You are on page 1of 7

Introduo

Durante muitos anos a arte circense encanta o mundo com seus espetculos que exibem habilidades diversas de seus artistas, como o contorcionismo, equilibrismo, ilusionismo dentre outros. Para compreender o fenmeno "circo" do sculo XXI, proponho, em um primeiro momento, fazer uma breve reviso histrica compreendendo suas diversas expresses como manifestao cultural. A seguir, procuro compreender o surgimento das escolas de circo no Brasil e seus significados no mbito do lazer. Proponho entender, nesse sentido, a importncia que locais como esse tem para vivncias de lazer na cidade. Um olhar histrico sobre o Circo

Do picadeiro ao palco
O cavaleiro ingls Philip Astley, considerado por alguns historiadores circenses como o pai do circo "moderno"1, montou a primeira estrutura de circo com picadeiro, espao com tablado circular delimitado por lonas cercado por arquibancadas proporcionando a viso dos espetculos e do pblico ao redor. Astley foi inovador quando comeou a incorporar os saltimbancos, acrobatas, cavaleiros e palhaos em uma s apresentao tornando-se esta a base do circo moderno. Em 1770 inicia a cobrana de ingressos do pblico para assistir a esses grandes espetculos. Aps a estria desse tipo de espetculo Charles Hughes tambm cavaleiro criou uma das primeiras companhias de espetculos do mundo em1780 que se chamou Royal Circus, e pela primeira vez esse tipo de espetculo e espao aparecia com o nome de "circo". O sucesso de sua companhia foi responsvel por esse nome ficar popular e ser conhecido at os dias de hoje2. Personagens que marcaram a histria do circo so conhecidos como nmades, viajantes como os ciganos e os saltimbancos, artistas que divertiam o pblico em feiras e praas pblicas durante a idade mdia em apresentaes realizadas de cidade em cidade. Os nmades eram apontados como "povos vagabundos" que deixavam sinais de destruio e abandono por onde passavam, instaurando linhas de fuga, detona desejos, fragmentao de identidades e oferecendo caminhos e possibilidades imprevisveis e perigosas3. O circo do sculo XVIII passa a ser considerado um espao propicio a baguna onde ocorria a ruptura de comportamentos civilizados. Instalava-se tambm na sociedade o desejo de controlar o divertimento do povo no tempo fora do trabalho4. Em 1727 o circo j era considerado uma atividade nacional gerando questes sobre como proceder com famlias ciganas que apresentavam espetculos considerados imorais, comdias e peras, nas cercanias de cidade. O movimento nmade no representou apenas distrbios sociais, foi um movimento que despertou diversas sensaes, gerou fascnio, mudana de cotidiano, deslumbramento, sensao explosiva e alegre, incontrolvel e prazerosa transformao da cidade por onde passavam5.

No final do sculo XIX e meados do sculo XX em toda a Europa o cavalo ocupava um lugar central nas apresentaes circenses, sendo chamados ento "circos de cavalinhos", e em sua maioria os nmeros hpicos que davam valia apresentao da companhia circense. Outra atrao dos circos no sculo XIX eram as feras, animais considerados no amestrados ou domados como os lees, ursos e serpentes utilizadas no circo como um atrativo para o pblico, e na maioria das vezes, apenas sua exibio j era suficiente para um pblico curioso que nunca tivera oportunidade de ver tais animais6. A presena de mgicos ilusionistas e malabaristas tambm marcava os nmeros circenses da poca. Os mgicos tinham como objetivo iludir o pblico atravs de truques que criassem uma "noite agradvel e cheia de emoes". Os nmeros de ilusionismo geravam a tenso entre a dialtica origem e fim, causa e efeito, vida e morte como no nmero em que a ajudante separada em pedaos o corpo vivo e despedaado. O corpo acrobata impressiona os espectadores atravs da demonstrao de coragem e no desafio da gravidade e da morte, da inverso da ordem das coisas como andar com as mos, lanar-se no espao, contorcer-se, produzir sons com o corpo, cuspir fogo. Esta lgica opunha-se aos ideais de corpo perfeito, limpo e isolado que a cincia das ltimas dcadas do sculo XIX construra, e da nova ordem exigida da vida disciplinada. Artistas como trapezistas, malabaristas e equilibristas fazem do circo um lugar mgico, povoado de seres fantasticamente humanos em sua corporeidade e materialidade. Ao contrrio que a cincia apontava, nos espetculos os corpos deixam de ser um limite das potencialidades humanas para transformar-se em seu ponto de partida7. O corpo passa a ser considerado como o centro do espetculo, de todas as variedades apresentadas pela multifacetada atuao de seus artistas. Esse corpo exibido em movimento constante despertava o riso, o temor e, sobretudo, a liberdade8. Considerando o "movimento circo" como uma especialidade das artes onde o corpo o protagonista, onde os artistas se expressam atravs de suas aes e gestos ensaiados, possvel considerar que a expresso humana ali representada antecede os prprios conceitos de circo ou artes do circo9. A gargalhada deu vida a um dos principais personagens que sustentam a comicidade circense: o palhao, "esse fazedor de graa que to antigo quanto o tempo, e quanto prpria arte circense"10. Os primeiros palhaos italianos se vestiam de espantalhos, utilizando palha dentro da roupa para amortecer as quedas, da a designao dada a esse artista. O palhao foi considerado smbolo do circo do sculo XIX, pois atravs de suas roupas espalhafatosas, das atitudes atrapalhadas, da inverso de coisas e partes do corpo ele fazia a platia rir, assumindo assim, o riso, um carter festivo.

No Brasil, antes da chegada do Circo, famlias de ciganos e saltimbancos que vieram da Europa, tinham como especialidades a doma de ursos, o ilusionismo e as exibies com cavalos. Viajavam de cidade em cidade, e adaptavam seus espetculos ao gosto da populao local e medida que viajavam agregavam novos artistas, isso fez com que o circo se apropriasse da cultura de cada regio visitada. Nmeros que no faziam sucesso na cidade eram tirados do programa11. Instalando-se na periferia das grandes cidades e voltado para as classes populares os nmades usavam tendas e nas festas sacras, havia baguna, bebedeira, e exibies artsticas, incluindo teatro de bonecos. A modernizao do circo no se deu em termos de espaos e equipamentos, mas sim no elemento humano, suas habilidades e criatividade. Alguns historiadores alegam que o circo chegou ao Brasil antes de 1800 e para outros foi entre 1820-1830, mas foi somente em 1834 que temos o registro da chegada de um circo formalmente organizado, o de Giuseppe Chiarini. Este circo pode ser considerado um ponto de referncia para se compreender o encontro do circense europeu com os artistas e as experincias locais, atravs dos espetculos que apresentam claramente o modelo europeu de fazer circo, mas por outro lado sofre mudanas na produo do espetculo pela incorporao, assimilao e mistura de novos elementos vivenciados12.

Do palco escola
A partir de 1910 o circense instala, junto com o picadeiro, um palco para encenar dramas: o teatro no circo. At ento, os circenses encenavam sketchs e comdias. A aprendizagem dos textos destas encenaes seguia a regra, era feita por meio da transmisso oral: de seus prprios familiares ou atravs de imitao do teatro e do cinema ou mesmo por meio de trocas dentro do prprio "mundo circense"13. Mas o teatro no circo introduz definitivamente a linguagem escrita no circo-famlia14. O processo de trabalho no teatro pressupunha conhecimento da leitura e da escrita, alm da criatividade gerada por um conjunto de saberes e prticas presentes no circo, garantiam ao circense a capacidade de encenar peas mesmo antes da entrada do palco de teatro no circo. Embora a transmisso dos saberes continuasse a ser oral, a escrita e a leitura foram definitivamente incorporadas qualificao "verdadeira". O teatro significou um aperfeioamento da linguagem escrita e falada, bem como reforou a idia de que a aprendizagem, qualquer que fosse, era incorporada para reproduzir o circo-famlia. O circo-teatro comeou a aparecer em Minas Gerais no inicio do sculo XX atravs da iniciativa de um palhao que enfrentava dificuldades financeiras em seu circo. A apresentao de comdias e dramalhes foi um recurso para tentar atrair o pblico que se encontrava escasso devido ao incio da Primeira Grande

Guerra, do surgimento do fongrafo e do cinematgrafo que se fizeram concorrentes das apresentaes circenses15. De acordo com Silva (1996) a arte circense , muitas vezes, considerada como o espetculo mais antigo do mundo:

O circo o ltimo vestgio de um saber antigo, existencial e inicitico. Esse saber, essa arte ancestral e nica que o circo, s se perpetua graas a dois mecanismos: a transmisso do saber de pai para filho, e o ensino proporcionado por uma escola. (Ziegler, J.).
A transmisso do saber de gerao a gerao uma caracterstica que circo herdou dos artistas ambulantes e saltimbancos. Desde 1770, formaram-se "dinastias circenses" que saram da Europa Ocidental transmitindo a arte circense de pai para filho. No Brasil, a partir de 1830, registra-se a presena de vrias famlias circenses europias, muitas chegaram como saltimbancos, trazendo a "tradio" da transmisso oral dos seus saberes16. A estes circos formados por grupos familiares foi dado o nome de "circo dos tradicionais". Esta organizao familiar era a base de sustentao do circo. A transmisso do saber circense fazia deste mundo particular uma escola nica e permanente. O que se aprendia era suficiente para ensinar a armar e desarmar o circo, a preparar os nmeros ou peas de teatro, alm de treinar as crianas e adultos para execut-los. Este contedo tratava tambm de ensinar sobre a vida nas cidades, as primeiras letras, as tcnicas de locomoo do circo. Atravs deste saber transmitido coletivamente s geraes seguintes, garantiuse a continuidade de um modo particular de trabalhar e de montar o espetculo17. No ensinar e no aprender estava a chave que garantia a continuidade do circo, estruturado em torno da famlia18. A partir de 1930-40 comeam a aparecer as primeiras escolas especializadas na formao de artistas e consequentemente o modelo clssico de circo sofre mudanas. A descentralizao do conhecimento marca a mudana, j que, at esse momento o conhecimento era mantido no interior da lona, em "posse" da famlia, transmitido de gerao em gerao. O aparecimento da escola proporciona um maior intercmbio de conhecimentos, uma diversificao das modalidades, dos estilos, e fundamentalmente concretiza um conhecimento mais sistemtico, organizado e talvez cientfico. As escolas foram se transformando em centros de intercmbio da cultura circense e a modernidade facilitou a disseminao do conhecimento mais rapidamente19. Esse processo de transformaes a que o circo, como forma de entretenimento popular, est sujeito, levou a uma diferenciao na estrutura e espetculo circenses. Todos esses acontecimentos fizeram nascer novos artistas

e os circos foram se espalhando e disseminando a cultura circense pelo mundo20. Podemos considerar que a linguagem do circo foi se adaptando aos novos valores da sociedade, s expectativas tcnicas e principalmente estticas (visuais) deste momento histrico, mas isso no foi suficiente para eliminar o modelo "tradicional" de circo, o qual ainda presente na maioria dos "Circos" do Brasil, Europa e mundo. O circo contemporneo como alguns historiadores o chamam apresentam um modelo que prospera atualmente sendo chamado de circo do homem por envolver somente a figura humana nas performances, excluindo a participao de animais. Seu formato, que por certo ainda est em pleno desenvolvimento, representa uma tentativa de incluir as artes do circo s exigncias do mercado artstico contemporneo, de faz-lo acessvel a todos os pblicos, respeitando os valores sociais, sem deixar de cumprir os objetivos primordiais do circo: a alegria, a iluso, a fantasia, em nome do entretenimento21. A linguagem oral e transmisso de saberes atravs de uma escola uma representao das transformaes que o circo vem vivendo. Uma escola de circo que se torna cenrio da realidade de muitos sujeitos aqui estudada como uma possibilidade de lazer que educa para a cultura e para a independncia na escolha de atividades de lazer. Do ponto de vista dos estudos culturais possvel dizer que o lazer uma dimenso da cultura entendida em seu sentido mais amplo, englobando os diversos interesses humanos, suas diversas linguagens e manifestaes. O lazer pode ser efetuado no "tempo livre" das obrigaes, profissionais, domsticas, religiosas, e das necessidades fsicas. Alm disso, preciso considerar a busca pelo prazer que as vivncias possibilitam embora nem sempre isso ocorra e embora o prazer no deva ser compreendido como exclusivamente de tais atividades conforme destacam Melo; Alves Jnior (2003). Neste contexto, preciso entender a relao existente entre lazer e escolas de circo, as oportunidades geradas por esses espaos para desenvolver o carter humano, a criatividade e autonomia atravs de vivncias que podem levar ao desenvolvimento de relaes pessoais.

Consideraes finais
Neste trabalho foi abordada a histria do circo na Europa, sua insero no Brasil e como cada artista comps sua histria neste cenrio. No primeiro momento do texto fao a construo de uma narrativa da histria do circo dialogando com o corpo circense e com o surgimento do teatro nas apresentaes. Gostaria de pontuar a questo da transmisso do saber circense, que antigamente transmitido dentro do prprio circo, de pais para filhos e assim continuava a tradio de seus espetculos. J na

contemporaneidade o surgimento de escolas de circo marcam a continuidade da histria do circo atravs da sistematizao da tcnica dos movimentos a serem ensinados. O circo um espetculo cultural permanente. Ele continua, ainda que com profundas transformaes, encantando multides. Independente das transformaes que sofreu durante sua trajetria a histria do circo nos diz que a cultura circense atravessou dcadas e aparece nos dia de hoje com uma nova roupagem apresentando espetculos de beleza e desafios como antigamente. A escola de circo, alm de cumprir o papel social de transmisso da arte circense e de educao informal, aparece no cenrio atual como tempo e espao de diverso e desenvolvimento pessoal. Cada vez mais as pessoas buscam na atividade de circo um momento de lazer. A escola proporciona aos alunos a vivncia da atividade fsica, o contato com uma nova cultura, a participao em espetculos possibilitando vivncias diferenciadas nos momentos de lazer dos sujeitos. Notas
1. Bortoleto, Machado (2003). O circo moderno era considerado como espetculos de variedades, onde homens e animais compartilham cenrio demonstrando suas habilidades, seja na rua, num teatro, numa feira, num hipdromo, numa praa de touros, ou em seu ambiente mais caracterstico, "na lona" 2. Regina Horta Duarte, 1995. 3. Ibidem p.36-40 4. Ibidem 5. Ibidem 6. Regina Horta Duarte, 1995. 7. Regina Horta Duarte, 1995. 8. Ibidem 9. Bortoleto e Machado, 2003. 10. A histria do circo, 2001. 11. Polosso, 2004 12. Ermnia Alves, 2003 p.38 13. Ermnia Alves (1996) 14. Ermnia Alves (1996).Do final do sculo XIX metade do seguinte, possvel observar um circo que desenvolveu relaes sociais e de trabalho especficas, como resultado das vrias formas de adaptao entre o artista imigrante e a consolidao do circo como uma escola, alm das ligaes entre as vrias famlias circenses - proprietrias ou no. A este conjunto chamei de circo-famlia. 15. Regina Horta Duarte, 1995. 16. Ermnia Alves, 1996 17. Ibidem 18. Ibidem 19. Bortoleto e machado 20. Magnani (2003) 21. Bortoleto e Machado, 2003.

Referncias

BORTOLETO, Marco A. C. MACHADO, Gustavo de A. Reflexes sobre o circo e a Educao Fsica. Corpoconscincia, Santo Andr, n. 12, p. 3969, jul./dez 2003. DUARTE, Regina Horta. Noites Circenses: Espetculos de circo e teatro em Minas Gerais no sculo XIX. Campinas: Editora da UNICAMP, 1995. MAGNANI, Jos Guilherme Cantor. Festa no pedao: Cultura Popular e Lazer na Cidade. So Paulo: Hucitec, 2003. POLOSSO, Hugo. Papo-cabea pra pensar. Almanaque Brasil de cultura popular. Ano5 n. 60 Maro 2004, p.20-23. SILVA, Ermnia. O circo "- sua arte e seus saberes - o circo no Brasil do final do sculo XIX a meados do XX. Dissertao Mestrado Maro 1996, Departamento de Histria do Instituto de Filosofia e Cincias Humanas da UNICAMP. SILVA, Ermnia. As mltiplas linguagens na teatralidade circense: Benjamim de oliveira e o circo teatro no Brasil no final do sculo XIX e incio do XX. Tese de Doutorado (...) UNICAMP. www.circospasso.art.br, acessado em10/09/04 e 21/03/05

You might also like