You are on page 1of 17

CEFETES Curso: Engenharia Eltrica Disciplina: Cincias do Ambiente

Os Biomas do Mundo

OS BIOMAS DO MUNDO Onde quer que haja condies similares, desenvolvem-se ecossistemas similares Uma floresta tropical no Brasil (Mata Atlntica) semelhante a uma na frica (Congo) Em regies de mesma zona climtica pode-se encontrar os mesmos tipos de plantas e animais ainda que no exatamente as mesmas espcies Um tipo de ecossistema encontrado em climas similares por todo mundo chama-se bioma

DIVISO DOS BIOMAS Biomas Aquticos Biomas Terrestres

Biomas Aquticos Fator limitante Variaes de temperatura Cadeia alimentar Biomassa vegetal Esqueleto Luz Menor Maior Menor Menos rgido

Biomas Terrestres gua Mais pronunciada Menores Maior Mais rgido

Ecossistemas aquticos
Plncton - O plncton representa o conjunto de todos os seres vivos flutuantes que so levados pelas correntezas marinhas. Eles no possuem rgos de locomoo e, quando os tm, so rudimentares.

Fitoplncton constitudo pelos produtores, ou seja, os seres autotrficos,


que desempenham um grande papel nas cadeias alimentares marinhas. As algas so os principais representantes dessa categoria. Zooplncton constitudo por organismos heterotrficos, como microcrustceos, larvas de peixes, protozorios, insetos, pequenos aneldeos e at caravelas. Ncton Compreende o conjunto dos seres que nadam livremente, deslocando-se por atividade prpria, vencendo a correnteza. Ex: peixes (tubares, robalos, tainhas, sardinhas, etc.), rpteis, como a tartaruga, e inmeros mamferos (baleia, focas, golfinhos, etc.), Bentos So o conjunto de seres que vivem fixos ou se arrastam no fundo do mar. Ex:algas, esponjas, ourios-do-mar, estrelas-do-amor

OCEANOS 71% da superfcie terrestre est coberta por mares e oceanos. O oceano importante para o mundo, pois cria chuvas, mantm temperaturas adequadas para a vida e sustenta a pesca Cada zona tem um ecossistema com organismos especialmente adaptados para sua sobrevivncia no meio Fazem parte as dunas, a praia, a plataforma continental, um recife de coral e a zona ocenica

OCEANOS

ESTUROS Corpo dgua litorneo semifechado com livre acesso para o mar, onde as guas marinhas se misturam a gua doce proveniente do continente em pontos de desembocaduras de rios e baas costeiras

ECOSSISTEMAS DE GUA DOCE Lnticos: lagos e pntanos


LAGO OLIGOTRFICO: So lagos profundos. Em sua zona profunda, de baixa temperatura, a produo fraca, e lenta a decomposio dos cadveres de animais e vegetais.

LAGO EUTRFICO: So lagos pouco profundos e suas guas, nas proximidades do fundo, tem temperatura mais elevada que no caso dos lagos oligotrficos. A produtividade importante, os fenmenos de decomposio bacteriana so intensos e as guas so verdes.

ECOSSISTEMAS DE GUA DOCE Lticos: rios, nascentes e corredeiras

So relativamente pobres em fitoplncton.

Ecossistemas abertos: uma parte da matria orgnica necessria para a sobrevivncia dos animais que neles existem importada dos ecossistemas terrestres vizinhos.

ECOSSISTEMAS TERRESTRES

Simplificadamente, podemos nos referir a cinco biomas terrestres: tundra, florestas, savana, pradaria, e deserto.

Tundra
Tundra - o bioma caracterstico da regio prxima ao Crculo Polar rtico. Essa vegetao tpica das regies polares viceja num curto perodo do ano (cerca de trs meses), quando ocorre o descongelamento parcial do solo. formada por uma espcie de "tapete" de musgos e de liquens e de algumas plantas herbceas como capim, podendo haver tambm pequenos arbustos. A fauna da tundra composta de mamferos como renas, caribus, bois almiscarados, raposas, lobos,coelhos selvagens, aves e insetos.

FLORESTAS
FLORESTA DE CONFERAS: conhecida como taiga, uma formao bastante homognea, com predomnio de conferas (pinheiros) e ocorre nas reas da zona temperada em pases como o Canad, Noruega, Sucia, Finlndia e Rssia. Os solos so cidos e pobres em minerais, que so carregados pelas guas das chuvas. Esse fato, somado pouca luminosidade que alcana o solo, explica o pequeno nmeo de espcies arbustivas e herbceas.

FLORESTAS
Floresta Temperadas de Folhas Caducas: Desenvolvido na Europa e Amrica do Norte, aparecendo tambm no Japo e Austrlia. Ocorre em clima moderado, com inverno bem definido e precipitao abundante que se distribui praticamente por igual ao longo do ano. A flora composta basicamente por espcies que perdem suas folhas no inverno como adaptao s condies do meio. A vegetao mais baixa, como arbustos bem desenvolvida e diversificada.

FLORESTAS
Floresta tropical: formao com grande nmero de espcies que apresenta a maior biodiversidade no planeta. caracterstica das reas de clima quente e mido como o tropical e o equatorial. Sua temperatura mantm praticamente invarivel ao longo do ano e no h distino entre vero e inverno.Ocorre em reas da Amrica Central, na Amaznia, ao longo da costa brasileira, no centro do continente africano e no sudeste da sia.

SAVANA
Savana - um tipo de vegetao encontrada na Amrica do Sul, frica e Austrlia. uma vegetao caracterstica de reas de clima tropical com uma estao seca bem definida. composta de arbustos e plantas rasteiras, apresentando poucas rvores. Nas savanas africanas a fauna muito diversificada, abrigando animais de grande porte como elefante, girafa, rinoceronte, leo e muitos de menor porte como rpteis, formigas e cupins. No Brasil a savana chamada de cerrado e ocorre em vrios estados, sendo sua fauna composta de aves, rpteis, mamferos como o tamandu-bandeira e o lobo-guar e muitos insetos.

Pradaria
Pradaria - formada basicamente por gramneas, podendo ocorrer alguns arbustos. uma vegetao de reas de baixa pluviosidade que ocorre na Amrica do Norte, Europa, sia, frica e Amrica do Sul. No Brasil a pradaria recebe o nome de campos, os quais existem e maior quantidade no Rio Grande do Sul onde so chamados de pampas gachos e se apresentam como suaves colinas (coxilhas). Os campos ocorrem tambm em outros estados como Santa Catarina, Paran, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Par, Roraima, Maranho e Amap, porm em manchas menores. Este ecossistema favorece grandemente a criao de gado bovino e ovino.

Desertos
Desertos - so reas marcadas por intensa aridez, onde ocorre muito pouca chuva. Os desertos quentes ocorrem em clima tropical ou temperado, com chuvas ocasionais, podendo permanecer muitos anos sem nenhuma precipitao. Os principais so: Saara, Lbio e Kalahari, na frica; Gobi e Arbico, na sia; Chiuhuahua e Atacama, na Amrica do Norte e do Sul e o deserto da Austrlia, na Oceania. A paisagem dos desertos interrompida quando surgem os osis, formados a partir de lenis de gua subterrneos que afloram superfcie. Os desertos frios ocorrem nas regies polares e de alta montanha, onde no h precipitao de chuva e sim de neve. A aridez motivada pelo fato da gua existente nessas regies estar congelada..

You might also like