You are on page 1of 2

O TOURO NEGRO

Alusio Azevedo
PREFCIO DA 1 EDIO

Em todas as colees de obras completas dos grandes escritores, organizadas depois da morte deles, h sempre um volume em que se renem os trabalhos avulsos e que no tiveram, em vida do respectivo autor, as honras do livro, esquecidos ou perdidos, at ento, nas pginas e !meras das gazetas, onde oram inicialmente publicados" #as $%&A' ($)*+E,A', de Aluzio Azevedo, ora editadas pelos 'rs" -" %riguiet e (ia, esse volume . $ ,$/&$ #E0&$" 1ai certa alta de homogeneidade entre os trabalhos . cr2nicas, antasias, cartas . que o compem" /ma miscel3nea de cousas antigas, um 4pot.pourri4 de assuntos olvidados durante largo tempo, em que, porm, rebrilha vivaz e magni icamente o esprito de Aluzio Azevedo, dividido em pequeninos bocados por motivos vrios, por intenes diversas e, no raro, dispares" )as, que, no h como negar, em cada um deles esto palpitantes de seiva e de eleg3ncia verbal, as mesmas qualidades do escritor que em tudo se denunciava o notvel romancista maranhense"

Aluzio sabia ser leve ou pro undo 5 eio do assunto de que se ocupava" Este volume testemunhar . 4per secula seculorum4 . esta verdade" +eiam.se as pginas do $ ,$/&$ #E$&$ . impresso realista de uma tourada na Espanha, que, pelo seu vigor, pelo apurado do desenho, pelo colorido das imagens, pela segurana dos conceitos, em nada dei6a a dese7ar, mesmo aos paladares mais requintados e e6igentes, mesmo aqueles que antes ha7am lido as impresses da 48ltima corrida de touros em 'alvaterra4, de &abelo da 'ilva" Aluzio Azevedo as teria lido antes de escrever o seu conto encantador9 'ou propenso a a irmar que no" Embora muito lido, parece.me magro o seu cabedal de conhecimento dos autores clssicos portugueses, se bem que cite um ou outro na sua correspond!ncia a :avier %atista" )as, mesmo que os tivesse liso, isso certo h muitos anos, e que no seu subconsciente houvesse ainda resqucios dessa leitura, em nada, absolutamente em nada, isso concorreu para a eitura de $ ,ouro #egro, pginas de um impressionismo ortssimo e de um vigoroso e empolgante realismo, que de modo algum lembram os do ilustre e reputado clssico portugu!s"

$ ,$/&$ #E0&$ . uma gua. orte, como as sabia azer o g!nio eminente de 1urer"

A seguir, neste livro, outras pginas de rara conciso na translao de pensamentos pro undos e sbios . ;A)+E,$" <amais li, em autores brasileiros ou portugueses, cousa que se parea aos conceitos emitidos por Aluzio sobre os enigmticos personagens de 'ha=espeare" )as, ao lado desses primores, v!m &E#1A' E ->,A' e -+/:$ E &E-+/:$,

este, uma accia no g!nero do 4'alto de +eucade4, de <oaquim 'erra, e que so duas peas leves, elegantes, encantadoras de verve, de 4humour4, de ironia"

E o volume oi assim organizado" ; tambm a crtica literria, h um nada de costumes, h um pouco de conto, de antasia, de humorismo" ,ermina o livro uma srie de cartas de Alusio para diversos amigos, 7 divulgadas pela 4&evista da Academia %rasileira de +etras4, pro icientemente anotadas pelo 'r" -ernando #er?, competente escritor patrcio, che e da 'ecretaria desse instituto de letras" 'endo os seus comentrios elucidativos, oram eles . 4data v!nia4 . aproveitados nesta nova publicao"

/ma ltima nota sobre a organizao deste volume" 'alvo o primeiro trabalho . $ ,$/&$ #E0&$ . que d ttulo ao livro e que de #poles, Agosto de @A@B, assim o mais recente de todos os que aqui se renem, os demais seguem a ordem cronolCgica de aparecimento, que data de @DDE a @ABF" >sso mostrar que se naquela remota ci ra, 7 Aluzio era um escritor de apurado gosto e de artos recursos de dico, demonstrar de outra parte o ormoso e lmpido esmero a que alcanou, escrevendo em portugu!s, no apenas correto, mas elegante e saboroso, le6vel de rase e sCbrio de ad7etivao, apropriada e 7usta, per eitamente amoldada 5s e6ig!ncias do assunto" 'implicidade maravilhosa essa . desespero dos que comeam . que os grandes mestres somente conseguem atingir depois de muito estudo, acurada aplicao e constante sacri cio de arabescos e ornatos to caros aos neC itos e principiantes"

Essa deliciosa simplicidade igualmente constatada na correspond!ncia de Aluzio com que se encerra este volume" Gue medida, que equilbrio, que propriedade de e6pressoH 1estarte, as pginas do epistolrio de Aluzio, sero um suculento man7ar mental para os que se habituaram a amar e a querer o notvel romancista do $ )/+A,$, (A'A 1E *E#'I$, $ ($&,>J$, $ ($&/<A, $ ;$)E) e +>K&$ 1E /)A '$0&A, que sai desta prova ainda maior, ainda mais orte e com melhores e mais legtimos predicados para ser querido e amado por seus numerosos leitores"

)" #ogueira da 'ilva"

You might also like