Se você tem alguma dica ou sugestão sobre esse tema, compartilhe conosco.

Correção de redação
Um dos grandes questionamentos que tenho recebido por email é sobre a correção da redação. Sinceramente não é um tema fácil, pois não há receitas infalíveis. professor, com tantos afa!eres nem sempre consegue corrigir tudo como gostaria, e vai descobrindo, com o tempo e a e"periência, como dar conta de parte relevante do ensino de português, pois os alunos devem ser leitores aut#nomos e escritores eficientes, pois ter o domínio da linguagem verbal é imprescindível para as práticas sociais. $ara escrever, primeiramente o aluno precisa cultivar o hábito de ler, interpretando e construindo conhecimentos, elaborando novas criaç%es numa perspectiva crítica a partir do seu conhecimento de mundo. &esse conte"to, antes de produ!ir um determinado te"to, é importante que o aluno entre em contato com diversos e"emplares de um gênero, e"traídos de diferentes fontes e suportes. &esse aspecto, conhecer bem os diversos gêneros, ser capa! de plane'ar o te"to, verificar se o te"to atendeu ( proposta, fa!er a revisão, a refacção, são etapas importantes para a construção da escrita. )o propor o trabalho de produção te"tual, o professor primeiramente precisa definir seu ob'etivo. *eve fornecer ao aluno informaç%es claras sobre a proposta, o tema, o gênero e outras que achar relevante para o bom desempenho da tarefa. +ambém é interessante que primeiramente façam um rascunho, assim o professor pode intervir durante a elaboração e s, depois fa!er a produção que será corrigida, e se ainda for preciso, a reescrita. “Tipos” de correção Indicativa: o professor apenas marca -'unto ( margem. os erros, palavras, frases ou períodos que apresentem problemas, não fa!endo interferências no te"to do aluno. /esolutiva: consiste em corrigir os erros, reescrever palavras e0ou períodos inteiros na tentativa de compreender a intenção do aluno, o professor corrige os problemas fornecendo ao aluno o te"to correto. Classificatória: o professor combina previamente com os alunos alguns c,digos que serão utili!ados na correção dos te"tos, a qual será feita pelo pr,prio aluno seguindo as indicaç%es oferecidas pelo professor. )lguns professores preferem fa!er um trabalho de reescrita coletiva na lousa assim discutem oralmente, com todos os alunos da classe, um ou mais te"tos selecionados.

.. ** Prefiro não atri uir notas! mas usar os conceitos" #nsuficiente! $egular! %om e &'celente..prios= ) linguagem está adequada a uma situação de produção escrita= E. há relação entre o título e o conteDdo= ) letra está legível= ) paragrafação está adequada= /espeita as margens da folha= te"to não apresenta rasuras ou borr%es= : Alguns gêneros ou propostas podem ter outros aspectos que devem ser considerados. desenvolvimento e conclusão=.1embrando que 2um texto não é simplesmente uma sequência de frases isoladas. 6787. )presentação título está centrali!ado. Aspectos a serem avaliados 9aseada na minha e"periência em oficinas de redação e orientaç%es de sistemas oficiais de avaliação. .. $roposta +ema e <ênero te"to atende a proposta= 4onseguiu desenvolver o tema= )tendeu ao gênero proposto=:: >. parágrafos e nomes pr. a análise da produção deve ir muito além das quest%es gramaticais e ortográficas. mas uma unidade linguística com propriedades estruturais específicas” -3 45. 6. Ancadeamento de ideias -apresenta introdução. )spectos linguísticos -4oesão e coerência. 4onstrução de frases claras e completas= Usou elementos de coesão= B. ?ariedade vocabular -há rique!a de vocabulário ou apresenta repetiç%es de palavras=. p. )spectos gramaticais Usou corretamente a concord@ncia verbal e nominal= Ampregou adequadamente os sinais de pontuação= Usou corretamente o tempo e0ou modo verbal= Ce! uso correto de pronomes= )s palavras estão grafadas corretamente= Uso adequado de letras maiDsculas em início de frases. 66. uso os seguintes aspectos para corrigir a redação:. ?ariedade de ideias -o te"to está bem estruturado ou há redund@ncia=.

$A/AF/). . >L66. Mercado de 1etras. São $aulo. 4omo se corrige redação na escola. > ed. s gêneros em sala de aula J uma estratégia eficiente para desenvolver comportamentos KleitoresK e KescritoresK. Goão HanderleI. ?illaça. 4ascavel. 4onte"to. Cátima. Monografia /UFN. 6787./eferências <A/)1*F. 4ampinas. S$.678E. Fngedore <. >LL6. Aliana Maria Severino *onaio. te"to na sala de aula. )SS AS+A. ) coesão te"tual. 3 45.