You are on page 1of 19

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao

O SUICDIO COMO FATO NOTICIVEL: ANLISE DA COBERTURA DO CASO YOLU SUICIDE AS A NOTICIABLE FACT: ANALYZING SOME NEWS ABOUT YOLU
LIZ MENDES FERREIRA 1; ALZIMAR RODRIGUES RAMALHO 2 CENTRO UNIVERSITRIO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE BRASLIA

Resumo: Este artigo traz o resultado da anlise de contedo de trs reportagens sobre suicdio. Com base nos conceitos de valor-notcia e sensacionalismo, e utilizando como parmetro um manual da Organizao Mundial da Sade (OMS), a pesquisa aponta que a maioria dos itens foi total ou parcialmente atendida. Desta forma, pretende-se contribuir com a problematizao do suicdio como fato noticivel, pois a imprensa tem todas as ferramentas para contribuir com sua preveno. Palavras-chave: Suicdio; Sensacionalismo, Jornalismo, Valor-Notcia; Yolu. Abstract: The present article shows the result of content analysis of three articles about suicide. Based on concepts of value and sensationalism on news making and the handbook of World Health Organization (WHO), the search results show that most of the items were totally or partially done. That said, it is intended to contribute with the problematizing of suicide as a noticeable fact, as the press has all the tools to contribute to its prevention. Keywords: Suicide; Sensationalism, Journalism, News making value; Yolu.
1

Formada em Comunicao Social com habilitao em Jornalismo pelo Centro Universitrio Instituto de Ensino Superior de Braslia (IESB). Artigo resultante da monografia de concluso de curso intitulada Depois do fim: analisando a cobertura do Caso Yolu, defendida em dezembro de 2012. E -mail mendes.lizzie@gmail.com. 2 Ps doutora em Comunicao Social pela Universidade de Braslia (UnB), linha de pesquisa Jornalismo e Sociedade e doutora em Cincias da Comunicao pela Universidade de So Paulo (USP), linha de pesquisa Estudo dos Meios e da Produo Miditica. Orientadora da pesquisa. E-mail: alzimar.ramalho@gmail.com.
______________________________________________________________________ Revista Iniciacom - Vol. 5, N 1 (2013)

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao

Introduo A cada ano os avanos tecnolgicos aumentam os tipos de interao possibilitados pela rede virtual de computadores. Porm, quando se trata da internet, a impunidade ainda um complicador, especialmente no Brasil, onde no h um marco legal para o setor. Foi nesse mundo sem leis que Vincius Gageiro Marques (16), o Yolu, encontrou refgio, fez am izades e amizades e descobriu as respostas para diversas das perguntas que assolam adole scentes. No caso dele, uma delas era: como fao para me matar? Em 2006, Yolu usou a internet para descobrir maneiras efetivas de se suicidar. Com a ajuda de fruns, aprendeu o mtodo, pediu ajuda e foi at o fim, deixando para trs um HD cheio de fotos, desenhos, escritos e msicas. Dois anos depois, o caso repercutiu na mdia nacional quando seu pai decidiu tornar imortal o que restou de Vincius, lanando o CD pstumo A Society in Which no Tear is Shed is Inconceivably Mediocre (em traduo livre: Uma sociedade que no derrama uma lgrima inconcebivelmente medocre). A divulgao do suicdio um tabu para a imprensa, e embora no exista qualquer tipo de regulamentao quanto abordagem do assunto, a grande mdia no costuma dar espao para o tema, temendo que poderia incentivar novas prticas. Entretanto, esta no a viso da Organizao Mundial de Sade para quem, desde que observados determinados critrios, a divulgao pode contribuir com a preveno, ao informar no somente o fato noticioso mas, principalmente, seus antecedentes e suas consequncias como sinais de alerta. Para tanto, a Organizao Mundial da Sade (OMS) lanou, em 2000, o manual Preveno do suicdio: um manual para profissionais da mdia. Utilizando o mtodo da anlise de contedo, este estudo apresenta a avaliao de trs reportagens, publicadas nas revistas Capricho, poca e Rolling Stone, sobre o Caso Yolu. O objetivo verificar se os textos atendem s indicaes do manual da OMS, utilizando como critrios as sugestes denominadas pela entidade como o que fazer e o que no fazer. A escolha do documento teve como critrio o fato de ser uma iniciativa de um rgo internacional, sendo assim possvel de ser adotado por outros pases.
2

______________________________________________________________________ Revista Iniciacom - Vol. 5, N 1 (2013)

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao

A amostragem se deu, principalmente, por serem trs publicaes bastante distintas e com pblicos que nem sempre se encontram: Capricho, uma revista quinzenal voltada principalmente s adolescentes do sexo feminino; revista poca, semanal e de informao geral, com pblico na faixa dos 25-35 anos; e Rolling Stone, uma revista mensal, de cultura com foco em msica, cujo pblico formado por jovens. Por meio da comparao dos textos com o manual, foi possvel detectar se as recomendaes foram atendidas integralmente, parcialmente ou se no foram atendidas. O objetivo da pesquisa contribuir com a discusso do suicdio como fato noticivel e a carga negativa que sua divulgao carrega, por utilizar o conceito de sensacionalismo de maneira pejorativa.

O Caso Yolu No dia 26 de julho de 2006, Vincius Gageiro Marques (16 anos) o Yolu cometeu suicdio no banheiro da casa em que morava com os pais, em Porto Alegre - RS. O mtodo utilizado foi intoxicao por monxido de carbono, tcnica que conheceu em um dos fruns de ajuda a suicidas que frequentava. Durante todo o tempo de preparao e execuo do ato, ele foi ajudado pelos amigos virtuais. No frum, uma canadense, que conhecia virtualmente Yolu, soube o que estava acontecendo e tentou par-lo. Ela ligou para a polcia canadense, que entrou em contato com Polcia Federal de Porto Alegre, tendo solicitado o envio de policiais militares ao local. Cerca de quinze minutos depois, os policiais entraram no apartamento e o encontraram, j morto, no cho do banheiro. Yolu havia deixado em cima do computador uma carta para os pais e um CD com as msicas que compunha e gravava sozinho. poca do suicdio, poucos veculos noticiaram a histria. Somente dois anos depois, no comeo de 2008, com o lanamento do disco pstumo, Yolu entrou na pauta de jornais e revistas.
3

______________________________________________________________________ Revista Iniciacom - Vol. 5, N 1 (2013)

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao

Sensacionalismo: senso comum x senso cientfico O termo sensacionalismo , muitas vezes, incorretamente utilizado. De forma equivocada, o senso comum entende como sensacionalista os temas de cunho polmico. Amaral (2003, p. 1) explica que em geral, o sensacionalismo um conceito de mltiplos usos, seguidamente associado a uma concepo limitada da imprensa e a uma noo elitista da cultura. Para Angrimani, sensacional tudo aquilo que foge do normal.
Sensacionalismo a produo de noticirio que extrapola o real, que superdimensiona o fato. Em casos mais especficos, inexiste a relao com qualquer fato e a notcia elaborada como mero exerccio ficcional. O termo sensacionalista pejorativo e convoca a uma viso negativa do meio que o tenha adotado. Um noticirio sensacionalista tem credibilidade discutvel (ANGRIMANI, 1995, p. 16)

Entretanto, essa utilizao errnea da palavra acaba gerando o entendimento de que alguns temas so, por natureza, sensacionalistas. Assassinatos, crimes de modo geral, e suicdios so alguns deles e, embora no devam ser considerados acontecimentos corriqueiros e, por isso, ignorados , o tratamento dado a esse tipo de informao o responsvel por estabelecer se a notcia , ou no, sensacionalista. O suicdio, por figurar entre assuntos que costumam ser tratados de forma sensacionalista, naturalmente considerado como tal, embora no o seja, como explica Amaral. Segundo ela, o sensacionalismo um modo de caracterizar o segmento popular da grande imprensa, uma percepo do fenmeno localizada historicamente e no o prprio fenmeno (2005, p. 2). Ou seja, no correto classificar um tema como sensacionalista. O sensacional est diretamente ligado forma com que o assunto abordado ser tratado. Existem caractersticas que determinam quando e porque algumas notcias podem ser julgadas como sensacionalistas. Para Pedroso (1983 apud ANGRIMANI, 1995, p. 14-15), as notcias sensacionalistas costumam ser identificadas no s, mas principalmente, pelas seguintes caractersticas: ambiguidade; exagero tanto no uso de dados sobre o acontecimento, quanto no nvel de detalhamento; apelo emocional exacerbado; descontextualizao, ignoran______________________________________________________________________ Revista Iniciacom - Vol. 5, N 1 (2013)

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao

do detalhes que podem trazer outro sentido ao fato; e pelo tratamento mais informal da notcia. Assim, o suicdio s ter peso sensacional se for descrito com detalhes sobre os mtodos utilizados, fotos da cena e/ou do morto e se o contedo da matria estiver descontextualizado quanto aos motivos que levaram ao ato, o que ajudaria a compreender o acontecimento. Marcondes (apud ANGRIMANI, 1995, p. 15) indica trs tipos de acontecimentos que do margem cobertura sensacionalista: escndalos, sexo e sangue. Por escndalo pode-se entender casos que gerem comoo pblica; por sexo, entende-se desde crimes sexuais como o estupro, at casos envolvendo prostituio e comrcio de pessoas para fins sexuais; e por sangue, qualquer tipo de crime que resulte em feridos ou em morte, incluindo o suicdio. importante salientar que o suicdio no considerado crime, uma vez que o autor da ao estar morto, portanto no pode ser punido. Ainda assim, pessoas que estejam diretamente ligadas ao caso, como incentivadores, por exemplo, podem ser julgados. Portanto, o suicdio faz parte da categoria sangue por estar ligado morte. Embora no exista nenhuma lei ou cdigo de tica que proba a veiculao de notcias a respeito de suicdios, muitos rgos e jornalistas preferem no faz-lo. No artigo 11 do Cdigo de tica dos Jornalistas Brasileiros, editado pela Federao Nacional dos Jornalistas (Fenaj), l-se: Art. 11. O jornalista no pode divulgar informaes: (...) II - de carter mrbido, sensacionalista ou contrrio aos valores humanos, especialmente em cobertura de crimes e acidentes; [grifo nosso]. Este o ponto mais prximo a tangenciar a questo do suicdio na imprensa, ainda que implicitamente. Entretanto, algumas empresas de comunicao podem fazer recomendaes sobre o assunto em seus documentos internos. O Manual de Redao do jornal O Estado de S. Paulo, por exemplo, traz um item especfico sobre como tratar da temtica da morte nas matrias publicadas, englobando o suicdio:
Sem fazer estardalhao ou sensacionalismo, diga efetivamente de que uma pessoa morreu. No h motivo para preconceito e o leitor merece a informao correta, seja a morte decorrente de suicdio, seja de doenas como a Aids, o cncer, a leucemia ou outras. As circunstncias da morte
______________________________________________________________________ Revista Iniciacom - Vol. 5, N 1 (2013)

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao

tambm devero sempre ser devidamente esclarecidas. Poupe o leitor, porm, de detalhes escabrosos [...]. [grifo nosso]

Entretanto, os veculos que se isentam e preferem no publicar esse tipo de matria quase sempre argumentam sobre a possibilidade de desencadear o que se convencionou chamar de Efeito Werther termo que passou a ser utilizado em referncia a casos de suicdio que servem de inspirao para outros.
A partir de 1774, a Europa romntica foi sacudida por uma onda de suicdios de jovens que se identificaram com o amor no-correspondido do protagonista [...] a ponto de adotarem a mesma sada para seus prprios dramas: matar-se com um tiro de pistola. [...] Seja como for, o efeito causado na opinio pblica pelos casos de suicdio de leitores solidrios a Werther que vieram tona na ocasio [...], foi duradouro e exemplar. (DAPIEVE, 2006, p.12-13)

Dapieve aponta, ainda, que no existem dados concretos para mensurar as consequncias do Efeito Werther. Ou seja: no h comprovao de que um caso, simplesmente pelo fato de ter se tornado pblico, deva ser considerado responsvel por incentivar novos casos. Alm disso, ele aponta que, da mesma forma que uma matria pode despertar o contgio, quando equilibrada nas informaes apresentadas, pode servir de conforto no s para as pessoas que esto sofrendo pela perda de algum prximo, como para as que esto passando por situao psicolgica semelhante a do suicida. Um ponto comum nesse tipo de material so as listas de recomendaes e causas para que um suicdio merea ateno. No caso do Manual da OMS, utilizado como referncia nesta anlise, so apresentadas duas listas com sugestes sobre o que fazer e o que no fazer. Em geral, o manual sugere que o jornalista d ateno a alguns detalhes que costumam fazer parte da rotina profissional, como a utilizao de dados. Enquanto alguns assuntos podem trazer informaes comparveis (como, por exemplo, entre dois pases), quando se tratar de suicdio, deve-se levar em considerao a cultura local envolta no acontecimento.
6

______________________________________________________________________ Revista Iniciacom - Vol. 5, N 1 (2013)

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao

Reportagens utilizadas As publicaes das quais foram extradas as reportagens analisadas no presente trabalho possuem caractersticas bastante distintas. De acordo com o Midia Kit das public aes, disponveis nos respectivos portais institucionais, a Revista Capricho (Editora Abril) tem como pblico-alvo adolescentes do sexo feminino. A revista poca, (Editora Globo), uma revista de informao geral e os leitores tm elstica faixa etria (10 a 45+ anos). E a verso brasileira da revista norte-americana Rolling Stone (Editora Spring), define seu pblico-alvo na faixa entre 20 e 29 anos. 1. Revista Capricho Ttulo: Cartas a Vincius (1989-2006), por Marina Bessa Embora o suicdio tenha ocorrido dois anos antes, a reportagem foi publicada por conta do lanamento do CD pstumo de Yolu, que provocou debates sobre o suicdio e as relaes virtuais. O texto ocupou as quatro ltimas pginas da editoria de Comportamento da edio n 1039 (2 mar 2008) e foi assinado pela editora, Marina Bessa. Traz detalhes sobre a vida e a morte de Vincius, dos problemas psicolgicos j enfrentados por ele e levanta hipteses para suscitar a reflexo entre os leitores, levando, assim, as cartas de ajuda, escritas por trs leitoras. Os quatro primeiros pargrafos apresentam o caso, e o ltimo explica que as cartas das pginas seguintes foram escritas por leitoras o que elas diriam a Vincius se ele fosse um amigo. A ltima pgina traz, alm de uma carta, uma rosa branca e o texto de um box que explica a iniciativa da revista em tentar criar um ambiente seguro para que os leitores possam discutir seus problemas o Papo de Amiga. 2. Revista poca Ttulo: Suicdio.com, por Eliane Brum e Solange Azevedo (Colaborao de Renata Leal) A editoria Sociedade da edio n 508 da revista poca (11 de fevereiro de 2008) foi dedicada quase exclusivamente a tratar da Tragdia (como indica o chapu da matria). Das
______________________________________________________________________ Revista Iniciacom - Vol. 5, N 1 (2013)

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao

13 pginas da editoria, apenas duas no esto relacionadas ao fato. A reportagem analisada se estende das pginas 82 a 89. Nas trs pginas finais (90-92) Eliane Brum entrevista o psicanalista de Vincius, Mrio Corso. O texto traz o caso de Yolu como mais um nas estatsticas. So apresent ados outros casos de jovens em todo o mundo que foram buscar, na internet, informaes sobre suicdio e mtodos, alm do caso de outros brasileiros incentivados - quase sempre por bullying - a tirarem a prpria vida. Diferentemente dos outros dois veculos, poca priorizou o acontecimento, o suicdio e seus desdobramentos, histria de Yolu e o lanamento do CD pstumo. 3. Revista Rolling Stone Ttulo: Canes para viver mais, por Marcelo Ferla Por se tratar de uma revista dirigida cultura e msica, o foco da matria de sete pginas na edio n 18 (maro de 2008) da revista Rolling Stone era o CD que seria lanado poca da publicao. Porm, seria difcil contar a histria do msico Yolu dissociada do ser humano Vincius. Desta forma, foi necessrio abordar as condies em que ocorreu o suicdio e a relao com a internet, dos amigos virtuais e dos fruns dos quais ele fazia parte. Ainda assim, os principais aspectos abordados na matria tentam explicar quem era o msico, as influncias, os gostos, as composies, a histria por trs das composies. O manual da Organizao Mundial de Sade A escolha pelo manual da OMS como referncia para a anlise se deu por se tratar de um rgo internacional e seu contedo estar disponvel para todos os pases, alm de ter sido produzido como parte de um esforo mundial de conscientizao sobre a importncia da preveno ao suicdio. Lanado em Genebra, no ano 2000, como parte do SUPRE (Suicide Prevention Program Programa de Preveno de Suicdios - traduo livre), o manual defende a importncia da divulgao de informaes sobre suicdio, desde que no possuam cunho sensacionalista, O prefcio, escrito pelo Dr. J.M. Bertolote, explica desde a complexidade do
8

______________________________________________________________________ Revista Iniciacom - Vol. 5, N 1 (2013)

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao

assunto, explorado por diversas reas do conhecimento, at a necessidade da disseminao apropriada de informao e o aumento da conscientizao (p. 2). Em dez pginas, o manual busca dialogar com os profissionais da mdia, uma vez que eles exercem grande importncia no cenrio atual, por atuarem como transmissores de informaes. Para o organismo internacional, a mdia influencia fortemente as atitudes, crenas e comportamentos da comunidade e ocupa um lugar central nas prticas polticas, econmicas e sociais. Devido a esta grande influncia, os meios de comunicao podem tambm ter um papel ativo na preveno do suicdio. (OMS, 2000, p. 3) Aps traar um panorama dos efeitos da cobertura de casos de suicdio pela mdia, o manual oferece uma lista de fontes a serem consultadas quando houver necessidade de utilizar dados, seguida por uma explicao dos cuidados que devem ser tomados quando da divulgao. A quarta parte do manual sugere o que fazer quando estiver noticiando casos gerais e especficos , alm de informaes sobre ajudas disponveis e de como a mdia pode auxiliar potenciais suicidas. Por ltimo, apresenta um resumo dividido em dois boxes que listam o que fazer e o que no fazer parmetros utilizados para a anlise.
9

Anlise das reportagens A anlise de contedo est baseada em dez itens estabelecidos no Manual da OMS, divididos em duas categorias, com cinco pontos cada. Dentro de cada subitem foi verificado o cumprimento em um de trs critrios: atende totalmente, atende parcialmente e no atende. A pesquisa que originou este artigo analisou a ntegra de cada reportagem 1. O que fazer

Os primeiros cinco itens fazem parte das indicaes do manual em relao a cuidados que o jornalista precisa ter ao escrever uma reportagem. 1.1 Dados relevantes

______________________________________________________________________ Revista Iniciacom - Vol. 5, N 1 (2013)

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao

So considerados dados relevantes os nmeros de casos na regio em que ocorreu o fato noticiado e as informaes que o relacionem com seus antecedentes (problemas psicolgicos e/ou psiquitricos). A matria da revista Capricho, embora no traga informaes sobre outros casos, apresenta de modo bastante sutil impresses de que Vincius tinha uma sensibilidade diferente da maioria das pessoas. Ainda assim, o ltimo trecho generaliza um comportamento ao dizer que todo mundo tem seus dias de medos e angstias. Consideramos que a matria atendeu parcialmente recomendao. J as matrias das revistas poca e Rolling Stone atenderam totalmente: a primeira, apresenta vrios casos relacionando suicdio e internet, embora poucas palavras abordem a questo de predisposio (ou do histrico) das vtimas Yolu, no caso. Alm disso, so apresentados trechos que traam uma histria do caso, mesmo que breve, relacionando-o a bullying; j a segunda, apresenta, no s dados sobre o histrico de problemas psicolgicos de Vincius apresentava, como cita pesquisas de nmeros de suicdios relacionados regio em que ele vivia. 1.2 Informaes sobre ajuda disponvel
10

O manual sugere que o reprter apresente ao leitor listas com endereos e telefones de servios onde possa encontrar ajuda, como acontece em matrias de diversas editorias, chamadas de servio, alm de indicar alternativas ao suicdio. Neste item, a matria da revista Capricho foi a nica a atender parcialmente ao item, enquanto as outras duas matrias no atenderam. O box da matria Cartas a Vincius apresenta a iniciativa da revista em criar um canal de relacionamento com os leitores, de modo que estes tenham uma alternativa, um lugar para buscar ajuda, porm em momento algum menciona a existncia de canais, como o Centro de Valorizao da Vida, prontos para ajudar nesses casos.

______________________________________________________________________ Revista Iniciacom - Vol. 5, N 1 (2013)

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao

1.3

Fontes de informao confiveis

Um dos pontos enfatizados pelo manual que o jornalista busque dados em fontes de informaes confiveis, como rgos oficiais ou organizaes voltadas para o combate e tratamento de doenas psicolgicas. Tanto a matria da Capricho quanto a da poca foram avaliadas como atendendo parcialmente ao item. Na primeira, no so utilizados dados sobre outros casos (como estatsticas, informaes sobre preveno e cuidados), embora seja apresentada uma citao do psicanalista Mrio Corso, mdico de Vincius, comentando sobre outra vez em que o menino havia decidido se suicidar e foi dissuadido. J a segunda, utiliza como fonte apenas o inqurito policial e o psicanalista, Mrio Corso. Os dados internacionais, estatsticas, crescimento no nmero de casos incentivados por fruns online, no tm fonte especificada, portanto, pode ser questionada por sua generalizao. Por outro lado, a matria da revista Rolling Stone utilizou dados do Ministrio da Sade, fonte considerada confivel pelo manual, sendo, assim, considerada como atendendo totalmente ao solicitado. 1.4 Indicadores de risco/sinais de alerta
11

Neste item, foi analisado se o texto apresenta informaes sobre sinais de alerta com relao a comportamentos de risco. As matrias da Capricho e Rolling Stone foram classificadas como atendendo totalmente ao solicitado pelo item. Apesar do tom simplista e redutor, pode-se considerar que a matria da revista Capricho tenta mostrar ao leitor que em momentos difceis deve-se procurar por amigos, pessoas que estejam presentes, o contrrio do que Yolu fez. J a matria da Rolling Stone mostra alguns pontos identificveis da conduta de Vincius, que j estavam relacionadas ao suicdio. Por outro lado, a matria Suicdio.com (revista poca), apesar de no indicar diretamente comportamentos de risco, alerta para o fato de a internet ter se tornado um mundo

______________________________________________________________________ Revista Iniciacom - Vol. 5, N 1 (2013)

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao

paralelo, que nem sempre os pais tm acesso e noo do que acontece com os filhos. Assim, consideramos que o item tenha sido atendido parcialmente. 1.5 Consequncias Este item trata da importncia de apresentar ao leitor as consequncias que a tentativa pode acarretar, caso no resulte em morte (dano cerebral, paralisia etc.), como um fator de dissuaso. Das trs matrias, apenas a da revista poca foi considerada como atendendo parcialmente, enquanto as outras duas no atenderam. Embora no sejam apresentadas informaes diretas sobre as consequncias, um trecho que reproduz a carta de suicdio o prprio Vincius comenta os efeitos colaterais que a tentativa de resgat-lo poderia acarretar. 2. O que no fazer

Neste item sero analisadas as recomendaes que o manual traz com relao ao que no deve ser feito quando da produo de uma matria, seja por poder suscitar novos casos, seja por levar a uma abordagem que tenda ao sensacionalismo. 2.1 Fotos do falecido ou cartas de suicdio indicado que no sejam publicadas fotos do morto (mesmo que no estejam relacionadas ao acontecimento, para evitar julgamentos externos por parte dos receptores da informao), assim como cartas ou bilhetes de suicdio deixados por ele. A matria da revista Capricho no traz qualquer imagem que possa remeter Yolu. As cartas apresentadas nas trs ltimas pginas so de leitoras que escrevem para tentar dizer palavras de motivao para ele, proposta da autora, Marina Bessa, para fazer com que o tom no fugisse do foco editorial da revista voltada para o pblico adolescente. Consideramos, portanto, que o item foi atendido totalmente. Por outro lado, a matria da revista poca utiliza a carta de suicdio para a construo da matria, que reproduzida diversas vezes ao longo da matria. Alm disso, a matria conta com diversas fotos e imagens de Vincius (e/ou feitas por ele). Da mesma forma, a matria
______________________________________________________________________ Revista Iniciacom - Vol. 5, N 1 (2013)

12

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao

Canes para viver mais (revista Rolling Stone) reproduz, nas ltimas seis frases da matria um trecho da carta (que, inclusive, faz parte do encarte do CD), alm de contar com diversas fotos de Vincius, em idades e situaes variadas. Assim, o item no foi atendido em nenhuma das duas matrias. 2.2 Detalhes especficos do mtodo utilizado

Nesse caso, a inteno evitar que aconteam casos semelhantes, ou o Efeito Werther, alm de no influenciar pessoas que j estejam propensas a seguir por este caminho. Tanto a matria Cartas a Vincius (revista Capricho) quanto Canes para viver mais (revista Rolling Stone) atenderam parcialmente proposta. Enquanto a matria da Capricho detalha parte do processo anterior morte, em nenhum momento explcita quanto ao mtodo e realizao, a da Rolling Stone mencionada, mais de uma vez, a questo do monxido de carbono e algumas informaes (como as que foram compartilhadas atravs do frum sobre calor). J a matria da revista poca traz informaes bastante detalhadas no s do processo de anncios e conversas virtuais entre Yolu e os amigos virtuais, como tambm utiliza frases dele que explicam o mtodo. Por isso, o item no foi atendido. 2.3 Glorificao ou sensacionalismo
13

Segundo o manual, um dos principais cuidados a serem tomados o de no transformar o suicida em mrtir, nem dar tom sensacionalista histria, uma vez que esse tipo de contedo costuma atrair ainda mais a ateno das pessoas. Cartas a Vincius (revista Capricho) evita apresentar Yolu como mrtir, ou como uma pessoa ruim, isentando-se de julgar os motivos que resultaram no suicdio. Ainda assim, a matria tem um vis que pode ser considerado levemente sensacionalista, principalmente pelo fato de detalhar (como apontado no item anterior) os acontecimentos. Ainda assim, consideramos que o item foi atendido totalmente.

______________________________________________________________________ Revista Iniciacom - Vol. 5, N 1 (2013)

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao

O mesmo se aplica matria Canes para viver mais (Rolling Stone). Em nenhum momento os atos de Vincius so julgados, positiva ou negativamente. Tambm no h intenes de apontar culpados ou sensacionalizar o acontecimento, principalmente porque ele tem papel de coadjuvante na histria contada pela matria. J a matria Suicdio.com (poca) pode soar levemente sensacionalista pela utilizao excessiva e, em alguns momentos repetitivas, de dados sobre os casos registrados de suicdios influenciados pela internet. O vis da matria deixa claro que a internet seria tratada como vil, mas isso adquire tons exagerados. H que se levar em considerao que Vincius no se matou apenas por conta da internet e do incentivo de estranhos, ele j apresentava um histrico de problemas psicolgicos que culminaram no suicdio. Dessa forma, consideramos que a matria atendeu parcialmente ao item. 2.4 Explicaes simplistas O manual recomenda que a matria no tente reduzir o suicdio a um acontecimento simples, uma vez que ele costuma ser resultado de vrios fatores. Tanto a matria da revista Capricho, quanto a da revista poca atenderam parcialmente a este item. Na primeira, embora apresente informaes de Vincius j havia passado por outros problemas psicolgicos, devidamente diagnosticados, em momento algum feita essa associao com o suicdio. J a segunda, apresenta um nico trecho mencionando apontando que no foi um caso isolado. J haviam acontecido outras tentativas, mas que o incentivo recebido dos amigos virtuais foi um fator que definiu o rumo dos acontecimentos. Ainda assim, faltou falar do histrico de Vincius. Os pontos da matria Canes para viver mais (Rolling Stone) referentes ao suicdio sempre esto relacionados com depoimentos de familiares ou amigos que comentam sobre o comportamento ou os problemas que Vincius j apresentava. Em nenhum momento, o assunto tratado como um fato isolado. O item foi, assim, totalmente atendido.
14

______________________________________________________________________ Revista Iniciacom - Vol. 5, N 1 (2013)

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao

2.5 Esteretipos religiosos ou culturais O manual sugere que no se reduza o suicida a parte de um grupo (como, por exemplo, apontar que ele se matou por ser emo, uma subcultura de pessoas que costumam usar roupa preta, se interessar por temas mais introspectivos e, muitas vezes, cometerem suicdio) ou relacion-los a questes religiosas (nesse caso, dizer que todo muulmano tende ao suicdio por conta dos homens-bomba, por exemplo). No caso em estudo, foi utilizado esse parmetro para avaliar a atribuio de culpa internet. A matria Cartas a Vincius (Capricho) no reduz o caso de Yolu a um nico mot ivo. apontado, logo no incio, que ele teria problemas mais srios, que o levaram ao afastamento da escola, inclusive. Entretanto, a insistncia na questo da internet, embora relevante por ter sido um facilitador do suicdio, acaba deixando a impresso de que, se no fosse a internet ele no teria ido adiante. Trechos que comentam a influncia dos comentrios dirigidos a ele nos fruns em que pedia ajuda para, por exemplo, suportar o calor, do a entender que as pessoas ms s existem na internet, protegidas por redes infinitas de informao e suposto anonimato. Levando essa anlise em considerao, o item foi parcialmente atendido. Indiretamente, a matria Suicdio.com (poca) acaba reduzindo o acontecimento ao fato de Vincius ter sido incentivado por pessoas que nem o conheciam, como se a internet fosse um grande mundo de incentivadores do suicdio, apenas. Por esse motivo, o item no foi atendido. Diferentemente do que aconteceu nas outras matrias analisadas, em nenhum momento a internet colocada como culpada dos fatos na matria da revista Rolling Stone. At mesmo os personagens apresentados, cuja ligao com Vincius/Yolu era apenas virtual, foram pessoas que o incentivavam e cultivaram laos de amizade. Nesse caso, o item foi atendido totalmente. Para melhor visualizao da anlise acima descrita, esto disponibilizadas abaixo as tabelas 1, 2 e 3, que correspondem respectivamente s revistas Capricho, poca e Rolling Stone.
15

______________________________________________________________________ Revista Iniciacom - Vol. 5, N 1 (2013)

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao

Tabela 1 Anlise da Revista Capricho. Fonte: Das autoras

16

Tabela 2 Anlise da Revista poca. Fonte: Das autoras

______________________________________________________________________ Revista Iniciacom - Vol. 5, N 1 (2013)

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao

Tabela 3 Anlise da Revista Rolling Stone. Fonte: Das autoras

Consideraes finais O modo como a grande imprensa apresenta casos de suicdio, seja em programas jornalsticos, matrias impressas ou nas notcias da internet, pode influenciar negativa ou positivamente no receptor. No caso da veiculao de suicdios tanto pode desencadear novos casos, como prevenir que estes ocorram. Esconder o acontecimento no evita novos casos, mas uma matria equilibrada pode auxiliar pessoas, que possam estar considerando tomar a mesma atitude, a procurarem ajuda. Vincius, o Yolu, no teve tanta sorte: alm de j estar decidido a tirar a prpria vida, as pessoas que encontrou na internet s o incentivaram a seguir em frente. O caso ocorreu em 2006, mas somente dois anos depois teve visibilidade, com o lanamento do CD pstumo. A pesquisa teve como objetivo analisar trs reportagens de revistas com pblico-alvo, periodicidade e linha editorial distintos, relacionando-as a dez indicaes publicadas no manual da Organizao Mundial de Sade para a abordagem do suicdio pela mdia. Para isso,

17

______________________________________________________________________ Revista Iniciacom - Vol. 5, N 1 (2013)

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao

foram destacados trechos que exemplificassem ou estivessem relacionados ao item do manual, conferindo a uma entre trs qualificaes: atende totalmente parcialmente e no atende. Das trs amostras, nenhuma atendeu completamente a todas as sugestes feitas. Dos dez itens analisados, a matria Canes para viver mais, publicada na revista Rolling Stone, foi a que mais se aproximou, sendo avaliada em seis itens como tendo atendido totalmente (60%) ao proposto. Foi essa, tambm, a matria que teve o menor nmero de itens atendidos parcialmente, com apenas um (10%). Dentro da avaliao, trs itens foram percebidos como no atendendo proposta (30%). Oposta a isso, a matria Suicdio.com, da poca, foi a que menos se aproximou das recomendaes, tendo sido quatro vezes (40%) considerada como no atendendo ao proposto. Alm disso, apenas um dos itens foi considerado totalmente atendido (10%), durante a anlise. Tanto a matria da poca, quanto Cartas a Vincius (Capricho), tiveram cinco itens (50%) marcados como atende parcialmente. A matria da revista Capricho teve, ainda, trs itens avaliados em atende totalmente (30%) e dois no atende (20%). Ao todo, foram trinta pontos analisados (dez em cada matria), resultando em 33% de itens que atenderam totalmente ao que foi proposto pelo manual, 40% que atenderam parcialmente e 27% que no atenderam. Assim, percebe-se que, embora o manual nem sempre seja de conhecimento dos profissionais da imprensa, algumas informaes acabam passando pelo crivo do bom senso pessoal do jornalista, o que diminui alguns riscos de esbarrar no sensacionalismo. Ainda assim, alguns itens como a utilizao de fotos do suicida, mesmo que no relacionadas morte, ou reproduo de trechos da carta de suicdio, ainda fazem parte das publicaes, contrariando as orientaes da OMS. No existe cdigo de conduta ou lei que impea a publicao e veiculao do tema, embora muitos veculos prefiram se manter neutros quanto a isso. Entretanto, como aponta o manual da OMS, importante chamar a ateno das pessoas para os problemas e atitudes que podem culminar no suicdio e a mdia, nesse caso, tem o papel de alertar a populao e ajudar a quebrar o preconceito construdo acerca do suicdio, podendo, inclusive, contribuir para que outros casos sejam evitados. Assim, espera-se que essa investigao contribua para o debate
______________________________________________________________________ Revista Iniciacom - Vol. 5, N 1 (2013)

18

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao

sobre a necessidade de aprofundar a problematizao do suicdio como fato noticivel, considerando que as informaes so de interesse pblico.

Referncias Bibliogrficas
AMARAL, Mrcia Franz. Sensacionalismo: inoperncia explicativa. Em Questo, Porto Alegre, v. 9, n. 1, p. 133-146, jan./jun. 2003. ANGRIMANI SOBRINHO, Danilo. Espreme que sai sangue: um estudo do sensacionalismo na imprensa. So Paulo: Summus, 1995. BESSA, Marina. Cartas a Vincius. Capricho. So Paulo, p. 82-85, ed. 1039, 2 mar. 2008. AZEVEDO, Solange e BRUM, Eliane. Suicdio.com. poca, So Paulo, p.82-89, ed.508, 11 fev. 2008. DAPIEVE, Arthur Henrique da Motta. Suicdio por contgio A maneira pela qual a imprensa trata a morte voluntria. Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro. 2006. Disponvel em: < http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0410389_06_pretextual.pdf> Acesso em: 14 abr. 2012. FENAJ. Cdigo de tica dos Jornalistas Brasileiros. <http://www.sjpdf.org.br/p3086.aspx> Acesso em: 28 ago. 2012. Disponvel em:

19

FERLA, Marcelo. Canes para viver mais. Rolling Stone, So Paulo, p. 93-99, ed. 18, Mar 2008. FONSECA JUNIOR, Wilson Corra. Anlise de Contedo. In: DUARTE, Jorge e BARROS, Antonio (org.). Mtodos e tcnicas de pesquisa em comunicao. 2 ed. 4 reimpr, p. 280-304. So Paulo: Atlas, 2010. O ESTADO DE S. PAULO. Manual de redao e estilo. <http://www.estadao.com.br/manualredacao> Acesso em: 28 ago. 2012. Disponvel em:

ORGANIZAO Mundial de Sade. Preveno do Suicdio: um manual para profissionais da mdia. Genebra: Departamento de Sade Mental Transtornos Mentais e Comportamentais, 2000. Disponvel em: <http://www.who.int/mental_health/prevention/suicide/en/suicideprev_media_port.pdf> Acesso em: 25 set. 2012

______________________________________________________________________ Revista Iniciacom - Vol. 5, N 1 (2013)

You might also like