You are on page 1of 8

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Administrao
1 Srie Empreendedorismo
A Atividade Prtica Supervisionada (ATPS) um procedimento metodolgico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de etapas, acompanhadas pelo professor, e que tem por objetivos: Favorecer a autoaprendizagem do aluno. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo seu aprendizado. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas para o exerccio profissional. Promover a aplicao da teoria na soluo de situaes que simulam a realidade. Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem

Para atingir estes objetivos, a ATPS prope um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua soluo.

Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Edna de Almeida Rodrigues


Faculdade Anhanguera de Mato

Administrao - 1 Srie - Empreendedorismo

Pg. 2 de 8

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades descritas a seguir. Reconhecer e definir problemas, equacionar solues, pensar estrategicamente, introduzir modificaes no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de deciso. Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produo, compreendendo sua posio e funo na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento. Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizaes.

Participao
Esta atividade ser, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte, pelo grupo. Para tanto, os alunos devero: organizar-se, previamente, em equipes de 5 a 7 participantes; entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina e observar, no decorrer das etapas, as indicaes: Aluno e Equipe.

DESAFIO
Voc, profissional da rea de Administrao, juntamente com os colegas de formatura do curso, decidiu abrir uma empresa em sociedade, logo aps a formatura. Para tanto, voc e sua equipe devero realizar pesquisas de contedos terico e prtico na rea de empreendedorismo, para contribuir com as decises do grupo, que deve procurar simular uma situao real de abertura de um negcio empresarial com possibilidades de sucesso. Essa deciso foi tomada para se evitar ou ao menos reduzir o risco de prejuzos. O desafio, portanto, ser a pesquisa sistemtica de repertrio terico e aplicado acerca do tema Empreendedorismo, por meio da elaborao de um plano de negcio de uma empresa fictcia, cujo segmento e demais caractersticas sero escolhidas pelos prprios alunos. Ao finalizar este desafio, esperado que os alunos desenvolvam as competncias e habilidades essenciais ao empreendedorismo, a partir de decises criativas, embasadas em anlises de possveis cenrios. Com isso, as competncias evidenciadas podero contribuir com o exerccio profissional futuro, atuando como Gerentes, Diretores ou como Empresrios.

Objetivo do desafio
Pesquisar sistematicamente o repertrio terico e aplicado acerca do tema Empreendedorismo, por meio da elaborao de um plano de negcio de uma empresa fictcia, cujo segmento e demais caractersticas sero escolhidas pelos prprios alunos. Relatrios parciais, com os resultados das pesquisas realizadas nas Etapas 1 e 2. Plano de Negcios na Etapa 3.
Edna de Almeida Rodrigues

Administrao - 1 Srie - Empreendedorismo

Pg. 3 de 8

Apresentao final em Power Point na Etapa 4.

Livro-texto da disciplina:
A produo desta ATPS fundamentada no livro-texto da disciplina, que dever ser utilizado para soluo do desafio: DORNELAS, Jos C. A.. Empreendedorismo: Transformando ideias em negcios. 4 ed. Rio de Janeiro: Campus - Elservier, 2012. (PLT 137)

ETAPA 1 (tempo para realizao: 5 horas)


Aula-tema: Introduo ao Empreendedorismo. O Processo Empreendedor. Esta atividade importante para que voc compreenda a definio de Empreendedorismo e como ocorre esse processo, possibilitando que sejam despontadas suas habilidades para atuar como administrador que visa a um novo negcio. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Aluno) Estudar individualmente o contedo dos captulos 1 e 2 do livro-texto da disciplina que tratam de Introduo ao Empreendedorismo e O Processo Empreendedor. Bibliografia bsica

DORNELAS, Jos C. A.. Empreendedorismo: Transformando ideias em negcios. 4 ed. Rio de Janeiro: Campus - Elservier, 2012. (PLT 137)

Passo 2 (Aluno) 1 Analisar cuidadosamente o contedo do quadro 2.3 Caractersticas dos empreendedores de sucesso. 2 Desenvolva individualmente o exerccio de Autoavaliao de seu perfil empreendedor (Ambiente, Atitudes e Know-how), para promover uma reflexo sobre o que ser empreendedor. Passo 3 (Equipe) Discutir com seu grupo sobre a aprendizagem desses temas, enfatizando a diferena entre o administrador e o empreendedor, assim como dos resultados que cada integrante do grupo encontrou do exerccio de autoavaliao. Passo 4 (Equipe) 1 Utilizar os resultados da discusso indicada no Passo 2.
Edna de Almeida Rodrigues

Administrao - 1 Srie - Empreendedorismo

Pg. 4 de 8

2 Elaborar um relatrio entre 01 e 02 pginas, indicando e criticando o resultado da mdia que os alunos conseguiram no exerccio de autoavaliao. 3 Complementar o relatrio, comentando o que o grupo compreendeu sobre as diferenas entre ser Administrador e ser Empreendedor. 4 Entregar o relatrio com todos os passos resolvidos ao seu professor.

ETAPA 2 (tempo para realizao: 5 horas)


Aula-tema: Identificando Oportunidades. Esta atividade importante para que voc identifique as etapas essenciais para se criar um novo negcio, buscando o sucesso do empreendimento. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Aluno) 1 Analisar criticamente os captulos 3 e 4 do livro-texto da disciplina que tratam de Identificando Oportunidades I e II. Bibliografia bsica

DORNELAS, Jos C. A.. Empreendedorismo: Transformando ideias em negcios. 4 ed. Rio de Janeiro: Campus - Elservier, 2012. (PLT 137)

2 Pesquisar sobre esse mesmo tema em outras fontes de consulta disponveis na biblioteca ou localizadas na Internet. 3 Fazer essa atividade individualmente, para somente depois discutir com seu grupo. NOTA: Nem todos os sites da internet so confiveis. Quando for solicitada pesquisa da internet, para garantir a qualidade de sua aprendizagem, pesquise em sites de universidades, congressos, associaes de classe, por exemplo, evitando sites como o Wikipedia, que por no se saber ao certo quem so os autores de seus textos, no confivel, podendo levar os alunos a uma aprendizagem errada. Tambm, lembre-se: Google ferramenta de busca e no uma fonte, portanto no deve ser citado. Passo 2 (Equipe) Comear a criao de um novo negcio, como se cada integrante do grupo fosse um scio dessa empresa fictcia, a partir dos seguintes passos: 1 Em conjunto, d incio s definies do negcio a ser criado, decidindo sobre as seguintes questes da nova ideia (disponveis no captulo 3 do livro-texto da disciplina, no tpico Avaliando uma oportunidade): a) b) Qual mercado ela atende? Qual o retorno econmico que ela proporcionar?

Edna de Almeida Rodrigues

Administrao - 1 Srie - Empreendedorismo

Pg. 5 de 8

c) d) e) 2

Quais so as vantagens competitivas que ela trar ao negcio? Qual a equipe que transformar essa oportunidade em negcio? At que ponto o empreendedor est comprometido com o negcio?

Analisar o texto Empreendedorismo e a transcendncia de um sonho em uma oportunidade de negcio: case study numa escola politcnica de tecnologia, disponvel em <https://docs.google.com/a/anhanguera.com/file/d/0ByyUrWf0d6pzT25NZGxNTFZ XZm8/edit>. Acesso em: 27 nov. 2013. Confrontar as respostas elaboradas pelo grupo no Passo 2 com o contedo da figura 3.1 Critrios para avaliar oportunidade (adaptado de Timmons, 1994).

Passo 3 (Equipe) 1 Decidir sobre qual ser o ramo do novo negcio e a regio onde ser instalado. 2 Assistir, para auxiliar nessas decises, reportagem: Empreendedorismo tambm se aprende na escola produzido pela Globo. Disponvel em: < https://www.youtube.com/watch?v=PVPxqAlXOFw >. Acesso em: 28 nov. 2013. Sites sugeridos para pesquisa

SEBRAE (Servio Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas). Disponvel em: <http://www.negociocerto.sebrae.com.br/>. Acesso em: 28 nov. 2013. Ferramenta Bssola. Disponvel em http://www.sebrae.com.br/customizado/bussola-sebrae/>. Acesso em: 28 nov. 2013.

Passo 4 (Equipe) 1 Elaborar em grupo o relatrio, de uma pgina, com as respostas das questes propostas no Passo 2 e as decises solicitadas no Passo 3 (comentadas). 2 Entregar o relatrio com todos os passos resolvidos ao seu professor na aula 7.

ETAPA 3 (tempo para realizao: 5 horas)


Aula-tema: O Plano de Negcio: definies e criao. Esta atividade importante para que voc compreenda o conceito de Plano de Negcios, para servir de fundamento para a criao de seu Plano de Negcio. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Aluno) 1 Compreender, individualmente, os temas dos captulos 5 e 6 do livro-texto da disciplina: Bibliografia bsica

Edna de Almeida Rodrigues

Administrao - 1 Srie - Empreendedorismo

Pg. 6 de 8

DORNELAS, Jos C. A.. Empreendedorismo: Transformando ideias em negcios. 4 ed. Rio de Janeiro: Campus - Elservier, 2012. (PLT 137)

2 Explorar o contedo do SEBRAE disponvel em <http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio>. Acesso em: 27 nov. 2013. Nesse site, voc encontrar muitas orientaes sobre a abertura de novos negcios, inclusive um guia para elaborao do plano de negcios. Passo 2 (Equipe) 1 Montar, com seu grupo, o plano de negcios da empresa escolhida na Etapa 2 deste desafio. Lembre-se: o importante ter uma boa ideia; se o grupo considerar necessrio, essa a hora de mudar as decises sobre o ramo e a localidade. Se a empresa escolhida pelo grupo for manufatureira, utilize a Estrutura 1. Se a empresa escolhida for focada em inovao e tecnologia, utilize a Estrutura 2. As duas estruturas esto indicadas no captulo 5 do PLT. Desenvolver a Anlise Estratgica SWOT (tambm conhecida como Anlise FOFA) do novo negcio. Esses modelos esto no captulo 6 do PLT, mas podem ser encontrados em outras fontes disponveis na biblioteca e na internet.

Passo 3 (Equipe) Entregar o plano de negcios (em at 10 pginas) ao seu professor

ETAPA 4 (tempo para realizao: 5 horas)


Aula-tema: Colocando o Plano de Negcios em prtica. Buscando assessoria para o negcio. Questes legais da constituio da Empresa. Esta atividade importante para que voc identifique a metodologia da execuo do Plano de Negcios, inclusive quanto aos recursos, a fim de concretizar o empreendimento que foi pensado. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Aluno) Estudar individualmente o captulo 7 do PLT que tem como contedo Colocando o Plano de Negcios em prtica, com ateno especial figura 7.1 Estgios de investimento em empresas emergentes (adaptado de Inovar, 2000). Bibliografia bsica

DORNELAS, Jos C. A.. Empreendedorismo: Transformando ideias em negcios. 4 ed. Rio de Janeiro: Campus - Elservier, 2012. (PLT 137)

Edna de Almeida Rodrigues

Administrao - 1 Srie - Empreendedorismo

Pg. 7 de 8

Passo 2 (Equipe) Elaborar com seu grupo um roteiro de execuo do Plano de Negcio desenvolvido na Etapa 3 deste desafio, procurando manter o foco na possibilidade de sucesso do empreendimento. importante que o grupo faa previses de tempo para colocar o plano em prtica por meio de um cronograma de atividades para direcionar a execuo, conforme modelo abaixo: Atividades: 1. (descreva a atividade 1) 2. (descreva a atividade 2) 3. (descreva a atividade 3) 4. (descreva a atividade 4) 5. n ...
atividade Ms 1 Ms 2 Ms 3 Ms 4 Ms 5 Ms 6 Ms 7 Ms 8 Ms 9 Ms 10 Ms 11 Ms 12

1 2 3 4 n

NOTA: O alinhamento entre atividade e perodo (ms) pode ser por meio da pintura da clula com uma cor escura como est no modelo ou uma simples marcao com um X. Por exemplo, no modelo acima, a atividade 1 ser realizada durante os meses 1 e 2. Passo 3 (Equipe) 1 2 Identificar com seu grupo quais assessorias sero necessrias para o negcio escolhido pelo grupo, explicando as razes das necessidades. Descrever as caractersticas legais do negcio, inclusive os procedimentos de oficializao da empresa. Provavelmente algumas dessas decises j esto indicadas no plano de negcio, que servir como um importante instrumento de apoio deste passo 2.

Aqui aconselhvel que o grupo procure fazer contato com as instituies de assessoria e os rgos oficiais, para que as definies sejam as mais prximas possveis da realidade.

Passo 4 (Equipe) Elaborar uma apresentao em Power Point, para apresentar o negcio escolhido pelo grupo, considerando, pelo menos: Slide 1: Instituio em que o grupo estuda, curso, disciplina, nome e ttulo do professor da disciplina, composio do grupo seguido de RA, e data; Slide 2: Apresentao do negcio (como se fosse um cartaz de inaugurao); Slide 3: Estrutura societria, capital social, produto ou servio a ser comercializado/produzido, caractersticas gerais do negcio resumidas, como: localidade, tamanho, funcionrios, etc. Slide 4: Misso, Viso, e Valores Slide 5: Cenrios: Anlise Estratgica SWOT;
Edna de Almeida Rodrigues

Administrao - 1 Srie - Empreendedorismo

Pg. 8 de 8

Slide 6: Assessorias que sero consultadas; Slide 7: Questes legais do negcio; Slide 8: Finalizao da aprendizagem.

1 Entregar para o professor todo o contedo elaborado nesta etapa. 2 Agendar e realizar a apresentao, possibilitando que todos os demais alunos da turma conheam os detalhes sobre a empresa que o grupo escolheu abrir.

Padronizao
O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT, com o seguinte padro: em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do professor da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao. Para consulta completa das normas ABNT, acesse a Normalizao de Trabalhos Acadmicos Anhanguera. Disponvel em: <http://issuu.com/normalizacao/docs/normaliza__o_para_trabalhos_acad_micos?e=80701 44/2211159>. Acesso em: 23 set. 2013.

Edna de Almeida Rodrigues

You might also like