You are on page 1of 4

ADMINISTRATIVO. PROCESSO CIVIL. RESPONSABILIDADE PATRIMONIAL DO ESTADO. MILITAR. MARINHA. DESLIGAMENTO.

NO COMPROVAO DO NEXO CAUSAL ENTRE O ATO PROVENIENTE DA ADMINISTRAO E A LESO NA AUDIO DO AUTOR. LAUDO PERICIAL NO CONSTESTADO. SENTENA MANTIDA. 1. TRATANDO-SE DE RESPONSABILIDADE OBJETIVA DO ESTADO, SUFICIENTE A CONFIGURAO DO NEXO DE CAUSALIDADE ENTRE O DANO SUPORTADO PELO PARTICULAR E O ATO LESIVO PROVENIENTE DA ADMINISTRAO. EM CONTRAPARTIDA, AUSENTE A COMPROVAO DA NECESSRIA RELAO DE CAUSA E EFEITO ENTRE O ATO REPUTADO LESIVO E O DANO INFLIGIDO AO PARTICULAR, NO H COGITAR-SE DE RESPONSABILIZAO PATRIMONIAL DO ESTADO. 2. COMO BEM COLOCADO PELO JUIZ SINGULAR, ALM DE NO RESTAR COMPROVADO QUE A DOENA DA QUAL O AUTOR PORTADOR - A QUAL IMPORTOU EM PERDA DE AUDIO EM GRAU MNIMO - TEVE ORIGEM EM ATIVIDADES PRATICADAS NA CORPORAO, ELE, APELANTE, QUANDO INSTADO A FALAR SOBRE O LAUDO PERICIAL, SILENCIOU, NO PROTESTANDO PELA REALIZAO DE NOVA PROVA TCNICA, QUANDO O DEVERIA TER FEITO, DE SORTE A DESINCUMBIR-SE DO ONUS PROBANDI QUE LHE CUMPRIA QUANTO AO FATO CONSTITUTIVO DE SEU DIREITO. 3. APELAO IMPROVIDA.

(TRF-5 - AC: 107094 RN 96.05.28407-3, Relator: Desembargador Federal Frederico Pinto de Azevedo (Substituto), Data de Julgamento: 13/11/2003, Primeira Turma, Data de Publicao: Fonte: Dirio da Justia - Data: 19/03/2004 - Pgina: 634)

DIREITO CIVIL. RESPONSABILIDADE PATRIMONIAL DO ESTADO. CEGUEIRA EM RECM NASCIDO DECORRENTE DE TRATAMENTO MDICO INADEQUADO. INOCORRNCIA DE PRESCRIO. LIAME CAUSAL CONFIGURADO. I A Unio Federal ostenta legitimidade passiva ad causam, na qualidade de sucessora do Instituto Nacional de Assistncia Mdica da Previdncia Social (INAMPS) em seus direitos e obrigaes (Lei n 8689-93), por cuidar-se de evento lesivo imputvel instituio pblica conveniada ao INAMPS, qual seja: o Hospital Maternidade Praa XV (fl. 8). II A prescrio no corre contra o absolutamente incapaz (art. 198 em interpretao conjunta com o artigo 3 do Cdigo Civil), e mesmo que se de outra forma fosse, no caso dos autos o termo a quo incerto, haja vista ser desconhecido o liame de causalidade entre a permanncia na incubadora e a deflagrao dos danos experimentados. III Presente o dano material, consubstanciado em deficincia visual (cegueira) causada a recm-nascido prematuro, originria de retinopatia da prematuridade (ou fibroplasia retrolental), e destacada, mediante prova pericial, a precariedade do tratamento dispensado ao autor, durante o perodo em que se encontrava submetido ao aparelho de incubadora da referida unidade hospitalar, enquanto causa suficiente e adequada ecloso da molstia, restam preenchidos os requisitos da responsabilidade objetiva Estatal. IV- Observados, no arbitramento do quantum reparatrio em R$ 50.000 (cinqenta mil reais), os fatores subjetivos de atribuio, notadamente (a) a condio pessoal da vtima e (b) a dimenso das conseqncias do dano. V- Devido o pensionamento mensal e vitalcio, a ttulo de indenizao por danos materiais, em razo da reduo da capacidade laborativa. VI- Apelo provido.

(TRF-2 - AC: 296059 1992.51.01.056669-6, Relator: Desembargador Federal ANDR FONTES, Data de Julgamento: 10/03/2004, SEXTA TURMA, Data de Publicao: DJU - Data::08/12/2004 Pgina::18)

APELAO CVEL. RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO. DETRAN. INSERO INDEVIDA DE RESTRIO JUDICIAL NO PRONTURIO DE VECULO. FALHA NA PRESTAO DO SERVIO PBLICO. ATO ILCITO. DANO EXTRAPATRIMONIAL CONFIGURADO. QUANTUM INDENIZATRIO. HONORRIOS ADVOCATCIOS. - Denunciao da Lide - A Cmara j tem posio sedimentada quanto ao tema, prevalecendo o entendimento no sentido de que, sendo a demanda proposta fundamentada na responsabilidade objetiva do ente pblico demandado (Departamento Estadual de Trnsito do Estado do Rio Grande do Sul), prescindvel a denunciao da lide, j que esta "traria efetivo prejuzo ao cidado lesionado em razo da necessidade de apurar a culpa do agente denunciado". Outrossim, eventual responsabilidade solidria da demandada com o pretenso denunciado no autoriza a denunciao da lide, porque no se est a falar em direito regressivo previsto no art. 70 do CPC. - Dever de Indenizar Configurado - Responsabilidade objetiva (art. 37, 6, da CF). Comprovao dos pressupostos caracterizadores da responsabilidade civil. A parte autora comprovou o nexo causal entre o dano experimentado e o agir ilcito do demandado pela falha na prestao do servio pblico (insero indevida de restrio judicial no pronturio do veculo de sua propriedade). - Dano Extrapatrimonial - Dano extrapatrimonial configurado pelos transtornos e incmodos vivenciados pela parte autora, em decorrncia da conduta do demandado, que extrapolaram a normalidade, importando em ofensa a atributo da personalidade, sobretudo porque obstaculizou o direito de propriedade. Precedentes desta Corte em casos idnticos. Honorrios Advocatcios - Manuteno do percentual fixado em 20% sobre o valor atualizado da condenao, na forma do art. 20, 3, do CPC. APELAO DESPROVIDA. (Apelao Cvel N 70051266401, Nona Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Leonel Pires Ohlweiler, Julgado em 28/11/2012)

(TJ-RS - AC: 70051266401 RS , Relator: Leonel Pires Ohlweiler, Data de Julgamento: 28/11/2012, Nona Cmara Cvel, Data de Publicao: Dirio da Justia do dia 03/12/2012)

APELAO CVEL. RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO. ERRO POLICIAL E JUDICIRIO. FALHA NA IDENTIFICAO DE AUTOR DE CRIME. CHAMAMENTO DO AUTOR PARA COMPARECER A UMA AUDINCIA DE PROPOSTA DE TRANSAO PENAL. DANO EXTRAPATRIMONIAL CONFIGURADO. DEVER DE INDENIZAR. MANUTENO DO VALOR DA INDENIZAO. INCONSTITUCIONALIDADE DA LEI N 11.960/09. TERMO INICIAL DOS JUROS DE MORA A CONTAR DO EVENTO DANOSO. - RESPONSABILIDADE DO ESTADO - FALHA DO SERVIO Caracterizado o erro na conduta dos servidores pblicos e agentes polticos estatais, que ensejou o chamamento equivocado do autor para comparecer a uma audincia de proposta de transao penal. Ao contrrio do sustentado pelo apelante, ficou evidente nos autos o erro policial e judicirio, oriundo da falha na identificao do autor, sendo tal situao ensejadora

de dano a direito da personalidade. No h que se falar em fato de terceiro ou mesmo em licitude da conduta, modo a afastar a responsabilidade do Estado. Dever de indenizar demonstrado. Precedentes do TJ/RS. - DANO EXTRAPATRIMONIAL - A configurao do dano extrapatrimonial evidente e inerente prpria ofensa. - QUANTUM INDENIZATRIO Reduo do valor arbitrado na sentena, adequando-o aos precedentes desta Corte em casos idnticos, observada a situao em concreto. - INCONSTITUCIONALIDADE DA LEI N 11.960/09 - No julgamento da ADI 4357, datado de 14.03.2013, Relator o Ministro Ayres Britto, o Egrgio Supremo Tribunal Federal declarou, por maioria, a inconstitucionalidade por "arrastamento" do artigo 5 da Lei n 11.960/09. No podem ser aplicadas ao caso as disposies do art. 1-F da Lei n 9.494/97, com a redao conferida pelo art. 5 da Lei n 11.960/09, tendo em vista o que foi decidido pelo STF na ADI 4357. Assim, os juros moratrios e a correo monetria so devidos nos termos da sentena. - TERMO INICIAL DOS JUROS DE MORA - A Cmara pacificou o entendimento de que nas condenaes impostas contra a Fazenda Pblica incidem juros moratrios desde a data do evento danoso, na forma da Smula n 54/STJ, em se tratando de responsabilidade civil extracontratual, caso dos autos. APELO DESPROVIDO. (Apelao Cvel N 70053869475, Nona Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Leonel Pires Ohlweiler, Julgado em 27/11/2013)

(TJ-RS - AC: 70053869475 RS , Relator: Leonel Pires Ohlweiler, Data de Julgamento: 27/11/2013, Nona Cmara Cvel, Data de Publicao: Dirio da Justia do dia 02/12/2013)

APELAO CVEL. RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO. ILEGITIMIDADE PASSIVA DO AGENTE PBLICO. PRELIMINARES REJEITADAS. ATENDIMENTO EM POSTO DE SADE. AGRESSO POR AGENTE PBLICO. ATO ILCITO. DANO EXTRAPATRIMONIAL CARACTERIZADO. DEVER DE INDENIZAR. MAJORAO DA INDENIZAO. TERMO INICIAL DOS JUROS DE MORA. HONORRIOS ADVOCATCIOS. - ILEGITIMIDADE PASSIVA DO AGENTE PBLICO - Somente as pessoas jurdicas de direito pblico ou as pessoas jurdicas de direito privado que prestem servios pblicos podero responder, objetivamente, pela reparao dos danos a terceiros, seja por ao ou omisso. No se pode imputar pessoa fsica do prprio agente pblico, de forma direta e imediata, a responsabilidade civil pelo suposto dano a terceiro, sendo que, na hiptese de um atuar tipicamente administrativo, no possvel extrair do 6 do artigo 37 da Constituio Federal a responsabilidade per saltum da pessoa natural do agente, pois o dever de indenizar do agente pblico ocorre somente nos casos de ao regressiva, portanto, depois de provada a culpa ou dolo. A responsabilidade por eventuais danos causados ao cidado do Municpio de Pelotas, sendo a corr (servidora pblica) parte passiva ilegtima. Matria de ordem pblica. Reconhecimento de ofcio. Precedentes do STF e desta Corte. Processo n 10800116764 extinto, sem resoluo de mrito, em relao Alayde. Apelo de Alayde, que tambm abrange o feito em apenso, parcialmente prejudicado. - PRELIMINARES - Situao em que a sentena est devidamente fundamentada, no havendo afronta ao artigo 93, inciso IX, da Constituio Federal. Ausncia de ofensa ao princpio da identidade fsica do juzo, que no absoluto e comporta excees, conforme dispe expressamente o artigo 132 do Cdigo de Processo Civil. O Municpio parte passiva legtima, uma vez que responde pelo cometimento

de ato ilcito praticado por seus agentes no exerccio da funo ou em razo dela. RESPONSABILIDADE CIVIL OBJETIVA DA ADMINISTRAO PBLICA - A Administrao Pblica responde objetivamente pelos danos advindos dos atos comissivos ou omissivos realizados pelos agentes pblicos, nesta condio, contra terceiros. A apurao desta responsabilidade independe da caracterizao de culpa, bastando que se verifique a existncia de nexo causal entre a ao ou omisso do agente pblico e o dano. No entanto, expressamente assegurado ao Estado o direito de regresso contra o servidor responsvel no caso de dolo e culpa. Hiptese em que demonstrado pelo contexto probatrio dos autos que Lanny foi vtima de agresso dentro do Posto de Sade, praticada por agente pblica. Ato Ilcito. Dever de indenizar o dano extrapatrimonial configurado. - VALOR DA INDENIZAO - A indenizao por danos extrapatrimoniais deve ser suficiente para atenuar as conseqncias das ofensas aos bens jurdicos tutelados, no significando, por outro lado, um enriquecimento sem causa, bem como deve ter o efeito de punir o responsvel de forma a dissuadi-lo da prtica de nova conduta. Fixao do valor da indenizao com base na jurisprudncia da Corte. Majorao do quantum fixado pela sentena. - TERMO INICIAL DOS JUROS DE MORA - Fixao a contar do arbitramento, conforme entendimento pacificado na jurisprudncia da Cmara. HONORRIOS ADVOCATCIOS - Majorao do valor, considerando as disposies do art. 20, 3 e 4, do CPC. - APELAO DE ALAYDE - Na parte em que no est prejudicado, vai desprovido o apelo de Alayde contra a sentena que julgou improcedente a ao de indenizao movida contra Lanny, acerca dos fatos. PROCESSO N 10800116764 EXTINTO, SEM RESOLUO DE MRITO, EM RELAO ALAYDE MARIA OSRIO DE CARVALHO, POR ILEGITIMIDADE PASSIVA, FICANDO PREJUDICADO EM PARTE O EXAME DE SUA APELAO. PRELIMINARES REJEITADAS. APELO DO MUNICPIO DESPROVIDO. APELO DA AUTORA LANNY PARCIALMENTE PROVIDO. APELO DE ALAYDE DESPROVIDO. (Apelao Cvel N 70051304525, Nona Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Leonel Pires Ohlweiler, Julgado em 27/02/2013)

(TJ-RS - AC: 70051304525 RS , Relator: Leonel Pires Ohlweiler, Data de Julgamento: 27/02/2013, Nona Cmara Cvel, Data de Publicao: Dirio da Justia do dia 04/03/2013)

You might also like