UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ PRISE/PROSEL - 1ª ETAPA - 2014 DISCIPLINA – LITERATURA

COMPETÊNCIA

EIXO TEMÁTICO: A arte literária como expressão subjetiva e cultural HABILIDADE 1. Identificar as concepções culturais presentes nos poemas líricos e satíricos, no episódio do poema épico e na peça teatral. 2. Identificar nos poemas líricos e satíricos, no episódio do poema épico e na peça teatral, as categorias da teoria literária. 3. Relacionar os poemas líricos e satíricos, o episódio do poema épico e a peça teatral com aspectos históricos e sociais da época em que foram escritos e de outras épocas. 4. Reconhecer os fatos pertinentes à trama do episódio do poema épico e da peça teatral. 5. Identificar nas obras aspectos estilísticos da época a que pertencem.

CONTEÚDO

1. Recuperar, pelo estudo do texto literário, o imaginário coletivo das épocas históricas. 2. Valorizar a dimensão estética da obra literária. 3. Estabelecer relações de caráter interativo entre a literatura, a cultura e a realidade social. 4. Entender o texto literário da sua e de outras épocas como reflexão sobre a relação ser-mundo, possível de ser atualizada, recontextualizada.

1. Humanismo 1.1. Leitura da obra: Romagem de Agravados, de Gil Vicente. 2. Classicismo 2.1- Leitura do episódio A Tempestade; canto VI, estrofes 70 a 91, da obra Os Lusíadas, de Camões. 3. Barroco 3.1-Leitura dos poemas líricos: Ofendi-vos, meu Deus, é bem verdade; Pequei, Senhor, mas não porque hei pecado; Ó tu do meu amor fiel traslado; Em o horror desta muda soledade; e satíricos: Que me quer o Brasil que me persegue; Senhor Antão de Sousa de Meneses, de Gregório de Matos Guerra (da obra Antologia Poética). 4. Arcadismo 4.1- Leitura dos poemas líricos de Bocage: Já se afastou de nós; Olha, Marília, as flautas dos pastores; De suspirar em vão já fatigado; Incultas produções da mocidade; Ó retrato da morte! Ò noite amiga (da obra Antologia Poética). 42. Leitura dos poemas líricos de Cláudio Manuel da Costa: Se sou pobre pastor, se não governo; Onde estou? Estes sítios desconheço; Aquela cinta

os contos. 1.5. Identificar nas obras aspectos estilísticos da época a que pertencem. Murmúrios da tarde. Ideias íntimas. 1. recontextualizada. EIXO TEMÁTICO: A arte literária como expressão subjetiva e cultural HABILIDADE 1. Jesuítas e frades. Entender o texto literário da sua e de outras épocas como reflexão sobre a relação ser . de Almeida Garrett. Fantasia.4. Valorizar a dimensão estética da obra literária. Leitura dos poemas de Gonçalves Dias: O canto do piaga. O vidente. Identificar nos poemas. Panteísmo (da obra Antologia Poética).azul. Leitura da obra Frei Luís de Sousa..2ª ETAPA-2014 DISCIPLINA – LITERATURA COMPETÊNCIA 1. (da obra Antologia Poética). Que inflexível se mostra. 2.1. Identificar as concepções culturais presentes nos poemas. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ PRISE/PROSEL . Vozes d’África. Marabá. A cantiga do sertanejo. 3. 5. o imaginário coletivo das épocas históricas. 4. Anima mea. pelo estudo do texto literário. Estabelecer relações de caráter interativo entre a literatura.3.que o céu estende. a cultura e a realidade social.2. 1. Reconhecer nos contos.mundo. Relacionar os poemas. Loa da princesa santa. O gigante de pedra. Virgem morta. O século. Leitura dos poemas de Álvares de Azevedo: Sonhando. CONTEÚDO Recuperar. 4. nos contos. Estes os olhos são da minha amada:. no romance e na peça teatral. Leitura da obra Um casamento no arrabalde. no romance e na peça teatral as categorias da teoria literária. nos contos. Leitura dos poemas de Castro Alves: Onde estás?.Romantismo 1.. Sofrimento. . 3. A T. no romance e na peça teatral os fatos pertinentes à trama. Saudação a Palmares. (da obra Antologia Poética). 1. o romance e a pela teatral com aspectos históricos e sociais da época em que foram escritos e de outras épocas.. Rosa no mar!. possível de ser atualizada. Leito de folhas verdes. 2. que constante (da obra Antologia Poética). 1.

A cavalgada. b) Eça de Queirós: Um dia de chuva. Leitura da obra Contos Realistas.2 : a) Machado de Assis: Maria Cora. Leitura dos poemas de Raimundo Correia: Plena nudez.de Franklin Távora.1. c) Leitura da obra: Cenas da Vida Amazônica. A desejada das gentes. Manuscrito de um sacristão. vol. 2. A perfeição. . de José Veríssimo. Anoitecer. 2. Realismo e Naturalismo e Parnasianismo 2.2. O defunto. A Ilha e o mar (da obra Antologia Poética). Mal secreto.

1. Vida (da obra Antologia Poética).2. 2. Leitura da obra: O Artesão das Águas. pelo estudo do texto literário. Noiva. 3. Valorizar a dimensão estética da obra literária. de João de Jesus Paes Loureiro 2.mundo.3ª ETAPA-2014 DISCIPLINA – LITERATURA COMPETÊNCIA EIXO TEMÁTICO: A arte literária como expressão subjetiva e cultural HABILIDADE 1.2. de José Cardoso Pires. Ao longe os barcos de flores. 2. 1. Modernismo 2. Leitura da obra: Leão de Chácara. Morte no coração.4. Identificar as concepções culturais presentes nos poemas. Identificar nos poemas. possível de ser atualizada. 2. de Oswald de Andrade. Leitura dos poemas de Alphonsus de Guimaraens: Electa ut sol . Viola Chinesa. Leitura dos poemas de Camilo Pessanha: São Gabriel I e II. no romance e nos contos as categorias da teoria literária.3. Identificar nas obras aspectos estilísticos da época a que pertencem. 2. de Fernando Pessoa. o imaginário coletivo das épocas históricas. 1. in Dona Mística (da obra Antologia Poética). 2. de João Antônio. 4. Leitura da obra: Odes de Ricardo Reis. 4. no romance e nos contos. Simbolismo 1. recontextualizada. CONTEÚDO 1. Leitura da obra: Jogos de Azar. Estabelecer relações de caráter interativo entre a literatura. 2. Relacionar os poemas.5. a cultura e a realidade social. Leitura da obra: Memórias Sentimentais de João Miramar. . Reconhecer no romance e nos contos os fatos pertinentes à trama. o romance e os contos com aspectos históricos e sociais da época em que foram escritos e de outras épocas. Recuperar. XI.1. VIII. Entender o texto literário da sua e de outras épocas como reflexão sobre a relação ser .sonetos VII.UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ PRISE/PROSEL . 5. 3.