You are on page 1of 3

Bruno Campelo Dan Ferreira Machado David Modesto Gabriel Lucas Paulo da Costa

A CINCIA E A SUA FORA PRODUTIVA NA SOCIEDADE CAPITALISTA


O desenvolvimento da cincia sempre teve relao direta com as mudanas vistas na sociedade. Isso perceptvel ao observarmos, por exemplo, as alteraes do estilo de vida e hbitos da sociedade ocidental ao longo dos sculos, advindas, entre muitos dos fatores, do aprimoramento tecnolgico, fruto, por sua vez, da investigao e do desenvolvimento cientficos. A cincia surgiu desde o princpio do desenvolvimento do pensamento humano e veio ganhando evolutivo desenvolvimento desde o seu incio at os dias atuais. O que justifica a sua direta relao com o processo evolutivo das sociedades. Mas a partir do sculo XV, com a Revoluo Cientfica, que ela ganha a fisionomia especfica e metdica que hoje conhecemos. O surgimento da Cincia Moderna inaugura uma nova abordagem da percepo do homem acerca da natureza e do mundo. E justamente a evoluo da Cincia Moderna que caracterizar a sociedade capitalista, que encontrar nela as ferramentas necessrias para o estabelecimento e evoluo do seu sistema. O princpio fundador das sociedades capitalistas sempre esteve atrelado ao comrcio e ao lucro. E essa caracterstica foi a que levou s acirradas concorrncias entre produtores e comerciantes, que buscavam cada vez mais obter conhecimentos especficos e aprimorar suas tcnicas. Essa necessidade de aprimoramento buscou nas cincias uma fonte de conhecimento racional e especfico que trouxe uma efetiva contribuio no desenvolvimento das tcnicas e dos lucros.

A relao da cincia com o sistema capitalista pode ser mais bem percebida e analisada a partir do desenvolvimento advindo da Revoluo Industrial. O nascimento da segunda fase do capitalismo, o chamado capitalismo industrial, trouxe uma mudana significativa no que se refere aos sistemas de produo. Os trabalhos manuais dos artesos foram substitudos pela maquinaria da indstria. E a partir da Segunda Revoluo Industrial que a cincia mostra-se eficiente no desenvolvimento do ensino tcnico e da indstria. A criao da energia eltrica e a utilizao de combustveis como fonte de energia so exemplos de aplicao do conhecimento cientfico a servio do desenvolvimento tecnolgico e industrial. A partir do sculo XVIII, todo o sistema de produo industrial era cientificamente observado, analisado e aprimorado. Era para a melhoria da tecnologia e um consequente aumento da produtividade que o conhecimento cientfico estava a servio. O progresso promovido pela aplicao da cincia aos problemas da indstria, gerando maior desenvolvimento tecnolgico e melhor desempenho de produo, serviu de estmulo ao governo para o investimento pblico da cincia, financiando as primeiras escolas especificamente cientficas no mundo. O conhecimento tcnico-cientfico seria responsvel pelo grande

desenvolvimento industrial e econmico do Ocidente. A cincia era um instrumento a servio do homem, capaz de lhe proporcionar maiores facilidades, riquezas e a satisfao das necessidades da sociedade. A partir dos sculos XIX e XX a cincia passou a se desenvolver cada vez mais para servir ao sistema capitalista. A criao de escolas tcnicas ajudou a estimular e a difundir o conhecimento cientfico, gerando boas condies para novos e amplos avanos nos pases que se desenvolveram na rea. Os governos passaram, ento, a financiar diretamente o

desenvolvimento do conhecimento cientfico, atravs de bolsas de estudo e da criao de instituies de pesquisas, ampliando a participao voluntria. Cabendo ao cientista o grande papel investigativo das pesquisas, j em anos finais do sculo XIX.

sculo

XXI

marcado

pelo

progressivo

instantneo

desenvolvimento tecnolgico, principalmente aps a globalizao e o avano da tecnologia de informao e de comunicao, implicando em mudanas nos mais diversos aspectos da sociedade. O investimento pblico nas reas cientficas atualmente um dos mais importantes focos mundiais, pois garante diretamente um maior desenvolvimento econmico aos pases, alimentando, efetivamente, as polticas do sistema capitalista de um modo geral.

You might also like