribuio de gua por meio de fontes, chafarizes, encanamentos e aquedutos apesar da pouca representatividade nas arremataes podem estar contidos na construo de caladas, quando essas compreendem o caminho dos mesmos. Um exemplo o Auto de Arrematao da Calada e do cano que se h de fazer no pasto da olaria na travessa chamada do Bouco2, em que ao arrematar a calada o trabalhador far o cano que est no caminho.

Obra Mudanas, Consertos e Acrscimos Pontes Caladas Provimento e distribuio de guas (fontes, chafarizes, aquedutos, encanamentos) Casa da Cmara e Cadeia Paredes Pinguelas Palcio
Tabela 4: Obras mais arrematadas

Nmero de Arremataes 147 90 74 21 12 12 6 2

Junto ao Auto de Arrematao estavam anexas as condies que deveriam ser seguidas pelo arrematante. uma parte importante da documentao porque traz aspectos tcnicosconstrutivos importantes como: os materiais a serem utilizados, a tcnica empregada, as ferramentas necessrias. Tambm fornece informaes sobre a forma de pagamento, os

fiadores apresentados pelo arrematante e o prazo de execuo da obra. Segue um exemplo das caladas arrematadas prximas Ponte dos Munsus:
Ser obrigado o arrematante a fazer as partes necessrias na passagem onde esto levantados os esteios de Manoel Pereira Lobo quanto baste poro a Terra que h de levar para endireitar a rua os quais sero feitos de pedras da cachoeira ou de outra qualquer parte que tenha bons acentos e no de pedra rolia. Ter a dita parede alicerce de dois palmos de fundo na parte mais inferior e de grosso dois e meio, andando um palmo de face interior para dentro das casas que se ho de fazer e a mais grossura para a rua. Ser obrigado o arrematante a aterrar e desterrar todo o cumprimento da Rua metendo debaixo da rua linha reta desde as casas do Doutor Jos da Cunha de Macedo, em th (sic) topar com a Rua Nova, a donde tem j seu principio de calada na entrada. Na dita Rua ou travessa ficar por calar as testadas que pertencem aos moradores tanto das casas que esto feitas, como das que esto por fazer, [que vara e sartas] de largura e o mais se calaro. Levar a dita calada pelos lados uma fiada de pedra grande metida deteo (sic) para segurana o mais, e no meio levar o fio de pedras grandes debaixo de uma linha reta como nos lados debaixo da mesma e dos lados para o fio do meio ter de lanamento um palmo para que as guas no corram espalhadas. Ser a dita calada feita de pedra de cata rolia e metida deteo (sic) para mais fixa ficar a qual ser o arrematante e todo o mais que necessrio for e assim mais ser o mesmo arrematante obrigado a fazer a calada de que se carecer acima da Ponte do Munsus para fazer correr as guas para os Munsus que vem da Rua da capela do novo Rosrio e no para a dita Ponte que com as ditas guas se vai arruinando // Lopo// E no se continha mais em as ditas condies das prprias Cidade Mariana dez de setembro de 1752 anos. Joo da Costa Azevedo Escrivo da Cmara que o escrevi e assinei3.

3 Localizao das obras A maior parte das obras pblicas est localizada no centro da Vila do Carmo ou Cidade de Mariana. Os arraiais no encontram tantos investimentos em sua estrutura urbana. Mais uma vez a preocupao em ordenar e ornamentar o ncleo urbano do Termo afirmada. As obras de fornecimento de servios urbanos e organizao do espao pblico concentraramse na rea central, que receberia o ttulo de Capital do Arcebispado da Capitania de Minas Gerais em 1745.

Figura 3: Ponte do Munsus, atual Ponte Alphonsus Guimaraens, 1987. Fonte: IPHAN/MG. Belo Horizonte. Pasta Mariana4.

Localizao Atual Mariana Bandeirantes Passagem Mainart Piranga Bento Rodrigues


Tabela 5: Localizao das obras

Nmero de Arremataes 255 30 21 10 10 8

Bibliografia: BASTOS, Rodrigo. A arte do urbanismo conveniente: o decoro na implantao de novas povoaes em Minas Gerais na primeira metade do sculo XVIII. Dissertao (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2003. FONSECA, Cludia Damasceno. O espao urbano de Mariana: sua formao e suas representaes. In: Termo de Mariana: histria e documentao. Mariana: UFOP, 1998. pp.27-66.

MENESES, Jos Newton Coelho. Artes Fabris e Servios Banais: ofcios mecnicos e as Cmaras no final do Antigo Regime. Minas Gerais e Lisboa (1750-1808). Niteri (RJ): Tese (Doutorado em Histria) UFF, 2003. TEDESCHI, Denise Maria Ribeiro. O emanar das Minas: a atuao da Cmara no provimento da gua em Mariana (1740-1760). Monografia apresentada ao curso de bacharelado em Histria da Universidade Federal de Ouro Preto, 2007.

As bandeiras eram associaes corporativas importantes que reuniam ofcios afins sob a imagem de um santo padroeiro. Um estandarte que acompanhava os oficias em solenidades pblicas. 2 Arquivo Histrico da Cmara de Mariana, cdice 135, fl. 67-69. 3 Arquivo Histrico da Cmara de Mariana, cdice 135, fl. 195-195v. 4 In: TEDESCHI, Denise Maria Ribeiro. O emanar das Minas: a atuao da Cmara no provimento da gua em Mariana (1740-1760).

10

You might also like