You are on page 1of 57

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Escola Politcnica
Departamento de Engenharia Mecnica

Instrumentao e Controle
Noes bsicas de automao e controle de processos
ENG 233 Ter. e Qui. - 19:00-21:00 Sala 07.03.02

Professor

Geraldo Natanael
Salvador-Ba 2010.2

Sumrio
Plano de Curso Contedo Programtico 1. Conceito bsicos.
2. Controle de Processo. 3. Presso. 4. Temperatura. 5. Nvel. 6. Vazo. 7. Controle.

8. Sistemas de Transmisso.
9. Noes de projeto.
Instrumentao e Controle
Prof Geraldo Natanael

Sistemas de Transmisso

Malha de controle Elementos funcionais

Malha de controle Elementos funcionais

Transmisso Telemetria
Telemetria: a tcnica de obteno, processamento e transmisso de dados a distncia. Instrumento. Os.

Transmisso Tipos de sinais

Tipos de sinais: a) Pneumticos b) Analgicos c) Digitais

Transmisso Histrico
Dcada de 40: os processos de instrumentao utilizavam sinais de presso da ordem de 3 a 15 psi para o monitoramento de dispositivos de controle. Dcada de 60: foi introduzida a utilizao de um padro com sinal de 4 a 20 mA para instrumentao. Em 1992: dois grandes grupos lideravam o mercado para solues de interligao de instrumentos de campo:

ISP: Interoperable Systems Project


World FIP: Factory Instrumentation Protocol Ambas possuam diferentes vises de implementao das redes fieldbus, mas garantiam que iriam alterar seus produtos assim que a norma SP50 estivesse formalizada. Setembro de 1994: World FIP e ISP, juntaram-se criando a Fieldbus Foundation (FF), com o objetivo de acelerar o processo de normalizao das redes fieldbus .

Transmisso Ondas eletromagnticas


Fenmeno oscilatrio: a representao matemtica mais freqente uma onda, temos sempre um perodo que o tempo em que temos um ciclo completo de alternncias de estado para em seguida comear outro, uma freqncia que seria a quantidade de repeties de ciclos em uma unidade de tempo, uma amplitude que seria um valor mximo de variao da nossa onda, e uma intensidade, proporcional ao quadrado da amplitude e quase sempre em termos de energia.

Transmisso Ondas eletromagnticas

10

Transmisso Ondas eletromagnticas

11

Hertz um sistema de medida de freqncia. Um sinal com a freqncia de um hertz quer dizer que este sinal se repete a cada segundo. Um sinal com 10 hertz diz que o sinal se repete dez vezes a cada segundo.

Ento a 99.8 MHz tem como a sua freqncia de transmisso a de 99.8 Megahertz, ou seja, noventa e nove milhes e oitocentos mil ciclos repetidos por segundo.
As ondas eletromagnticas tm a vantagem de no sofrerem tanta atenuao quanto s ondas mecnicas. Atenuao o quanto onda perde em intensidade a uma certa distncia. Por isso que em shows a equipe tcnica se utiliza daqueles alto-falantes enormes e poderosos para que at os mais distantes possam ouvir os artistas. Enquanto que com um pequeno transmissor eletrnico voc consegue enviar sinais a vrios metros, quando no quilmetros, ou at mesmo a milhares de quilmetros..

Transmisso Ondas eletromagnticas

12

Transmisso Ondas eletromagnticas

13

Transmisso Ondas eletromagnticas

14

Transmisso Ondas eletromagnticas


A nossa viso e audio juntamente com a voz, que constituem nossos principais meios para comunicao e percebermos o mundo a nossa volta, acontecem por meio de fenmenos oscilatrios.

15

Transmisso Ondas eletromagnticas


As oscilaes so as responsveis pelo funcionamento de aparelhos como o auto-falante, o microfone, os toca-discos e muitos outros. tomos em um slido podem ser estudados se considerarmos um sistema de molas ligando uns aos outros e que os mantm todos unidos como um modelo para a vibrao dos mesmos. Podemos fazer modelos oscilatrios para explicar a estrutura da matria.

16

Transmisso Ondas eletromagnticas


Lei de Faraday: a variao em um campo magntico gera um campo eltrico.

17

O fsico escocs James Clerk Maxwell (1831-1879) se perguntou se o contrrio poderia ser feito, ou seja, uma variao de campo eltrico poderia gerar um campo magntico. Dessa idia veio uma das mais importantes descobertas do sculo 19, que a existncia das ondas eletromagnticas. Essas ondas foram produzidas experimentalmente pela primeira vez alguns anos aps a morte de Maxwell, pelo fsico alemo Heinrich Hertz (1857-1894). A importncia das ondas eletromagnticas na nossa vida indiscutvel. Elas esto presentes quando enxergamos os objetos a nossa volta, quando ligamos a TV, quando estouramos pipocas no forno de microondas entre outros usos. A carga eltrica capaz de criar a sua volta uma regio de perturbao conhecida como campo eltrico. Para entender o processo de gerao e propagao das ondas eletromagnticas, imagine uma carga eltrica oscilando. Essa carga ir criar um campo eltrico oscilante, ou seja, um campo que varia com o tempo.

Transmisso Ondas eletromagnticas

18

O campo eltrico, por variar, ser capaz de gerar um campo magntico, que por sua vez, tambm varivel. Esse campo magntico varivel ser capaz de gerar outro campo eltrico e esse novo campo eltrico ir criar outro campo magntico e assim sucessivamente. A sucesso de campos magnticos e eltricos definida como campo eletromagntico, que ir se propagar pelo espao de forma autnoma e independente da fonte que o criou. Tal campo eletromagntico est sujeito a fenmenos ondulatrios como reflexo, difrao e refrao, e por isso pode ser chamado de onda eletromagntica.

Transmisso Ondas eletromagnticas

19

O aspecto de uma onda eletromagntica demonstrado na figura abaixo. Note que os campos magntico (B) e eltrico (E) oscilam e so perpendiculares entre si.

Na sua pesquisa, Maxwell tambm demonstrou a velocidade de propagao de uma onda eletromagntica e obteve um valor igual ao da velocidade da luz, ou seja, 300.000 km/s. Desse modo ele deduziu que a luz tambm uma onda eletromagntica.

Transmisso Ondas eletromagnticas

20

As ondas eletromagnticas possuem respectivamente uma componente de campo eltrico e uma componente de campo magntico ambas perpendiculares.

Transmisso Ondas eletromagnticas


Ondas eletromagnticas podem ser geradas atravs da vibrao de cargas eltricas.

21

Transmisso Ondas eletromagnticas


As ondas eletromagnticas podem se manifestar de diversas formas dependendo da sua freqncia de oscilao. Dessas manifestaes, a mais famosa a luz visvel, que ocupa uma faixa muito pequena do espectro eletromagntico.

22

O espectro eletromagntico o conjunto de todas as ondas eletromagnticas, como est representado na figura abaixo:

Transmisso Ondas eletromagnticas

23

Transmisso Ondas eletromagnticas

24

Transmisso Ondas eletromagnticas

25

Transmisso Ondas eletromagnticas

26

Observe que, pela figura, as ondas que possuem a menor freqncia de oscilao so as ondas de rdio e as de maior freqncia so os raios gama. J os comprimentos de onda agem de maneira inversa, ou seja, as ondas de rdio possuem os maiores comprimentos, enquanto que os raios gama apresentam o menor comprimento. Isso pode ser demonstrado pela equao fundamental da ondulatria que est representada a seguir.

Transmisso Ondas eletromagnticas


Lembre-se de que as ondas eletromagnticas se propagam com a mesma velocidade e por isso as ondas que apresentam a maior freqncia so aquelas que possuem o menor comprimento de onda, enquanto que as de menor freqncia apresentam o maior comprimento de onda.

27

Quando uma carga eltrica lanada no interior de um campo magntico, ela pode sofrer a ao de uma fora conhecida como fora magntica de Lorentz. O sentido dado pela regra da mo esquerda: para uma carga positiva; quando a regra negativa inverte-se o sentido da fora.

Transmisso Ondas eletromagnticas

28

A luz tambm uma onda, no caso uma onda luminosa. Um sinal eletromagntico que oscila periodicamente em uma freqncia altssima para os nossos parmetros. As cores so na verdade tipos diferentes de freqncias luminosas que chegam at o nossos olhos. A luz branca pode ser decomposta em vrias outras de freqncias caractersticas.

Transmisso Ondas eletromagnticas

29

Transmisso Ondas eletromagnticas

30

Transmisso Ondas eletromagnticas

31

32

Transmisso Sinais Pneumticos


Na Transmisso

Transmisso Sinais analgicos


Na Transmisso analgica:

33

Os diversos instrumentos so alimentados por uma Fonte de Alimentao e esto conectados em srie.

O transmissor que est acoplado ao processo que modula uma corrente de 4 a 20 mA proporcional ao valor do processo.
Este sinal percorre todos os instrumentos da Malha de Controle.

O controlador gera um sinal de sada de 4 a 20 mA para exercer controle. Este sinal prprio e independente do sinal modulado pelo transmissor.

No exemplo, poderamos ter outros instrumentos tais como: Registrador, Indicador, Unidade de Alarme e outros.

Transmisso Sinais Digitais

34

Comunicao Paralela: utilizada para a troca de comunicao entre computadores e demais sistemas digitais de alta velocidade quando separados fisicamente de locais prximos.

Comunicao Serial: processo pelo qual bit a bit transmitido de forma seqencial por uma nica linha fsica. O conjunto de um determinado nmero de bits forma um caractere. Este tipo de comunicao classificada em dois tipos:
Transmisso serial assncrona Transmisso serial sncrona
Tipos de Modulao: a) Modulao em Freqncia (FSK) b) Modulao em Amplitude (ASK) c) Modulao em Fase (PSK) Padres de Interfaces de Comunicao:
1. EIA RS 232C: Nvel Lgico 0 1 2. EIA-RS 422 Nvel Lgico 0 1 3. EIA-RS 485 Nvel Lgico 0 1 Tenso DC 3 a 15 Vdc -15 a -3 Vdc Tenso DC +5 Vdc -5 Vdc Tenso DC +5 Vdc -5 Vdc

Velocidade de Transmisso (Baud-rate): o nmero de bits transmitidos por segundo. Ex.: 300, 600, 1200, 4800, 9600 e 19200.

Transmisso Redes Industriais

35

Transmisso Protocolo Hart


Protocolo Hart: Highway Addressable Remote Transducer Utiliza a mesma linha de transmisso de 4 a 20 mA.

36

Sobre o sinal analgico sobrepem um sinal digital que tem a finalidade de compartilhar dados e informaes do processo. Estes dados, tanto do processo como de cada um instrumento so lidos por um Programador Manual ou pelo Computador de Controle.

Transmisso Protocolo Hart

37

Combinao do padro 4-20mA com a comunicao digital.


Permite a sobreposio da comunicao digital com o sinal analgico 4-20mA

Transmisso Protocolo Hart

38

O sinal Hart modulado em freqncia FSK uma forma de onda, onde a freqncia portadora modificada de um valor representado por 1, para outro representando por O.

Exemplo: "1" = 1.200 Hz e "O" = 2.400 Hz.

Transmisso Protocolo Hart


O HART um protocolo do tipo mestre/escravo, o que significa que um instrumento de campo (escravo) somente responde quando perguntado por um mestre. O protocolo HART pode utilizar diversos modos de comunicao. O modo bsico o mecanismo mestre-escravo.

39

Transmisso Protocolo Hart


O protocolo permite o uso de at dois mestres.

40

Os mestres secundrios, como os terminais portteis de configurao, podem ser conectados normalmente em qualquer ponto da rede e se comunicar com os instrumentos de campo sem provocar distrbios na comunicao com o mestre primrio. O mestre primrio tipicamente um SDCD (Sistema Digital de Controle Distribudo), um CLP (Controlador Lgico Programvel)

Transmisso Protocolo Hart


Cada ciclo de pedido e recebimento de valor dura cerca de 500 ms, o que implica na leitura de dois valores por segundo.

41

Transmisso Protocolo Hart


Multiplexadores: funcionam como um mestre primrio que realiza a leitura de todas as variveis de processo e informao de status de todos os transmissores periodicamente, de forma independente do hospedeiro.

42

Host: l as variveis de processo do multiplexador. O host tambm pode enviar comando e estabelecer uma conversao diretamente com um dispositivo de campo.

Transmisso Protocolo Hart


Quando usando uma topologia do tipo multidrop, a rede HART suporta at 15 instrumentos de campo. Apenas o modo mestre escravo pode ser utilizado. Neste caso o valor da corrente mantido no seu nvel mnimo de 4 mA e o valor da PV deve ser lido atravs de uma mensagem explcita.

43

Transmisso Profibus
DEFINIO

44

Transmisso Profibus
Definio
Protocolos de comunicao DP FMS Meios de transmisso

45

RS-485
IEC 61158-2 Fibra tica Estrutura da Tecnologia PROFIBUS

Transmisso Profibus - DP

46

Transmisso Digitais

47

Malha de controle: Na figura abaixo vemos os detalhes de interligao dos diversos instrumentos de uma malha de controle. Todos os instrumentos so conectados a um mesmo barramento (bus bar) constitudo de um par de fios com blindagem.

Transmisso Fieldbus

48

O sistema Fieldbus: uma rede de comunicao totalmente digital, bidirecional, multidrop, barramento serial, usada para interligar dispositivos de campo isolados, tais como controladores, transdutores, atuadores e sensores. Compartilha dados de informaes do Processo e sinais de controle, atravs da mesma linha de transmisso. Visa a interligao de instrumentos e equipamentos, possibilitando o controle e monitorao dos processos.

Exemplo: um computador de Controle que na sua tela tem os Diagramas do Processo e um computador de Manuteno que manipula os dados histrico dos instrumentos podendo efetuar modificaes tais como alterar a Faixa de Trabalho e outros.

Transmisso Fieldbus

49

Fieldbus um termo que descreve uma rede de comunicao digital destinada a substituir o sinal analgico de 4-20mA. A funo de controle de malha deixa de ser feita nas salas de controle por controladores e passa a ser executada no prprio campo atravs dos dispositivos inteligentes que se comunicam diretamente com os sistemas de superviso do processo. Isso altera profundamente a arquitetura dos sistemas industriais nos nveis de campo e de controle que se fundem em um s. Benefcios Econmicos: permitem baixos custos de implantao e manuteno, bem como a fcil expanso da rede. Tambm no muito difcil a implementao de um sistema Fieldbus em um sistema de automao j implantado, visto que seriam necessrias apenas placas de interface e conversores AD/DA. Benefcios de Performance: vantagens de customizao e de obteno de informaes de mais baixo nvel (Figura 3.4), devido utilizao de sistemas abertos; Instrumentao de ponta, no caso de redes novas; transmisso apenas de forma digital; redundncia na rede, etc.

Transmisso Fieldbus
O protocolo Fieldbus dividido em dois nveis principais:

50

Nvel Fsico: local da interligao entre os instrumentos e equipamentos.


Nvel de Software: tratam das formas de comunicao entre os equipamentos.

Transmisso Fieldbus
Meios: Fios, fibra tica e sinais de rdio;

51

Nvel Fsico: constitui-se dos padres de ligaes, fios, cabos, caractersticas eltricas, etc, necessrios formao de uma Rede FieldBus. Transmisso de dados apenas de forma digital oferece a vantagem da ausncia de conversores AD/DA, o que possibilita maior confiabilidade dos dados; por outro lado, limita a variabilidade dos dados transmitidos; Comunicao Bi-direcional; Utilizao do Cdigo Manchester;

Modulao de Voltagem;
Transmisso com ou sem energizao.

Transmisso Fieldbus
Taxas de comunicao

52

Rede tipo H1: Baixa velocidade, prpria para controle de processos contnuos. Taxa de transmisso de 31,25kbps.
Rede tipo H2: Para aplicaes que requerem menor tempo de resposta, prpria para processos com variveis discretas. Velocidades de 1, 2,5 e 5 mbps. Nmero de equipamentos na rede H1: 2 a 32 equipamentos sem alimentao e sem segurana intrnseca. De 2 a 6 com alimentao e com segurana intrnseca.

Transmisso Fieldbus

53

Nveis de Software: esse nvel transparente ao usurio, sendo tratado, geralmente, pelo software supervisrio. Geralmente dividido em camadas (Layers): Subnvel de Enlace (Data Link Layer): a funo deste nvel garantir a transmisso da mensagem, de forma ntegra, ao destinatrio correto

Subnvel de Aplicao (Application Layer): neste nvel definida a sintaxe das mensagens, bem como o modo de transmisso de cada mensagem (cclica, imediata, apenas uma vez, ou somente quando requisitada). Este nvel tambm faz o monitoramento contnuo do barramento, de maneira a detectar falhas, adio de novos elementos ou ainda a remoo de outros.
Subnvel do Usurio (User Layer): define a maneira pela qual pode ser feito o acesso a informaes dentro de equipamentos Fieldbus, e de que maneira pode-se distribuir as informaes para outros instrumentos da rede.

Transmisso Fieldbus
Topologias de Rede

54

1. Barramento: constitue-se de um barramento nico onde os equipamentos so ligados de forma direta, ou indireta (via barramentos secundrios). 2. Ponto a Ponto: os equipamentos so todos ligados em srie. Neste caso obrigatria a redundncia de conexes, de forma a garantir que a remoo/insero de um equipamento no venha a interromper a comunicao. 3. rvore: alguns equipamentos denominados Concentradores conectam diversos equipamentos,e interligam-se com outros Concentradores. Esta topologia tambm conhecida como P de Galinha. 4. End-to-end: utilizada quando da conexo direta de apenas dois equipamentos.

55

Referncias Bibliogrficas
ALVES, Jos L. Instrumentao, Controle e Automao de Processos. Rio de Janeiro: LTC, 2006.

BALBINOT, Alexandre & BRUSAMARELLO, Valner Joo. Instrumentao e fundamentos de medidas. Vol.1. Rio de Janeiro: LTC, 2006.
BEGA, Egdio Alberto. Instrumentao Industrial. Rio de Janeiro: Intercincia, 2006. BRUSAMARELLO, Valner Joo. Instrumentao e Fundamentos De Medidas. Editora: Ltc CAMPOS, Mario Cesar M. M. & TEIXEIRA, Herbert C. G. Controles Tpicos de Equipamentos e Processos Industriais. So Paulo: Blucher, 2006. CAPELLI, Alexandre. Automao Industrial - Controle do movimento e processos contnuos. So Paulo: rica, 2006. FIALHO, Arivelto Bustamante. Instrumentao Industrial: Conceitos, Aplicaes e Anlises. Erica, 2004.

GONALVES, Marcelo Giglio. Monitoramento e Controle de Processos. Braslia, 2003.

56

Referncias Bibliogrficas
MIYAGI, P. E. Controle Programvel: Fundamentos do Controle de Sistemas a Eventos Discretos. So Paulo: Edgard Blcher, 1996. NATALE, Ferdinando. Automao Industrial. So Paulo: rica, 2005. PHILIPPSBORN, Henry E. Dicionrio de Tecnologia Industrial. Rio de Janeiro: Intercincia, 2006. RIBEIRO, Marco Antnio. Instrumentao. Salvador: Tek, 1999. (e-book). SIGHIERI. L.; NISHIARI, A; Controle automtico de processos industriais: Instrumentao So Paulo: Edgard Blcher, 1996.

http://www.instrumentacao.net
http://www.fem.unicamp.br http://www.instrumentacao.com http://www.levelcontrol.com.br

http://www.fcf.usp.br
http://www.banasmetrologia.com.br http://www.sia.ind.br/man.html http://educacao.uol.com.br/fisica/ult1700u26.jhtm

57

Referncias Bibliogrficas
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/fisica/movimento-harmonico-simples1.php

You might also like