RAÇAS E NAÇÕES 6.

1 Início das raças e nações • Relembrando a aula anterior; Noé saiu da arca e Deus vem logo falar com ele, indicando assim que Noé seria o canal de Deus, o vice-regente, aqui na terra. Vimos que Deus deu novas ordens. Deus mudou o relacionamento do homem com os animais, determinando que a raça humana, a partir de agora, poderia comer carne além de ervas, e vimos e estudamos que havia um motivo para essa determinaç o.

! partir do dil"vio, Deus estava estabelecendo um governo, um reino, na terra; estava dando leis e iria indicar as pessoas que governariam sobre os homens. Vimos por "ltimo que Deus fe# uma aliança com a raça humana, uma aliança que estabelecia que nunca mais toda a carne seria destru$da pelas %guas do dil"vio, que nunca mais haveria dil"vio para destruir a terra.  II Pedro 3:5~7; os céus e a terra de agora est o guardados para o fogo.  A oca!i se "1:1; novo céu e nova terra. &empre que Deus estabelece uma aliança com o homem, Deus coloca um sinal para essa aliança; aqui Deus colocou o arco-$ris, o &eu arco, para que, quando o arco aparecesse no céu, o homem e o pr'prio Deus se lembrem do pacto de Deus firmado com a terra. Deus, desde o princ$pio com !d o, entregou ao homem o dever de governar e controlar a vida aqui na terra, e essa ordem n o foi retirada agora com Noé e seus filhos. Veremos que Deus inicia uma nova fase; estava estabelecendo um governo, o &eu reino aqui na terra, dirigido por homens que (le iria escolher. )as apesar de Noé ter sido escolhido, e como vimos a *$blia relata que ele andava com Deus, veremos que aquela velha nature#a pecaminosa, a nature#a ad+mica, estava presente em Noé. ,recisamos ter consci-ncia de que essa nature#a est% em n's e termos total depend-ncia de Deus e desconfiarmos de tudo que é da carne; precisamos de Deus, pois temos a velha nature#a ainda em n's.  #$nesis %:1&~1% .endo o '.1&, vemos uma coisa destoando na leitura, uma coisa onde estamos lendo e aparentemente n o tem nada com o te/to; 01ra, os filhos de Noé, que sa$ram da arca, foram &em, 2 o e 3afé;0 e a$ o verso di#4 02 o é o pai de 2ana 0. N o é estranha essa citaç o na seq5-ncia do verso6 Veremos adiante que 2 o teve muitos outros filhos, mas aqui o te/to chama a atenç o falando de 2ana . &empre que a *$blia ressalta alguém dessa forma, e veremos isso muito quando aparece genealogia na leitura, temos que prestar muita atenç o nesse personagem.

como s$mbolo de total desproteç o. (ra e/tremamente vergonhoso ver-se a nude# de alguém. de tudo que é ruim. • !lguns interpretam esse te/to querendo di#er que houve uma tentativa de um ato imoral de 2 o para com seu pai. que estavam l% na terra de 2ana . vemos as pr%tica medonhas que eles tinham e porque Deus mandou e/termin%-los. 9% estudamos isso. )as Noé amaldiçoou 2ana e n o 2 o. &ervo."7. subentende que haveriam homens governando homens. foi. porque6 :uando estudamos a hist'ria b$blica dos acontecimentos que se sucederam. n o foi porque Noé ficou com 0raiva0 e falou aquilo por desaforo. eram profecias dadas por Deus. ( quando e/aminamos a hist'ria dos cananitas. palavras duras de . &' podemos concluir neste te/to que esse ato de 2 o foi muito sério. de vergonha. como ele 2 o tinha feito com ele Noé.""8. estava profeti#ando as caracter$sticas principais que teriam os = filhos de Noé e seus descendentes.• . talve# ele quisesse quebrar a autoridade de seu pai. • • • '. através da boca de Noé. entendemos o porque. . :uando um patriarca abria a sua boca para bendi#er ou maldi#er os seus filhos. e foi o que aconteceu com Noé. • Deus é 0a 9ustiça perfeita0. h% teologia que ensina isso. portanto tudo que (le fa# e determina é perfeitamente 9usto. eles iriam falar aquilo querendo ou n o querendo. iria desonrar 2 o. e deveria ser em todas as épocas.") e '. )as que foi uma coisa muito grave o que 2 o fe#.orque o te/to ressaltou 02 o é o pai de 2ana 06 porque n o citou também algum filho de &em ou 3afé6  #$nesis %:"(~"% Vemos neste te/to que 2 o fa# uma coisa muito grave 7 '. que &em e 3afé tomaram a liderança. a nude# era uma coisa e/tremamente vergonhosa. Noé era o canal de Deus. mas n o temos nenhuma evid-ncia b$blica para concluir isso. como se fosse uma rebeli o. 1 que Noé falou4 0)aldito se9a 2ana 0. vemos no V.saque para (sa" que era o filho predileto. os cananeus. foi 2ana e n o 2 o. significou que 2ana iria ser para 2 o. era o governo sendo estabelecido na terra."6 e '. que aconteceu com os cananeus."58. 1s patriarcas profeti#avam sobre seus descendentes. Na época de Noé. e Deus usa a figura da nude#. ( o que Noé profeti#ou. Vemos aqui com a profecia dada a Noé.  #$nesis "7:3&~)(. era o vice-regente de Deus na terra. iria envergonhar 2 o. (ssa maldiç o de Noé sobre 2ana .sso é provado com muitas passagens na *$blia. muito mais de um filho para o pai.<. e quem foi amaldiçoado6 quem recebeu a maldiç o6 7'. Deus aqui. .

2hem significa 0nome0. 2 o significa 0preto ou quente0.raque. (sse é o nome citado aqui em #$nesis %:"6. quem me mandou fa#er isso60." ao '. • • . . 3afé significa 0e/pans o0. dele vieram a maioria dos povos da terra. e começar a pesquisar.$bia. o maior dom$nio. Aregos.olha para as naçCes. )i#raim é o (gito. & o esses povos que mais espalham a .alavra de Deus na terra. 0*endito se9a 3eov% Deus de &em0.srael se chamava !rfa/ade. !nglo-sa/Dnicos. 0e habite 3afé nas tendas de &em0. dele vieram os !ss$rios. 2entCes. !bra o vem de &em.. >olandeses. *"lgaros. 2ana eram tribos que descenderam de 2 o e habitavam a palestina.que realmente a maior e/tens o. . >indus. Branceses. 3eov% é o nome de Deus. 1s Russo. est% com os povos 9aféticos. 3esus veio @ terra através de .talianos. e Deus ent o apresenta-se com esse nome 3eov%. os ?rabes e os >ebreus. • (sse é um quadro bem generali#ado da formaç o dos povos e descend-ncia dos filhos de Noé. 0*endito se9a o &enhor. como a *rit+nica p. >o9e quando voc.sso é muito simplificado. o &em 7ou 2hem8 '. é de &em que vem toda a descend-ncia de !bra o. v. o 2 o 7ou >am8 '. por isso 3afé significa e/pans o.e/. Deus aqui est% mostrando que 3afé tomaria parte das b-nç os que viriam sobre &em.srael que descende de &em. (spanh'is. o Deus de &em0. disse para Deus4 0vou falar ao povo.procurar em alguma enciclopédia. mas os genes que deram origem a raça negra estavam em 2 o. !lem es. vieram de 2 o. por isso que &em é nome."1 ao '.5.31. *elgas.ute ho9e é . (scandinavos."(.  #$nesis %:"7. . todos aqueles povos que foram e/pulsos da terra prometida. &u$ços. ! (ti'pia e v%rios outras tribos da ?frica vieram de 2 o. &em 72hem8 significa 0nome0.6 ao '. 1 filho de &em que deu origem @ . por isso que os israelitas s o chamados de &emitas.ersas. 3aponeses e provavelmente os 2hineses.•  #$nesis 1(:1~3" !s genealogias s o dadas na *$blia para chegarmos até 3esus 2risto.  #$nesis %:"6. Aetes. n o sabemos se 2 o era preto. !$ temos a origem das naçCes que temos ho9e. se voc. . o 3afé '. vai ter uma vis o mais profunda do assunto. 2uche é o . 2eltas. (slavos. :uando )oisés estava para tirar o povo do (gito.

que a idade dos patriarcas veio diminuindo aos poucos.dade dos patriarcas4 !d o viveu E=F anos &ete (nos :uen )aalalel 3arede (noque .elegue foi dividida a terra O .sso pode ser uma refer-ncia ao castigo que veio 7veremos na pr'/ima aula8. pula de JFF para IFF anos. ou pode se também aquela divis o celebre que houve entre a costa da ?frica e a costa das !méricas. os nomes b$blicos tem sempre um significado. analisando a genealogia. a divis o das l$nguas. mas derepente.elegue. depois de . sobre *abel.elegue Re" &eruque Naor <er% !bra o GFF anos J=F JGJ I=E I=E I=F HJK IFL HNL !rfa/ade J=K )atusalem EGE  #$nesis 1(:"5.ode ter ocorrido uma dr%stica mudança clim%tica na terra para que isso ocorresse.• . .ameque Noé EHI EFL EHF KEL EGI =GL M NNN ELF &em &el% (ber . . • Vemos também. Nos dias de .