You are on page 1of 35

APRESENTAO

A disciplina Teoria da Administrao e das Organizaes uma das ue impe maiores desa!ios e di!iculdades para o pro!essor" Primeiro de#ido sua natureza essencialmente te$rica% segundo por !azer o papel de um curso introdut$rio & Administrao e !inalmente por ue tam'm possu( o papel de colocar o aluno em contato com as principais teorias desen#ol#idas na Administrao% desde suas origens at os dias de )o*e" No 'astasse tudo isso a disciplina ue ser#e de 'ase para todas as demais do curso% se*am as te$ricas% as tcnicas e at mesmo as de apoio"

ESTE +ATER,A- . /E APO,O E SE 0ONST,T1, NO RES1+O /O 21E . E3P-,0A/O E+ A1-A NO S14ST,T1,/O O -,5RO /,/6T,0O.

Teorias da Administra o Professor H lio Francisco Corr a Lino Curso de Administra o e Com rcio Exterior

A E5O-1O /A A/+,N,STRAO
7>?8 $rescimento ace erado e desorganizado das manufaturas ca)ita istas, intensificao da di-iso )arce ar do traba 3o. 7>>: .n-eno da m%;uina a -a)or de >ames Watt, marco inicia da #e-o uo industria , intensificao da introduo das m%;uinas no )rocesso )roduti-o. 789; , Administrao $ient*fica ("rederic1 Wins o2 Ta' or), nfase nas tarefas e raciona izao do traba 3o no n*-e o)eraciona . 7898 Teoria da Burocracia (Max Weber), base da Teoria da Burocracia da Administrao, nfase na estrutura e na organizao forma . Mode os !rganizacionais "ormais e #aciona idade !rganizaciona . 787: Teoria $ %ssica (&enr' "a'o ), nfase na estrutura, organizao forma , fun(es do administrador e )rinc*)ios gerais da Administrao. 78;< Teoria das #e a(es &umanas (+ ton Ma'o), nfase nas )essoas, organizao informa e inf uncia fatores )sico,sociais sobre a )roduti-idade. 78=> Teoria +strutura ista (+tzioni), nfase no ambiente e nas !rganiza(es formais e .nformais. /istema Aberto. 0reocu)ao com o todo e o re acionamento das )artes em um todo. 78?7 Teoria dos /istemas (4ud2ig 5on Berta anf '), nfase no ambiente, sistema aberto e na organizao como um sistema tota e aberto. 78?= Teoria 6eoc %ssica (0eter ". 7ruc1er). nfase na estrutura, fun(es do administrador e do )rocesso administrati-o. 78?> Teoria $om)ortamenta (Abra3am Mas o2, 8urt 4e2in, 7oug as Mc9regor), nfase no com)ortamento 3umao. :nfase nas )essoas. +studo do com)ortamento dos indi-*duos. 78>< Teoria da $ontingncia (/1inner). nfase na tecno ogia, administrao da tecno ogia e defesa de ;ue tudo < re ati-o. 78>; 9esto da =ua idade Tota , #eengen3aria, Terceirizao, Mode o >a)ons, nfase na ;ua idade. Administrao 0artici)ati-a, etc.

7@ ,NTRO/1O A A/+,N,STRAO
A disci) ina Teorias da Administrao -isa co ocar os a unos em contato com as )rinci)ais teorias administrati-as desen-o -idas desde ?@??, ano ;ue < considerado o marco inicia da Administrao moderna, at< os nossos dias. +ntretanto, )ara faci itar a com)reenso sobre ;uest(es to com) exas como o car%ter cient*fico da administrao, o conceito de obAeto de estudo, a im)ortBncia da #e-o uo .ndustria , entre outros, ser% fornecida uma bre-e introduo obAeti-ando co ocar a Administrao no contexto da e-o uo da cincia como um todo e o )a)e ;ue a mesma exerce nos dias de 3oAe. 7"7" A 0iBncia e a sua e#oluo 6a antiga 9r<cia todo con3ecimento 3umano concentra-a,se em uma Cnica cincia c3amada "i osofia. +ra e a ;ue estuda-a os astros, os nCmeros, a cura das doenas, etc.. 6o entanto, com o )assar do tem)o tornou,se im)oss*-e )ara um Cnico 3omem estudar e com)reender todo o con3ecimento ;ue a fi osofia 3a-ia acumu ado. 0or este moti-o, aos )oucos, os fi Dsofos foram se es)ecia izando no estudo da;ue es assuntos do seu interesse e assim entamente a cincia foi se es)ecia izando. As )rimeiras cincias es)ecia izadas estuda-am a;ue es assuntos ;ue eram mais Cteis )ara faci itar a -ida dos 3omens da;ue a <)oca, tais como os astros, os nCmeros, a cura das doenas, etc. 0or isso, entre as cincias mais antigas temos a Astronomia, a Matem%tica e a Medicina. E f%ci )erceber ;ue toda cincia )ossui um assunto ou fenFmeno es)ecifico com o ;ua se ocu)a. +ste assunto ou fenFmeno estudado )or cada cincia es)ecia izada ou traba 3o cient*fico < c3amado de obAeto de estudo. 7esta forma, o obAeto de estudo da Astronomia so os astros, da Matem%tica os nCmeros, da Medicina conser-ar a saCde do 3omem etc. 7"<" As trBs Creas da ciBncia 6o basta, no entanto, ter um obAeto de estudo )ara ;ue ;ua ;uer estudo do 3omem seAa considerado uma cincia. A Astro ogia, )or exem) o, )ossu* como obAeto de estudo os astros, no )ara con3ec, os me 3or como a Astronomia, mas )ara tentar determinar a inf uncia ;ue esses exercem sobre a -ida das )essoas. 0or<m, a Astro ogia ao contr%rio da Astro ogia no < considerada uma cincia )or;ue no a) ica uma metodo ogia cient*fica em seus estudos. M<todo < a forma ou a maneira de fazer a guma coisa, metodo ogia cient*fica < a forma ou a maneira como a cincia rea iza os seus estudos. +ssa < com)osta )or uma s<rie de regras e normas r*gidas cuAo )rinci)a )ro)Dsito < im)edir as fraudes de forma ;ue a cincia )ossa ter credibi idade. 0ortanto, um estudo )ara ser considerado cient*fico necessita, a <m de )ossuir um obAeto de estudo, ;ue tamb<m conten3a um conAunto organizado de con3ecimentos re ati-os a esse obAeto, es)ecia mente obtidos atra-<s de obser-a(es e ex)erincias segundo um m<todo

)rD)rio da cincia etc. $onse;uentemente < a metodo ogia cient*fica ;ue determinar% como as obser-a(es e as ex)erincias sero conduzidas, como os con3ecimentos obtidos de-ero ser descritos em i-ros, artigos, etc. $om o )assar do tem)o, foi aumentando o nCmero de assuntos e )rob emas ;ue )assaram a merecer a ateno do 3omem e )or isso a cincia )ouco a )ouco foi es)ecia izando,se cada -ez mais. 4ogo os cientistas )erceberam ;ue a gumas cincias re aciona-am,se mais de )erto com as outras em funo do seu obAeto de estudo e tamb<m )or uti izarem m<todos cient*ficos muito )arecidos, )ossibi itando uma di-iso da cincia em trs grandes %reas de estudoG ?. 0iBncias EDatasE agregam cincias ;ue )ossuem como obAeto de estudo assuntos re acionados aos nCmeros e a mat<ria bruta, tais como a matem%tica, a astronomia, a f*sica etc.H I. 0iBncias 4iol$gicasE ;ue agregam cincias ;ue )ossuem como obAeto de estudo tudo a;ui o re acionado J -ida em todas as suas dimens(es, como a )rD)ria bio ogia, a medicina, a botBnica etc.H K. 0iBncias FumanasE ;ue agregam cincias ;ue )ossuem como obAeto de estudo tudo a;ui o ;ue se re aciona com o 3omem en;uanto um ser inte igente, como a 3istDria, a socio ogia, a economia etc.. 7";" 0onceito de organizao A Administrao no )ode ser considerada uma cincia no mesmo sentido ;ue a f*sica ou a matem%tica. .sso ocorre )or;ue e a uti iza con3ecimento das outras cincias )ara a) ic%, os nas organiza(es ;ue constituem o seu obAeto de estudo. +m outras )a a-ras, a Administrao, assim como a engen3aria, )roduz tecno ogia, ou seAa, con3ecimento a) icado. 0or esse moti-o ;ue fora do Brasi , gera mente, e a < con3ecida como esco a de negDcios. +ntretanto isso no diminui em nada a sua im)ortBncia )ara a sociedade. 0odemos, conse;uentemente, se referir a Administrao como uma %rea do con3ecimento a) icado ou uma cincia a) icada. $omo uma cincia a) icada a Administrao tamb<m )ossu* um obAeto de estudo ;ue, como A% -imos, so as organizaes. ! estudo das organiza(es < im)ortante )or;ue Js mesmas sem)re inf uenciaram muito a -ida dos 3omens, )rinci)a mente a)Ds #e-o uo .ndustria , ;uando o nCmero e o taman3o das organiza(es cresceram -ertiginosamente, sendo ;ue 3oAe e as fazem )arte de ;uase todos os as)ectos de nossas -idas. 7efinir a guma coisa < caracteriz%, a de maneira ;ue )ossamos diferenci%, a de outras coisas. 6este sentido, tudo )ode ser definido )or mais de uma maneira. Lma das defini(es mais sim) es de organizao e )or isso mais uti izada <G M um con*unto de pessoas ue se unem para atingirem determinados !ins ou o'*eti#osG. 6otem ;ue )ara existir uma organizao so necess%rias duas condi(es fundamentaisG ?. pessoas unidas H ue se relacionam% interagemIH I. o'*eti#os H ue so a razo da sua eDistBnciaI.

+m re ao aos obAeti-os, esses )odem ser comuns ou no. +m outros termos, as )essoas ;ue formam a organizao, gera mente, no )ossuem os mesmos obAeti-os. 1ma empresa uma !orma de organizao cu*o principal o'*eti#o o lucro% em outros termos% uma organizao com !ins lucrati#os. 6o entanto, nesta o obAeti-o o em)res%rio < obter ucro e dos traba 3adores um sa %rio ;ue garanta sua subsistncia. 0or<m, somente se os dois ados )artici)arem dessa organizao )odero atingir seus obAeti-os. 0or esse moti-o uma organizao sem)re esta re acionada com a coo)erao. 7"=" 0onceito de Administrao /abendo o seu obAeto de estudo fica f%ci definir a Administrao en;uanto uma cincia a) icada. Lma definio sim) es < ;ue Ma Administrao a ciBncia ue estuda as organizaes para entendB@las mel)or com o o'*eti#o de a*udC@las a atingirem mais !acilmente os seus o'*eti#osG. E im)ortante notar ;ue a Administrao tamb<m )ossui uma %rea onde se re aciona mais de )erto com as outras cincias. $omo no existe organizao sem seres 3umanos, os estudos da Administrao sem)re en-o -em o 3omem e < )or este moti-o ;ue e a < co ocada Aunto com outras cincias ;ue formam a %rea das cincias 3umanas. 6este sentido, a Administrao re aciona,se mais de )erto com cincias como a +conomia, a /ocio ogia, a 0sico ogia, a &istDria etc., a)esar de tamb<m uti izar muito da matem%tica e estat*stica. 7"?" O estado atual da Teoria Jeral da Administrao As organiza(es so extremamente diferenciadas entre si o ;ue torna o seu estudo muito com) exo. +ssa diferenciao ocorre )rinci)a mente em re ao ao taman3o, obAeti-os e idade ;ue as mesmas )ossam ter. ! mundo das organiza(es < to rico e -ariado ;ue os administradores costumam dizer ;ue da mesma forma ;ue no )odemos encontrar duas )essoas iguais, no conseguir*amos tamb<m encontrar duas organiza(es idnticas. 5%rios as)ectos so res)ons%-eis )e a diferenciao das organiza(es, )or<m trs se destacamG ?. O'*eti#osE as organiza(es )ossuem obAeti-os extremamente diferenciados, )ois esses de)endem de inCmeros fatores )ara serem determinados, tais como o ramo de ati-idade, o taman3o, razo socia etc.. 6o entanto, em re ao aos obAeti-os, o ;ue mais as diferenciam < se e as )ossuem fins ucrati-os ou no. As organiza(es sem fins ucrati-os formam um conAunto -ariado como institui(es fi antrD)icas, cuAo )rinci)a obAeti-o < fazer a caridadeH as organiza(es )Cb icas, cuAo )rinci)a obAeti-o < )romo-er o bem esta socia H as organiza(es re igiosas, cuAo )rinci)a obAeti-o < )ro)iciar o conforto es)iritua etc.. >% as com fins ucrati-os, como -imos, so as c3amadas em)resas e e as so sem)re as mais numerosas nas sociedades ca)ita istas como a nossaH I" ,dadeE esse < outro as)ecto ;ue diferencia muito as organiza(es, )ois temos a;ue as ;ue existem 3% muito tem)o e )ossuem muita tradio, )atrimFnio, dogmas etc. e outras ;ue )odem ser at< muito con3ecidas, mas ;ue )ossuem um )er*odo de -ida re ati-amente curto se com)arado com as anteriores e )or isso )ossuem )ouca ex)erincia, tradio etc.H

K. Taman)oE as dimens(es das organiza(es tamb<m as diferenciam muito, )ois existem desde a;ue as muito )e;uenas, as c3amadas microem)resas, at< organiza(es enormes ;ue reCnem mi 3ares de traba 3adores e )odem ter fi iais es)a 3adas )or todo o mundo. 6as organiza(es )e;uenas, gera mente fami iares, a di-iso e es)ecia izao do traba 3o so )e;uenas, o uso de tecno ogia < reduzido, o grau de )rofissiona izao nos ;ue ne as traba 3am < baixo. 0or outro ado, ;uanto maior a em)resa, maior ser% tamb<m o grau de di-iso e es)ecia izao do traba 3o, mais intenso < o uso da tecno ogia e o graus de )rofissiona izao dos )artici)antes. A di-ersidade do mundo das organiza(es obrigou a Administrao desen-o -er -%rias %reas de es)ecia izao, criando um -asto cam)o de traba 3o )ara a;ue es ;ue decidiram abraar essa carreira. A ati-idade do administrador )oder% ser exercida como 0rofissiona 4ibera ou contratado )or uma organizao, em cargos nos di-ersos n*-eis 3ier%r;uicos da em)resa. "az )arte de sua com)etncia e aborar )arecer, re atDrios, ) anos, )roAetos, arbitragens, audos, assessorias, )es;uisas, estudos, an% ises, inter)reta(es, ) aneAamento, im) antao e contro e de traba 3os. A Administrao )ossui cinco grandes %reas t<cnicas )rofissionaisG @ Administrao de Recursos Fumanos, res)ons%-e )e o gerenciamento das )essoas e en-o -e as)ectos como o recrutamento, a se eo, a admisso e demisso, treinamento, im) antao de cargos e sa %rios etc.H @ Administrao de Kinanas, res)ons%-e )e o gerenciamento do ca)ita e < res)ons%-e )or ati-idades como o contro e orament%rio e dos in-estimentos, decidindo, )or exem) o, em ;ue ti)o de a) icao J em)resa de-e in-estir seu ca)ita de giro, financiamentos etc.H @ Administrao de Produo e +ateriais < res)ons%-e )e a busca da raciona izao do uso de e;ui)amentos, mat<ria,)rima, mo,de,obra e estat*sticas no setor )roduti-oH @ Administrao +ercadol$gica H+arLetingI, cuida dos as)ectos re acionados com a comercia izao ;ue en-o -e um grande nCmero de ati-idade, como o desen-o -imento de estudos de mercado, )ara definir o com)osto mercado Dgico, o )erfi do c iente, %reas de atuao, )otencia de -endas, etc. @ Administrao da ,n!ormao, < a mais recente %rea da Administrao e en-o -e todos os as)ectos re acionados com a co eta, o )rocessamento e a distribuio das informa(es. A <m de )oder atuar em uma dessas cinco grandes %reas es)ecia izadas, o )rofissiona de administrao )ode atuar ainda em outras %reas mais es)ec*ficas. Lm exem) o desse caso < o curso de Administrao com nfase em $om<rcio +xterior, ;ue )ro)icia o )rofissiona atuar em ;ua ;uer uma das %reas da Administrao e tamb<m em todas as ati-idades re acionadas com im)ortao e ex)ortao. As grandes %reas t<cnicoN)rofissionais da Administrao concentram o con3ecimento t<cnico necess%rio )ara o gerenciamento das organiza(es. +ntretanto, existe uma sexta %rea ;ue se difere das demais )or concentrar os con3ecimentos teDricos, a <m de ser a Cnica ;ue tem o )a)e de integrar essas outras %reas. +ssa %rea < con3ecida como Administrao Jeral e a)esar de a en-o -er todos os as)ectos e n*-eis 3ier%r;uicos das organiza(es so, )rinci)a mente, os esca (es mais e e-ados ;ue mais uti izam os con3ecimentos dessa %rea.

7":" Perspecti#as da Administrao As )ers)ecti-as da Administrao )ara os )rDximos anos esta intimamente re acionada com as )rD)rias transforma(es ;ue o mundo -em )assando. As r%)idas mudanas tecno Dgicas, a g oba izao e o con-*-io com uma di-ersidade cu tura cada -ez maior, so os maiores desafios imediatos ;ue de-ero ser enfrentados )e as em)resas. 6este cen%rio, o ;ue se es)era das organiza(es no < muito diferente do ;ue se es)era da;ue es ;ue ne as traba 3am, ou seAa, a ca)acidade de se ada)tar ra)idamente as no-as situa(es e de atuar Aunto a ambientes e cu turas diferentes. 7esta forma, as em)resas necessitam ser rein-entadas a todo instante e isso exige a incor)orao cada -ez mais -e oz de no-as tecno ogias e formas de gesto ;ue )ossibi item a ade;uao constante da organizao Js no-as rea idades J medida ;ue essas surgem. 0or outro ado, os futuros administradores tamb<m necessitam se )re)arar )ara idar com as no-as tecno ogias e formas de gesto, ;ue surgiro cada -ez mais ra)idamente, bem como necessitam se 3abi itar )ara idar com um uni-erso cu tura cada -ez mais di-erso J medida ;ue o )rocesso de g oba izao a-ana. .sso exigir% ;ue esses )rofissionais se conscientizem ;ue a ati-idade esco ar de-er% se tornar um esforo )ermanente, bem como o esforo )ara e e-ar o n*-e cu tura , )ois sero esses esforos ;ue )ossibi itaram a insero efeti-a no mercado de traba 3o e uma carreira )rofissiona de sucesso. 7">" Fa'ilidades do administrador A su)osio ;ue existe um ti)o caracter*stico de executi-o )ara cada ti)o de funo ou em)resa < am) amente aceita. .sso ocorre )or;ue o mundo das organiza(es < to -ariado, as %reas da Administrao to diferentes e as ati-idades re acionadas com cada funo do administrador to grande, ;ue < im)oss*-e um administrador dominar com a mesma com)etncia todas essas -ar%-eis. 0or esse moti-o, a ex)erincia )rofissiona (con3ecimento em)*rico) costuma ser um e emento muito im)ortante )ara o sucesso )rofissiona do administrador. +ntretanto, no < a ex)erincia o Cnico fator determinante do sucesso. ! bom administrador )arece unir a ex)erincia a gumas 3abi idades. A)esar de no existir um consenso de ;uais seriam essas 3abi idades, 3oAe um grande nCmero de autores defendem ;ue trs seriam as )rinci)ais 3abi idades ou conhecimentos ;ue o administrador necessita dominarG @ TcnicasG < o dom*nio ;ue o administrador )ossui sobre a %rea t<cnica ;ue e e reso -eu atuar, cuAas )rinci)ais, como A% -imos, so a Administrao de #ecursos &umanos, Administrao "inanceira, Administrao de 0roduo e Materiais, Administrao Mercado Dgica e Administrao da .nformaoH , FumanasG so 3abi idades ;ue faci itam os re acionamentos com outras )essoas, como a ca)acidade de traba 3ar em e;ui)e, iderana, faci idade de comunicao, aceitar a subordinao, moti-ao etc.H @ Te$ricas e conceituaisG < o dom*nio ;ue o administrador de-e ter sobre as teorias ;ue foram desen-o -idas )ara e e exercer suas fun(es da me 3or forma )oss*-e , e ;ue esto contidas, como A% -imos, na %rea de Administrao 9era . A <m do con3ecimento teDrico o

administrador de-er% ter um e e-ado n*-e cu tura . $u tura < o dom*nio de uma s<rie de con3ecimentos -ariados e a -i-ncia de uma s<rie de ex)erincias ;ue )ossibi itam )ara o indi-*duo, entre outras coisas, interagir mais ade;uadamente com outros indi-*duos e com cu turas diferentes. +ssas 3abi idades, no entanto, no so usadas da mesma forma e com a mesma intensidade )or todos os administradores, )ois a uti izao das mesmas ir% -ariar de acordo com o n*-e 3ier%r;uico ;ue se ocu)a. A su)er-iso uti iza muito con3ecimento t<cnico, um )ouco de 3abi idade 3umana e, muito )ouco, sua formao teDrica e cu tura . A gerncia uti iza essas trs 3abi idades mais ou menos na mesma )ro)oro. "ina mente, a direo usa )ouco con3ecimento t<cnico, bastante 3abi idade 3umana, e muito sua formao teDrica e cu tura . A figura abaixo i ustra as exigncias do mercado de traba 3o de acordo com a )osio ;ue o )rofissiona ocu)a na 3ierar;uia

Fa'ilidades Tcnicas

Fa'ilidades Fumanas

Fa'ilidades te$ricas e 0ulturais

/ireo

JerBncia

Super#isor

7"M" N(#eis de administrao

Lm as)ecto fundamenta re acionado com a Administrao < a c3amada 3ierar;uia. +ssa determina como ocorre a subordinao entre as unidades e as )essoas ;ue traba 3am nessas unidades em uma organizao. As em)resas, de)endendo de inCmeros fatores, )odem ter um nCmero maior ou menor de n*-eis 3ier%r;uicos, )or<m trs so os n*-eis b%sicos ;ue orientam toda ao administrati-aG @ estratgicoE < o n*-e mais e e-ado e de res)onsabi idade da direo )or;ue atinge toda a organizao e < feita, gera mente, -isando o ongo )razoH @ tCtico ou administrati#oE < o n*-e intermedi%rio cuAa res)onsabi idade < dos gerentes e en-o -e unidades como os de)artamentos. +sse n*-e faz a intermediao entre o n*-e estrat<gico e o n*-e o)eraciona e suas a(es, gera mente, -isam o m<dio )razoH @ operacionalE < o n*-e mais baixo e de res)onsabi idade dos c3efes e su)er-isores. Abrange as tarefas e )essoas e suas a(es -isam o curto )razo. 7"8" A ,n!luBncia da Kiloso!ia% da ,gre*a 0at$lica e das Organizaes +ilitares $omo -imos, a cincia foi se es)ecia izando o ;ue )ro-ocou o surgimento das cincias es)ecia izadas ;ue con3ecemos 3oAe. 6o entanto, a "i osofia continuou im)ortante )or;ue < e a ;ue se )reocu)a com )rob emas fundamentais re acionados J existncia, ao con3ecimento, J -erdade, aos -a ores morais etc. 6este sentido e a continua como uma es)<cie de Mme de todas as cinciasO e toda -ez ;ue surge um no-o )ensamento fi osDfico -igoroso e e inf uncia todas as demais cincias e a )rD)ria sociedade. 0odemos dizer ;ue desde antiguidade a Administrao recebeu inf uncia da "i osofia em suas Pdefini(esQ a )artir dos )ensamentos de fi Dsofos como /Dcrates, 0 ato e AristDte es. Muitos )rinc*)ios da Administrao, como o da di-iso do traba 3o, da ordem e do contro e surgiram )or meio dos )ensamentos fi osDficos dessa <)oca. Lm fato 3istDrico re e-ante < ;ue durante muito tem)o as normas administrati-as e a organizao )Cb ica ficou J cargo da .greAa $atD ica. &a-ia uma 3ierar;uia de autoridade, uma es)<cie de estado,maior e uma coordenao comandada )or uma autoridade centra izada, o 0a)a, ;ue ser-iu de mode o )ara di-ersas organiza(es. As organiza(es mi itares tamb<m inf uenciaram muito as teorias da administrati-as no ;ue se refere aG organizao inear, o )rinc*)io da unidade de comando, esca a 3ier%r;uica, a centra izao do comando, o )rinc*)io da direo etc.

7"79" Antecedentes )ist$ricos da Administrao ! 3omem < um ser socia , isso significa ;ue e e necessita -i-er com outros seres 3umanos )ara desen-o -er,se e manter o seu e;ui *brio )sico Dgico. Assim, )ode,se afirmar ;ue as organiza(es nasceram com o )rD)rio 3omem A% ;ue a tribo foi J )rimeira forma de organizao criada )e a 3umanidade. 0odemos considerar a tribo como uma es)<cie de +stado )rimiti-o ;ue )ossibi itou a 3umanidade -i-er em sociedade nos seus )rimDrdios. +ntretanto, com o )assar do tem)o, a tribo foi e-o uindo )ara formas de organiza(es mais com) exas, )rimeiro com a cidade, estado, ;ue surgiu na Meso)otBmia, de)ois atra-<s de -erdadeiros )a*ses como +gito e 0<rsia. Todas essas ci-i iza(es antigas de-iam ter con3ecimentos administrati-os a-anados, )ois seria im)oss*-e Js mesmas terem constru*do grandes obras como as 9randes 0irBmides do +gito, os >ardins /us)ensos da Babi Fnia, a 9rande Mura 3a $3inesa, entre outras, sem esses con3ecimentos. .nfe izmente esses con3ecimentos )erderam,se no tem)o e sD temos essas grandes obras )ara testemun3arem ;ue e es existiram. A)esar de terem con3ecimentos administrati-os a-anados, eram )oucas as grandes organiza(es ;ue existiam na AntigRidade. Basicamente na;ue a <)oca essas eram trs ;ue inf uencia-am a -ida de um grande nCmero de )essoasG o +stado, a organizao re igiosa e a organizao mi itar. +ssas organiza(es regiam a -ida de todas as )essoas da;ue a <)oca e, como -eremos a seguir, continuaram durante muito tem)o como as Cnicas grandes organiza(es. +sse cen%rio sD a terou,se ;uando em ?SST, >ames Watt, in-entou a m%;uina a -a)or e )ro-ocou a c3amada #e-o uo .ndustria . +sse foi um e-ento de ta monta ;ue as mudanas nas estruturas econFmicas, sociais e )o *tica )or e a )ro-ocada em um s<cu o foram bem maiores do ;ue a;ue as ;ue ocorreram nos mi anos anteriores. ! enorme aumento da )roduti-idade )ro)iciado )e as m%;uinas )ro-oca uma -erdadeira corrida na busca )or meios de )roduo mais eficientes ;ue )ermitissem os em)res%rios enfrentassem a concorrncia. A)esar, ;ue desde seu inicio, e a A% ter )ro-ocado )rofundas modifica(es na -ida das )essoas o seu auge sD ocorreria no s<cu o U.U, sendo ;ue os estudiosos costumam di-idi,ia cm duas fasesG 7" 7>M9 a 7M:9% !ase do car#o e do !erroN <" 7M:9 a 787=% !ase do ao e da eletricidade" A #e-o uo .ndustria )ossibi itou ;ue 3ou-esse um enorme desen-o -imento nos meios de )roduo (ferramentas, m%;uinas, insta a(es, etc.). A m%;uina aAuda-a a )roduzir outras m%;uinas cada -ez mais eficientes. Lma das )rimeiras conse;Rncias desse )rocesso foi ;ue a uti izao de me 3ores e;ui)amentos na agricu tura ;ue )ro-ocou uma no-a onda de )essoas do cam)o em direo as cidades, de )ro)or(es muito maiores do ;ue J;ue a )ro-ocada com a introduo do ca)ita ismo na agricu tura, constituindo,se, ta -ez, no )rimeiro e)isDdio de desem)rego em massa )ro-ocado )e o a-ano tecno Dgico ;ue a 3umanidade con3eceu. +ssa massa de desem)regados, no entanto, acabaram sendo absor-idos )e o setor industria ;ue crescia em um ritmo fren<tico.

$om a intensificao do )rocesso de mecanizao, a;ue es em)res%rios ;ue conseguiam modernizar sua indCstria mais ra)idamente ;ue os demais crescia tamb<m mais ra)idamente e iminando concorrentes e )ossibi itando o desen-o -imento das )rimeiras em)resas ;ue )assaram a reunir mi 3ares de traba 3adores debaixo do mesmo teto. $resce igua mente a busca )or no-os )rocessos de )roduo e no-os )rodutos o ;ue contribui decisi-amente )ara ;ue o nCmero de no-as organiza(es se mu ti) icasse ra)idamente. ! resu tado fina desse )rocesso < ;ue no fina do s<cu o U.U as organiza(es A% en-o -iam ;uase todos os as)ectos da -ida 3umana. A mu ti) icao e o crescimento r%)ido das organiza(es foram tornando a -e 3a administrao feita atra-<s da tentati-a e do erro (em)iricismo) cada -ez mais im)rD)ria )ara o gerenciamento das organiza(es modernas. +ssa deficincia e os baixos sa %rios tornaram os conf itos entre o ca)ita e o traba 3o (em)res%rios e traba 3adores) cada -ez mais -io ento, nos +LA e +uro)a, no fina do s<cu o U.U e in*cio s<cu o UU. Assim, < cada -ez mais urgente J necessidade do desen-o -imento de uma cincia ;ue estudasse as organiza(es )ara aAudar as mesmas a atingirem mais faci mente seus obAeti-os. +ssa cincia a) icada surgiria em ?@??, ;uando "rederie1 Wins o2 Ta' or, )ub icaria seu famoso i-ro M!s 0rinc*)ios da Administrao $ient*ficaO ;ue < considerado o marco inicia da Administrao moderna.

7"77" As Escolas do Pensamento Administrati#o e os Principais Aspectos das Organizaes A )artir da criao da teoria da Administrao $ient*fica, surgiram )osteriormente inCmeros autores ;ue contribu*ram )ara o desen-o -imento da Administrao atra-<s da criao de no-as teorias. +ssas, )or sua -ez, acabam )ri-i egiam um dos cinco )rinci)ais as)ectos das organiza(es ou -ari%-eis organizacionais, como destacam autores como .da berto $3ia-enato. 7esta forma, < )oss*-e associar as )rinci)ais teorias administrati-as com as -ari%-eis organizacionais ;ue e as )ri-i egiaram, conforme < )oss*-e -er no ;uadro abaixo.

TEOR,AS A/+,N,STRAT,5AS E A 5AR,65E- ORJAN,OA0,ONA- 21E /ERA+ PNKASE

5AR,65E- ORJAN,OA0,ONATA#+"A/ +/T#LTL#A

TEOR,A
T+!#.A 7A A7M.6./T#AVW! $.+6TX".$A T+!#.A $4Y//.$A T+!#.A 7A BL#!$#A$.A T+!#.A +/T#LTL#A4./TA T+!#.A 6+!$4Y//.$A T+!#.A 7A/ #+4AVZ+/ &LMA6A/, T+!#.A $!M0!#TAM+6TA4, T+!#.A 7! 7+/+65. !#9A6.[A$.!6A4

0+//!A/

AMB.+6T+

$.B+#6ET.$A, T+!#.A 7+ /./T+MA/, T+!#.A 7A $!6T.69:6$.A , AMB.+6T+

T+$6!4!9.A

T+!#.A 7A $!6T.69:6$.A , T+$6!4!9.A

<@ ES0O-A 0-6SS,0A /A A/+,N,STRAOE TaQlor% Kord% KaQol e Re'er


$omo -imos, )odemos retroceder aos antigos fi Dsofos gregos como os )rimeiros antecessores da Administrao. /Dcrates considera-a a administraro como uma 3abi idade )essoa se)arada do con3ecimento t<cnico e da ex)erincia. >% 0 ato defende uma forma democr%tica de administraro )Cb ica e de negDcios )Cb icos e AristDte es segue a mesma in3a. 6o entanto, )ode,se citar Adam /mit3 como o antecessor da Administrao $ient*fica. +m seu i-ro, A #i;ueza das 6a(es, )ub icado em ?SST, e e A% )rocura-a mostrar a im)ortBncia da di-iso )arce ar do traba 3o, baseada nos )rinc*)ios da di-iso e es)ecia izao do traba 3o, )ara o desen-o -imento da economia ca)ita ista. <"7" A Teoria da Administrao 0ient(!ica A Teoria da Administrao $ient*fica surgiu com a )ub icao do i-ro, !s 0rinc*)ios da Administrao $ient*fica, em ?@??, de "rederic1 Wins o2 Ta' or. 0or esse moti-o Ta' or entrou )ara a 3istDria como o fundador da administrao moderna e, sua teoria, a <m de ter sido a )rimeira, exerceu forte inf uncia sobre todas as outras ;ue seriam desen-o -idas )osteriormente. <"7"7" ,ntroduo "rederic1 Wins o2 Ta' or (?\]T , ?@?]) nasceu na "i ad< fia, nos +stados Lnidos da Am<rica do 6orte. "i 3o de uma fam* ia ;ua1er de c asse m<dia a ta, foi educado segundo os )rinc*)ios r*gidos de sua re igio, como a disci) ina, de-oo ao traba 3o e cu ti-o a )ou)ana. Tin3a tanto fasc*nio )e as c3amadas Mcincias exatasO, )articu armente a engen3aria mecBnica, ;ue c3egou a ter mais de cin;Renta )atentes de in-en(es sobre m%;uinas, ferramentas e )rocessos de traba 3o. $ontrariamente os Ao-ens de sua <)oca e c asse socia , ao in-<s de ir )ara a Lni-ersidade, seguindo o deseAo do )ai ;ue ;ueria -, o formado em direito, o)tou )or comear sua -ida )rofissiona como um sim) es o)er%rio, sendo ;ue sD se formaria muito tem)o mais tarde, a)Ds fazer um curso noturno em engen3aria mecBnica. Assim, )odemos afirmar ;ue trs foram os )rinci)ais fatores da sua -ida )essoa ;ue inf uenciaram a e aborao da sua teoriaG ^ /ua r*gida formao re igiosaH ^ /eu fasc*nio )e as cincias exatasH ^ ! inicio de sua -ida )rofissiona como o)er%rio.

<"7"<" 0onceitos =uando estudamos a Teoria da Administrao $ient*fica, )ercebemos ;ue )ara com)reend, a < necess%rio dominarmos a guns conceitos b%sicos. 6a -erdade o dom*nio desses conceitos < necess%rio no sD )ara a com)reenso dessa teoria, mas tamb<m de outras ;ue estudaremos mais J frente. +sses conceitos soG

EmpresCrio ou capitalistaG < o )ro)riet%rio dos meios de )roduo (ca)ita ), ou seAa, m%;uinas, ferramentas, e;ui)amentos, insta a(es, etc. +ntretanto, )ara ;ue os meios de )roduo seAam mo-imentados < necess%rio ;ue e e com)re fora de traba 3o. Tra'al)ador ou proletariadoG < a;ue e ;ue no )ossu* nada a <m da sua )rD)ria fora de traba 3o e se - obrigado a -end, a )ara oG em)res%rio ca)ita ista e assim garantir sua sobre-i-ncia. Produti#idade do Tra'al)o um dos mais im)ortantes conceitos utiaizado em Administrao. /ignifica diminuir a ;uantidade de traba 3o contido )or unidade )roduzida. +m outros termos, caso dez )essoas, em oito 3oras de Aornada de traba 3o, )roduzem mi unidades e )assam a )roduzir, nas mesmas oito 3oras, mi e cem. 6este caso, ocorreu um aumento da )roduti-idade )or;ue agora em cada unidade )roduzida est% contido menos traba 3o 3umano ;ue anteriormente. !s 9an3os de )roduti-idade so sem)re im)ortant*ssimos, )ois sem)re )ro-ocam uma reduo nos custos de )roduo e, ob-iamente, o aumento dos ucros. As )rinci)ais maneiras de aumentar a )roduti-idade do traba 3o soG mudana no )rocesso de traba 3o (como o aumento da di-iso e es)ecia izao do traba 3o), me 3oria do m<todo de traba 3o, mais tecno ogia e moti-ao dos traba 3adores e reduo dos tem)os mortos de )roduo. +todo de Tra'al)oE < a forma como se executa uma determinada tarefa. RacionalizaoE < a ade;uao dos meios dis)on*-eis )ara se atingir os obAeti-os. Tempos +ortos de ProduoE so tem)os gastos im)roduti-amente durante a Aornada de traba 3o, tais como a es)era de materiais, regu agens de m%;uinas, etc.. Sornada de Tra'al)oE < o )er*odo ;ue o traba 3ador gan3a )ara traba 3ar. ! tem)o gasto com ati-idades como o a moo no faz )arte da Aornada de traba 3o )or;ue no so remunerados. +oti#aoE < a dis)osio do indi-*duo de em)reender a(es )ara satisfazer necessidades, < a busca da satisfao de necessidades. EmpirismoE $on3ecimentos )r%ticos de-idos J ex)erincia. (sD con3ecemos atra-<s da ex)erincia dos sentidos). +m outros termos, forma de obter o con3ecimento atra-<s da ex)erincia )essoa , da tentati-a e do erro. EstratgiaE uma das )artes do ) aneAamento, ou seAa, significa determinar ;uais recursos sero uti izados e a forma ;ue sero uti izados )ara ;ue os obAeti-os seAam atingidos. Estratgia de 5erticalizaoE estrat<gia de ex)anso da em)resa, onde se )rocura am) iar a mesma )roduzindo mat<rias )rimas ou com)onentes necess%rios J confeco do )roduto, como no caso de uma indCstria automobi *stica ;ue )rocura )roduzir a maioria das auto)eas ;ue entram na fabricao do carro. +sta estrat<gia < muito )ouco uti izado atua mente, de-ido os custos ;ue e a )ro-oca )rinci)a mente os administrati-os. Estratgia de ForizontalizaoE tamb<m uma estrat<gia de ex)anso da em)resa, onde se )rocura ex)andir a mesma di-ersificando os negDcios dentro do mesmo ramo de ati-idade, a)ro-eitando todo o con3ecimento tecno Dgico, do mercado, etc.. E o caso de uma f%brica de bo o ;ue )assa a )roduzir )es e bo ac3as. +ssa estrat<gia continua sendo muito uti izada nos dias de 3oAe )or ser considerada segura.

<"7";" Organizao Racional do Tra'al)o T O"R"T" A <)oca ;ue Ta' or iniciou sua -ida )rofissiona , em uma siderCrgica, foi marcada )or um forte conf ito entre o ca)ita e o traba 3o, ou seAa, entre os em)res%rios e traba 3adores. Ta' or ac3a-a essa situao absurda, )ois ia contra toda a sua formao fami iar e re igiosa. 7esta forma, reso -eu fazer a go a res)eito e acabou formu ando o )rinc*)io b%sico ;ue ser-iria de base )ara a e aborao de toda sua teoria. /egundo esse )rinc*)io Mno existem moti-os )ara ;ue em)res%rios e traba 3adores entrem em atrito, )ois sD a co aborao entre ambos os ados )ode )ossibi itar o aumento da )roduti-idade e, conse;Rentemente, a;ui o ;ue mais deseAam, ou seAa, maiores ucros e maiores sa %rios.O Ta' or iniciou seus estudos desen-o -endo a c3amada !rganizao #aciona do Traba 3o , !#T. +ssa, )or sua -ez, tem como )onto de )artida o +studo dos Tem)os e Mo-imentos, ;ue < uma forma de estudar todo e ;ua ;uer traba 3o f*sico e tem como fina idade e descobrir o me 3or m<todo de traba 3o )ara cada tarefa es)ec*fica. ! +studo dos Tem)os e Mo-imentos constitui,se em decom)or ;ua ;uer traba 3o f*sico em seus mo-imentos e ementares )ossibi itando assim ;ue esses seAam a terados. 7e)ois com o auxi io de um cronFmetro, com)ara,se J )roduo obtida, ao ongo da Aornada de traba 3o, dos di-ersos m<todos de traba 3o obtidos com a modificao dos mo-imentos at< ;ue seAa descoberto o me 3or, ;ue < a;ue e ;ue )ossibi ita a maior )roduti-idade ao ongo da Aornada de traba 3o. A )artir do +studo dos Tem)os e mo-imentos foi )oss*-e desen-o -er o )rimeiro )rinc*)io b%sico da !#T, ou seAa, existe sem)re um m<todo de traba 3o mais ade;uado )ara executar uma determinada tarefa ()adronizao do m<todo de traba 3o). 0osteriormente Ta' or )ercebeu ;ue esse Cnico )rinc*)io era insuficiente e desen-o -eu outros trs, a saberG +xiste sem)re um instrumento, m%;uina ou e;ui)amento mais ade;uado )ara executar uma tarefa es)ec*fica ()adronizao das ferramentas de traba 3o)H +xiste sem)re um traba 3ador com o )erfi f*sico e )sico Dgico mais ade;uado )ara executar uma tarefa ()adronizao da fora de traba 3o)H Toda -ez ;ue for )oss*-e e economicamente -i%-e , uma tarefa com) exa de-e ser di-idida em duas ou mais tarefas sim) es (di-iso e es)ecia izao do traba 3o)H 7e-e,se sem)re tentar diminuir os tem)os gastos im)roduti-amente durante a Aornada de traba 3o, como regu agens de m%;uinas, es)era de materiais, con-ersa desnecess%ria, etc. (e iminao dos Mtem)os mortosO de )roduo)H $abe ao su)er-isor treinar com o m<todo de traba 3o ade;uado o traba 3ador, a <m de fisca izar )ara ;ue esse traba 3e ade;uadamente, segundo o m<todo ensinado, )rocurando garantir, de todas as formas, ;ue o traba 3ador gasta suas energias a)enas com o seu traba 3o.

$om a a) icao desses )rinc*)ios de raciona izao da )roduo, Ta' or )ode obter um enorme aumento da )roduti-idade do traba 3o e, conse;uentemente, aumentar os ucros o ;ue )ossibi itou tamb<m o aumento dos sa %rios.

<"7"=" Os Princ(pios da Administrao 0ient(!ica de TaQlor Ta' or dizia ;ue a Administrao $ient*fica tin3a como fina idade substituir o em)irismo )e a cincia, a im)ro-isao )e o ) aneAamento, o indi-idua ismo )e o traba 3o em e;ui)e. !s )rinc*)ios gerais da Administrao foram criados )or Ta' or de-ido a sua grande )aixo )e as cincias exatas. $omo e e acredita-a, sinceramente, ;ue a Administrao era uma cincia exata e como todas as cincias exatas )ossuem eis, como a ei da gra-idade na f*sica, e e deseAou ;ue a Administrao tamb<m ti-esse suas eis, as ;uais e e c3amou de )rinc*)ios gerais da Administrao. +sses )rinc*)ios so )arBmetros de conduta do administrador, em outras )a a-ras, um conAunto de regras b%sicas ;ue todos os administradores de-eriam seguir rigorosamente )ara terem uma conduta )rofissiona ade;uada e fazerem bem o seu traba 3o. Ta' or no foi nem um )ouco origina na e aborao desses )rinc*)ios )ois a maioria de es foi extra*da da ex)erincia de organiza(es muito antigas como a .greAa $atD ica ou de as)ectos ;ue e e considera-a im)ortantes em sua )rD)ria teoria. +ntre os )rinci)ais )rinc*)ios defendidos )or Ta' or temosG

?. 0rinc*)io do 0 aneAamentoG substituir a im)ro-isao e o em)irismo )e os m<todos baseados em )rocedimentos cient*ficosH I. 0rinci)io do 0re)aroG em uma organizao todos os fatores de )roduo de-em estar de-idamente )re)arados, ou seAa, traba 3adores, m%;uinas e ferramentas, materiais etc.. .sso e-ita tem)os gastos im)roduti-amente durante a Aornada de traba 3o, isto <, os tem)os mortos de )roduoH K. 0rinc*)io do $ontro eG contro ar o traba 3o )ara se certificar de ;ue o mesmo est% sendo executado de acordo com as normas estabe ecidas, Js ordens dadas e segundo o ) ano )re-istoH _. 0rinc*)io da +xecuoG distribuir c aramente as atribui(es e res)onsabi idades de cada um )ara ;ue a execuo do traba 3o seAa bem feita e mais disci) inada.

<"7"?" A teoria moti#acional de TaQlor A formao re igiosa de Ta' or, onde todo 3omem era -isto como um )ecador ;ue de-eria se redimir )erante 7eus, )rinci)a mente atra-<s do traba 3o, o e-ou a e aborar uma teoria moti-aciona ;ue encara-a os traba 3adores com extrema desconfiana. +ssa teoria, ;ue ficaria con3ecida como a do M&omo +conomicusO (&omem +conFmico), defende ;ue todo traba 3ador < -adio, -agabundo, )reguio e ma icioso, )ois traba 3am a)enas )or;ue temem a fome e deseAam conforto materia . 7esta forma, a Cnica coisa ;ue moti-a os traba 3adores a )roduzirem mais, segundo e e, < a recom)ensa materia e econFmica. +ssa foi a )rimeira teoria moti-aciona da administrao. <"7":" Estrutura !uncional Ta' or foi um grande defensor da estrutura "unciona , essa tem como )rinci)a caracter*stica J subordinao mC ti) a )or;ue um subordinado )ossui sem)re -%rios su)eriores imediatos sendo ;ue cada um desses tem uma funo (es)ecia izao) e a autoridade m%xima na mesma. A estrutura "unciona )ermite a maior -igi Bncia sobre os traba 3adores e es)ecia izao do traba 3o )oss*-e e )or isso Ta' or a defendeu. Atua mente, esse ti)o de estrutura < raramente uti izado )or;ue costuma causar muitos )rob emas de conf itos entre os es)ecia istas. A figura abaixo i ustra esse ti)o de estruturaG

.4L/T#AVW! 7+ LMA +/T#LTL#A "L6$.!6A4

Super#isor de materiais

Super#isor de manuteno

Super#isor de 2ualidade

Traba 3ador A

Traba 3ador B

Traba 3ador $

Traba 3ador 7

Traba 3ador +

<"7">" Princ(pios 'Csicos de FenrQ Kord

A teoria da Administrao $ient*fica de Ta' or, ogo gan3ou inCmeros ade)tos, sendo ;ue sua tota idade era como e e engen3eiro. +ste o moti-o e-ou a teoria da Administrao $ient*fica ficar tamb<m con3ecida como +sco a dos +ngen3eiros. +ntretanto, foi &enr' "ord ;ue se tornou o mais im)ortante e con3ecido )recursor da teoria da Administrao $ient*fica. /em dC-idas o mais con3ecido em)res%rio norte americano e um dos )ersonagens mais im)ortantes )ara a Administrao )or ter desen-o -ido a guns conceitos -erdadeiramente re-o ucion%rios. "undador da "ord Motor $o., foi um dos )rimeiros em)res%rios a adotar uma rede de assistncia t<cnica e um sistema de concession%rias de -e*cu os. +stabe eceu uma Aornada de traba 3o di%ria de oito 3oras ;uando, na;ue a <)oca, na maioria dos )a*ses euro)eus e no )rD)rio +LA, essa Aornada -aria-a entre dez e doze 3oras, a <m de adotar tamb<m um sa %rio m*nimo de cinco dD ares )or dia. A)esar de tudo isso a;ue a ;ue < considerada a maior contribuio de "ord )ara a Administrao foi o desen-o -imento do conceito de in3a de montagem, cuAa )rinci)a caracter*stica < o contro e do ritmo de traba 3o ser feito )e a m%;uina, atra-<s de uma esteira ro ante, ;ue tr%s o ser-io ao o)er%rio. A in3a de montagem exige a )adronizao tota do )rocesso )roduti-o, inc usi-e do )roduto fina , )ossibi itando a )roduo de enormes ;uantidades de )rodutos )adronizados, ficando dif*ci identificar ;uando e ;uais traba 3adores )artici)aram da confeco do mesmo. 7e-ido a isso, foi criado o c3amado o nCmero de s<rie. +sse identifica a 3ora, dia, turno e a ;uantidade )roduzida da;ue a mercadoria, da* o termo )roduo em s<rie. .sso significa ;ue um determinado )roduto )adronizado esta sendo )roduzido em massa (em enormes ;uantidades) e )ossu* de um nCmero de s<rie )ara ser identificado. "ord ainda foi um dos em)res%rios )ioneiros na uti izao da estrat<gia de -ertica izao e a estrat<gia da 3orizonta izao. A )rimeira significa em di-ersificar e ex)andir a em)resa, )roduzindo mat<rias )rimas ou com)onentes ;ue so necess%rios )ara a confeco do )rD)rio )roduto. 7esta forma, "ord foi ex)andindo sua em)resa )rocurando )roduzir a maioria de )eas e com)onentes ;ue eram necess%rios )ara )roduzir o seu carro. A segunda significa ex)andir e di-ersificar a em)resa dentro do mesmo ramo de ati-idade e desta forma a)ro-eitar a maior )arte do con3ecimento tecno Dgico, do mercado, fornecedores, etc. Assim, ;uando "ord a <m de carros )assou a )roduzir camin3(es, e e esta-a adotando a estrat<gia de 3orizonta izao. Atua mente a estrat<gia de -ertica izao < muito )ouco uti izada )or;ue acarreta custos administrati-os e e-ados, sem contar ;ue em momentos de crise a mesma acaba atingido a organizao no seu todo inde)endentemente da;ui o ;ue esta sendo )roduzido. A so uo )ara esse )rob ema foi Js em)resas se organizarem na forma de cong omerados, onde

-%rias em)resas com administra(es inde)endentes e )roduzindo )rodutos de ramos de ati-idade tamb<m diferentes, so contro adas )or uma em)resa (3o ding). 7esta maneira, em caso de crise em uma das em)resas do cong omerado as demais )ossuem maiores c3ances de no serem atingidas, sem contar outras -antagens como a reduo dos custos administrati-os. >% a estrat<gia de 3orizonta izao continua sendo muito uti izada nos dias de 3oAe )or ser a forma mais segura de ex)andir os negDcios.

<"7"M" Apreciao cr(tica da teoria da Administrao 0ient(!ica "ina mente, resta fa armos sobre as cr*ticas ;ue foram formu adas contra a teoria da Administrao $ient*fica. A)esar de ter sido o fundador da Administrao, isso no i-rou sua teoria de receber inCmeras cr*ticas )romo-idas )or outros autores, )rinci)a mente os c3amados cientistas sociais. +ntre essas cabe destacarG ^! mecanicismo da teoria da Administrao $ient*fica A teoria da Administrao $ient*fica < acusada de ser mecanicista )or dois moti-osG a) Ta' or considerou a organizao como se fosse uma m%;uina, sendo ;ue o 3omem seria a)enas uma engrenagem destaH b) A teoria da Administrao $ient*fica segue uma Dgica mecBnica do ti)o causa e efeito, t*)ica da;ue a uti izada )e as cincias exatasH ^A su)eres)ecia izao do o)er%rio !s cr*ticos afirmam ;ue Ta' or e-ou a di-iso e es)ecia izao do traba 3o a um )onto ta ;ue os traba 3adores se transformaram em -erdadeiras extens(es das m%;uinas rea izando a)enas a gumas )oucas tarefas re)etiti-asH ^Abordagem .ncom) eta da !rganizao A teoria da Administrao $ient*fica < acusada de adotar uma abordagem incom) eta da organizao tamb<m )or dois moti-osG a) Ta' or )reocu)ou`se fundamenta mente com as organiza(es industriais, deixando de ado outros ti)os de organiza(es como as comerciais e as agr*co asH 3) A teoria da Administrao $ient*fica mesmo nas indCstrias )reocu)ou,se essencia mente com a )roduo, deixando tamb<m de ado outras ati-idades im)ortantes em ;ua ;uer em)resa como os ser-ios de escritDrioH

^ 4imitao do $am)o de A) icao A teoria da Administrao $ient*fica < acusada de ter sua uti izao restrita exatamente )or ter adotado uma abordagem incom) eta, ou seAa, como Ta' or deu nfase excessi-a nos seus estudos a indCstria e a )roduo e a < muito dif*ci de ser uti izada em organiza(es comerciais, agr*co as, ser-ios de escritDrio etc.

E3ER0U0,O ,,

?. =ua o nome com) eto do fundador da Administrao moderna e da teoria da Administrao $ient*ficaa I. =ua o nome da obra ;ue originou a Administrao moderna e a teoria da Administrao $ient*ficaa =uando foi )ub icadaa K. =uais foram os trs e-entos na -ida de Ta' or ;ue inf uenciaram )rofundamente a e aborao de sua teoriaa _. +x) i;ue no ;ue se constitui o aumento da )roduti-idade do traba 3o. +xem) ifi;ue.

]. =ua a re ao entre o aumento de )roduti-idade do traba 3o, a reduo dos custos de )roduo e o aumento dos ucrosa T. 0ode ocorrer aumento de )roduti-idade do traba 3o com a diminuio da )roduoa +xem) ifi;ue. S. \. @. ?b. ??. ?I. ?K. ?_. =uais so as )rinci)ais formas de aumentar a )roduti-idadea ! ;ue significa o termo em)iricismoa ! ;ue significa o termo raciona izaoa =ua < o )rinc*)io b%sico ;ue orientou Ta' or na e aborao da sua teoriaa =ua a re ao entre a definio de organizao e o )rinc*)io b%sico de Ta' ora =ua < a uti idade do estudo dos Tem)os e Mo-imentosa +x) i;ue o estudo dos Tem)os e Mo-imentosa =uais so os seis )rinc*)ios da !#Ta

?]. ?T. ?S. ?\. ?@. Ib. I?. II.

0or ;ue Ta' or criou os 0rinc*)ios 9erais da Administraoa 6o ;ue se constituem os 0rinc*)ios 9erais da Administraoa =uais so os 0rinc*)ios 9erais da Administrao de Ta' ora $omo ficou con3ecida a teoria moti-aciona de Ta' ora +x) i;ue a teoria moti-aciona de Ta' or e diga ;ua < sua uti idadea 6o ;ue se constitui a estrutura "unciona e )or ;ue Ta' or a defendiaa =ua a )rinci)a caracter*stica da estrutura "unciona a =ua < a im)ortBncia de &enr' "ord )ara a Administraoa

IK. =ua < a )rinci)a contribuio de "ord )ara a Administrao e a )rinci)a caracter*stica dessa contribuioa I_. I]. IT. IS. $ite outras contribui(es de "ord )ara a Administrao. +x) i;ue as estrat<gias de -ertica izao e 3orizonta izao. 7efina o ;ue < um cong omerado. $ite as )rinci)ais cr*ticas formu adas contra a teoria da Administrao $ient*fica.

I\. =uais so os )rinci)ais as)ectos das organiza(es e ;ua desses as)ectos J teoria da Administrao $ient*fica )ri-i egioua

<"<"

Escola do Processo Administrati#o T Teoria 0lCssica da Administrao

A teoria $ %ssica da Administrao surgiu na "rana, em ?@?T, com a )ub icao do i-ro a Administrao .ndustria e 9era , de &enri "a'o (?\_? ?@I]). 0ortanto, sD cinco anos se)aram a )ub icao da )rinci)a obra de Ta' or dessa outra im)ortant*ssima obra )ara a Administrao. <"<"7" ,ntroduo &enri "a'o , fundador da teoria $ %ssica da Administrao, nasceu em $onstantino) a, atua cidade de .stambu , na Tur;uia, e fa eceu em 0aris. "i 3o de uma rica fam* ia francesa se formou com somente ?@ anos de idade em engen3aria de minas, iniciando sua -ida )rofissiona ogo em seguida em uma em)resa carbon*fera e meta Crgica francesa onde desen-o -eu toda sua carreira. Aos I] anos A% era gerente de minas e aos _S assumia a gerncia gera da em)resa. 7e-ido sua formao em engen3aria acredita-a, como Ta' or, ;ue a Administrao era uma cincia exata e, )Fr isso, tamb<m uti izou m<todos )rD)rios dessa %rea da cincia em seus estudos e )es;uisas sobre as organiza(es. <"<"<" 0onceitos A guns conceitos so fundamentais dominarmos )ara ;ue a )ara teoria desen-o )or "a'o EstruturaE so as )artes de um todo ;ue se inter,re acionam atingir um-ida obAeti-o. )ossa ser com)reendida corretamente. +sses conceitos soG Organizao como ,nstituio SocialG < um conAunto de )essoas ;ue se unem )ara atingirem determinados fins ou obAeti-os. E o obAeto de estudo da Administrao. Organizao KormalG < ) aneAada, )ossui existncia Aur*dica (< registrada em cartDrio) e tm regras e regu amentos escritos. Organizao ,n!ormalG surge es)ontaneamente (no < ) aneAada), no tem existncia Aur*dica (no < registrada em cartDrio) e no tm regras e regu amentos escritos (sD orais). Vrgos de -in)aG so a;ue es ;ue )ossuem autoridade, isto <, )ossuem autoridade de comando. !s Drgos de in3a so a;ue es ;ue tomam as decis(es. Vrgos de Sta!!G so )restadores de ser-ios es)ecia izados )ara os Drgos de in3a e no )ossuem autoridade de comando. ! staff )resta consu toria, acessDria )ara os Drgos de in3a se concentrar em suas ati-idades es)ecia izadas.

<"<";" Kunes 'Csicas da empresa "a'o inicia sua teoria afirmando defendia ;ue toda em)resa )ossu*a as seguintes fun(es b%sicasG ?. Kunes tcnicas, re acionadas com a )roduo de bens das em)resasH I. Kunes comerciais, re acionadas com as com)ras, -endas e )ermutas (trocas)H K. Kunes !inanceiras, re acionadas com a )rocura e o gerenciamento do ca)ita H _. Kunes de segurana, re acionadas com a )roteo e )reser-ao dos recursos 3umanos e materiais da em)resaH ]. Kunes contC'eis, re acionadas com in-ent%rios, registros, ba anos etc.H T. Kunes administrati#as, re acionadas com a integrao das outras cinco fun(es. As fun(es administrati-as coordenam e sincronizam as demais fun(es da em)resa )airando (f utuando) sem)re sobre e as.

/egundo e e, todas as cinco fun(es b%sicas da em)resa so igua mente im)ortantes e, conse;uentemente, nen3uma em)resa )ode descuidar de ;ua ;uer uma de as. 6a rea idade, essas fun(es seriam as grandes %reas ou diretorias ;ue ;ua ;uer em)resa de-eria )ossuir, sendo ;ue < Db-io ;ue se "a'o -i-esse nos dias de 3oAe )ro-a-e mente )ro)oria fun(es b%sicas da em)resa diferentes de-ido J e-o uo das organiza(es. +ntretanto, o mais im)ortante a notar < ;ue a)esar da funo administrati-a ser diferente, e a tamb<m no < mais im)ortante ;ue as demais fun(es, )or<m difere,se radica mente das mesmas )or;ue < a Cnica ;ue )ossu* o )a)e de estabe ecer obAeti-o, o ) ano gera de ao da organizao, constituir seu cor)o materia e socia , orientar os esforos co eti-os em direo aos obAeti-os, coordenar e 3armonizar os atos e esforos e, fina mente, -erificar constantemente se tudo ocorre conforme o es)erado. +m suma, as fun(es administrati-as so diferentes das demais fun(es b%sicas da em)resa )or ;ue se distribuem )ro)orciona mente )or toda estrutura 3ier%r;uica da em)resa, A% ;ue essas constituem no )rD)rio traba 3o do administrador e )or isso so as Cnicas ;ue )ossuem o )a)e de integrar as demais fun(es.

<"<"=" Kunes Administrati#as /egundo "a'o as fun(es administrati-as, con3ecidas tamb<m como e ementos da administrao e fun(es do administrador, so cinco a saberG ?. 0re-erG estabe ecer uma ideia do futuro )ara estabe ecer obAeti-os e e aborar o ) ano gera de ao da organizaoH I. !rganizarG constituir o organismo materia e socia da em)resa. $riar e mexer nos recursos 3umanos e materiaisH K. $omandarG orientar os esforos co eti-os em direo aos obAeti-os estabe ecidosH _. $oordenarG igar, unir, sincronizar e 3armonizar os atos e todos os esforos co eti-os. + fazer com ;ue o traba 3o de um no atra)a 3e o traba 3o do outroH ]. $ontro arG -erificar constantemente se tudo esta ocorrendo conforme o ) ano estabe ecido e as ordens dadas e caso a go esteAa ocorrendo de forma no es)erada tomar as a(es correti-as cab*-eis. +ssas fun(es so to im)ortantes )ara "a'o ;ue e e define a )rD)ria administrao como o ato de )re-er, organizar, comandar, coordenar e contro ar. $on3ecidas tamb<m como fun(es do administrador ou e ementos da Administrao, de)endendo da forma ;ue so uti izadas )odem formar os c3amados cic o ou )rocesso administrati-o. ! cic o administrati-o ocorre ;uando estamos criando ou reorganizando uma em)resa e, neste caso, as fun(es administrati-as necessitam ser uti izadas exatamente nesta ordemG

,-1STRAO /O 0,0-O A/+,N,STRAT,5O

?c. 0#+5+#

Ic. !#9A6.[A# Kc. $!MA67A# ]c. $!6T#!4A#

_c. $!!#7+6A#

! )rocesso administrati-o < a uti izao norma dessas fun(es no dia a dia da em)resa, ou seAa, ;uando no estamos criando e nem reorganizando a em)resa )odemos uti izar as fun(es administrati-as em ;ua ;uer ordem, como i ustra a figura abaixoG

,-1STRAO /O PRO0ESSO A/+,N,STRAT,5O

Pre#er

Organizar

0omandar

0ontrolar

0oordenar

"a'o defende a existncia de uma )ro)orciona idade na uti izao das fun(es administrati-as. /egundo e e, essas fun(es se re)artem )or todos os n*-eis da 3ierar;uia da organizao e, )ortanto, no < )ri-ati-a de sua cC)u a. +m outras )a a-ras, as fun(es do administrador so usadas )or todos, )or<m no na mesma )ro)oro. A;ue es ;ue se encontram nos n*-eis 3ier%r;uicos mais baixos, uti izao mais outras fun(es ;ue no so administrati-as (t<cnicas e 3umanas) e a;ue es ;ue se encontram nos n*-eis 3ier%r;uicos mais e e-ados uti izam mais as fun(es do administrador. A figura abaixo i ustra a )ro)orciona idade da uti izao das fun(es administrati-asG

PROPOR0,ONA-,/A/E /A 1T,-,OAO /AS K1NWES A/+,N,STRAT,5AS

K1NWES /O A/+,N,STRA/OR , 0re-er ,!rganizar


,$omandar ,$oordenar ,$ontro ar

/,REO

O1TRAS K1NWES NO A/+,N,STRAT,5AS (TE$6.$A/ + &LMA6A/)

S1PER5,SO

$om o )assar do tem)o, os -%rios seguidores de "a'o tentaram a)erfeioar sua teoria e tentaram )ro)or outras fun(es administrati-as ;ue e es considera-am ;ue retrata-a me 3or o traba 3o do administrador. Assim autores como Lr2ic1 e 9u' ic1, )ro)useram outras fun(es ou e ementos da administrao. "oi a)enas com o desen-o -imento da teoria 6eoc %ssica ;ue aos )oucos foi sendo criado um consenso de ;ue ;uatro fun(es retrata-am me 3or o traba 3o do administrador do ;ue as cinco fun(es administrati-as )ro)ostas origina mente )or "a'o . A figura abaixo i ustra com)arati-amente as fun(es origina mente )ro)ostas )or "a'o e as atuais fun(es do administradorG

Pre#er P-ANESAR Organizar ORJAN,OAR 0omandar /,R,J,R 0oordenar 0ONTRO-AR 0ontrolar

A )rinci)a ca)acidade do administrador < a administrati-a. =uanto mais e e-ado o n*-e 3ier%r;uico do administrador, mais essa ca)acidade domina. ! administrador )ara exercer ade;uadamente suas fun(es no )ode fazer confus(es ;ue so muito comuns entre os eigos, )rinci)a mente em re ao aos termos administrao e organizao. A )a a-ra administrao )ossui dois significados, en;uanto cincia e como traba 3o do administrador. +m sua definio como cincia significa o estudo as organiza(es )ara entend, as me 3or )ara )oder aAud%, as a atingirem mais faci mente seus obAeti-os. $omo o traba 3o do administrador < exercer as ;uatro fun(es administrati-as () aneAar, organizar, dirigir e contro ar) )ara garantir ;ue a organizao marc3e em direo aos seus obAeti-os. A )a a-ra organizao tamb<m )ossui dois significados. +n;uanto instituio socia (entidade criada )e a sociedade) e a < o obAeto de estudo da cincia Administrao. +m outras )a a-ras, < um conAunto de )essoas ;ue se unem )ara atingiram determinados fins ou obAeti-os, sendo ;ue neste sentido e a )ode assumir duas formasG

Organizao KormalE < ) aneAada, )ossui existncia Aur*dica (< registrada em cartDrio) e tm regras e regu amentos escritos. Organizao ,n!ormalE surge es)ontaneamente (no < ) aneAada), no tem existncia Aur*dica (no < registrada em cartDrio) e no tm regras e regu amentos escritos (sD orais).

!rganizar tamb<m significa constituir ou mexer nos recursos 3umanos e materiais )ara se atingir determinados obAeti-os, isto <, raciona izar a em)resa ade;uando os recursos dis)on*-eis aos obAeti-os -isados. 6este sentido, a organizao < uma das ;uatro fun(es ou traba 3o do administrador. 0ortanto em nen3um dos significados da )a a-ra administrao ou organizao e as so sinFnimos. A figura abaixo )rocura i ustrar os significados das )a a-ras administrao e organizao e suas diferenasG

OS S,JN,K,0A/OS /A PA-A5RA A/+,N,STRAO E ORJAN,OAO

estuda a

"orma

A7M.6./T#AVW!
HciBnciaI

!#9A6.[AVW!
Ho'*eto de estudoI

.nforma 0 aneAamento

A7M.6./T#AVW!
HKuno do AdministradorI

Organizao
7ireo $ontro e

<"<"?" Princ(pios da Administrao segundo KaQol "a'o tamb<m acredita-a ;ue a administrao era uma cincia exata e igua mente defendeu ;ue e a de-eria ter eis. $omo Ta' or, e e c3amou essas regras ;ue os administradores de-eriam seguir )ara fazer um bom traba 3o de )rinc*)ios gerais da Administrao. + e no foi criati-o na e aborao dos seus )rinc*)ios, sendo ;ue a maioria desses foi co)iada de organiza(es muito antigas e bem sucedida, como a .greAa $atD ica e as organiza(es mi itares. "a'o criou ;uatorze )rinc*)ios gerais da Administrao, entre os ;uais se )ode citar como exem) osG

. /i#iso do tra'al)oG consiste na es)ecia izao das tarefas e das )essoas )ara aumentar a eficinciaH . /isciplinaG < a obedincia, a) icao e energia no com)ortamento e res)eito aos acordos estabe ecidosH . 1nidade de comandoG cada subordinado de-e receber ordens de um Cnico su)erior imediatoH . 1nidade de direoG uma cabea e um ) ano )ara cada gru)o de ati-idades ;ue ten3a um Cnico obAeti-o.

<"<":" Estrutura -inear "a'o foi um grande entusiasta da di-iso e es)ecia izao do traba 3o como meio de aumentar a )roduti-idade dos o)er%rios e a eficincia das organiza(es. 0reocu)ou,se )rinci)a mente com a di-iso e a es)ecia izao do traba 3o ao n*-e da estrutura das em)resas. 7efensor intransigente da estrutura 4inear, cuAa )rinci)a caracter*stica < o subordinado ter sem)re um Cnico su)erior imediato. +ste ti)o de estrutura < muito -e 3a, uti izadas )or organiza(es muito antigas e bem sucedidas, como a .greAa $atD ica e as organiza(es mi itares. As )rinci)ais caracter*sticas da estrutura 4inear soG . 7i-iso e es)ecia izao do traba 3oG $onsiste na designao de tarefas es)ecificas )ara cada )ane da organizao, sendo ;ue cada -ez ;ue um traba 3o < di-idido em dois ou mais traba 3os, o resu tado < a es)ecia izao do mesmo. A estrutura inear sem)re )ossui uma di-iso e es)ecia izao do traba 3o em dois sentidosG ?. 5ertical, onde temos a di-iso e es)ecia izao do traba 3o a n*-e 3ier%r;uicoH I. Forizontal, onde temos a di-iso e es)ecia izao do traba 3o em n*-e da natureza t<cnica do traba 3o. . 0entralizao da autoridadeG em uma estrutura inear toda autoridade concentra,se no to)o da organizaoH . 1nidade de direoG cada gru)o de ati-idades a <m de )ossuir um sD c3efe, de-e ter um sD ) anoH . Autoridade e res)onsabi idadeG < o )oder oficia izado, ou seAa, autoridade < o indi-*duo ;ue tem a ca)acidade de inf uenciar outras )essoas )or;ue uma instituio fornece )oderes )ara e e ter essa ca)acidade. +m uma estrutura inear autoridade < acom)an3ada da res)onsabi idade, ou seAa, uma s<rie de obriga(es ;ue o indi-*duo < obrigado a assumir em funo do grau da sua autoridade.

A !igura a'aiDo ilustra uma estrutura -inearE

E3E+P-O /E ESTR1T1RA -,NEAR

0#+/.7+6T+

7.#+T!# ".6A6$+.#!

7.#+T!# 7+ #&

7.#+T!# 7+ 0#!7LVd!

9+#+6T+ ".6A6$+.#!

9+#+6T+ $!6TAB.4

9+#+6T+ 7+ #+$L#/!/ &LMA6!/

9+#+6T+ 7+ 0#!7LVW!

=uando uma organizao cresce a estrutura inear costuma a)resentar )rob emas re acionados com o congestionamento das in3as de comunicao com os n*-eis 3ier%r;uicos mais e e-ados e com a entido nas tomadas de decis(es. A estrutura 4in3aNstaff foi uma tentati-a de reso -er esse )rob ema atra-<s da fuso da estrutura funciona com a estrutura inear, com uma )redominBncia das caracter*sticas dessa C tima. 6a estrutura 4in3aNstaff existe os Drgos de staff ;ue )restam ser-io ou consu toria aos Drgos de in3a )ara ;ue esses se concentrem nas suas fun(es es)ecia izadas. A )rinci)a caracter*stica do Drgo de staff < ;ue e e no toma decis(es, sD d% conse 3os )ara os Drgos de in3a. 6o organograma os Drgos de staff costumam estar igado aos Drgos de in3a atra-<s de uma in3a traceAada, conforme a i ustrao abaixoG

E3E+P-O /E ESTR1T1RA -,NFAXSTAKK

0#+/.7+6T+

VRJO /E STAKK

7.#+T!# ".6A6$+.#!

7.#+T!# 7+ #&

7.#+T!# 7+ 0#!7LVd!

9+#+6T+ ".6A6$+.#!

9+#+6T+ $!6TAB.4

9+#+6T+ 7+ #+$L#/!/ &LMA6!/

9+#+6T+ 7+ 0#!7LVW!

<"<">" Teoria da organizao "a'o concebe a organizao como se essa se resumisse a)enas a sua estrutura, ou seAa, um todo com)osto de )artes inter igadas entre si e ;ue existe )ara atingir a guns obAeti-os. +sta conce)o < muito imitada e mecanicista e )or isso )ouco contribuiu )ara o desen-o -imento de uma teoria da organizao mais moderna e atua izada.

<"<"M" Apreciao cr(tica da teoria 0lCssica A teoria $ %ssica da Administrao tamb<m foi muito criticada. A maioria dessas cr*ticas era muito seme 3ante J;ue as recebidas )e a teoria da Administrao $ientifica. +ssa seme 3ana das criticas de-e,se ao fato de ambos serem engen3eiros e )ortanto de terem uti izado m<todos )rD)rios das cincias exatas em seus estudos. A i%s essas duas teorias so consideradas com) ementares )ois, a <m de uti izarem o mesmo m<todo de estudo, seus autores adotaram abordagens o)ostas, ou seAa, o ;ue Ta' or estudou demais, "a'o estudou de menos e -ice e -ersa. 0or esses moti-os ;uem gera mente usa a teoria de um acaba uti izando tamb<m a teoria do outro. ! termo Abordagem $ %ssica da Administrao gera mente < usado )ara designar ;ue essas duas teorias esto sendo uti izadas como se fossem uma.

As )rinci)ais cr*ticas formu adas contra a teoria $ %ssica soG

, Abordagem incom) eta da organizao +ssa teoria < acusada de adotar uma abordagem incom) eta )or dois moti-osG ? +studou e )reocu)ou,se a)enas com as organiza(es industriais, deixando outros ti)os de organiza(es, como as de ser-ios e agr*co as, em um segundo ) anoH I. 7eu nfase excessi-a aos as)ectos estruturais das organiza(es deixando outros de ado, como as tarefas, as )essoas, a tecno ogia e o ambiente. , $am)o de a) icao restrito /egundo os cr*ticos o cam)o de a) icao dessa teoria < restrito exatamente )or;ue sua abordagem < incom) eta e isso tamb<m ocorre )or dois moti-osG ?. + a sF )reocu)ou,se com organiza(es industriais tomando sua a) icao dif*ci em outros ti)os de organiza(es como as de ser-ios e agr*co asH I. + a deu nfase excessi-a J estrutura tornando sua a) icao dif*ci em outros as)ectos da organizao como na )roduo, nos recursos 3umanos etc.. , $am)o ex)erimenta imitado !s cr*ticos acusam "a'o de criar uma teoria sem fazer ex)erincias, )ois a Cnica em)resa ;ue )odia rea iz%, as foi na;ue a em ;ue traba 3ou toda a sua -ida e mesmo nesta no 3% ind*cios de ;ue e e as ten3a feito. , Teoria da M%;uina !s cr*ticos afirmam ;ue "a'o concebe a organizao como se esta fosse uma m%;uina, onde a estrutura em sua tota idade seria a mesma e suas )artes constituintes (de)artamentos, setores etc.) seriam as )eas ;ue a com)(e. Assim, o )rob ema da administrao seria aAustar bem essas )artes (as )eas) )ara ;ue a organizao (a m%;uina) )ossa funcionar da me 3or forma )oss*-e .

A4OR/AJE+ 0-6SS,0A /A A/+,N,STRA6O

Teoria 0lCssica
. Abordagem de cima )ara baixoH . :nfase na estrutura das organiza(esH . M<todos das cincias exatas.

Administrao 0ient(!ica
, Abordagem de baixo )ara cimaH , :nfase nas tarefasH , M<todos das cincias exatas.

ORJAN,OAO

! Cnico grande )onto de di-ergncia entre a teoria da Administrao $ient*fica de Ta' or e a teoria $ %ssica da Administrao < em re ao o ti)o de estrutura ;ue cada uma defendia ;ue as organiza(es de-eriam adotar. Ta' or defendeu intransigentemente a estrutura "unciona )or;ue essa estrutura )ossibi ita a maior es)ecia izao )oss*-e e uma -igi Bncia se-era )e os traba 3adores. "a'o acredita-a ;ue no se de-ia mexer na;ui o ;ue esta funcionando bem. /egundo e e as organiza(es mais antigas e bem sucedidas do mundo uti iza-am a estrutura 4inear e )or isso no 3a-ia moti-os )ara )ro)or outro ti)o de estrutura. Atua mente so rar*ssimas as em)resas ;ue uti izam J estrutura "unciona )or;ue e a tem a forte tendncia de )ro-ocar atritos entre os es)ecia istas. >% a estrutura 4inear continua sendo a mais uti izada )rinci)a mente )e as )e;uenas e m<dias em)resas. "ina mente as grandes em)resas gera mente uti izam a estrutura 4in3aNstaff ;ue costuma corrigir a gumas distor(es ;ue a estrutura inear a)resenta em organiza(es desse )orte.

E3ER0U0,O ,,,

b?. =uem < o fundador da Teoria $ %ssica da Administrao e onde e e nasceua bI. =ua < a origem fami iar e re igiosa de "a'o a bK. =ua era a formao acadmica de "a'o e como iniciou sua carreira )rofissiona a b_. =uais so as sei fun(es b%sicas da em)resa segundo "a'o a +x) i;ue,as. b]. =ua funo b%sica da em)resa difere,se das demaisa +x) i;ue. bT. =uais so as fun(es administrati-as de "a'o a +x) i;ue,as. bS. $omo as fun(es administrati-as tamb<m )odem ser c3amadasa b\. "aa uma com)arao entre as atuais fun(es administrati-as e as )ro)ostas )or "a'o . b@. +x) i;ue o ;ue < o cic o administrati-o e ;uando e e < usado. ?b. +x) i;ue o ;ue < o )rocesso administrati-o e ;uando e e < usado. ??. +x) i;ue a )ro)orciona idade das fun(es administrati-as. ?I. =uais so os significados da )a a-ra administraoa +x) i;ue. ?K. =uais so os significados da )a a-ra organizaoa +x) i;ue. ?_. =uais so as formas ;ue a organizao como instituio socia )ode assumira +x) i;ue. ?]. =ua a conce)o de "a'o da Administraoa ?T. 6o ;ue se constituem os )rinc*)ios gerais da Administrao de "a'o a ?S. $ite cinco exem) os dos )rinc*)ios gerais da Administrao de "a'o . ?\. =ua < o ti)o de estrutura ;ue "a'o defendia e ;ua sua )rinci)a caracter*sticaa ?@. +x) i;ue como ocorre a di-iso do traba 3o em uma estrutura inear. Ib. $ite a gumas caracter*sticas da estrutura 4inear. I?. 0or ;ue "a'o defendeu a estrutura 4ineara

II. ! ;ue < uma estrutura 4in3aNstaff e onde e a costuma se uti izadaa +x) i;ue. IK. =ua < a teoria da organizao de "a'o a I_. 7efina o ;ue < estrutura e um Drgo de staff. I]. +x) i;ue deta 3adamente as )rinci)ais cr*ticas formu adas contra a Teoria $ %ssica. IT. +x) i;ue deta 3adamente a re ao entre as teorias criadas )or Ta' or e "a'o . IS. =ua o Cnico grande )onto de di-ergncia entre as teorias criadas )or Ta' or e "a'o a

You might also like