COORDENADORIA DE FABRICAÇÃO MECÂNICA Prof. Me. Luiz A.

Balsamo Roteiro para Elaboração do Trabalho de Graduação

Este roteiro tem como objetivo auxiliar os alunos concluintes do Curso de Tecnologia em Fabricação Mecânica, no que se refere ao desenvolvimento do Trabalho de Graduação que hoje é parte integrante da Estrutura Curricular desse curso. O TG (Trabalho de Graduação) é um trabalho acadêmico descrito pela ABNT como: “Documento que representa o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido, que deve ser obrigatoriamente emanado da disciplina, módulo, estudo independente, curso, programa e outros ministrados. Deve ser feito sob a coordenação de um orientador.” (ABNT NBR 14724, 2005).

Conforme o Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica, devidamente reconhecido, conforme Portaria CEE/GP nº 630, de 19-122012 e Portaria CEE/GP nº 635, de 20-12-2012, o Trabalho de Graduação está contido na disciplina “Projeto Fabricação e Montagem” de 4 H.A. no 6º semestre.

Desta forma pode-se considerar o professor da disciplina como sendo um orientador ou coorientador nato, que fica responsável pelo direcionamento, cronograma e avaliação da parte técnica do trabalho. Porém além do professor da disciplina o aluno deve escolher outro professor orientador entre aqueles indicados pela coordenadoria e com disponibilidade para esse trabalho. O papel desse professor é principalmente

Conforme a ABNT. professor orientador e professor convidado. Para a escolha do tema de pesquisa o aluno deverá considerar um assunto que esteja relacionado com as áreas de conhecimento desenvolvidas no curso. apresenta-se abaixo.orientá-lo quanto a parte acadêmica. algumas orientações úteis de como deve ser desenvolvido o trabalho: Primeiro elabore uma pesquisa bibliográfica abordando o tema na profundidade adequada ao que se pretende. A banca examinadora será composta pelo professor da disciplina. desenvolvimento e conclusão. elementos textuais e elementos pós-textuais. ou naquilo que o aluno encontrar dificuldade e que não fique claro neste roteiro. Utilize tipo de letra Arial tamanho 12. sempre podendo contar com a orientação dos professores para isso. a forma e a redação científica. escolhendo então seu tema de pesquisa que será seu principal foco na apresentação do trabalho para a banca examinadora. além de sugestões para o tema. Estruture o trabalho em três partes principais: Introdução. deverá identificar qual o principal diferencial do seu trabalho.5 entre linhas. com espaço 1. o professor responsável pela organização das apresentações e a Coordenadoria de Curso. . A composição desses elementos para o TG de Fabricação Mecânica está indicada neste roteiro no exemplo que segue após o texto. Delimite a pesquisa para que seja objetiva e conclusiva. O dia para a apresentação do trabalho será estabelecido entre o professor da disciplina. conforme o plano de ensino da disciplina. Depois que o aluno estabelecer seus critérios para o desenvolvimento do reprojeto do produto proposto pelo professor da disciplina. a estrutura de um trabalho acadêmico deve compreender três elementos: elementos pré-textuais. Também com a finalidade de facilitar.

comentários e observações sobre o assunto. apresentando-se avaliações. Desenvolvimento: É o corpo do trabalho. Apêndice: Texto ou documento elaborado pelo autor. Orientações sobre os elementos textuais: Introdução: deve justificar a escolha do tema. Anexos: Texto não elaborado pelo autor que pode conter catálogos. tabelas. gráficos ou outros materiais que complementem ou elucidem o assunto. devem fazer parte dos anexos). Deve ser conciso e não apresentar novos fatos. artigos. evitando-se repetição de fatos ou dados. onde se apresenta o conteúdo do estudo. Deve obedecer a uma seqüência cronológica. tendo uma coerência e ligação à proposta inicial da introdução. críticas. a fim de melhor elucidar ou complementar seu trabalho. Orientações sobre os elementos pós-textuais : Bibliografia: A bibliografia é o que fundamenta o estudo e deve ser indicada citando-se os principais autores sobre o assunto. subconjunto e componentes. Conclusão: É onde se comenta os resultados do trabalho. que deverá ser abordado na profundidade necessária ao estudo que se propõe. sendo indicados no corpo do trabalho. dando um fechamento ao assunto. apresentando o assunto pesquisado delimitando-o e indicando os objetivos (o que se espera com a pesquisa). Algumas Sugestões de Temas: Aplicação de Proteção / Acabamento Superficial Otimização de processo de Fabricação Aplicação de conceitos de manufatura enxuta .Ao final do trabalho indique a Bibliografia utilizada e inclua os anexos necessários (todos os desenhos de conjunto. Se necessário indica-se o método da pesquisa e finalmente como está estruturado o trabalho.

Aplicação de conceitos de manufatura Limpa Máquinas especiais para Fabricação Mecânica Máquinas Ferramenta para usinagem em HSC Polivalência e Autonomia no trabalho Redução de tempo de setup Sistema de Codificação e Classificação de Peças em Manufatura Sistemas de Manufatura Flexível Sistemas Integrados de Manufatura Tecnologia de Grupo (identificação e/ou classificação de famílias de peças) Tipos de Arranjo Físico e aplicações Aplicação de fluidos de corte X usinagem a Seco .A Filosofia Just In Time e a definição de processo de fabricação.

3 cm AUTOR 3 cm Aplicação de Acabamento Superficial na Fabricação de Morsa de Bancada 2 cm SOROCABA 2013 i 2 cm .

............3 cm CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SOROCABA “José Crespo Gonzales” AUTOR Aplicação de Acabamento Superficial na Fabricação de Morsa de Bancada Orientador: Prof.... 2 cm ESTE EXEMPLAR CORRESPONDE À VERSÃO FINAL DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO APRESENTADO PELO(A) ALUNO(A). DA DISCIPLINA SOROCABA 2013 ii 2 cm .............. apresentado à Faculdade de Tecnologia de Sorocaba... ........... como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo(a) em Fabricação Mecânica..... ASSINATURA DO PROF.... 3 cm Trabalho de Graduação desenvolvido na disciplina Projeto Fabricação e Montagem............................................................... Coorientador: Prof....................................

........................................... ......3 cm CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SOROCABA “José Crespo Gonzales” COORDENADORIA DE FABRICAÇÃO MECÂNICA TRABALHO DE GRADUAÇÃO Aplicação de Acabamento Superficial na Fabricação de Morsa de Bancada Autor: 3 cm Orientador: Coorientador: A Banca Examinadora composta pelos membros abaixo aprovou este Trabalho de Graduação: ____________________________________________________ Prof........ iii 2 cm ..... .... (Disc....................................................... (Convidado) Instituição 2 cm Sorocaba...... PFM) Instituição ____________________________________________________ Prof.............. (Orientador) Instituição ____________________________________________________ Prof. ........................... 20 de junho de 2013...............................................

(Página de Dedicatória) Dedico este trabalho à minha querida esposa. iv .

Agradecimentos 2 espaços de 1. que me mostrou os caminhos a serem seguidos. v . que ajudaram de forma direta e indireta na conclusão deste trabalho. Ao meu orientador.5 entrelinhas Centralizado Este trabalho não poderia ser terminado sem a ajuda de diversas pessoas às quais presto minha homenagem: Aos meus pais pelo incentivo em todos os momentos da minha vida. A todos os professores e colegas de curso.

) (Página de Epígrafe) O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. onde o autor apresenta uma citação. seguida de indicação de autoria. Albert Einstein vi .(a epígrafe é um "elemento opcional. relacionada com a matéria tratada no corpo do trabalho".

dos pontos principais do texto.5 entrelinhas após o término do texto.) No resumo deve conter no máximo 500 palavras. Palavras Chave: (cerca de 3 a 5 palavras.Resumo Centralizado 2 espaços de 1.5 entrelinhas antes do início do texto (É a apresentação concisa. que deve fornecer uma visão clara do conteúdo e das conclusões do trabalho. representativas do conteúdo do trabalho) vii . 2 espaços de 1.

) 2 espaços de 1. escrito na língua inglesa.5 entrelinhas (É a apresentação do resumo.Abstract Centralizado 2 espaços de 1.5 entrelinhas Key Words: viii .

catálogos.) 01 10 23 35 45 71 80 85 90 ix . etc.. acompanhados dos respectivos números de páginas) Exemplo: 1 INTRODUÇÃO 2 DESENVOLVIMENTO 2..3 RESULTADOS 3 CONCLUSÕES REFERÊNCIAS APÊNDICE (desenhos.1 REVISÃO DA LITERATURA 2..SUMÁRIO 2 espaços de 1. etc.2 APLICAÇÃO PRÁTICA 2. roteiros de fabricação. gráficos.5 entrelinhas Centralizado (É a apresentação dos elementos textuais.) ANEXOS (tabelas..

onde deve conter a delimitação do assunto. e outras informações necessárias para delimitar o assunto.5 entrelinhas O indicativo numérico de uma seção precede seu título. alinhado à esquerda. separado por um espaço. objetivos do trabalho.1 INTRODUÇÃO 2 espaços de 1.) 1 . (Parte inicial do texto.

.5 entrelinhas 2 DESENVOLVIMENTO 2 espaços de 1... 2...2 espaços de 1...........2 ...5 entrelinhas Alinhado à esquerda 2. .....3 ..1 REVISÃO DA LITERATURA 2..

3 CONCLUSÕES E SUGESTÕES PARA PRÓXIMOS TRABALHOS 2 espaços de 1.5 entrelinhas Alinhado à esquerda .

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. 2002. Tecnologia da Usinagem dos Materiais. Edição (se houver). Local: Editora. 2006. ajustes. desvios e análise de dimensões. Tolerância. São Paulo: Editora Edgard Blucher. 24p. Nomes.S. 255p. Rio de Janeiro. documentação: elaboração. A. A. RODRIGUES. Artliber Editora Ltda. São Paulo. C. NBR 6023: informação e 80 . Número total de páginas ou volumes (se houver). E.Referências EXEMPLO: Centralizado SOBRENOME DO AUTOR. L.. 5ª edição. 2001 DINIZ. ano de publicação. O. 2 espaços simples entre cada referência AGOSTINHO. Título.

APÊNDICE A – Título do apêndice Centralizado Os apêndices são identificados por letras maiúsculas consecutivas. 85 . travessão e pelos respectivos títulos.

90 . travessão e pelos respectivos títulos.ANEXO A – Título do anexo Centralizado Os anexos são identificados por letras maiúsculas consecutivas.