You are on page 1of 2

Formao de Professores e Trabalho Docente

Ementa: Esta linha constri seus temas de pesquisa tendo como princpio a ao de
ensinar/educar e suas implicaes na formao de professores e suas polticas; na produo de saberes e conhecimentos; nas prticas de memrias e histrias; no trabalho e na profissionalizao docente, em contextos de educao formal (bsica e superior) e no formal, na perspectiva de educao para todos.

Campos de Estudo e Pesquisa:


- saberes e conhecimentos docentes - formao inicial de professores - formao continuada/permanente de profissionais da educao - redes sociais e formao autnoma de professores - estudos do corpo e da arte na formao de professores - identidades docentes - prticas de memria, de histria e educao das sensibilidades - diferena e educao - polticas pblicas na formao de professores - trabalho docente e produo do conhecimento escolar - prticas escolares e cotidiano

Professores que oferecem vagas: Docentes


Guilherme do Val Toledo Prado Maria Carolina Bovrio Galzerani Maria Teresa Egler Mantoan

Grupo de Pesquisa
GEPEC GEPEC

LEPED

Ementas dos Grupos de Pesquisa que oferecem vagas:


GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educao Continuada tem como perspectiva de formao docente a busca da compreenso dos saberes e prticas cotidianas dentro da complexidade da organizao do trabalho pedaggico escolar, usando referencias do campo da Educao, Pedagogia, Psicologia e da Histria. Nesse sentido, a pesquisa tomada como eixo da formao do/a professor/a e na (re)constituio do saber e fazer docente. Atualmente desenvolve trabalhos de estudos e pesquisas relativos : saberes e conhecimentos docentes; formao inicial de professores; formao continuada/permanente de profissionais da educao; prticas de memria, de histria e educao das sensibilidades; trabalho docente e produo do conhecimento escolar; prticas escolares e cotidiano.

LEPED - Laboratrio de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferena procura discutir e eliminar barreiras educacionais que excluem crianas e jovens das nossas escolas, interrompendo suas trajetrias escolares por motivos os mais diferentes, relacionados aos processos de ensino e de aprendizagem. Caminhamos na direo de novos princpios e possibilidades de entendimento do ensino escolar e buscamos concretizar uma educao para todos, em uma escola nica, acolhedora e verdadeiramente inclusiva. . Atualmente desenvolve trabalhos de estudos e pesquisas relativos : saberes e conhecimentos docentes; formao inicial de professores; formao continuada/permanente de profissionais da educao; redes sociais e formao autnoma de professores; diferena e educao; polticas pblicas na formao de professores; trabalho docente e produo do conhecimento escolar; prticas escolares e cotidiano.

You might also like