You are on page 1of 12

entre a televiso, as refeies, a cama e a cadeira, sem objetivos e sem relao com o exterior.

Que ganhos de sade podem esperar-se, se as pessoas forem apenas vistas como um diagnstico, um valor de penso de reforma, um inativo das estatsticas demogrcas, um cidado de pleno direito constitucional mas tratado como um peso social? por todas estas razes que no chega hoje em dia falar de envelhecimento saudvel. O conceito de envelhecimento ativo promovido pelas Naes Unidas, na Assembleia Mundial do Envelhecimento, de Madrid, em 2002, vem reforar a denio abrangente de sade da Organizao Mundial da Sade (OMS). Esta denio est relacionada com um conjunto de mltiplos fatores que inuenciam a sade e o percurso de vida das pessoas, famlias e populaes. Quer isto dizer que no existe apenas um conceito passivo no que se refere ao envelhecimento e s necessidades que o acompanham, mas uma perspetiva proativa que reala a importncia de manter e estimular projetos de vida, de solidariedade entre as geraes, de direito das pessoas idosas a serem atores da sua autonomia e independncia, reconhecidas e respeitadas, ouvidas, promovidas, protegidas e no discriminadas. A uma vida mais ou menos ativa e saudvel, no so alheios os fatores genticos, hereditrios e os comportamentos, o modo como a sociedade v, inclui, reconhece e trata os seus mais velhos e a idade da reforma estabelecida segundo a ordem poltica e econmica. O conceito de envelhecimento ativo, tambm adotado e promovido pela OMS, denido como o processo de otimizao de todas as oportunidades para a sade, participao e segurana, para

Catarina Nunes

Alexandre da Silva

91
melhorar a esperana de vida e a qualidade de vida das pessoas medida que envelhecem. portanto um conceito dinmico, interativo, em que a idade um dos fatores mas no o fator. Por isso mesmo, o conceito de envelhecimento ativo no pode nem deve ser confundido, de forma redutora, com a idade estabelecida para a pessoa se reformar ou para trabalhar mais tempo. Nem sempre a sociedade permite uma participao ativa e, muitas vezes, ignora o contributo que todos os dias as pessoas idosas do, atravs da disponibilidade para cuidar dos netos, realizar atividades no mbito do voluntariado, no setor associativo e na comunidade, utilizando servios, hotis e termas nas pocas baixas que, se no fossem os mais velhos, estariam vazias. A sociedade, por sua vez, no sabe ainda bem como lidar com um ganho substancial em anos de vida e permanece, de forma ambgua, desejando viver mais tempo, mas rejeitando envelhecer, expressando querer viver o mais tempo possvel na sua casa, mas no dando suciente prioridade a uma sade de acompanhamento sem desenraizamento. As aes neste sentido devero ser coadjuvadas por uma maior formao e informao nestas matrias, e constar de um quadro encorajador de boas prticas, nomeadamente no que concerne promoo do envelhecimento ativo, de que so exemplos o projeto Cidades Amigas das Pessoas Idosas, da OMS, e os servios de sade e de apoio de proximidade que vo ao encontro dos cidados mais velhos e mais fragilizados ou mais dependentes. O apelo para participar no projeto Sentimentos de Uma Vida era irrecusvel. E uma oportunidade, que agradeo, de estar mais prxima do trabalho que o Centro Social Paroquial de So Jorge de Arroios desenvolve com a comunidade numa perspetiva de respeito pela pessoa humana, na sua circunstncia, no seu tempo, e na expresso da sua vontade. Os mais velhos de hoje no so iguais aos de ontem nem aos que viro amanh. Mas como escreveu Simone de Beauvoir no seu livro La Vieillesse... os idosos so Pessoas.
Sentimentos de Uma Vida

Catarina Nunes

Alexandre da Silva

Pedro Raul Cardoso


Diretor do Centro Social e Paroquial de So Jorge de Arroios

ENVELHECER UMA ARTE

alar sobre Envelhecimento falar da vida. Da vida na sua plenitude, na sua nitude, e na sua Dignidade. Envelhecer , em cada dia, saber Envelhecer. saber Viver! O confronto dirio com a realidade do envelhecimento imbui-nos de experincia, de emoes e, por vezes, de alguma revolta... Experincia, porque inevitavelmente aprendemos na relao com os outros, porque o conhecimento da Velhice faz-se na relao, na intensidade com que o Sujeito a relata, na Histria que viveu, e vive. Emoes, porque inevitavelmente nos confrontamos com Vidas, com Ruturas, com Sentimentos, com Solido mas tambm com Alegrias.

Estamos a falar de Pessoas, e de todas as dimenses que as compem. Revolta, por querermos ir mais alm e sermos impedidos por burocracias; querermos ser ousados e no podermos por limites tipificados; sentirmos o sentir de outrem e mais nada podermos fazer Lanamos Sentimentos de Uma Vida porque nos sentimos interpelados a esta realidade, no s da partilha, mas do conhecimento efetivo e desmisticao dos preconceitos associados. Tanto se fala da Participao, da Vontade, dos Direitos, dos Deveres, mas ser que dada Voz a esta faixa etria? As Ideias, as Palavras, as Promessas so muitas... O Olhar, o Cuidar, que nem sempre corresponde. Olhemos esta fase da vida, olhando com a sabedoria de quem quer ir mais longe, e no vendo apenas o imediato. Diariamente Cuidamos, Amamos e Lutamos para ir mais longe. Este livro revelar, certamente, esse nosso desejo: Cuidar com mais Dignidade a Pessoa Mais Velha, que essa a nossa Misso. Envelhecer uma arte, como saber Viver. Cabe a cada Pessoa criar a sua prpria arte.

93
Sentimentos de Uma Vida

Catarina Nunes Alexandre da Silva

O Centro Social Paroquial de So Jorge de Arroios uma Instituio Particular de Solidariedade Social ereta canonicamente como resposta social de apoio psicolgico e espiritual de carter preventivo e de reabilitao prestada populao idosa, contribuindo para a sua qualidade de vida. Intervm em quatro frentes. Duas protocoladas com Segurana Social: o Centro de Dia para a Pessoa Idosa, de segunda a sexta-feira, e o Apoio Domicilirio Pessoa Idosa, 24 horas por dia, sete dias por semana. E duas no protocoladas: o Centro Comunitrio Madre Teresa, destinado a famlias carenciadas, e a Equipa de Rua, dedicada pessoa em situao de sem-abrigo.
Rua Carlos Jos Barreiros, n 19 1000-087 Lisboa Tel: 21 8435200 Fax: 21 8435209 centrodearroios@gmail.com

95
Sentimentos de Uma Vida

Catarina Nunes Alexandre da Silva

Sentimentos de Uma Vida

97

Catarina Nunes

Alexandre da Silva

Ilda Costa
Mdica neurologista Assistente Graduada do Instituto Portugus de Oncologia, F. Gentil Lisboa

UMA PERSPETIVA NEUROLGICA DO IDOSO

envelhecimento demogrco induz mudanas na estrutura social e familiar. So novas orientaes na sade, para alm do tratamento da doena, a sua preveno e promoo, valorizando a qualidade de vida. A Organizao Mundial da Sade promove o envelhecimento ativo a nvel laboral, familiar e social, mantendo a autonomia e independncia. fundamental a adoo de um estilo de vida saudvel, a participao na promoo da sua prpria sade melhorando a alimentao, a prtica de exerccio fsico regular adequado, a melhoria emocional e da incapacidade motora relacionada com o envelhecimento.

As doenas neurolgicas mais frequentes no idoso levam incapacidade e dependncia. O Acidente Vascular Cerebral ser a principal causa de morte nos pases desenvolvidos dentro de trinta anos, e pode levar demncia. A Demncia manifesta-se por esquecimento, alterao da linguagem, dificuldade nas tarefas do dia-a-dia, desorientao, agressividade, desconfiana e, no fim, incapacidade para se alimentar e andar. Na Doena de Parkinson h comprometimento progressivo do movimento, tremor, rigidez, desequilbrio, quedas frequentes e, mais tarde, diculdades na aprendizagem e memria. O risco de Quedas no Idoso contribui para uma maior dependncia. O tratamento da demncia permite apenas melhorar os sintomas cognitivos na fase inicial. Manter um envelhecimento cerebral activo ao executar tarefas de concentrao como a leitura ou jogos de deduo, manter responsabilidades e a interao social, parece contribuir para um crebro saudvel. Nos parkinsnicos o ensino da medicao, que pode ser complexo, o exerccio para compensar a rigidez e os erros de postura, o fortalecimento muscular e treino de marcha, e as medidas de preveno das quedas so fundamentais. preciso aprender a comunicar, gerir os cuidados, manter a autonomia possvel, diminuir os riscos inerentes incapacidade, traar um plano conjunto entre os cuidadores e o mdico num trabalho contnuo j que e stes nossos ancios so a nossa histria e o espelho do futuro.

99
Sentimentos de Uma Vida

Alexandre da Silva

Depois de ler estas histrias de vida, e com tudo aquilo que sentiu e apreendeu, vamos voltar ao papel inicial. Lembra-se? Qual papel? O papel que datou e guardou no incio da leitura. V buscar o papel e, antes de abri-lo, responda s seguintes questes:

Catarina Nunes

Quantas dobras fez no papel? Qual era a cor da caneta com que escreveu? Qual a data que est l escrita? Como adquiriu este livro?
101
Sentimentos de Uma Vida

Como pode ver so questes simples mas que muitas vezes, ou quase sempre, no recordamos por serem banais. Outros acontecimentos h que o(a) marcaram neste perodo e dos quais se recorda certamente. Neste intervalo de tempo (a data inicial que est no papel e a data de hoje) adquiriu memrias e experincias que o mudaram e envelheceu tambm um pouco.

You might also like