Pessoa jurídica – questões

1) Prova: TRT 15R - 2007 - TRT - 15ª Região - Juiz do Trabalho - Prova 1 Considerando as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta: I - A fundação, universalidade de bens personalizada pelo ordenamento jurídico, para fins religiosos, morais, culturais ou de assistência, é pessoa jurídica de direito público; II - A responsabilidade civil das pessoas jurídi-cas de direito público é objetiva, com base no risco administrativo, admitindo pesquisa acerca da culpa da vitima para exclusão de sua res-ponsabilidade; III - O juiz, no processo de execução, pela aplicação da teoria da desconsideração da personalidade jurídica, atinge com os atos expropriatórios os bens particulares dos administradores ou sócios da pessoa jurídica; IV - Figurando incapaz no pólo passivo da ação, a demanda é proposta no foro do domicilio de seu procurador; V- Inadmissível a pluralidade domiciliar da pessoa jurídica de direito privado, devendo ser demandada na sua sede. a) Todas as assertivas estão corretas; b) Somente uma assertiva está correta; c) Somente duas assertivas estão corretas; d) Somente três assertivas estão corretas; e) Todas as assertivas estão erradas.

2)

Prova: MPE-PR - 2013 - MPE-PR - Promotor Substituto Assinale a alternativa incorreta: a) As associações são pessoas jurídicas de direito privado; b) As organizações religiosas são pessoas jurídicas de direito privado; c) Os partidos políticos são pessoas jurídicas de direito público; d) As empresas individuais de responsabilidade limitada são pessoas jurídicas de direito privado; e) As autarquias são pessoas jurídicas de direito público.

Procurador Municipal São pessoas jurídicas de direito público interno segundo o Código Civil Brasileiro: a) as associações públicas. ressalvado direito regressivo contra os causadores do dano.Área Judiciária No tocante às pessoas jurídicas: a) começa a existência legal das pessoas jurídicas de direito privado com o início efetivo de suas atividades ao público. b) de direito público interno são civilmente responsáveis por atos dos seus agentes que. c) as fundações. b) os partidos políticos. d) os partidos políticos são pessoas jurídicas de direito público interno. se houver por parte destes culpa ou dolo.2013 . que deverá autorizar ou não seu reconhecimento e registro.Prefeitura de Jundiaí .TRT . a organização. por ser laico o Estado brasileiro. dolo ou simulação referentes à administração da pessoa jurídica. nessa qualidade.Estagiário No que concerne às pessoas jurídicas. c) Para fins jurídicos. sendo de três anos o prazo para a anulação da fraude. d) as empresas individuais de responsabilidade limitada. c) a criação.DPE-ES .2013 .2013 .3) Prova: FCC .12ª Região (SC) . o espólio é considerado sociedade de fato. 4) Prova: Makiyama . e) as organizações religiosas 5) Prova: CESPE . . causem danos a terceiros.SP .Analista Judiciário . a) Não se atribuem direitos da personalidade às pessoas jurídicas. assinale a opção correta.Defensor Público . e) as autarquias e as associações públicas são pessoas jurídicas de direito privado. b) Decai em dois anos o direito de anular as decisões eivadas de erro. a estruturação interna e o funcionamento das instituições religiosas é condicional.

8) Prova: FCC . c) O domicílio das pessoas jurídicas de direito privado é estabelecido em lei. os Estados.Procurador Quanto às pessoas jurídicas.AL-PB . . e) A realização de negócios destinados ao aumento do patrimônio não consiste em circunstância que descaracterize uma associação.CIAAR . b) Começa a existência legal das pessoas jurídicas de direito privado com o início efetivo de suas atividades empresariais. de autorização ou aprovação do Poder Executivo. autarquias e todas as fundações. 6) Prova: CIAAR . 7) Assinale a opção correta acerca das pessoas jurídicas de direito privado. 50.d) A existência legal da pessoa jurídica de direito privado começa com a inscrição do ato constitutivo no respectivo registro. o Distrito Federal. d) A consequência da desconsideração será que os efeitos de certas e determinadas obrigações serão estendidas aos bens da pessoa jurídica que estejam em paraísos fiscais. e) As fundações .Oficial Temporário . a) A desconsideração importará na extinção da personalidade jurídica da sociedade. b) O abuso da personalidade jurídica pode estar caracterizado pelo desvio de finalidade ou pela confusão patrimonial.Serviços Jurídicos O Código Civil regulamenta uma hipótese de desconsideração da personalidade juridica em seu Art. mas não do Ministério Público. c) O juiz pode deferir a desconsideração da personalidade jurídica a requerimento da parte. a fim de proteger terceiros de boa-fé.2013 .compõem-se de três elementos: o patrimônio. b) A existência de uma associação depende da efetuação do registro de seu estatuto. marque a alternativa correta. a finalidade estipulada pelo instituidor e o acordo de vontades.2012 .universitas bonorum . Sobre o tratamento que o referido código dá ao instituto. é correto afirmar: a) São pessoas jurídicas de direito público interno a União. d) A capacidade jurídica das pessoas jurídicas de direito privado limita-se à esfera patrimonial. precedida. se for o caso. a) O patrimônio da fundação deve constituir-se apenas de bens imóveis.

2013 . o produto da venda deverá ser aplicado em outros bens. 9) Prova: CESPE . . o servidor público. c) Se a fundação for instituída mediante testamento. assinale a opção correta. conforme o caso concreto. em vida. b) Para efeitos do direito à sucessão aberta. ainda que o instituidor tenha estabelecido proibição de alienar.Juiz Federal Considerando a teoria geral do direito civil. e) Em razão de culpa na escolha. assinale a opção correta. a alienação dos bens das fundações poderá ser feita. destinados à consecução dos mesmos fins. a declaração unilateral de vontade criativa dessa não poderá ser revogada. especifica a sua finalidade e estabelece dotação patrimonial ou repasses financeiros para propiciar o seu pleno funcionamento.5ª REGIÃO .5ª Região (BA) . por ato entre vivos ou por testamento. Nesse caso. a) Poderão ser criadas fundações por pessoas físicas por si ou por seu representante legal. a não ser que seu ato constitutivo disponha de modo diverso. c) Em relação à desconsideração da personalidade jurídica.TRT . b) Poderá a fundação ser instituída sem a destinação inicial de patrimônio a um fim específico e determinado. quer pelo testador. d) Decai em três anos o direito de anular a constituição das pessoas jurídicas de direito privado.c) Tendo a pessoa jurídica administração coletiva. por si só. o marítimo e o empresário. exercidos nos limites ou não dos poderes definidos no ato constitutivo. a instituidora atua na administração da entidade.2013 . por meio de escritura pública ou testamento. quer pelo credor quirografário do instituidor. por defeito do ato respectivo. 10) Prova: CESPE . obrigam a pessoa jurídica quaisquer atos de seus administradores. no caso de incapacidade relativa. basta para caracterizar o abuso de personalidade.TRF . sob a ótica do direito civil pátrio. a) Possuem domicílio necessário o incapaz. e) Se a fundação for instituída por pessoa jurídica.Juiz do Trabalho A respeito das fundações de direito privado. o encerramento irregular das atividades da pessoa jurídica. as decisões serão tomadas por unanimidade. d) Se for judicialmente autorizada e com a participação do órgão do MP. considera-se bem móvel ou imóvel. desde que isso conste formalmente no ato de sua instituição. o preso. contado o prazo da publicação de sua inscrição no registro.

c) Decai em três anos o direito de anular a constituição das pessoas jurídicas de direito privado.MPE-AC . testamento ou codicilo. e) Velará pelas fundações o Ministério Público do Estado onde situadas.TRT . em última instância.Analista . cabendo-lhe. . contado o prazo da publicação de sua inscrição no registro. e) A qualidade de associado é intransmissível. a) as associações. e) as pessoas jurídicas que forem regidas pelo direito internacional público.TJ-PE . os partidos políticos são pessoas jurídicas de direito público interno.Juiz São pessoas jurídicas de direito privado.2008 . proceder-se-á à abertura do testamento.2013 . como se fosse falecido. c) os partidos políticos e as empresas individuais de responsabilidade limitada.8ª Região (PA e AP) . quando as respectivas sedes se acharem em países estrangeiros. b) A existência legal da pessoa jurídica de direito privado começa com a firmatura do respectivo ato constitutivo. b) as organizações religiosas e as autarquias. e ao inventário e partilha dos bens. obriga-se a prestação manifestamente desproporcional ao valor da contraprestação. a) Por expressa disposição legal. d) as fundações e os condomínios em edificação. não podendo o estatuto dispor o contrário. ocorre lesão. assinale a alternativa correta. 13) Prova: TRT 8R . em razão da atividade que exercerem.Direito Tendo em conta a regulamentação instituída pelo Código Civil acerca das pessoas jurídicas. deliberar sobre a aprovação da alteração dos seus estatutos.2013 . se houver. d) As fundações podem ser instituídas por contrato particular. logo que passe em julgado. 11) Prova: FMP-RS . mas. sob premente necessidade ou por inexperiência. 12) Prova: FCC . tendo o seu registro natureza jurídica meramente declaratória.d) Quando determinada pessoa. por defeito do ato respectivo. segundo o Código Civil. escritura pública.Processual .Juiz Marque a alternativa CORRETA: a) A sentença que determinar a abertura da sucessão provisória do ausente só produzirá efeito cento e vinte dias depois de publicada pela imprensa. inclusive as associações públicas. desde que devidamente averbados no Registro Civil das Pessoas Jurídicas.

2006 .2012 . b) são pessoas jurídicas de direito privado: as associações. com o posterior registro dos atos constitutivos. por mandado judicial. ambos os cônjuges. as organizações religiosas e os partidos políticos. por defeito do respectivo ato. é correto afirmar que: a) Nas pessoas jurídicas constituídas sob a forma de associações.1 . quando não haja intenção difamatória. são obrigados a contribuir para as despesas do casal na proporção dos rendimentos de seu trabalho e de seus bens. .b) Pode ser declarada a morte presumida.Juiz do Trabalho À luz do Código Civil. o instituidor é obrigado a transferir-lhe a propriedade. contado o prazo da publicação de sua inscrição no registro próprio. salvo disposição especial expressa. desaparecido em campanha ou feito prisioneiro. c) A desconsideração da personalidade da pessoa jurídica implica na sua despersonalização para todo e qualquer fim.OAB-DF . por defeito do ato respectivo. sem decretação de ausência. dependendo seu funcionamento de autorização pelo poder público. as sociedades. serão registrados.2ª REGIÃO (SP) .Primeira Fase Assinale a alternativa INCORRETA: a) o nome da pessoa pode ser empregado por outrem em publicações ou representações que a exponham ao desprezo público. e. 14) Prova: ND . não há entre os associados direitos e obrigações recíprocas. b) Decai em cinco anos o direito de anular a constituição das pessoas jurídicas de direito privado.Exame de Ordem . contado o prazo da data da sua inscrição no registro.TRT . d) Constituída a fundação por negócio jurídico entre vivos. 15) Prova: TRT 2R (SP) . no regime da separação de bens. d) prescreve em 3 (três) anos a pretensão de reparação civil. ou outro direito real. em nome dela. e) São livres a criação. a organização e a estruturação interna das organizações religiosas. as fundações. c) salvo estipulação em contrário no pacto antenupcial. se não o fizer. sobre as pessoas jurídicas. sobre os bens dotados. c) Prescreve em três anos o direito de anular a constituição das pessoas jurídicas de direito privado. se alguém. não for encontrado até três anos após o término da guerra.

c) Os partidos políticos são pessoas jurídicas de direito público. 17) Prova: IESES . que os efeitos de certas e determinadas relações de obrigações sejam estendidos aos bens particulares dos administradores ou sócios da pessoa jurídica. os direitos e deveres dos associados. de autorização ou . ressalvando direito regressivo contra os causadores do dano. e) As pessoas jurídicas de direito público interno são civilmente responsáveis por atos de seus agentes que nessa qualidade causem danos a terceiros. de ofício ou a requerimento da parte ou do Ministério Público quando lhe couber intervir no processo. assinale a alternativa correta: a) A decretação da desconsideração da personalidade da pessoa jurídica pressupõe a existência de fraudes a credores.Provimento por remoção Assinale a assertiva correta. demissão e exclusão dos associados.2ª REGIÃO (SP) .Titular de Serviços de Notas e de Registros . jamais estendendo os efeitos das obrigações da pessoa jurídica ao patrimônio dos sócios não administradores. as fontes de recursos para sua manutenção.2012 .TRT .TJ-RO . precedida. b) Em caso de abuso da personalidade jurídica. quando necessário. 16) Prova: TRT 2R (SP) . os requisitos para a admissão. e) Os bens naturalmente divisíveis podem tornar-se indivisíveis somente por determinação da lei. por parte deles. pode o juiz decidir. o modo de constituição e de funcionamento dos órgãos deliberativos e administrativos. c) Começa a existência legal das pessoas jurídicas de direito privado. os fins e a sede da associação.Juiz do Trabalho Em se tratando de pessoa jurídica. e as condições para a alteração das disposições estatutárias e para a dissolução. com a inscrição do ato constitutivo no respectivo registro. b) A pessoa jurídica tem direito a pleitear reparação por danos morais. segundo o que expressamente estabelece o Código Civil para as situações mencionadas: a) Constituem-se as associações pela união de pessoas que se organizem para fins não econômico e.2012 . ou pela confusão patrimonial. apenas dolo. seus estatutos conterão: denominação. sob pena de nulidade. se houver. caracterizado pelo desvio de finalidade. d) A pessoa jurídica de direito privado adquire a sua personalidade jurídica mediante a assinatura do contrato social.d) A desconsideração da personalidade jurídica da pessoa jurídica gera responsabilização patrimonial dos administradores.

averbando-se no registro todas as alterações por que passar o ato constitutivo. As sociedades individuais de responsabilidade limitada também são pessoas jurídicas de direito privado.1ª REGIÃO (RJ) . se o ato constitutivo é reformável no tocante à administração. averbando-se no registro todas as alterações por que passar o ato constitutivo. 19) Prova: FCC . quando houver. assinale a alternativa correta: I. 18) Prova: IESES . precedida. o modo por que se administra e representa. quando necessário. através de um estatuto social. de acordo com o Código Civil brasileiro. e de que modo. e dos diretores.Analista Judiciário . se os membros respondem. por defeito do ato respectivo. o nome e a individualização dos fundadores ou instituidores. é correto afirmar: . nesse caso. As fundações são instituídas por escritura pública ou testamento.aprovação do Poder Executivo. de autorização ou aprovação do Poder Executivo. ou não. b) Todas as assertivas são verdadeiras. os fins. pelas obrigações sociais. subsidiariamente. com a dotação de bens livres. o tempo de duração e o fundo social.Titular de Serviços de Notas e de Registros . contado o prazo da publicação de sua inscrição no registro. Sobre o assunto. d) Começa a existência legal das pessoas jurídicas de direito privado com a inscrição do ato constitutivo no respectivo registro. cultural ou de assistência. ativa e passivamente. sendo que o registro declarará a denominação. III. decaindo em dois anos o direito de anular a constituição das pessoas jurídicas de direito privado. a sede.Área Administrativa Sobre as associações. II.2013 . Assinale a correta: a) Apenas a assertiva I é verdadeira.TJ-RO . d) Apenas as assertivas I e II são verdadeiras. judicial e extrajudicialmente. que somente pode ser religiosa. declarando a sua finalidade. as condições de extinção da pessoa jurídica e o destino do seu patrimônio. moral. As associações são constituídas por uma união de pessoas que se organizam para fins econômicos ou não econômicos. c) Apenas as assertivas I e III são verdadeiras.Provimento por ingresso São reconhecidas como dotadas de personalidade jurídica pessoas naturais e pessoas jurídicas.TRT .2012 .

TJ-BA . d) quatro anos.a) Compete privativamente à assembleia geral especialmente convocada alterar o estatuto de uma associação. c) A fundação constituída inter vivos será extinta se o instituidor não lhe transferir a propriedade do bem dotado. e) O estatuto da associação não será nulo se não contiver a forma de gestão administrativa e de aprovação das respectivas contas. c) dois anos. 20) Prova: FCC . que atua no ramo de cosméticos.1ª REGIÃO (RJ) . e) cinco anos. o direito de anular esta decisão decairá. b) As novas disposições sobre a desconsideração da personalidade jurídica constantes no Código Civil implicaram mudança nas disposições relativas a essa matéria constantes no CDC. b) um ano.2012 . nos termos preconizados pelo seu Estatuto Social.Analista Judiciário . na atribuição da qualidade de associado ao adquirente ou ao herdeiro.Juiz A respeito das pessoas jurídicas. salvo disposição diversa do estatuto. c) A convocação dos órgãos deliberativos far-se-á na forma do estatuto. inconformado com a decisão tomada pela diretoria da empresa. havendo entre os associados direitos e obrigações recíprocas. 21) Prova: CESPE . Em uma reunião de diretoria. Neste caso. . a) A quebra de affectio societatis mostra-se causa suficiente à exclusão de sócio minoritário. um dos sócios. garantido a um sexto dos associados o direito de promovê-la. situada na cidade do Rio de Janeiro.2013 . que será decidida em assembleia geral especialmente convocada para este fim. dois terços dos associados. em a) três anos. assinale a opção correta.TRT . d) Constituem-se as associações pela união de pessoas que se organizem para fins não econômicos.Área Judiciária A empresa Y. para Manoel. de per si. b) Se o associado for titular de quota ou fração ideal do patrimônio da associação. a maioria dos presentes decide tomar uma decisão para o futuro da empresa que contraria o estatuto social e a lei. de acordo com o CC. no mínimo. tem administração coletiva exercida pelos seus dez sócios. a transferência daquela não importará. cujo quórum para aprovação será sempre de.

a lei prevê prazo decadencial para a anulação de decisões tomadas pelos administradores. . IV. o início da existência legal da pessoa jurídica de direito privado se dá com a inequívoca intenção de constituí-la. 22) Prova: VUNESP . a destinação do patrimônio. o registro das pessoas jurídicas deve declarar as condições de sua extinção e. É correto apenas o que se afirma em a) I e III. b) I e IV. quando violadoras da lei ou do estatuto. e) III e IV.Cível Analise as seguintes assertivas acerca das pessoas jurídicas: I. é extinta a personalidade anterior à alteração para o novo modelo societário.Advogado Pleno . III. d) II e IV.2012 .SPTrans . deve-se considerar o princípio da função social. assim ocorrendo.d) Na transformação. a lei não prevê prazo decadencial para o direito de anular a constituição das pessoas jurídicas de direito privado. e) Na interpretação das normas relativas à empresa. II. c) II e III.