You are on page 1of 3

O ENCHER-SE DO ESPRITO SANTO

INTRODUO

Todo filho de Deus est sob a ordem de "encher-se do Esprito" (Efsios 5:18). Ento no fiquemos contentes somente por aprendermos esta doutrina, mas por estarmos em obedincia, e de fato experimentarmos este "Encher".

I O QUE NO ENCHER-SE DO ESPRITO

A. No est recebendo mais do Esprito. Todo filho de Deus habitado pelo Esprito Santo. O Esprito de Deus uma pessoa e seria loucura dizer que Ele pode ser recebido em propores.

B. No crescimento espiritual. Os cristos podem ser cheios do Esprito em todas as suas fases de maturidade. Um beb em Cristo pode ser cheio do Esprito enquanto que um crente maduro pode estar falhando nesta rea. O viver " cheio do Esprito " deveria ser visto como uma posio de boa sade espiritual. A sade pode ser experimentada em qualquer idade, contudo a falta de uma boa sade um impedimento ao crescimento formal, tanto no reino fsico quanto espiritual.

C. No deve ser confundido com outros trabalhos do Esprito. As experincias de "encher-se do Esprito" e "ser batizado com o Esprito" tm sido freqentemente confundidas. Como esperado, o enchimento acompanhou o batismo em Atos 2, mas confundi-los um srio erro que acaba pervertendo ambas as verdades. O batismo com o Esprito foi determinado para o dia de Pentecostes enquanto as pessoas estavam cheias do Esprito, mesmo antes do nascimento de Cristo. Somos instrudos a que sejamos cheios do Esprito, mas ningum, nenhuma vez, foi instrudo a que fosse batizado com o Esprito. So experincias distintamente diferentes.

II. O QUE ENCHER-SE DO ESPRITO

Para ser cheio do Esprito, basta render-se a Ele em todas as reas de sua vida. Comparada a embriaguez essa experincia freqentemente direta ou indireta (Efs 5:18; Lucas 1:15; Atos 2:13). Assim como o vinho controla o bbado fazendo dele uma pessoa evidente, o indivduo cheio do Esprito fica sob domnio do Esprito Santo. Ele torna-se evidente espiritualmente e capaz de testemunhar do Seu Senhor.

A experincia daqueles que estiveram cheios do Esprito parece muito varivel. Na vida crist normal o crente enche-se do Esprito enquanto confessa seus pecados e rendese a Deus. Em uma certa instncia o encher-se j no tanto uma experincia emocional porm uma continuao de comunho com Deus. Em outras ocasies, o enchimento no foi procurado e veio com sinais especiais. Por favor, note nos seguintes versculos que a ocasio de encher-se era cercada de vrias circunstncias: Lucas 1:15;1:41;1:67;4:1, Atos 2:4;4:8; 4:31; 7:55; 9:17; 11:24; 13:9; 13:52

As escrituras mostram claramente que a experincia de ser cheio do Esprito Santo no segue um padro em relao as circunstncias antes e depois do Pentecostes, com ou sem sinais visveis, e em muitos tipos diferentes de servos de nosso Senhor at mesmo uma criana ainda no ventre. A experincia est associada a louvor, evangelizao e julgamento (no caso de Barjesus).

Tomando nota de tudo isso devemos ter o cuidado de relembrar que apesar dos eventos circunvizinhos, o encher-se simplesmente o Esprito de Deus tomando controle de uma vida. Em nossa vida podemos ter tempos cheios do Esprito que se parecem como estar no topo de uma montanha enquanto que em outros momentos o render-se a Deus produz apenas alegria e paz na vida quotidiana do crente. Apesar da presena ou ausncia de certas experincias devemos estar assegurados de que todo crente pode ser cheio do Esprito todo dia. Deus sabe o trabalho particular que precisa ser feito e ento Ele pode determinar as circunstncias do nosso Encher dirio.

III. CONDIES PARA QUE ALGUM SEJA "CHEIO DO ESPRITO"

Devido a sermos instrudos a que sejamos "cheios do esprito" (Efsios 5:18) bvio que h certas condies que devem ser preenchidas em situaes normais. O crente que deseja estar cheio do Esprito deve notar o seguinte:

A. No extinguir o Esprito - I Tessalonicenses 5:19. B. No entristeais o Esprito - Efsios 4:30. C. Andar com o Esprito - Glatas 5:16. Render-se ao Esprito e no ao poder da carne. D. Orar - Atos 4:31, Lucas 11:13. Todo crente deve orar diariamente para um relacionamento mais ntimo com Deus para ter uma maior presena do Esprito em sua vida.

Como triste para qualquer filho de Deus desonrar o Senhor permitindo que a carne arruine o seu testemunho (I Corntios 3:3). Deus usa os que esto "cheios do Esprito" (Atos 6:3; 11:24).

IV. OS RESULTADOS DE SER CHEIO DO ESPRITO.

A. Ousadia na pregao - Lucas 1:15-16, Atos 4:8, Atos 4:31, Atos 9:17-20, Isaas 61:1,. B. Gozo - Atos 13:52, Efsios 5:18-19. C. Unio - I Corntios 3:1-3, Efsios 4:3. D. Louvor - Efsios 5:19-20. E. Crescimento espiritual - Quando Deus est no comando de nossa vida podemos esperar crescermos diariamente na graa e no conhecimento de nosso Senhor (II Pedro 3:18). F. O comportamento formal em nossas relaes para com os outros - Em Efsios 5:216:9 Paulo fala sobre os vrios deveres do marido, esposa, filho, pai, empregado e empregador. Note que o texto fala sobre o encher-se do Esprito (Efsios 5:18). Paulo no est ensinando com isso que podemos preencher nossas vrias responsabilidades corretamente somente pelo poder do Esprito de Deus?

You might also like