You are on page 1of 4

Algoritmos I - Notas de Aula

Respostas dos exercícios anteriores:
1. Classifique os nomes de variáveis abaixo com (V) para nomes válidos e (F) para nomes inválidos: a) b) c) d) e) f) g) ( ( ( ( ( ( ( V V V F V F F ) abc ) nota1 ) num_2 ) parcela 3 ) indice_ ) _idade ) 2_semestre h) i) j) k) l) m) ( ( ( ( ( ( F ) eng-civil V ) eng_mec F ) eng.eletrica F ) 1ªavaliacao V ) XYZ V ) Media_1

2. Informe o tipo de dado para cada uma das informações abaixo, com (R) para Real, (I) para Inteiro, (C) para Caractere e (S) para String: a) b) c) d) e) f) g) ( ( ( ( ( ( ( S ) “Engenharia” I ) 5232 S ) ‘435’ R ) 1.0 R ) 2.99 S ) “0.99” S ) ‘Rua Bela Cintra’ h) i) j) k) l) m) n) ( ( ( ( ( ( ( S ) “João Paulo II” C ) “2” C ) ‘5’ I )7 R ) 5000.1 C ) “@” S ) “@uninove.br”

3. Defina nomes e tipos de dados para as variáveis necessárias para armazenar as informações abaixo. a) As 3 notas de um aluno em um programa para calcular a média.  nota1, nota2, nota3: real b) Os 3 coeficientes de uma equação de segundo grau.  a, b, c: real c) O nome de uma pessoa.  nome_pessoa: string d) Um endereço composto por rua e número.  rua_numero: string e) O telefone de uma empresa.  telefone: string f) O raio de uma circunferência para cálculo de sua área.  raio: real g) A base e altura de um triângulo para cálculo de sua área.  b, h: real h) O CEP de um endereço.  cep: string i) O número de faltas de um aluno.  faltas_aluno: inteiro j) A idade do usuário do programa.  idade_usuario: inteiro k) Uma letra digitada pelo usuário.  letra_digitada: caracetere Prof. Celso Vanderlei Página 12

Fluxo de dados: Indica a sequência em que as ações do fluxograma deverão ocorrer. Celso Vanderlei Página 13 . Processamento: Especifica uma instrução que deverá ser executada internamente pelo programa. Prof. Entrada de dados: Indica que uma ou mais informações devem ser inseridas pelo usuário para processamento pelo programa.Algoritmos I . Exibir / Saída: Utilizado sempre que for necessário indicar que uma informação será exibida ao usuário. Decisão: Utilizado para identificar que determinados comando serão executados condicionalmente. dependendo da avalição de uma expressão lógica. Conector: Utilizado para unir diferentes fluxos de dados que foram separados por uma decisão e também para indicar mudança de página na apresentação de um fluxograma. Por exemplo.Notas de Aula FLUXOGRAMAS Os principais símbolos utilizados na construção de fluxogramas são: Terminação (início e fim): Utilizado para identificar o início e o fim do fluxograma. os cálculos que devem ser executados antes de se exibir o resultado. Por exemplo: mensagens e resultados dos cálculos. ou seja.

Celso Vanderlei Página 14 . Faça um fluxograma calcule e mostre a área de um triângulo. ou seja. Prof.Notas de Aula ESTRUTURA SEQUENCIAL As estruturas sequenciais são utilizadas quando há uma série de instruções que o programa deverá executar incondicionalmente. b ca+b c Fim Exercícios: 1. Faça um fluxograma que solicite o raio de uma circunferência. todas as instruções serão executadas independentemente dos valores informados e uma única vez. Faça um fluxograma que solicite a digitação de dois números reais. Exemplos: 1) Desenvolver um fluxograma que solicite ao usuário a digitação de dois números inteiros.Algoritmos I . o fluxograma deve solicitar a base e a altura do triângulo. some os números digitados e mostre o resultado: Início a. 2. calcule e mostre a área desta circunferência. 3. calcule e mostre a média entre estes dois números. pra isso.

Desenvolva o fluxograma e o pseudocódigo de um algoritmo que solicite o preço de custo de um produto. b. Exemplo: O algoritmo representado pelo exemplo 1 de fluxograma – solicitar dois números. pode ser especificado em pseudocódigo da seguinte forma: programa SOMA var a. c: inteiro início leia a. porém. Prof. estas palavras-chaves associadas as variáveis e aos operadores lógicos e aritméticos. O padrão de pseudocódigos define uma série de palavras-chaves que devem ser usadas para representar um programa. calcule o preço de venda deste produto com uma margem de lucro de 30% e mostre o resultado. o Português. em pseudocódigo não temos que nos preocupar com diversos formalismos próprios das linguagens de programação. Celso Vanderlei Página 15 . no nosso caso. este padrão de especificação também é chamado de Português Estruturado.Algoritmos I . b ca+b escreva c fim Exercícios 1. por isso.Notas de Aula PSEUDOCÓDIGO Pseudocódigo é uma forma estruturada de representar um algoritmo utilizando uma linguagem natural. permitem uma especificação detalhada de como o programa deverá se comportar. 2. 2 e 3 de fluxograma. soma-los e exibir o resultado -. Escreva as especificações em pseudocódigos dos exercícios 1.