UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – UFC PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET CURSO DE ENGENHARIA CIVIL EDITAL DE SELEÇÃO PET CIVIL

nº 01/2014

O Programa de Educação Tutorial – PET do Curso de Engenharia Civil da UFC, por intermédio de seu professor tutor, torna público o presente edital de abertura de processo seletivo de membros para preenchimento de vagas no PET Engenharia Civil, doravante denominado PET - Civil.

1. Do Programa de Educação Tutorial O PET constitui-se em Programa de Educação Tutorial desenvolvido em grupos organizados a partir de cursos de graduação das instituições de ensino superior do País, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão, que tem como objetivos desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar; contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação; estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica; formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no País; e estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela cidadania e pela função social da educação superior. O PET é regido pela PORTARIA Nº 343, DE 24 DE ABRIL DE 2013. Segundo o seu Art. 19 o estudante bolsista de grupo PET receberá mensalmente uma bolsa de valor equivalente ao praticado na política federal de concessão de bolsas de iniciação científica, cujo valor atual é R$ 400,00 (quatrocentos reais). Ainda o bolsista fará jus a um certificado de participação no PET indicando o tempo de participação efetiva e comprovada no Programa, emitido pela Pró-Reitoria de Graduação da UFC.

2. Das Vagas Disponibilizadas Serão disponibilizadas 5 (cinco) vagas: 2 (duas) para bolsista e 3(três) para não-bolsistas. 3. Da Qualificação para ser Candidato Estar regularmente matriculado no curso de graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará e ter concluído os primeiros dois períodos do curso. O candidato deverá possuir disponibilidade de 20 horas semanais de dedicação ao Programa na época de sua possível efetivação e deverá, ainda, apresentar IRA maior que 7000. Caso seja aprovado, o aluno deverá cursar alguma língua estrangeira enquanto for membro do programa, poderá possuir somente uma reprovação na graduação enquanto membro do PET e, para os alunos que são bolsistas de outro programa ou estagiários, deverão abdicar de suas bolsas ou vagas no estágio. Deve ser ressaltada a obrigatoriedade de presença nas reuniões.

Data: 15 de Fevereiro de 2014.1 . 5. Do Processo Seletivo O processo seletivo constará de 4 (quatro) fases. Horário: O horário de apresentação de cada candidato e o local serão divulgados posteriormente. podendo ainda haver uma mudança no número de entrevistadores.ufc@gmail.4.Entrevista Os candidatos participarão de uma entrevista com o Tutor do PET Civil e 3 (três) petianos. 6.  Histórico acadêmico. Fase 2 – Dinâmica Será realizada uma dinâmica de grupo com os candidatos. Nesses critérios. O horário da entrevista de cada candidato e o local serão divulgados posteriormente. O não comparecimento a qualquer uma das 3 (três) últimas fases resultará na eliminação automática do candidato.  Carta de motivação. enviando a documentação para o e-mail petcivil. Das Notas Serão avaliados 3 (três) critérios no processo seletivo. As inscrições estarão abertas no período de 01 de Fevereiro a 14 de Fevereiro de 2014 . Data: 22 de Fevereiro de 2014.com contendo o assunto no formato "SELEÇÃO 2014.NOME COMPLETO" e a documentação digitalizada em anexo. Fase 3 – Seminários Individuais Os candidatos apresentarão um seminário de 10 (dez) minutos com desenvolvimento do tema: “Importância e desafios da Educação Tutorial”. Horário: 8h às 12h. 25 e 26 de Fevereiro de 2014. Data: Dias 24. Das Inscrições e Documentos Exigidos Os candidatos deverão efetuar sua inscrição no Processo Seletivo mediante a entrega dos seguintes documentos:  Currículo. A não apresentação destes implicará na eliminação do certame. serão avaliados os seguintes itens:  Critério 1 (C1) – Excelência Acadêmica Currículo IRA . descritas a seguir: Fase 1 – Análise da documentação O grupo fará a avaliação dos documentos apresentados. Horário: 12h às 14h. podendo fazer uso de ferramentas audiovisuais. Fase 4 .

Alexandre Araújo Bertini Tutor PET – Engenharia Civil . Da Validade O presente edital terá validade de 3 (três) meses a partir de sua publicação. Passarão para a Fase 4 (Entrevista).40  P3 = 0.30  P2 = 0. os candidatos melhores classificados. Das Disposições Finais Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Organização do Processo Seletivo. Critério 2 (C2) – Qualidades Pessoais  Carta de Motivação  Seminário Individual Dinâmica  Critério 3 (C3) . 7.SESu/UFC . Os candidatos aprovados serão comunicados posteriormente a respeito dos procedimentos para inclusão no grupo. 01 de Fevereiro de 2014 Professor Dr. no máximo 12. Do Resultado O resultado final será divulgado até dia 07 de Março de 2014 nos flanelógrafos do bloco 708 ou por meio da internet. 9.30 Todas as fases têm caráter classificatório. Fortaleza. no máximo 10.Entrevista Quanto à Média Final. 8. Os candidatos serão avisados com antecedência em caso de qualquer alteração nas datas do processo de seleção. 2. os candidatos melhores classificados . as etapas serão ponderadas da seguinte forma: Onde os Pi são os pesos de cada critério e têm os seguintes valores:  P1 = 0. Passarão para a Fase 3 (Seminário). 1.