You are on page 1of 4

VI SEMANA ASSEMBLEIANA DA F AIFA A HISTORICIDADE DO PENTECOSTALISMO NO BRASIL

CONFERENCISTA: Reginaldo Cruz Ferreira formado em Teologia e ps-graduado em Cincias da Religio/Ensino Religioso pela PUC/GOIS. articulista com produes publicadas, entre outras, na Revista Ciberteologia da Editora Paulinas, em ciberteologia.paulinas.org.br e no site www.cpgls.ucg.br; nestes veculos publicou A vulgarizao do sagrado e a comercializao da f. Fez parte da equipe de escritores que escreveram a revista Famlia, Igreja e Sociedade da Editora Betel. pastor auxiliar na Assembleia de Deus - Ministrio Vila Nova, onde trabalha como Superintendente de Famlia e professor de Teologia Sistemtica na Faculdade FAIFA, Sepego, Saber e Setal. Atualmente continua os estudos teolgicos na Universidade Metodista de So Paulo.
1

ESTUDO 1 Assembleia de Deus: origem, implantao e crescimento Pesquisadores e jornalistas concordam que hoje, em cada 10 evanglicos brasileiros, quatro esto ligados Assembleia de Deus. Essa realidade pode ser vista sob quatro aspectos consecutivos: 1) o contexto religioso brasileiro no incio do sculo XX; 2) os pioneiros; 3) o surgimento das Assembleias de Deus; e 4) seu vertiginoso crescimento. 1) Quanto ao contexto religioso brasileiro no incio do sculo XX, pode-se dizer que a mensagem crist era transmitida em latim (Catolicismo), alemo (Luteranismo), ingls (Anglicanismo) e italiano (Congregao Crist do Brasil); apenas um sistema religioso transmitia a mensagem em portugus (Presbiterianismo). 2) Os pioneiros das Assembleias de Deus desembarcaram no pas, no contexto acima. Gunnar Vingren e Daniel Berg, suecos, recm-avivados nos Estados Unidos atravs da experincia do batismo com o Esprito Santo, iniciaram ento suas pregaes num pas cuja religio institucional era o Catolicismo Romano e religio marginal eram as demais denominaes protestantes. 3) Das pregaes dos suecos nasce, em 1911, a Assembleia de Deus em Belm do Par, com 17 pessoas; em 1930, o nmero chega a 14.000 membros; em 1950, a 120.00; pensando em Pentecostalismo, em 1980 eram 51% da populao crist; e as estimativas so que hoje 80% da populao evanglica pentecostal. 4) Mas, por que crescem as Assembleias de Deus? Segundo Elben Lenz Cesar, diretor de redao e jornalista responsvel pela Revista Ultimato, h quatro razes que justificam o crescimento assembleiano no Brasil: (1) as Assembleias de Deus crescem por causa da importncia dada pessoa e obra do Esprito Santo; (2) as Assembleias de Deus crescem por causa do seu ardor evangelstico; (3) as Assembleias de Deus crescem por causa da orao; e (4) aAs Assembleias de Deus crescem porque comearam com missionrios pobres (imigrantes suecos nos Estados Unidos) e se infiltraram nas camadas mais desenvolvidas do pas.

ESTUDO 2 O Pentecostalismo no Brasil Segundo Alderi Souza de Matos, doutor em Histria da Igreja (Universidade de Boston), o moderno movimento pentecostal considerado por muitos estudiosos o fenmeno mais revolucionrio da histria do Cristianismo no sculo XX, e talvez um dos mais marcantes de toda a histria da igreja. Esse fenmeno pode ser visto sob trs perspectivas: 1) o crescimento do Pentecostalismo mundial, 2) reviso histrica e 3) reviso fenomenolgica. 1) Quanto ao nmero de pentecostais, Alderi de Souza Matos afirma que hoje h cerca de meio bilho de adeptos do Pentecostalismo ao redor do mundo. No Brasil, a magnitude do Pentecostalismo evidente a todos os observadores. H muitos anos esse segmento congrega a maioria dos protestantes. De acordo com o senso de 2000, dos 26,2 milhes de evanglicos brasileiros, 17,7 milhes so pentecostais (67%). 2) Da perspectiva histrica, o movimento pentecostal pode ser localizado, embrionariamente, (1) no avivamento da Rua Azuza, em Los Angeles (1906), (2) no movimento pentecostal no Chile (1909) e, finalmente, (3) no movimento pentecostal no Brasil (1910). 3) Contudo, esse tambm um fenmeno religioso com base protestante que pode ser entendido sob as trs ondas de Paul Freston ou trs fases de implantao: (1) a primeira onda, que comea com o surgimento da Congregao Crist no Brasil (1910), termina com o das Assembleias de Deus (1911); (2) a segunda onda, que tem incio com a introduo no Brasil da Igreja do Evangelho Quadrangular (1951), continua com a fundao da Igreja Evanglica Pentecostal O Brasil para Cristo (1955) e termina com o surgimento da Igreja Pentecostal Deus Amor (1962); e (3) a terceira onda, que tem comeo com o advento da Igreja Universal do Reino de Deus (1977), continua com o surgimento da Igreja Internacional da Graa de Deus (1980), Igreja Apostlica Renascer em Cristo (1985), a Comunidade Sara Nossa Terra (1992) e muitas outras.

ESTUDO 3 O Pentecostalismo no sculo XX: implantao e crescimento de igrejas pentecostais e neopentecostais

O sculo XX caracterizado por uma grande evangelizao do Brasil de modo que as igrejas protestantes (evanglicas) crescem vertiginosamente. Elben M. Lenz Csar, em seu livro Histria da Evangelizao do Brasil: dos Jesutas aos Neopentecostais, a pentecostalizao do sculo XX acontece da seguinte ordem e modo: 1) Operrio italiano organiza em So Paulo a mais fechada igreja evanglica brasileira. 2) Missionrios suecos fundam a maior denominao evanglica brasileira.

3) Gal de Holywood traz o evangelho Quadrangular para o Brasil. 4) Pedreiro pernambucano funda em So Paulo a mais aberta igreja pentecostal do Brasil. 5) Jovem de 26 anos converte-se em So Paulo e funda a igreja pentecostal mais rgida do Brasil. 6) Nascida nos Estados Unidos em 1967, a Renovao Carismtica Catlica chega ao Brasil trs anos depois. 7) Edir Macedo abandona a umbanda e a loteria e funda a Igreja Universal do Reino de Deus. 8) Surgem os neopentecostais com novas doutrinas/teologias, liturgias, prticas etc.. 9) Pentecostais e histricos precisam tomar cuidado com o joio no meio do trigo. Esse roteiro da pentecostalizao no apenas histrico, factual como tambm norteia a compreenso do fenmeno pentecostal.
3

ESTUDO 4 O futuro do Pentecostalismo: repensando sobre nossa herana pentecostal Os pentecostais cresceram, e com esse crescimento vieram os desafios e surgiram os perigos que rondam esse fascinante movimento. Eles saram do ostracismo religioso, e agora so prestigiados; mas o prestgio cobra seu preo e o Pentecostalismo comeou a perder caractersticas fundamentais na medida em que optou por um lugar ao sol. O Pentecostalismo de hoje bem diferente. H um enorme distanciamento de sua herana. H dilemas que afetam e alteram seu perfil, que impem conflitos entre sua herana, o status quo atual e a opo por mant-lo. Esses dilemas podem ser analisados no decorrer dos passos que se seguem: 1) Sntese da experincia pessoal do autor com o movimento pentecostal. 2) A evangelizao no Brasil deve muito aos pentecostais. 3) Ventos estranhos e preocupantes vm soprando. 4) O Pentecostalismo precisou se institucionalizar. 5) A elite religiosa. 6) Os filhos dos pentecostais estudaram e ascenderam socialmente. 7) As pessoas confundem os pentecostais com os neopentecostais e nivelam todos por baixo.

8) Crescimento numrico e o cortejo dos polticos. 9) O neopentecostalismo tenta gerar artificialmente aquela antiga efervescncia. 10) Saudades de Seymour.
4

Concluso: O Esprito Santo ainda batiza e concede dons espirituais. Ele o mesmo. E os pentecostais acreditam.

REFERNCIAS ALENCAR, Gedeon. Assembleia de Deus: origem, implantao e militncia (1911-1946). So Paulo: Arte Editorial, 2010. CABRAL, Elienai. Movimento Pentecostal: as doutrinas da nossa f. Rio de Janeiro: CPAD, 2011. CONDE, Emlio. Histria das Assembleias de Deus no Brasil. Rio de Janeiro: CPAD, 2010. GONDIM, Ricardo. O que os evanglicos (no) falam: dos negcios graa, do desencanto esperana. Viosa, MG: Ultimato, 2006. SOUZA, Alexandre Carneiro de. Pentecostalismo: de onde vem, para onde vai? um desafio s leituras contemporneas da religiosidade brasileira. Viosa: Ultimato, 2004. Revistas: ARAJO, Isael de Arajo. Assembleia de Deus: 100 anos de Pentecostes. Lies Bblicas 2 Trimestre de 2011. Rio de Janeiro: CPAD, 2011. CSAR, Elben M. Lenz Csar. Assembleia de Deus: 100 anos: a maior denominao evanglica do Brasil. Julho/Agosto de 2011 Ano XLIV . N 331. Viosa, MG: Ultimato, 2011.

You might also like