You are on page 1of 3

RESUMO CONHECIMENTOS BANCARIOS: FACTORING:e a prestação de serviço compras de direitos crditicios contrato de venda mercantil.

Não e fiscalizada belo canco centrarl e a comissão de valores mobiliários Faz compra de títulos SOCIEDADE DE CARTAO DE CRETIDO:são empresas prestadoras de serviços e não são empresas financeiras são S.A. SELIC: e o sistema computadorizado controlado em tempo real pelo bacen ao qualapenas as instituições credenciadas no mercado financeiro tem acesso !!recebe títulos do vendedor e transferi!lo ao comprador. COMPOM: e formado por uma comição que servira para definir a ta"a de #uros$ tais reuniões são realizadas nas tercas e quartas sendo assim num %período de & vezes ao ano Normalmente os ob#etivos do copom são implementar a política monetária definir a meta S'()* e o seu eventual vi+s e analisar o relat,rio de inflação visam cumprir as metas para inflação definidas pelo *-N.Se as metas não foram atin.idas cave ao presidente do /A*'N divul.ar$ em carta aberta ao ministro da fazenda$ os motivos do descumprimento$ as providencias e o prazo para o retorno da ta"a de inflação aos limites estabelecidos. 01'2)3'N*)A *4-0('-'N5A1:'N5)3A3'S A/'15AS ' F'*6A3AS: Aberta: qualquer pessoa. Fec7ada: .rupos de pessoas de uma determinada empresa. FECHADA:S84 e"clusivamente para empre.ados de uma empresa$ e neste .rupo não podem entrar pessoas que não ten7am vinculo empre.atício com a empresa em questão TAXA SELIC: e a ta"a de #uros de curto prazo . A ta"a selic e e"pressa em base anual de 9:9 dias ;teis e + calculada pela ponderada das operações de um dia lastreados em títulos p;blicos. TAXA CDI:ta"a de um dia em títulos privados. A ta"a *3) e utilizada para corri.ir *3/s outros títulos de renda fi"a$ alem de servir como referencia <BENCHMARK) TR: taxa referenc a!: *alculada pelo /A*'N deriva da 5/F ta"a básica financeira que representa a ta"a media mensal que as => maiores instituições financeiras pa.aram pelos *3/s de seus clientes. A 51 e usada para complementar e remunerar as cadernetas de poupança que pa.am ? por cento ao ano @ a variação mensal da 51. METAS DE INFLACAO: *ontrolo de preços estabelecidos pelo *-N com tolerAncia de variações de 9 pontos ou para cima ou para bai"o. 4 ,r.ão especifico para manter a meta e o *4-04-.<divul.ações de metas abertas a todo publicam$ comprometimento absoluto ao /A*'NB.5ransparCncia$ penalizacao. /A*'N ao não cumprimento da meta.

DEPOSITO COMPULSORIO:todos os bancos tem que remeter parte dos dep. POLITICA MONETARIA EXPANSIONISTA E RESTRITI"A: %UANTO & DINHEIRO ' EXPANCIONISTA %UANTO ( DINHEIRO' RESTRITI"A No caso do din7eiro o preço e e"presso pela ta"a de #uros que se pa. Due quanto mais alta for menos as instituições tomarão emprestado e portanto$ a menor será a quantidade de din7eiro em circulação.e": se o /A*'N compra títulos aumenta a ta"a de redesconto ou o deposito compuls. TAXA DE REDESCONTO: Duando faltam recursos a al.rio ele ira tirar din7eiro de circulação e o din7eiro tornara mais raro e o seu preso subirá. administrar a falta eventual de recursos dos bancos. COMPRA E "ENDA DE TITULOS PUBLICOS: OPEN MARKET #MERCADO ABERTO)$Semanalmente o tesouro nacional emite títulos que são leiloados pelo /A*'N a todos os participantes do sistema financeiro nacional.Duando o bacen controla a quantidade de din7eiro em circulação ele acaba por movimentar a ta"a de #uros. )NS51E-'N54 40'N -A1F'5 1'3'S*4N54 3'04S)54 *4-0E(S41)4 F)NA()3A3' controlar a quantidade de din7eiro em circulação. DEAN34 4 /A*'N (')(4A 5)5E(4S ele retira moeda de circulação do mercado.Se a oferta aumenta mais que a queda $ a demanda do preço cai.a por ele. POLITICA MONETARIA RESTRITI"A OPEN MARKET REDESCONTO COMPULSORIO venda de títulos 1etira din7eiro de circulação elevação da ta"a 1etira din7eiro de circulação aumento do repasse dos EFEITO DA TAXA DE )UROS S4/' S4/' . Due quanto maior for a demanda por din7eiro maior será a ta"a de #uros ou o seu preço . No movimento )N2'1S4$ quando o /A*'N compra títulos ele 0oe mais moedas em circulação no mercado.sitos que seus clientes fazem #unto as a.POLITICA MONETARIA:BACEN$ controla a quantidade da moeda$ se a demanda<procuraBsobre mais que a oferta$ o preço dos produtos sobem. conter a e"pansão do credito.uma instituição financeira$ o banco central pode emprestar din7eiro isso lC cobrara uma ta"a de #uros.encias ao /A*'N.

3ep.sitos ao /A*'N retira 3in7eiro de circulação POLITICA MONETARIA EXPANSIONISTA OPENMARKET S4/' .