ARCO E FLECHA

COMO ATIRAR COM UMA FLECHA No passado, o tiro com arco foi usado para a caça e combate. Nos tempos modernos, ele tornou-se um esporte de precisão, com o objetivo de disparar uma flecha em um alvo imóvel distante, e, em 1972, após várias tentativas, este esporte voltou a ser parte dos Jogos Olímpicos, permanecendo popular desde então. Seja o seu interesse voltado para competições de tiro com arco, tiro de precisão para a realização pessoal ou para qualquer outro fim esportivo, usar um arco e flecha pode ser um passatempo muito gratificante. Leia este guia e, com a técnica correta, você vai “acertar na mosca” mais cedo do que imagina!

Passos

1. 1
Determine qual é o seu olho dominante. Como você provavelmente pode adivinhar, o seu olho dominante é mais preciso em mirar o alvo e julgar distâncias. No uso do arco e flecha, a dominância dos olhos é mais

2 Use equipamento que corresponda ao seu olho dominante. você deve considerar a compra de equipamentos para o seu lado fraco. (É mais comum encontrar pessoas com olho direito dominante. assim como é encontrar destros. .) No entanto. A maioria dos equipamentos de tiro com arco é rotulado como "destro" ou "canhoto" (referindo-se à mão que puxa a corda). o olho dominante é o mesmo lado que a mão dominante. provavelmente porque.importante do que a dominância da mão. e puxe a corda para trás com a mão direita. para a maioria das pessoas. Isso irá garantir que você seja capaz de usar o seu olho dominante para mirar o alvo. segure o arco com a mão esquerda.  Olho direito dominante: use um arco destro. 2. se o seu olho e a mão dominantes forem opostos.

 Olho esquerdo dominante: use um arco canhoto. 3 Compre o equipamento adequado.  Obtenha uma dedeira. Não usar uma braceira fará com que o seu antebraço fique esfolado após manusear o arco com frequência. para proteger o peito de queimadura causada pela corda. Este protetor é normalmente feito de material plástico flexível. Algumas peças de equipamento são essenciais para assegurar uma experiência segura e agradável ao praticar tiro com arco. especialmente se você for uma mulher. segure o arco com a mão direita e puxe a corda para trás com a mão esquerda. assim como evitar que as roupas atrapalhem os movimentos. Os seguintes itens são recomendados:  Use um protetor de braço (também chamado de braçadeira) no braço que segura o arco para evitar ele seja atingido pela corda do arco. Esta é uma proteção feita de um pequeno pedaço de couro ou tecido pesado para proteger os dedos ao soltar a flecha.  Você também pode usar um protetor de peito. .

Seu corpo deve ficar perpendicular ao alvo e a linha de tiro. Se o seu olho dominante for o direito. o que permite que o arco se mova livremente durante a largada. o que significa que. Uma pulseira (sling) pode ser usada para dar mais firmeza a sua mão no momento em que a flecha é lançada. faça o contrário. e é onde as flechas são colocadas.  Uma aljava é usada nas costas ou em volta da sua cintura. se você desenhou uma linha imaginária entre você o alvo. Se o seu olho dominante for o esquerdo. e segure a flecha e a corda com a mão direita. esta linha deve passar entre as suas pernas. . 4 Posicione-se corretamente para lançar a flecha. e também serve para manter a mão junto ao arco. segure o arco com a mão esquerda. vire o seu ombro esquerdo para o alvo.

Quanto a sua postura. mantenha-se reto(a) e relaxado(a). ou penas. firme. porém. Afaste ligeiramente os pés. de modo que seus dois pés formem uma linha reta apontando para o alvo.  5 Posicione a flecha. Prenda a parte posterior da flecha à corda do arco com o nock . se houver dois localizadores de nock. Aponte o arco para o chão e encaixe a haste da flecha na rabeira (nock) da corda. Se a flecha tiver três palhetas. seria bom . A posição correta é o arqueiro formar um "T" com o tronco e os ombros. oriente-a de forma que uma única palheta aponte para fora do arco. Os músculos das costas são usados para puxar a flecha até o ponto de ancoragem.o pequeno componente de plástico com um sulco que tem como finalidade prender a flecha à corda. Coloque a flecha debaixo do ponto nock. Você deve ter uma postura confortável. Se você nunca tiver feito isso antes. ou entre.

o arco é seguro com o polegar. Outro tipo de puxada usada é com todos os três dedos posicionados . na corda. Isso é chamado de puxada mediterrânea. é. levemente.pedir alguém mais experiente para mostrar-lhe como fazer. 6 Use três dedos para segurar a flecha. que muitas vezes é protegido com um anel de metal ou de osso. A maneira mais comum é ter o dedo indicador mantido acima da flecha e os dedos médio e anelar abaixo. Na tradição oriental. atualmente. a posição mais popular.

Tome cuidado para não relaxar demais ou continuar a puxar a flecha após ter alcançado o . este estilo traz a flecha para mais perto do rosto. Sempre que segurar o arco.  Leve a mão que segura a corda em direção a sua face para o "ponto de ancoragem". o que irá lhe permitir concentrar-se totalmente no alvo sem se distrair. geralmente.  Mantenha o braço que segura o arco em direção ao alvo. A âncora localiza-se. Uma vez que este se torna o seu ponto de referência. 7 Levante e posicione o seu arco. orelha ou canto da boca. Você deve ser capaz de olhar diretamente para a coluna da flecha.abaixo da flecha. ele deve ser mantido a cada tiro. O interior do seu cotovelo deve ficar paralelo ao chão e o arco deve sempre ficar na posição vertical. em algum ponto próximo ao queixo. sem pressionar o tubo de subida. bochecha. nem mesmo pelo cansaço. faça-o da forma mais relaxada possível. você terá perfeito controle dos seus movimentos. Isso geralmente é feito em um movimento fluido e com a prática.

Concentre-se em nada mais do que o centro do alvo. a melhor para um . Isto requer muita concentração e prática. permitindo que a sua experiência e subconsciente orientem o seu movimento.  O tiro instintivo é a coordenação entre os olhos e o braço do arco. 8 Aponte. definidos para distâncias diferentes. e. Escolha entre tiro instintivo ou tiro com alça de mira.  Atirar com alça de mira envolve o ajuste de pinos nas laterais de um arco composto ou arco recurvo.ponto de ancoragem. portanto. Esta maneira é muito mais fácil de aprender. ou você corre o risco de lançar mal a flecha ou perder a força da puxada.

e para um novato em tal esporte. O objetivo é fazer com que o lançamento seja o melhor possível. balançar ou antecipar o tiro imprecisamente. isso vai levar tempo. relaxando os dedos da mão que seguram a corda.arqueiro inexperiente. Os problemas que você pode encontrar ao liberar o arco incluem vacilar. Qualquer coisa que desviar a corda da maneira como você retira os seus . Embora isso possa parecer simples. a maneira como você solta os dedos da corda pode ter um impacto no voo da flecha. 9 Atire a flecha.

10 Uma vez que a flecha tenha sido lançada. mova sua mão para trás e termine a rotação do ombro.dedos pode alterar o curso da flecha. Mantenha a mão que segura o arco em .

tão bem que. 11 Lance as outras flechas.com a prática. Parte do aprendizado em atirar uma flecha com precisão está em aprender bem a sequência descrita acima.posição até que a flecha atinja o alvo. No início será difícil. os movimentos passem a ser fluidos sem que você se distraia tentando lembrar-se de cada movimento distinto. Observe o voo da sua flecha. você vai melhorar. Repetir é aprender . mas vai se tornar mais natural e confortável à medida que você . O total é geralmente composto de seis flechas.

tiro com arco caça. essas variações devem ser tomadas em conta na marcação de pontos. Em seguida. Naturalmente. Se a flecha atingir a linha de um círculo. o valor decresce em 1 ponto à medida que os círculos se afastam do centro do alvo. Os dois círculos interiores amarelos valem 10 pontos. 12 Marque os pontos no alvo. como acontece nos Jogos Olímpicos. número de flechas. se desejar. o objetivo é atirar flechas o mais próximo possível do centro do alvo. tipo de alvos e equipamentos. Pode também haver limites de tempo.  Diferentes disciplinas (tiro com arco no campo. etc) são reconhecidas pela FITA em relação a distância. o ponto atribuído é o mais elevado.for repetindo todos os passos. Há dez anéis uniformemente espaçados em um alvo padrão da FITA (Federação Internacional de Tiro com Arco). tiro com arco Beursault. Dicas .

você pode querer fazer flexões ou outros exercícios de fortalecimento do braço antes de começar. À medida que um arqueiro progride para um nível mais avançado. Isso vai ajudá-lo(a) a segurar o arco. certifique-se de que nenhum animal ou ser humano se encontre entre o arco e o alvo (área à frente da linha de tiro). isto é normal com os arqueiros iniciantes. Use um protetor de braço quando você usar um arco para evitar arranhões ou cortes no braço. Elas podem ser um suporte de metal para fincar no chão ou um recipiente cilíndrico para pendurar no cinto.  . pois isto pode indicar problemas com a forma (técnica). A maioria dos protetores cobre a área do pulso ao cotovelo. Ao disparar. Um arqueiro deve prestar atenção para não encurvar ou balançar o seu corpo. longe do alcance das cordas. Cada arqueiro tem uma preferência pessoal. Se você é um novato(a). Gire o seu braço para dentro a fim de evitar bater no seu antebraço com a corda do arco. pode ser necessário que a proteção se estenda até a parte superior do braço.     Avisos  Aponte o arco sempre para o alvo ou para o chão. Isto além de ser uma posição mais estável. uma "postura aberta" começa a ser desenvolvida. Não se preocupe se no início a proteção incomodar um pouco. evitando que os seus braços vacilem no momento de mirar o alvo. no entanto. convenientemente. Aljavas são úteis e são utilizadas com frequência. este termo indica que o pé mais afastado da linha de tiro ficará a uma altura entre 15 a 30 cm acima do pé dianteiro. porém. Tenha cautela em todos os momentos. também mantém o interior do seu antebraço. sobre o solo. na maioria das vezes. dependendo do estilo do arqueiro.

Materiais Necessários         Flechas Arco Braçadeira Protetor de peito (opcional) Dedeira (opcional) Aljava (opcional) Alvo Local para treinar . pois ele reabsorve a força do tiro. Não puxe e solte a corda sem flecha. "Tiro seco" causa microfissuras no arco.