You are on page 1of 16

17 JD Soares, NMG Murta, MA Beinner, MFS Figueiredo, LP Souza e Souza, RB Messias

Adequao da ingesto de micronutrientes em crianas anmicas em Municpio do Alto Vale do Jequitinhonha


Adequacy of intake of micronutrients in anemic children in the municipality of Alto Vale do Jequitinhonha Jonatas Dutra Soares1 Nadja Maria Gomes Murta1 Mark Anthony Beinner1 Maria Fernanda Santos Figueiredo2 Lus Paulo Souza e Souza2 Romerson Brito Messias3
2

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros - MG 3 Faculdades Unidas do Norte de Minas, Montes Claros - MG
Autor para correspondncia: Maria Fernanda Santos Figueiredo Rua Jos Catulino, 127, Major Prates Montes Claros, MG, Brasil CEP: 39403-209 E-mail: nanda_sanfig@yahoo.com.br

Resumo: O estudo objetivou avaliar a adequao do consumo de Ferro, Retinol, Zinco, Clcio e cido Ascrbico em crianas anmicas menores de trs anos em distritos do municpio de Diamantina MG. Trata-se de avaliao diettica a partir de informaes do Registro Alimentar de trs dias de 72 crianas com anemia ferropriva, selecionadas em unidades da Estratgia Sade da Famlia de oito distritos de Diamantina. As crianas foram agrupadas em duas faixas de idade (faixa 1: 07 a 11 meses; faixa 2: 12 a 33 meses), estando ou no em aleitamento materno. Observou-se inadequao do consumo para todos os nutrientes, independente da faixa etria. Ao relacionar a inadequao ao fato da criana estar em aleitamento ou no, observou-se associao significativa apenas para o Clcio (p=0,02). Os achados deste trabalho apontam para o consumo inadequado dos nutrientes, indicam falhas na prtica da alimentao complementar, reforando a necessidade de aes educativas. Descritores: Micronutrientes; Deficincias Nutricionais; Crianas.

JD Soares, NMG Murta, MA Beinner, MFS Figueiredo, LP Souza e Souza, RB Messias

Abstract: The study sought to evaluate the appropriateness of the use of iron, Zinc, calcium and Retinol, ascorbic acid in anemic children under the age of three in districts of the town of Diamantina-MG. This is dietary assessment from Food registry information for three days of 72 children with anemia, selected in the units of the family health Strategy in eight districts of Diamantina. The children were grouped into two age tracks (track 1: 07 to 11 months; 2: 12 the band 33 months), whether or not breastfeeding. It was noted the inadequacy of consumption for all nutrients, regardless of age. To relate the inadequacy to the fact of the child be in breastfeeding or not, a significant association was observed only for the calcium (p0 .02). The findings of this work pointed out the inadequate intakes of nutrients, indicate failures in practice of complementary feeding, reinforcing the need for educational actions. Descriptors: Micronutrients; Nutritional Deficiencies; Children.

Introduo

A estimativa do consumo alimentar o instrumento capaz de fornecer informaes a respeito do perfil de ingesto calrica e de nutrientes de uma determinada populao. O Estudo Nacional de Despesas Familiares (ENDEF) realizado entre os anos de 1974 e 1975, um dos levantamentos mais abrangentes realizados at hoje em nosso pas, revelou dficits na ingesto de protena e calorias em grande parte da populao do nordeste e em algumas regies do sudeste(1). A ingesto inadequada de minerais como ferro, clcio e zinco, e de algumas vitaminas como a vitamina A, riboflavina, niacina e vitamina B6 so comuns em pases em desenvolvimento ou emergentes. Como conseqncia dessa baixa ingesto, o organismo desenvolve manifestaes que envolvem leses teciduais, alteraes no metabolismo energtico, alm de danos sistmicos que caracterizam as patologias carenciais(2). Entre essas carncias nutricionais, a hipovitaminose A e a anemia ferropriva so os principais alvos de estudo em vrias regies do Brasil, a fim de serem propostas polticas de sade pblica que contemplem medidas preventivas. Porm, esses inquritos so conduzidos, majoritariamente, em capitais e regies metropolitanas tornando o padro alimentar das regies interioranas desconhecido(3). O Vale do Jequitinhonha, regio situada na regio nordeste de Minas Gerais, conhecida no somente no estado, mas no Brasil e no exterior pelas precrias condies de vida da sua populao, demonstrada por indicadores socioeconmicos, tais como: baixos nveis de escolaridade, desigualdade na distribuio de renda, falta de saneamento bsico, elevada mortalidade infantil, dentre outras(4).

Rev Norte Min Enferm. 2012;1(1):17-32

18

JD Soares, NMG Murta, MA Beinner, MFS Figueiredo, LP Souza e Souza, RB Messias

Com o objetivo de confirmar a prevalncia das doenas relacionadas alimentao insuficiente, alguns pesquisadores desenvolveram trabalhos de diagnstico de deficincias nutricionais, em diferentes municpios do Vale do Jequitinhonha (5-7). No inicio da dcada de 1980, um estudo j chamava a ateno para a alta prevalncia de anemia ferropriva e hipovitaminose A entre crianas de trs municpios da regio(5). Deve-se ressaltar que o principal objetivo desses estudos foi fornecer informaes que subsidiassem a elaborao de polticas pblicas que direcionassem aes de combate s carncias nutricionais. A avaliao do consumo alimentar pode auxiliar na preveno e controle de doenas que esto relacionadas a concentraes anormais de nutrientes no organismo (8-9). E para tal, os instrumentos prospectivos so mais confiveis e precisos para estimar a ingesto, pois reduzem as variaes que ocorrem na alimentao do indivduo, relacionadas s modificaes de um dia para o outro na dieta, e so menos afetados por esquecimento do que os mtodos retrospectivos (9). Porm, durante o processo de avaliao diettica, o indivduo pode se conscientizar de possveis inadequaes em sua alimentao e alterar seu hbito alimentar conduzindo a erros na anlise que tambm podem estar relacionados com a subnotificao do consumo, seja por subrelato (omisso de informaes) ou por subconsumo (reduo da ingesto decorrente avaliao)(3,9-10). O Registro Alimentar (RA) um dos instrumentos utilizados na avaliao prospectiva do consumo e tem como vantagem a representatividade da variao diria do consumo, uma vez que envolve mais de um dia(9). A anlise qualitativa da dieta envolve a adequao da ingesto de energia e nutrientes, de maneira que sejam atendidas as necessidades do indivduo, levando-se em considerao o sexo, a idade, estado fisiolgico, dentre outros. Existem referncias quanto a ingesto de micro e macronutrientes que contemplam as diferentes faixas etrias e esto divididas tambm por sexo. Essas referncias foram desenvolvidas com base em estudos realizados pelo Institute of Medicine e a agncia Health Canad, envolvendo as populaes americana e canadense, e foram publicadas entre os anos de 1997 e 2001, sendo conhecidas como as Dietary Reference Intakes (DRI). Esta srie de publicaes veio como um substituto s referncias apresentadas na Recommended Dietary Allowances (RDA) de 1989. As novas recomendaes trouxeram novos conceitos e aplicaes, entre eles a Estimated Average Requirement (EAR) e a Adequate Intake (AI), que so valores utilizados para a avaliao da ingesto de nutrientes e energia em populaes(11-12).

Rev Norte Min Enferm. 2012;1(1):17-32

19

JD Soares, NMG Murta, MA Beinner, MFS Figueiredo, LP Souza e Souza, RB Messias

Nveis inadequados de retinol plasmtico esto relacionados a manifestaes clnicas envolvendo principalmente o epitlio ocular, que caracterizam a cegueira noturna, xerolftalmia e ceratomalcea. Alm disso, essa carncia nutricional pode comprometer a funo imunolgica, aumentando o risco de infeces, diarria, mortalidade e acarretando dficit de crescimento, porm esta hipovitaminose tem se apresentado, prevalentemente, em sua forma subclnica e o grupo mais susceptvel a essa carncia nutricional compreende crianas at 12 anos(7,9). As reservas hepticas de retinol so baixas durante os primeiros meses de vida, em crianas nascidas a termo. Com relao s crianas nascidas pr-termo, estas no tm as reservas hepticas de retinol, isso caracteriza um risco particular de hipovitaminose A nesse grupo(13). No Brasil, os primeiros programas de suplementao de vitamina A datam da dcada de 70 abrangendo a regio nordeste e o Vale do Jequitinhonha, posteriormente se estendendo para outras regies do pas. A principio, esses suplementos eram recebidos como donativo por instituies internacionais, e depois de alguns anos, laboratrios brasileiros passaram a produzi-los(14). Regulamentado pela portaria n 729 de 13 de maio de 2005 o programa Vitamina A Mais do Ministrio da Sade a estratgia vigente, que envolve a suplementao com megadoses de vitamina A em crianas de 6 a 59 meses e tambm em purperas, nestas ltimas visando incorporao da vitamina no leite materno, de maneira que o aleitamento garanta as necessidades do beb. O programa tambm contempla atividades de informao, educao e comunicao com a comunidade(15). A anemia ferropriva afeta 40% da populao mundial e est em 2 lugar na lista de problemas nutricionais9. Dada a extenso do problema, as pesquisas j no envolvem apenas a prevalncia, mas tambm fatores que podem influenciar, como alimentao complementar em crianas menores de dois anos e a biodisponibilidade do ferro da dieta de determinada populao(16-17). Seguindo o mesmo principio do programa Vitamina A Mais, foi criado atravs da portaria n 730, de 13 de maio de 2005, o Programa Nacional de Suplementao de Ferro que consiste na suplementao com ferro medicamentoso em crianas de 6 a 18 meses de idade, gestantes a partir da 20 semana e mulheres at o 3 ms ps-parto(18). Outro mineral que se deve ter ateno o zinco que, em lactentes e crianas tem suas necessidades aumentadas, sendo outro nutriente com uma maior susceptibilidade a carncia nutricional9. Esse mineral tem sido alvo de estudos em crianas e adultos a fim de detectarem os melhores parmetros da depleo das reservas corporais(19-20).

Rev Norte Min Enferm. 2012;1(1):17-32

20

JD Soares, NMG Murta, MA Beinner, MFS Figueiredo, LP Souza e Souza, RB Messias

O cido ascrbico, ou vitamina C, compe o quadro das vitaminas hidrossolveis e se configura como uma das mais abundantes na natureza. Uma das funes mais enfatizadas do cido ascrbico sua capacidade de aumentar a absoro e utilizao do ferro, pela reduo da sua forma frrica para a ferrosa(21). Como um dos principais componentes da estrutura ssea, o clcio constitui um dos minerais que recebe ateno especial pela sua relao direta sobre o desenvolvimento e crescimento da criana. Outra importante funo desse macroelemento o transporte da vitamina B12 pelo trato gastrintestinal(20). Tendo em vista as condies socioeconmicas da populao residente no Vale do Jequitinhonha e a presena de anemias carenciais decorrentes da alimentao insuficiente, este estudo teve como objetivo avaliar o consumo de ferro, retinol, zinco, clcio e cido ascrbico em crianas anmicas menores de trs anos em oito distritos do municpio de Diamantina Minas Gerais.

Materiais e mtodos

Este estudo foi conduzido no Municpio de Diamantina, localizado no Alto Vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais, constitudo da sede e 12 distritos. A amostra inicial foi composta por 104 crianas que apresentavam diagnstico confirmado de anemia ferropriva, selecionadas em unidades da Estratgia Sade da Famlia (ESF) e do Programa Agente Comunitrio da Sade (PACs) dos distritos de Inha, Mendanha, Maria Nunes, Senador Mouro, Planalto de Minas, Desembargador Otoni, Sopa e So Joo da Chapada. As crianas no faziam uso de qualquer tipo de suplemento vitamnico at o momento da entrevista. Dos 104 responsveis que compareceram primeira reunio, 83 retornaram no segundo encontro, marcado para a devoluo dos formulrios do inqurito diettico. Na anlise dos dados, 11 crianas foram excludas da amostra por apresentarem informaes insuficientes ou inconsistentes, resultando numa amostra final de 72 crianas. As crianas foram separadas em duas faixas de idade, referente discriminao das DRIs, sendo a faixa um (1) correspondente a crianas de sete a 11 meses e a faixa dois (2) crianas de 12 a 33 meses. A avaliao diettica das crianas foi realizada a partir de informaes repassadas pelas mes ou responsveis, atravs do RA de trs dias no consecutivos, sendo a coleta feita nos meses de outubro e novembro do ano de 2005.
Rev Norte Min Enferm. 2012;1(1):17-32 21

JD Soares, NMG Murta, MA Beinner, MFS Figueiredo, LP Souza e Souza, RB Messias

Foram entregues s mes ou responsveis trs formulrios para o RA, correspondendo a dois dias tpicos e um atpico. As orientaes sobre o preenchimento dos campos foram dadas, individualmente, por uma nutricionista, uma enfermeira e um aluno do curso de Nutrio da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), individualmente, sobre o preenchimento dos campos: nome do alimento, variedade, modo de preparo e a medida caseira. Os formulrios de RA foram recolhidos pelos citados entrevistadores, em cada local, aps oito dias da data de entrega. No instante do recolhimento dos formulrios, eram realizadas novas entrevistas com as mes ou responsveis visando conferncia das informaes relatadas. Os dados obtidos foram tabulados e analisados nos softwares Epi Info 6.04b e Diet Pro 4.0. A composio qumica dos alimentos relatados no RA foi obtida pelo banco de dados do programa Diet Pro 4.0. A composio de preparaes no identificadas pelo Diet Pro 4.0 foi estimada a partir do cadastramento das receitas, no banco de dados do programa, as quais foram obtidas mediante consulta aos moradores da prpria comunidade estudada ou estavam descritas no verso de alguns dos formulrios. Para as anlises estatsticas, utilizou-se de anlises descritivas (mdia, desvio-padro e percentual) e teste de associao entre as variveis (Qui-quadrado). A Comisso de tica em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) aprovou (parecer 034/05) e acompanhou a execuo desse projeto de pesquisa que envolveu populao humana. Participaram do estudo crianas cujos pais ou responsveis formalizaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, conforme Resoluo 196/96, do Conselho Nacional de Sade.

Resultados

A ingesto dos nutrientes analisada neste estudo est apresentada em valores de percentis 25, 50 e 75, sendo a mediana (p50) o valor considerado como a referncia de ingesto desta populao (Tabela 1). Assim como os valores percentuais, esses dados foram agrupados em duas variveis, de acordo com a faixa etria, seguindo o critrio da DRI de 2001, sendo a faixa 1 composta por crianas com idade entre 07 e 11 meses, e a faixa dois por crianas com idade entre 12 e 33 meses.

Rev Norte Min Enferm. 2012;1(1):17-32

22

JD Soares, NMG Murta, MA Beinner, MFS Figueiredo, LP Souza e Souza, RB Messias

Tabela 1 Percentis 25, 50 e 75 da ingesto de cido Ascrbico, Retinol, Clcio, Ferro e Zinco, de crianas residentes em oito distritos de Diamantina MG, 2005. Varivel Crianas entre 7 a 11 meses Crianas de 12 a 33 meses (n=58) (n=14) Percentil c. Ascrbico (mg) Retinol (eq) Clcio (mg) Ferro (mg) Zinco (mg) 25 38,60 191,10 448,60 3,50 0,80 50 59,75 440,00 601,00 4,30 2,05 75 73,60 531,70 687,40 6,20 4,70 25 30,30 145,90 433,30 5,00 1,80 50 57,75 261,35 637,00 6,95 3,65 75 87,30 533,90 919,70 8,40 7,20

Fonte: Coleta de dados, 2005. A mediana de ingesto de cido ascrbico apresentou-se maior entre as crianas com idade de 07 a 11 meses (59,75 mg) em relao ao outro grupo (57,75mg). Nota-se ainda que para o Retinol, o consumo foi de 440,00 Eq para as de 07 a 11 meses, 261,35 Eq para as crianas de 12 a 33 meses; j para o Clcio, o consumo foi, respectivamente, de 601,00 mg e 637,00 mg. A mediana de ingesto do Ferro foi maior entre as crianas com idade entre 12 e 33 meses (6,95mg). O mesmo foi observado na ingesto de Zinco, sendo a mediana de consumo entre as crianas de 12 a 33 meses maior (3,65 mg) comparada s de 07 a 11 meses (2,05 mg). A estimativa de ingesto do leite materno pelas crianas estudadas foi calculada atravs da estimativa de ingesto de calorias provenientes do leite humano por idade segundo a Organizao Mundial de Sade (OMS/WHO) 22. A adequao do consumo dos nutrientes analisados comparadas aos valores de EAR e AI, de acordo as DRIs de 2001, est expressa na Tabela 2. A inadequao de ingesto de Ferro foi de 85,7% (n=12) para a faixa etria que envolve crianas de 07 a 11 meses. Ainda para o mesmo micronutriente, entre as crianas de 12 a 33 meses o percentual de inadequao foi de 1,7% (n=01). Analisando o consumo de Retinol, 64,3% (n=09) das crianas entre 07 e 11 meses apresentaram inadequao. J para as crianas de 12 a 33 meses, a inadequao observada foi em 37,9% (n=22) das crianas.

Rev Norte Min Enferm. 2012;1(1):17-32

23

JD Soares, NMG Murta, MA Beinner, MFS Figueiredo, LP Souza e Souza, RB Messias

Tabela 2 Distribuio da adequao da ingesto de cido Ascrbico, Retinol, Clcio, Ferro e Zinco, por faixa etria, segundo DRIs de 2001, em crianas menores de trs anos em oito distritos de Diamantina MG, 2005. Faixa etria Consumo Micronutriente c. Ascrbico Retinol Clcio Ferro Zinco 07 a 11 meses (n=14) Adequado N 09 05 13 02 06 % 64,3* 35,7* 92,8* 14,2 42,8 Inadequado N 05 09 01 12 08 % 35,7* 64,3* 7,1* 85,7 57,1 12 a 33 meses (n=58) Adequado N 54 36 39 57 41 % 93,1 62,1 67,2* 98,3 70,7 Inadequado n 04 22 19 01 17 % 6,9 37,9 32,8* 1,7 29,3

*Valores referentes a Adequate Intakes (AI).

Fonte: Coleta de dados, 2005.

Para o Clcio os valores de inadequao encontrados foram de 7,1% (n=01), entre crianas de 07 a 11 meses, e 32,8% (n=19) para as de 12 a 33 meses. Os percentuais de inadequao do consumo de Zinco foram de 57,1% (n=08), em crianas com idade entre 07 e 11 meses. Para as da outra faixa etria, o valor encontrado foi de 29,3% (n=17). O cido Ascrbico apresentou 35,7% (n=05) de inadequao do consumo entre crianas de 07 a 11 meses, e entre as de 12 a 33 meses esse percentual foi de 6,9% (n=04). Com o objetivo de analisar a contribuio do leite materno no aporte dos nutrientes analisados, a amostra foi separada entre as crianas que estavam sob aleitamento materno e as que no estavam amamentando. Os Grficos 1 (crianas de 07 a 11 meses/faixa 1) e Grfico 2 (crianas de 12 a 33 meses/faixa 2) contm os dados referentes ao percentual de inadequao do consumo das crianas desmamadas e as que estavam em aleitamento materno, agrupadas por faixa etria, tendo como base as DRIs de 2001.

Rev Norte Min Enferm. 2012;1(1):17-32

24

JD Soares, NMG Murta, MA Beinner, MFS Figueiredo, LP Souza e Souza, RB Messias

Grfico 1 Percentual da adequao da ingesto de cido Ascrbico, Retinol, Clcio, Ferro e Zinco, segundo DRIs de 2001, em crianas com idade entre 07 a 11 meses em oito distritos de Diamantina MG, 2005. Valor de p para Ferro 0,58; Retinol p=0,68; Clcio p=0,88; Zinco p=0,31; cido Ascrbico p=0,77.
120 100 80 60 40 20 0 Fe Vit.A Ca Zn Desmamados Vit.C

Em aleitamento

Fonte: Coleta de dados, 2005. Entre as crianas de 07 a 11 meses, o consumo de Ferro apresentou-se adequado para 12,5% (n=01) das crianas desmamadas e para 16,7% (n=01) das que estavam em aleitamento materno. Para o Retinol os percentuais de adequao foram de 25,0% (n=02) para as crianas desmamadas e 50,0% (n=03) para as que estavam em aleitamento. A adequao da ingesto de Clcio foi identificada em todas as crianas desmamadas, j entre as que estavam em aleitamento observou-se uma adequao em 83,3% (n=06). O consumo de Zinco mostrou-se adequado em 25% (n=02) das crianas desmamadas e em 66,7% (n=04) das crianas que estavam em aleitamento. Entre as crianas desmamadas, 87,5% (n=07) apresentaram ingesto adequada de cido Ascrbico e entre as crianas que estavam em aleitamento materno 66,7% (n=04) apresentaram adequao no consumo deste nutriente (Grfico 1).

Rev Norte Min Enferm. 2012;1(1):17-32

25

JD Soares, NMG Murta, MA Beinner, MFS Figueiredo, LP Souza e Souza, RB Messias

Grfico 2 Percentual da adequao da ingesto de cido Ascrbico, Retinol, Clcio, Ferro e Zinco, segundo DRIs de 2001, em crianas com idade entre 12 a 33 meses em oito distritos de Diamantina MG, 2005. Valor de p para Ferro 0,57; Retinol p=0,46; Clcio p=0,02; Zinco p=0,94; cido Ascrbico p=0,58.

Fonte: Coleta de dados, 2005. Com relao s crianas com idade entre 12 a 33 meses, 93,3% (n=14) das crianas que estavam em aleitamento apresentaram consumo adequado de Ferro sendo que entre as crianas desmamadas o consumo foi adequado em 100% desse grupo. Em relao ao Retinol, o consumo mostrou-se adequado em 73,3% (n=11) das crianas em aleitamento e em 58,1% (n=25) das crianas desmamadas. O consumo de Clcio mostrou-se adequado para 40,0% (n=06) das crianas em aleitamento e para 76,7% (n=33) das crianas desmamadas. Para o Zinco, o percentual de adequao foi de 66,7% (n=10) e 72,1% (n=31) para as crianas que estavam em aleitamento e as desmamadas, respectivamente. A adequao da ingesto de cido Ascrbico foi de 93,3% (n=14) para as crianas em aleitamento e de 93,1% (n=40) para as crianas desmamadas (Grfico 2). Observa-se pelo Grfico 2 que, ao relacionar a adequao de consumo e o fato da criana estar em aleitamento ou desmamada, apenas para o Clcio houve associao significativa (p=0,02).

Discusso

Sendo as polticas governamentais de alimentao e nutrio direcionadas a partir de informaes obtidas atravs da anlise de variveis, como a ingesto de nutrientes, a estratgia de ao pode no ser eficaz ou mesmo no atender demanda da populao alvo, se o instrumento escolhido para a avaliao no for aplicado corretamente. Uma limitao para a aplicao das DRIs o fato de que so padres estabelecidos a partir de estudos realizados em populaes com caractersticas biolgicas, ambientais, sociais e econmicas diferentes da populao brasileira,
Rev Norte Min Enferm. 2012;1(1):17-32 26

JD Soares, NMG Murta, MA Beinner, MFS Figueiredo, LP Souza e Souza, RB Messias

portanto submetendo os resultados da avaliao a uma sub ou superestimao da adequao(1112)

. O RA de trs dias, utilizado como instrumento de avaliao diettica neste trabalho, foi

escolhido visando uma estimativa de consumo com uma maior riqueza de detalhes e a possvel representatividade de trs coletas, sendo de dois dias tpicos e um atpico (9). As limitaes deste mtodo, j citadas anteriormente, so bem conhecidas e, dentre elas, a subnotificao pode ter sido praticada, levando-se em considerao as caractersticas socioeconmicas da populao estudada. Outro elemento que pode ter contribudo para a subnotificao foi o fato de que algumas crianas no estavam sob os cuidados dos pais em algum dos dias do inqurito, e o cuidador, responsvel por aquele dia, no ter sido bem informado sobre a forma de preenchimento dos formulrios do registro alimentar. A confiabilidade dos resultados da avaliao diettica vai alm do sucesso na escolha e aplicao do instrumento utilizado(9). Como as tabelas de composio qumica de alimentos, so os elementos responsveis por refinar os dados, fornecendo as variveis quantitativas, a anlise est sujeita s limitaes dessas publicaes, como por exemplo, os diferentes protocolos de anlise e a origem dos alimentos analisados. Neste estudo, a avaliao da ingesto de leite materno foi estabelecida atravs da estimativa de ingesto de calorias provenientes do leite materno, por idade, segundo OMS(22), no foi possvel aplicar ao mtodo da pesagem direta, pois requer tempo, material e pessoal suficiente. Portanto, a nossa metodologia no fornece uma estimativa precisa da ingesto de leite materno, possibilitando um vis na anlise dos dados. A grande variao existente entre os valores mnimo e mximo da ingesto de alguns elementos, como o retinol (Tabela 1), pode ter gerado uma sub ou superestimao dos valores de mdia, caracterizando uma limitao do uso desse valor. Essa grande variao, provavelmente, foi provocada em decorrncia do consumo de alimentos ricos em determinado nutriente, como, no caso do retinol, o consumo de fgado bovino, e em relao ao cido ascrbico, o consumo de acerola. Sabe-se que o leite materno no garante as necessidades nutricionais da criana a partir do sexto ms de vida, sendo necessrio iniciar a alimentao complementar(23). A prtica da alimentao complementar pode definir o hbito alimentar da criana, uma vez que estimula o desenvolvimento dos sentidos relacionados alimentao, como olfato e paladar, e quando no feita de maneira correta pode trazer conseqncias deletrias sade e desenvolvimento da criana. Estudos tm mostrado que a alimentao complementar tem sido realizada de forma
Rev Norte Min Enferm. 2012;1(1):17-32 27

JD Soares, NMG Murta, MA Beinner, MFS Figueiredo, LP Souza e Souza, RB Messias

inadequada e precocemente, reduzindo o tempo de aleitamento, o que pode no estar atendendo s exigncias nutricionais, desencadeando as sndromes carenciais verificadas em estudos populacionais(8,17,24). No que diz respeito ao Ferro, os resultados do presente estudo confirmam essa afirmao uma vez que 85,7% das crianas de 07 a 11 meses, faixa de idade na qual se recomenda a introduo da alimentao complementar, apresentaram inadequao do consumo do mineral. Realidade contrria observada na faixa etria de 12 a 33 meses, na qual houve elevada adequao do consumo de ferro (98,3%). Em um estudo envolvendo crianas menores de cinco anos na cidade de So Paulo, resultados semelhantes foram encontrados, onde foi constatado um aporte inadequado de ferro principalmente nos primeiros dois anos de vida, tendo como referncia os valores de RDA, e tambm observou inadequao absoluta no primeiro ano de vida, relacionando este fato alimentao complementar deficiente(17). Os resultados encontrados em estudos realizados no Vale do Jequitinhonha(5-6), em diferentes pocas, que tiveram como objetivo diagnosticar anemia ferropriva em pr-escolares da rea urbana e rural, confirmaram a existncia de uma alta prevalncia, relacionando este fato alimentao deficiente. Isto remete aos resultados encontrados no presente estudo, e refora a caracterizao deste contexto como um grave problema de sade pblica que evolui ao longo do tempo (25). Alguns estudos analisando parmetros que refletem as reservas corporais de zinco tm sido realizados envolvendo tanto crianas quanto adultos(19-20). Em um destes estudos, foi avaliada a ingesto de zinco em mulheres adultas, utilizando o mesmo instrumento deste estudo (RA de trs dias), e foi observado que a concentrao eritrocitria do mineral no refletiu sua ingesto. Este fato foi relacionado limitao do parmetro bioqumico, variao intra e interpessoal e ao vis do instrumento utilizado no inqurito diettico. No presente trabalho, os resultados mostram que mais de 50% das crianas com idade entre 07 e 11 meses apresentaram inadequao na ingesto de zinco, segundo valores de DRI. Na literatura consultada, no foram encontrados resultados referentes ingesto de zinco em crianas menores de cinco anos de idade. Tendo em vista a demanda aumentada deste mineral nos primeiros anos de vida, mais estudos envolvendo lactentes e crianas em idade pr-escolar devem ser realizados a fim de detectar uma possvel prevalncia de ingesto inadequada de zinco. A ingesto de retinol revela-se inadequada consideravelmente entre as crianas da faixa 1, na amostra total. Esse consumo de retinol, bem abaixo das recomendaes, tem sido relatado em estudos envolvendo crianas menores de cinco anos, apontando um decrscimo no consumo com
Rev Norte Min Enferm. 2012;1(1):17-32 28

JD Soares, NMG Murta, MA Beinner, MFS Figueiredo, LP Souza e Souza, RB Messias

o avanar da idade(7,19,26-27). Comparando a inadequao entre as crianas desmamadas e as que estavam em aleitamento, o questionamento remete ao mesmo elemento da ingesto insuficiente de ferro, que a falha na alimentao complementar, sendo um dos principais fatores de risco para essas anemias carenciais e um assunto em voga em pediatria(2,8,24). Em estudo realizado com pr-escolares, numa creche do Recife, resultados diferentes foram encontrados, mostrando um consumo adequado de Retinol em quase 80% da amostra. Os resultados deste e de outros trabalhos(5,7,13,14,27) indicam que este grave problema de sade pblica deve ser mais bem discutido para que as aes de controle ultrapassem os programas de suplementao, enfatizando tambm os trabalhos de educao nutricional de maneira que esteja ao alcance toda a populao residente em reas endmicas. O nutriente que apresentou maior percentual de adequao foi o cido Ascrbico, fato que pode ser explicado pela abundncia deste nutriente na natureza. A investigao do consumo deste elemento torna-se relevante devido a funo que ele desempenha ao potencializar a absoro do Ferro, contribuindo na manuteno das concentraes adequadas no organismo (9,21). Para as duas faixas de idade, o consumo de Clcio apresentou maior inadequao entre as que estavam em aleitamento materno, quando comparadas quelas crianas que j no amamentavam, sendo que, na faixa 2, os resultados demonstraram significncia estatstica, considerando o valor de p (0,02), relacionando o desmame a uma maior ingesto de Clcio. A associao entre desmame e maior consumo de Clcio, encontrada no presente estudo, pode ser comparado ao estudo realizado com pr-escolares, com idade a partir de 07 meses, em trs creches em Braslia, no qual foi constatado o predomnio da alimentao lctea, exceto o leite materno, entre as crianas avaliadas(28). Quando comparado ao leite materno, o leite de vaca possui uma maior concentrao de Clcio, no entanto, assim como o caso do Ferro (29), a sua biodisponibilidade pode ser maior no leite humano. Portanto, uma maior ingesto desse nutriente atravs do leite de vaca pode no significar, necessariamente, que o efeito fisiolgico desejado ser alcanado, nesse grupo de crianas. O aporte inadequado de clcio para as crianas com idade entre 07 e 11 meses, pode ser justificado novamente pela introduo errnea da alimentao complementar, como conseqncia do baixo nvel socioeconmico ou mesmo pela falta de informao por parte dos pais.

Rev Norte Min Enferm. 2012;1(1):17-32

29

JD Soares, NMG Murta, MA Beinner, MFS Figueiredo, LP Souza e Souza, RB Messias

Concluso

Observou-se inadequao do consumo para todos os nutrientes, independente da faixa etria: Ferro (faixa 1:85, 7%; faixa 2: 1,7%); Retinol (faixa 1: 64,3%; faixa 2: 37,9%); Clcio (faixa 1: 7,1%; faixa 2: 32,8%); Zinco (faixa 1: 57,1%; faixa 2: 29,3%); cido Ascrbico (faixa 1: 35,7%; faixa 2: 6,9%), entretanto, os achados deste trabalho apontam para uma maior adequao do consumo de Ferro, Retinol, Zinco e cido Ascrbico para crianas com idade entre 12 a 33 meses quando comparadas s crianas de 07 a 11 meses que apresentaram uma maior adequao no consumo de Clcio. Ao relacionar a inadequao ao fato da criana estar em aleitamento ou no, observou-se associao significativa apenas para o Clcio (p=0,02). Os achados deste trabalho apontam para o consumo inadequado dos nutrientes, caracterizando este fato como um problema de sade pblica. Tambm indicam possveis falhas na prtica da alimentao complementar, reforando a necessidade de aes educativas, j que a avaliao do consumo alimentar contribui na preveno e controle de doenas que esto relacionadas a concentraes anormais de nutrientes no organismo. Devem ser consideradas, portanto, aes de carter educativo que reforcem, principalmente, o prolongamento do aleitamento materno exclusivo e a orientao para dieta de desmame que privilegie alimentos fontes de nutrientes que so deficientes no leite. Assim, fazem-se necessrios outros estudos com a mesma finalidade, a fim de subsidiar os cuidados com crianas em situaes semelhantes, contribuindo na melhoria da qualidade de vida destas. Referncias 1. Viacava F, Figueiredo CMP, Oliveira WA. A desnutrio no Brasil. Petrpolis: Vozes; 1983. 2. Gibson RS, Hotz C, Perlas LA. Influence of Food Intake, Composition and Bioavailability on Micronutrient Deficiencies of Infants during the Weaning Period and the First Year of Life. In: Pettifor JM, Zlotkin S. Micronutrient Deficiencies during the Weaning Period and the First Years of Life. Vevey. Basel, Switzerland: Nestl Nutrition Workshop Series Pediatric Program; 2004. p.83-103. 3. Bonomo E, Caiaffa WT, Csar CC, Lopes ACS, Lima-Costa MF. Consumo alimentar da populao adulta segundo perfil scio-econmico e demogrfico: Projeto Bambu. Cad Sade Pblica. 2003; 19:1461-1471. 4. Souza JVA. Fontes para uma reflexo sobre a histria do Vale do Jequitinhonha. Rev Unimontes Cientfica. 2003; 5:1-21. 5. Araujo RL, Araujo BDG, Siero RO, Machado RDP, Leite BV. Diagnstico da situao da hipovitaminose A e da anemia nutricional na populao do Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, Brasil. Arch Latinoam Nutr. 1986; 36:642-53.
Rev Norte Min Enferm. 2012;1(1):17-32 30

JD Soares, NMG Murta, MA Beinner, MFS Figueiredo, LP Souza e Souza, RB Messias

6. Dias ACP. Anemia e interveno nutricional em Programa Sade da Famlia em Diamantina MG. Tese. So Paulo: Universidade de So Paulo; 2006. 7. Santos MA, Rezende EG, Lamounier JA, Galvo MAM, Bonomo E, Leite RC. Hipovitaminose A em escolares da zona rural de Minas Gerais. Rev Nutrio. 2005; 18:331-339. 8. Oliveira LPM, Assis AMO, Pinheiro SMC, Prado MS, Barreto ML. Alimentao complementar nos primeiros dois anos de vida. Rev Nutrio. 2005; 18:459-469. 9. Shils ME, Olson JA, Shike M, Ross AC. Tratado de nutrio moderna na sade e na doena. Barueri: Manole; 2003. 10. Scagliusi FB, Lancha Jnior AH. Subnotificao da ingesto energtica na avaliao do consumo alimentar. Rev Nutrio. 2003; 16:471-481. 11. Padovani RM, Amaya-Farfn J, Colulgnati FAB, Domene SMA. Dietary reference intakes: aplicabilidade das tabelas em estudos nutricionais. Rev Nutrio. 2006; 19:741-760. 12. Marchioni DML, Slater B, Fisberg RM. Aplicao das Dietary Reference Intakes na avaliao da ingesto de nutrientes para indivduos. Rev Nutrio. 2004; 17:207-216. 13. Newman V. Vitamin A and breastfeeding: a comparison of data from developed and developing countries. San Diego: Wellstart International; 1993. 14. Martins MC, Oliveira YP, Coitinho DC, Santos LMP. Panorama das aes de controle da deficincia de vitamina A no Brasil. Rev Nutrio. 2007; 20:5-18. 15. Brasil. Portaria n 729, de 13 de maio de 2005. Institui o Programa Nacional de Suplementao de Vitamina A [acesso em 26 mai 2007]. Disponvel em: http://dtr2004.saude.gov.br/nutricao/documentos/vita/portaria_729_vita.pdf 16. Szarfac SC. Densidade do ferro biodisponvel em uma dieta habitual no Estado de So Paulo. Rev Sade Pblica. 1983; 17:290-6. 17. Szarfarc SC, Monteiro CA, Meyer M, Tudesco ES, Reis IM. Estudo das condies de sade das crianas do Municpio de So Paulo, SP (Brasil), 1984/1985- Consumo Alimentar. Rev. Sade Pblica. 1988; 22:266-72. 18. Brasil. Portaria n 730, de 13 de maio de 2005. Institui o Programa o Programa Nacional de Suplementao de Ferro [acesso em 26 de mai 2007]. Disponvel em: http://www.in.gov.br/materias/xml/do/secao1/1524757.xml 19. Silva-Santana SC, Diniz AS, Lla MMF, Oliveira RS, Silva SMM, Oliveira SF, Kolsteren P. Parameters of evaluation of zinc nutritional status: comparison between zinc hair rates and serum alkaline phosphatase in prescholars of the Municipality of Joo Pessoa, Paraba. Rev Bras Sade Mat Infantil. 2002; 2: 275-282. 20. Santos HG, Sardinha FAA, Colli C. Zinco eritrocitrio (validao de um mtodo de anlise) e Zinco diettico na avaliao do estado nutricional de mulheres adultas. Rev Bras Cin Farmacuticas. 2005; 41:205-213. 21. Waitzberg DL. Nutrio oral, enteral e parenteral na prtica clnica. So Paulo. Rio de Janeiro. Ribeiro Preto. Belo Horizonte: Atheneu; 2004. 22. World Health Organization. Complementary feeding of young children in developing countries: a review of current scientific knowledge. Geneva: World Health Organization; 1998. 23. Accioly E, Saunders C, Lacerda EMA. Nutrio em Obstetrcia e Pediatria. Rio de Janeiro: Cultura Mdica; 2003. 24. Souza SB, Szarfac SC, Souza JMP. Prtica alimentar no primeiro ano de vida, em crianas atendidas em centros de sade escola do municpio de So Paulo. Rev Nutrio. 1999; 12: 167174. 25. Monteiro CA, Szarfac SC, Mondini L. Tendncia secular da anemia na infncia na cidade de So Paulo (1984-1996). Rev Sade Pblica. 2000; 6(Supl):62-72

Rev Norte Min Enferm. 2012;1(1):17-32

31

JD Soares, NMG Murta, MA Beinner, MFS Figueiredo, LP Souza e Souza, RB Messias

26. Santos LMP, Assis AMO, Martins MC, Arajo MPN, Morris SS, Barreto ML Situao nutricional e alimentar de pr-escolares no semi-rido da Bahia (Brasil): II - Hipovitaminose A. Rev Sade Pblica.1996; 30: 67-74. 27. Fernandes TFS, Diniz AS, Cabral PC, Oliveira RS, Lla MMF, Silva SMM, Kolsteren P. Hipovitaminose A em pr-escolares de creches pblicas do Recife: indicadores bioqumico e diettico. Rev Nutrio. 2005; 18:471-480. 28. Tuma RCFB, Costa THM, Schmitz BAS. Avaliao antropomtrica e diettica de pr-escolares em trs creches de Braslia, Distrito Federal. Rev Bras Sade Mat Infantil. 2005; 5: 419-428. 29. Queiroz SS, Torres MAA. Anemia ferropriva na infncia. Jornal Ped. 2004; 76: 298-304.

Rev Norte Min Enferm. 2012;1(1):17-32

32

You might also like