You are on page 1of 19

Classificao dos seres vivos e vrus Prof.

Diego

Carolous Lineu

Unidades taxonmica para a classificao

So elas: Espcie; Gnero; Famlia; Ordem; Classe; Filo; Reino;


A espcie representa a categoria bsica dos sistemas de classificao. Corresponde a um grupo de indivduos com maior n de caractersticas em comum, como morfologia, anatomia, desenvolvimento embrionrio, mesmo genoma e, em condies naturais, capacidade de trocar genes por meio da reproduo.

Unidades taxonmica para a classificao Gnero corresponde a unio de vrias espcies. Famlia corresponde a unio de vrios gneros.

Dasyatidae

Dasyatis

Dasyatis guttata

Nomenclatura Biolgica
A nomenclatura da espcie sempre binominal; O primeiro nome relativo ao gnero da espcie; O segundo nome caracteriza a espcie; Obs.: Os dois nomes devem ser escritos em Latim ou latinizados, sendo o gnero um substantivo escrito com inicial maiscula, e a espcie um adjetivo escrito com inicial minscula.

Canis domesticus

Boa constrictor

tropidurus torquatus

Gracilaria tikvahiae

Galeocerdo cuvier

Clostridium tetani

1. Conjunto de indivduos semelhantes e capazes de intercruzarem-se, produzindo descendentes frteis, define, biologicamente: (A) Comunidade (B) Famlia (C) Gnero (D) Espcie (E) Clone 02. Classificao dos seres vivos, a nomenclatura binria ou binomial (difundida por Lineu) empregada quando se quer escrever o nome de: (A) Uma espcie (B) Um gnero (C) Uma famlia (D) Uma ordem (E) Uma classe Biologia -- Pg.

03. Tem maior grau de semelhana entre si organismos que esto colocados dentro de uma das seguintes categorias: (A) Classe (B) Famlia (C) Gnero (D) Ordem (E) Reino

Categorias Taxonmicas
Taxon: classificao
Reino
Filo

Classe

Espcie

Ordem Gnero

Famlia

Vrus
So as unidades mais simples que podem invadir as clulas; So consideradas pequenas estruturas sem metabolismo prprio; Para se reproduzirem devem invadir o interior de uma clula hospedeira, por isso so parasitas obrigatrios.

Adenovrus e Retrovrus H1N1- tipo A Retrovrus.

Essa especificidade tambm vale para o mesmo organismo. Um vrus que parasita o fgado humano no parasita a SN.

Vrus

Mas so especficos, ou seja, o vrus que parasita um vegetal no pode parasitar um animal.

Podem parasitar:
Isso devido a diferentes protenas Vrus Ebola. presentes nos vrus.

a)

Planta de tabaco infectada pelo "vrus do mosaico do tabaco". b) Representao esquemtica do vrus.

Parasitam bactrias. Fungos Bacterifago.

05. Todos os vrus: (A) S se reproduzem no interior das clulas (B) So parasitas de vegetais superiores (C) Provocam doenas somente nos homens (D) Podem ser observados ao microscpio ptico

(E) So bacterifagos

06. A febre amarela uma: (A) Verminose (B) Virose (C) Amebase (D) Verminose transmitida por um caramujo (E) Infeco bateriana.

Bio_ Pg.

Haemagogos

flavivrus

Populao urbana

Diego na mata

17. A maioria dos morcegos que vemos voando, durante a noite, na cidade, so completamente inofensivos ao homem. So morcegos frutvoros, ou seja, que se alimentam de frutos. Existem tambm aqueles que so nectvoros, ou seja, se alimentam do nctar das flores. No entanto, no meio rural, ocorrem morcegos vampiros, atrados pela existncia de bois, vacas e cavalos, dos quais sugam o sangue; eventualmente, esses morcegos podem sugar sangue de humanos. Tal fato preocupante, pois os morcegos hematfagos so, conhecidamente, transmissores de uma doena virtica e fatal, se no tratada a tempo.
A doena qual o texto se refere : (A) Caxumba (B) Hepatite (C) Raiva (D) Rubola (E) Sarampo

Bio- Pg.

You might also like