You are on page 1of 18

PROJETO DE INTERVENO PEDAGGICA NA ESCOLA

LEVANDOLEITURA EINTERPRETAO DE DADOS ESTATSTICOS AOS ALUNOS DA EJA

CAMPO MOURO 201...

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE ESTADO DO PARAN

LEVANDO LEITURA EINTERPRETAO DE DADOS ESTATSTICOS AOS ALUNOS DA EJA

Projeto de Interveno Pedaggica apresentado Faculdade de Cincias e Letras de Campo Mouro FECILCAM e Secretaria de Estado de Educao do Paran (SEED) para o Programa de Formao Continuada intitulado Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), sob a orientao

CAMPO MOURO 201...

SUMRIO

DADOS DE IDENTIFICAO.....................................................................................3 TEMA DE ESTUDO DO PROFESSOR PDE...............................................................3 TTULO.........................................................................................................................3 JUSTIFICATIVA DO TEMA DE ESTUDO.................................................................. 3PROBLEMATIZAO................................................................................................. 5OBJETIVO GERAL .................................................................................................... 6 OBJETIVOS ESPECFICOS ...................................................................................... 6 FUNDAMENTAO TERICA ..................................................................................6 METODOLOGIA .......................................................................................................11 ESTRATGIAS DE AO .......................................................................................14 CRONOGRAMA DAS AES .................................................................................15 REFERNCIAS ...................................................................................................................16

DADOS DE IDENTIFICAO Professor PDE: rea/Disciplina PDE: Matemtica NRE: Campo Mouro Professor Orientador IES: IES vinculada: FECILCAM. Escola de Implementao: Pblico objeto da interveno: Alunos do Ensino Mdio.

TEMA DE ESTUDO DO PROFESSOR PDE

Tendncias Metodolgicas em Educao Matemtica

TTULO

Levando Leitura e Interpretao de Dados Estatsticos aos Alunos da EJA

JUSTIFICATIVA DO TEMA DE ESTUDO

Atualmente a Estatstica um tema que tem ocupado destaque nas pesquisas em Educao Matemtica(VENDRAMINI, 2000; CAZORLA, 2002; LOPES, 1998, 2003). Podendo ser justificada por sua utilidade que est evidente na sociedade em que vivemos, posto que grande parte das informaes apresentadas pelos meios de comunicao como a televiso, jornais, revistas,e, principalmente, a Internet, so representadas em forma de tabelas, grficos e infogrficos, pois estes facilitam a transmisso de dados por apresentarem de forma resumida e rpida grande quantidade de informaes, cujas interpretaes nem sempre so to simples quanto parecem.Na maioria das vezes o leitor no consegue fazer essa leitura e interpretao coerente dos grficos, sofrendo interferncias nas suas decises.

comumno ambiente escolar, encontrar atividades que se utilizam da divulgao de pesquisas de opinio sobre diversos assuntos,como a popularidade de um governante, pesquisas eleitorais, ndices econmicos e estudos

experimentais, por isso se faz necessrio um estudo detalhado dos autores que abordam este tema. Cazorla(2002) destaca a importncia que a estatstica tem alcanado nestes tempos na cultura bsica e na formao profissional do cidado, devido grande quantidade de informao que este tem acesso no dia-a-dia de seu trabalho ou estudo. Para essa autora, a alfabetizao em estatstica torna-se cada vez mais necessria, para se evitar o uso indiscriminado das tcnicas estatsticas, que podem levar a concluses equivocadas. Crossen(1996)alega que a mdia de notcias exerce um papel crucial na m informao das pessoas sobre estudos, pesquisas e amostragens. A autora argumenta que assim que uma pesquisa encomendada entregue, ela pode ser usada por quem pagou, do modo como desejar. Assim,se o resultado no lhe favorvel ele poder ser disfarado. Mas,se o resultado considerado bom, o patrocinador libera-o para a mdia escrevendo relatrios de divulgao que magnificam ou distorcem os resultados. Ainda, segundo a autora, a mdia acompanha esse comportamento visando a noticiar somente resultados positivos. Portanto, para conseguirmos compreender bem todas as informaes apresentadas nas pesquisas em estatsticas e grficos,em que somos envolvidos os alunos precisam, de mecanismos que os auxiliemna compreenso e interpretao dos dados mostrados. Tomando conscincia disso, justificamos o propsito de desenvolver um projeto de interveno pedaggica noCentro Estadual de Educao Bsica de Jovens e Adultos de Campo Mouro-CEEBJACAM, com alunos do Ensino Mdio, estudando Estatstica, pois se acredita que seu ensino, deve ser difundido em toda a estrutura escolar, em todos os nveis de ensino, buscando levar aos alunos uma compreenso mais completa e crtica de suas realidades. Acreditamos ser importante valorizar o ensino de estatstica, fazendo com que os alunos participem da construo dos conceitos estatsticos, levando-os a ultrapassar a leitura de informaes e refletir mais criticamente sobre seus significados. A formao do estudante crtico, capaz de conhecer a realidade da sociedade atual, supe o domnio de conhecimentos necessrios para isso. O

conhecimento estatstico vai favorecer ao aluno a realizao de leituras diversas e ampliar ainterpretao da realidade em que vive. Pensando nessa importncia, Lopes (2003) argumenta que a competncia em pensar estatisticamente consiste em que uma pessoa seja capaz de compreender mensagens simples e diretas presentes no cotidiano, bem como as que envolvem processos complexos de inferncia (p. 77). Ainda para a autora uma vez que um indivduo tenha maior entendimento dessa forma de pensamento, ter maiores possibilidades de exercer sua cidadania. Com o desenvolvimento desta pesquisa buscaremos criar condies, para que os alunos participantes tenham uma formao Estatstica mais crtica e reflexiva, qual seja, uma Educao Estatstica.

PROBLEMATIZAO

Considerando que um ensino de Matemtica no possa estar desvinculado da prtica cotidiana do meio em que se vive, onde os dados estatsticos contidos nos grficos relacionados aos diferentes temas precisam ser interpretados e analisados de forma que o aluno saiba atribuir e dar significados s diferentes informaes contidas nos j mencionados grficos, sabendo fazer a transposio das informaes mostradas e apresentadas para a situao do seu cotidiano de forma crtica e reflexiva. Em nosso entendimento os professores precisam levar em considerao que dentro do processo de ensino aprendizagem os alunos devem ser os produtores de seu prprio conhecimento e de que essa produo ocorre por meio de processos de significao, em que o aluno se sinta instigado a compreender as informaes contidas nesses grficos, defendendo o seus pontos de vista, buscando compreender o pensamento dos outros. Diante disso, podemos fazer os seguintes questionamentos: Que estratgias so viveis para os educadores proporcionarem ao aluno da EJA, uma capacidade de realizar reflexes, interpretaes e observaes dos dados estatsticos de forma crtica e reflexiva?

Qual o nvel de compreenso das mensagens que contm elementos ou argumentos estatsticos, relacionados com a Alfabetizao Estatstica, dos alunos?

De que forma o ensino da estatstica no Ensino Mdio contribui para o desenvolvimento da criticidade do cidado quanto as pesquisas estatsticas que lhe so apresentadas?

Por fim fazemos um ltimo questionamento: Como desenvolver em nossos alunos umacompetncia crtica em Estatstica, que lhes permitaentender e refletir sobre a relao cientfico-tecnolgicae a sociedade?

OBJETIVO GERAL

Proporcionar aos alunos da EJA, acesso leitura e interpretao de dados estatsticos, possibilitando o desenvolvendo de seu senso crtico e reflexivo.

OBJETIVOS ESPECFICOS Possibilitar aprendizagemmais significativa1 para o aluno da EJA, como decorrncia do processo investigativo em sala de aula. Propiciar elementos matemticos bsicos necessrios ao desenvolvimento de tcnicas e mtodos estatsticos. Desenvolver habilidades para se comunicar estatisticamente, usando corretamente a sua terminologia. Fornecer informaes aos educandos de que grficos que representam os mesmos dados, podem ser visualmente diferentes em funo da escala adotada.

Aprendizagem mais significativa o processo que possibilita ao aluno uma compreenso mais intensa do contedo, podendo relacion-lo com outros objetos de estudo ou com seu cotidiano, estando, assim, apto a utiliz-lo em outras situaes da sala de aula(GONALES 2002).

FUNDAMENTAO TERICA

Conforme as Diretrizes Curriculares da Educao Bsica do Estado do Parano Tratamento de Informao um contedo estruturante que contribui para o desenvolvimento de condies de leitura crtica dos fatos ocorridos na sociedade e para interpretao de tabelas e grficos que, de modo geral, sousados para apresentar ou descrever informaes(PARAN,2008). A relevncia desses contedos probabilidade e estatstica na educao bsica bem explicitada nas propostas curriculares refletindo a preocupao de promover e formar cidados mais crticos e participativos. Essas propostas determinam sua incluso desde as sries iniciais at o ensino mdio.
O estudo desses temas torna-se indispensvel ao Cidado nos diasde hoje e em tempos futuros, delegando ao ensino da matemtica o compromissode no s ensinar o domnio dos nmeros, mas tambma organizao de dados, leitura de grficos e anlisesestatsticas(LOPES, 2008,p.58).

Como descreve Lopes (2008) trabalhar com Estatstica se torna relevante se possibilitar ao estudante desenvolver a capacidade de coletar, organizar, interpretar e comparar dados para obter e fundamentar concluses. Esse tema, possibilita o desenvolvimento de uma anlise crtica sob diferentes aspectos cientficos, tecnolgicos e sociaispor isso fundamental em umaeducao voltada para a cidadania.
No basta ao cidado entender as porcentagens expostas em ndices Estatsticoscomo o crescimento populacional, taxas de inflao,desemprego, [...] preciso analisar/relacionarcriticamente dadosapresentados, questionando/ponderando at mesmo sua veracidade. Assim como no suficiente ao aluno desenvolver a capacidade deOrganizare representar uma coleo de dados, faz-se necessrioInterpretar e comparar esses dados para tirar concluses(LOPES,1998, p.12).

necessrio deixar claro, como afirma Lopes(1998),que se incluirmos aEstatstica somente como um tpico a mais a ser estudado em um ou outro ano doEnsino Mdio, destacando apenas o trabalho com a Estatstica

Descritiva,exaltando os clculos e frmulas, no conseguiremos levar o estudante ao desenvolvimentode um pensamento estatstico.

8
A formao de bons usurios de Estatstica e de bonsconsumidores de informaes estatsticas contribuir paraformao de um cidadocrtico, capaz de verificar a naturezadas informaesestatsticas antes de tomar decises, tornando-se, desta maneira, menos vulnervel s distores e propsitos, nem sempre ticos,subjacentes a essas informaes(CAZORLA, 2002,p.10).

Nesse contexto, Santana(2011) comenta que relevante e indispensvel buscarmos promover na Educao um processo de ensino e aprendizagem que leve em conta a natureza do conhecimento estatstico, as complicaes ticas de seu uso, para no nos limitarmos a um trabalho procedimental e mecanicista.Nesse sentido Pinheiro (2005) apresenta as seguintes consideraes:
A busca de um ensino mais reflexivo e contextualizadoest em sintoniacom esse enfoque que persegue os objetivos de formarum cidado crtico, capaz de interagircom a sociedade [...] Ele parte do princpio no qual o objetivo do professor a promoo de uma atitude criativae crtico-reflexiva, ao invs de conceber o ensino como um processo de transmissode informaes por meio de macetes e memorizao (p.53).

Compreendemos a necessidade de se refletir sobre um ensino de Estatstica, que possa contribuir para desenvolver no educando uma postura mais crtica em face de questes como estas. necessrio considerarmos uma prtica pedaggica que acene para elementos de um ensino critico reflexivo. Estas preocupaes com o lado crtico reflexivo no processo de ensino aprendizagem da Matemtica no ambiente escolar vem ganhando espao por meio da Educao Matemtica crtica, como afirma Pinheiro (2005). Segundo Arajo e Oliveira(2010) impossvel pensar em uma sociedade igualitria sem que as pessoas que a compemsaibam compreend-la (p. 10). Para os autores se faz necessrio uma educao que objetive a formao decidados que saibam utilizar de maneira adequada ferramentas estatsticas para refletir e agircoerentemente. Sendo assim, precisa-se que essa formao se efetive desde os anos iniciais,para que, desde cedo, os alunos habituem-se a utilizar em seu cotidiano o conhecimentoadquirido no ambiente escolar. Dessa maneira faz-se necessrio procurar entend-la, cada vez mais, pois, como afirma Lopes (2004):
O perigo est de que, se no consegue distinguir as afirmaes falsas das verdadeiras, ento voc est vulnervel a manipulao por outras pessoas, cujas concluses podem conduzir voc para decidir contra os interesses seus, depois, arrepender-se(p.1).

Pinheiro(2005)afirma que estamos vivendo numa inundao de questionrios e estatsticas que todo o momento saltam pelas telas dos computadores e chegam aos nossos lares por meio da mdia tentando nos convencer e at mesmo nos persuadir. Para completar esse questionamento,Carvalho (2009) comenta que as informaes presentes nos grficos muitas vezes utilizada para distorcer ou valorizar um determinado argumento. Segundo a autora necessrio promover aos alunos capacidades geradoras de anlise crtica dos grficos que constroem ou analisam. Para isso acontecer, deve-se utilizar os grficos que surgem do contexto real por ser mais enriquecedores aos alunos, pois vo de uma anlise imediata a um contexto escolar. Cazorla e Castro (2008)trazem a seguinte afirmao a esse respeito:
Todavia, observa-se que muitas das informaes recebidas socontraditrias, se reportam as pesquisas com fundamentao observacional, experimental e estatstica que, s vezes, chegam a resultados contraditrios, sendo que, em geral, a natureza da pesquisa mal chega a ser compreendida, uma vez que so divulgadas apenas algumas das concluses, de formaincompleta, distorcida, descontextualizada, induzindo o consumidor a formar opinies e tomar decises equivocadas(p.47).

Conforme apontam as autoras a mdia impressa e televisiva apresentam as notcias de maneira complexa,exigindo do cidado comum maior compreenso da Estatstica. Na pesquisa feita por Alburquerque(2010),intituladacomo adultos e crianas compreendem a escala representada em grficos,constatamos uma ampla utilizao dos grficos pela mdia como um recurso de veiculao de informaes. Verificamos tambm que estes so representados de vrias formas, como pictricos, linha, setor e o mais utilizado o de barras. Apenas 6% dos grficos analisados apresentam a escala explicita e 39% apresentam erros de proporcionalidadeentre os valores apresentados. Assim a autora argumenta que o ensino de Matemtica, em especial o de representaes em grficosdeveria ser ensinado pois representa um instrumento norteador para o desenvolvimento do indivduo. Vendramini (2000),defende que os conceitos estatsticos precisam ser ensinados nas escolas desde os primeirosanos da Educao Bsica paraque os alunos possam estar preparados para enfrentar uma vida profissional,tendo

10

condies de investigar, planejar, resolver problemas e trabalhar em grupo utilizando mtodos estatsticos que fundamentamsua tomada de deciso. E compete ao professor,organizar situaes que estimulem a investigao, utilizando para tanto os mecanismos apropriados. A autora argumenta aindaque para que os alunos aprendam os conceitos de estatstica, podem ser utilizadas vrias tcnicas, e entre elas, o mtodo da descoberta2, cujo objetivo proporcionar capacidade de investigao, de criticidade e de independncia intelectual dos estudantes tornando-os capazes de aplicar a informao vista em novas situaes e problemas e tambm demonstrar a capacidade de fazer algo com o conhecimento adquirido. Diante desse contexto, necessrio escolher prticas metodolgicas que colaborem para que haja efetivamente uma aprendizagem significativa em relao estatstica criando-se oportunidades para que os alunos desenvolvam o raciocnio, e tambm o pensamento estatstico. Este projeto de implementao pedaggica visa buscar novas formas de integrao do conhecimento, levando os alunos a uma mudana de posicionamento atravs de novas ferramentas para a resoluo de dados estatsticos e, entusiasmo para aprender, propiciando melhor desempenho ao introduzir visualizaes de dados e grficos, tornando assim o processo mais dinmico. Desta forma espera-se,que numa formao bsica do cidado, no se adquira apenas a capacidade de ler e analisar dados descritos em diversas formas, mas que seja possvel refletir criticamente sobre os seus significados e expor pensamentos prprios (Santana ,2011). SegundoAlbuquerque(2010), a frgil compreenso dos alunos pode ter como principal causa a utilizao de uma didtica de ensino tradicional da Estatstica(p.13).Para a

autora a forma tradicional de se ensinar a Estatstica

permite ao aluno somente a aquisio de um conhecimento instrumental demonstrado atravs de regras isoladas e no clculo de algoritmos aprendidos mediante a repetio e da rotina, em vez de um conhecimento que tenha significado para o aluno.
2

A aprendizagem por descoberta refere-se situao de ensino na qual o professor no explicita para os alunos os conceitos e princpios que devero ser aprendidos, mas lhes fornece exemplos e problemas a partir dos quais os estudantes podero deduzir estes conceitos e princpios (GAGE, 1969 apud(GONALES,2002).

11

Dessa forma,Lopes (1998) refora o papel do professor como um incentivadordo processo ensino/aprendizagem, para que este promova dinmica que permita ao estudante a ao e transformao da realidade, estimulando odesenvolvimento da criatividade e do pensamento crtico. Compreendemos que a estatstica faz parte de uma linguagem matemtica que se torna necessria nos currculos de Ensino para auxiliar a comunicao entre os alunos e os instrumentos estatsticos estudados. O aluno no tendo acesso a esse contedo ser prejudicado na leitura e interpretao de situaes que ocorrem constantemente na sua vida. Portanto verifica-se a importncia de ns educadores, trabalharmos os contedos e as atividades escolares com metodologias diferenciadas, de modo a proporcionar ao aluno acompreenso e a contextualizao dos contedos apresentados de maneira significativa para que os mesmos possam compreender melhor o contexto social em que esto inseridos e nele atuar de forma produtiva,autnoma e com criticidade , por meio da construo do conhecimento estatstico, levando-os a reconhecer a importncia de se dominar as tcnicas de anlise, de forma a desenvolver o raciocnio crtico e reflexivo.

METODOLOGIA

Tendo como objetivo proporcionar aos alunos da EJA, acesso leitura e interpretao de dados estatsticos, possibilitando o desenvolvendo de seu senso crtico e reflexivo, optamos por uma abordagem de pesquisa qualitativa. Em pesquisas de cunho qualitativo, segundo DAmbrosio (2004), tem -se como foco entender e interpretar dados e discursos, mesmo quando envolvem grupos de participantes (p. 21). Para ele o caminho para escapar da mesmice. Esse tipo de pesquisa preocupa-se com as pessoas e suas ideias, procura trazer tona discursos e narrativas que estariam silenciosas. Conforme Bogdan e Biklen (1994) existem cinco caractersticas que norteiam uma investigao qualitativa: 1. Na investigao qualitativa a fonte direta de dados o ambiente natural, construindo o investigador o instrumento principal.

12

Os dados sero obtidos por meio de questionrios, anotaes pessoais e atas elaboradas pelos educandos do Ensino Mdio do CEEBJACAM em todos os encontros e pelos registros de reunio elaborados pela pesquisadora. Dessa forma, a pesquisadora ser o principal meio de coleta de dados, pois estar presente em todas as reunies, momento em que poder construir os registros de reunio.

2. A investigao qualitativa descritiva. Os dados sero obtidos a partir de questionrios realizados com os participantes deste projeto, das anotaes nos registros de reunio pela pesquisadora e educandos. Todos esses materiais comporo um rico material essencialmente descritivo. 3. Os investigadores qualitativos interessam-se mais pelo processo do que simplesmente pelos resultados ou produtos. A pesquisadora estar presente em todos os encontros, sempre na busca de informaes que podero ajudar a elucidar o objetivo proposto na presente investigao. Dessa forma evidenciamos que nossa preocupao se dar em funo do processo, e no do produto. 4. Os investigadores qualitativos tendem a analisar os seus dados de forma indutiva. As informaes no transcorrer da investigao sero organizadas e agrupadas de forma a nos possibilitar desvelar os aspectos mais especficos da presente pesquisa. 5. O significado, assim como as perspectivas assumidas pelos participantes, de vital importncia na abordagem qualitativa. No decorrer das anlises dos dados, procuraremos respeitar e apresentar os pontos de vistas dos sujeitos participantes da pesquisa, tendo como foco nosso objeto de estudo.

Contexto e Participantes

Tendo em vista esta metodologia de pesquisa, apresentar-se- a seguir o contexto e participantes; os procedimentos de coleta e anlise dos dados. Com a inteno de responder aos problemas propostos no presente projeto, nossa pesquisa ser desenvolvida com os educandos do Ensino Mdio do Centro

13

Estadual de Educao Bsica Para Jovens e Adultos de Campo Mouro CEEBJACAM. A escola est situada no centro da cidade de Campo Mouro, funciona nos trs perodos manh, tarde e noite. Atende um nmero significativo de jovens e adultos, trabalhadores de diversas reas com um diferencial de classe, gnero e lugar social. Muitas vezes so alunos que foram excludos do sistema escolar quando criana ou adolescente.Outros estudam no CEEBJACAM por seu histrico de repetncia escolar, pois desejam concluir de forma mais rpida seus estudos. Percebemos3 que parte dos estudantes apresenta dificuldade em conceitos bsicos de matemtica. Alguns, pela profisso que exercem, possuem maior facilidade com a Matemtica.A funo da EJA dar queles que tiveram sua escolaridadeinterrompida, a oportunidade de voltar ao sistema educacional, possibilitandoaos indivduos novas inseres no mundo do trabalho, na vida social. Coleta de dados

A seguir apresentamos os recursos que utilizaremos para a coleta de dados referentes pesquisa. Gravaes em udio:Sero gravadas algumas aulas para posterior transcrio e anlise. Para isso utilizaremos aparelhos de gravao digital. Dirio de campo ou de bordo: Segundo Fiorentini e Lorenzato (2006, p. 119) no dirio de campo que o pesquisador registra observaes de fenmenos, faz descries de pessoas, descreve episdios ou retrata dilogos. A perspectiva da pesquisa que iremos realizar ser interpretativa, de acordo com esses mesmos autores, a perspectiva interpretativa, tenta olhar para a escola e a sala de aula como espaos socioculturais produzidos por seres humanos concretos (p.119). Produo escrita dos educandos:Sero selecionadas algumas atividades realizadas pelos alunos sobre o contedo matemtico trabalhado, esse material ser analisado posteriormente.

A autora atua no CEEBJACAM h 2 anos.

14

ESTRATGIAS DE AO

Etapa I Neste primeiro momento ser exposto ao diretor da escola o Projeto de Interveno Pedaggica solicitando seu apoio e da equipe Administrativa, passando na sequncia, a expor aos alunos, numa busca de engajamento de todos para o xito da Pesquisa.
Etapa II

Por meio de apresentao de atividades orais e apresentao de um vdeosobre o assunto ser introduzido o tema turma em que aplicaremos o Projeto de Interveno.

Etapa III

Sero apresentados textos ealguns tipos de tabelas e grficos veiculados na mdia enfocando algumas problemticas da atualidade. As atividades sero trabalhadas em grupos, aps a leitura ser feita a interpretao atravs de questes escritas e discutidas no grande grupo. Na sequncia sero trabalhados os contedos matemticos desenvolvido em cada tema. Muitos grficos e tabelas sero analisados e estudados.Com esta atividade ser possvel demonstrar como estes recursos esto sendo amplamente utilizados, pelos meios de comunicao, apresentando assim a importncia desse estudo.

Etapa IV

Ser feita uma pesquisa com a turma individualmente, com perguntas sobre o perfil de cada aluno.De posse do questionrio respondido, ser feita a tabulao dos dados e a construo dos grficos pelo grupo.

Etapa V

Ser aplicada uma sesso de atividades, envolvendo os contedos trabalhados, bem como questes de interpretao de textos e anlise de grficos e tabelas.As atividades sero elaboradas a partir de situaes cotidianas, cujos dados tero como fonte institutos de pesquisa, revistas, entre outros assuntos tratados diariamente na sociedade com o objetivo

15

deverificar qual foi o nvelde compreenso dos alunos adquirido em relao a esse assunto.

CRONOGRAMA DAS AES


ANO LETIVO - 2012
Atividades Leitura e anlise do material bibliogfico Reunies de orientao Elaborao do Projeto Entrega do Projeto Elaborao do Material didtico Entrega do Material didtico/tarefas Fev Mar x x x Abr x x x Maio x x x Jun x x x x x x x x x x x Jul x x Ago x x Set x x Out x x Nov x x Dez x x

ANO LETIVO 2013


Atividades Estudo referencial terico Reunies de orientao Implementao do Projeto de Interveno Coleta de dados Implementao do Grupo de Trabalho em Rede GTR (previso) Avaliao dos resultados obtidos Elaborao do texto do Artigo Entrega do Artigo Fev x x x x Mar x x x x Abr x x x x Maio x x Jun x x Jul x x Ago x x Set x x Out x x Nov x x Dez x x

x x

x x x x

16 REFERNCIAS

ALBUQUERQUE, Milka Rossana Guerra Cavalcanti de. Como adultos e crianas compreendem a escala representada em grficos .Dissertao. Programa de Ps-Graduao em Educao Matemtica e Tecnolgica UniversidadeFederal de Pernambuco. CE, 2010. BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari K. Investigao qualitativa em educao. Portugal: Porto Editora, 1994. BRASIL, Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Bsica. Orientaes Curriculares para o Ensino Mdio Cincias da Natureza, Matemtica e suas Tecnologias. Braslia:DF; MEC/SEF, 2006. CAVALCANTI, Milka, R. G. NATRIELLI, K.R B. GUIMARES,G. L. Grficos na Mdia Impressa Bolema, Rio Claro (SP), v. 23, n 36, p. 733 a 751, agosto 2010 CAZORLA, Irene M. Educao Estatstica Aplicada Educao. Mdulo de Estatstica Aplicada a Educao. Faculdade Jorge Amado, Salvador: 2004. CAZORLA, Irene M. A relao entre a habilidade viso-pictrica e o domnio de conceitos estatsticos na leitura de grficos. Tese de doutorado. UNICAMP, Campinas-SP,2002 CROSSEN, C. O fundo falso das pesquisas: a cincia das verdades torcidas. Traduo Roberto Teixeira. Rio de Janeiro: Revan, 1996. DINIZ, M. I. Um pouco da gramtica relativa ao Tratamento da Informao. Disponvel em:<http://www.mathema.com.br/default.asp?url= http://www.mathema.com.br/e_medio/mateleit/graficos.html>. Acesso em: 30/ 05/2012 FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Srgio. Investigao em Educao Matemtica: percuros tericos e metodolgicos. 3.ed. Campinas, SP:Autores Associados, 2009. GONALES, Norival. Atitudes dos Alunosdo Curso de Pedagogia Com Relao Disciplina de Estatstica no Laboratrio de Informtica. Tese de doutorado. Unicamp,Campinas-SP,2002. LOPES, C. A. E. A Probabilidade e a Estatstica no Ensino Fundamental: uma anlise curricular. 1998. 126p. Dissertao (Mestrado em Educao) Faculdade de Educao, UNICAMP, Campinas, 1998. LOPES, C. A. E. O conhecimento profissional dos professores e suas relaes com estatstica e probabilidade na educao infantil. 2003. 290 f. Tese (Doutorado)Faculdade de Educao, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.

17

LOPES, C. A O Ensino da Estatstica e da Probabilidade na Educao Bsica e a Formao dos Professores. Cad. Cedes, Campinas, vol. 28, n. 74, p. 57-73, jan./abr. 2008 57 Disponvel em http://www.cedes.unicamp.br

OLIVEIRA, B. de K. e ARAUJO, E. de L. Educao Estatstica: Algumas Consideraes. Universidade Tecnolgica Federal do Paran UTFPR. II Simpsio Nacional de Ensino de Cincia e Tecnologia . Artigo nmero: 51 07 a 09 de outubro de 2010 Disponvel em: http://www.pg.utfpr.edu.br/sinect/anais2010/artigos/Ens_Est/art51.pdf PARAN, Secretaria de Estado da Educao SEED. Diretrizes Curriculares da Rede Pblica da Educao Bsica do Estado do Paran (DCE): Matemtica. Curitiba, 2008. PINHEIRO, N. A. M. Educao crtico-reflexiva para um Ensino Mdio cientficotecnolgico: a contribuio do enfoque CTS para o ensinoaprendizagem do conhecimento matemtico. Tese (Doutorado em Educao Cientfica e Tecnolgica) Universidade Federal de Santa Catarina, Florianpolis, 2005. PINHEIRO, N. A. M. Formar cidados crtico-reflexivos: a contribuio damatemtica. Semina: Cincias Sociais e Humanas (Online), Londrina, v.28, n.1, p. 81-92, jan./jun. 2007. Disponvel em: <http://www.uel.br/proppg/portal/pages/arquivos/pesquisa/semina/pdf/semina_28_1_ 21_37.pdf>. Acesso em: 10/05/2012 SANTANA, Mario de Souza. A educao estatstica com base num ciclo investigativo [manuscrito]: um estudo do desenvolvimento do letramento estatstico de estudantes de uma turma do 3 ano do ensino mdio / Mario de Souza Santana. 2011. VENDRAMINI, C. M. M. Contribuies da educao estatstica para a educao matemtica(2000). In: BRITO, Mrcia R. F. (Org.). Soluo de problemas e a matemtica

You might also like