Faz muito tempo

Ruth Rocha

Foi em 1500, em Portugal, do outro lado do mar. Havia um menino chamado Pedrinho. E havia o mar. Pedrinho amava o mar. Pedrinho queria ser marinheiro. Tinha alma de aventureiro. Perguntava sempre para o pai: - O que é que há do outro lado do mar? O pai sacudia a cabeça: - Ninguém sabe, meu filho, ninguém sabe... Naquele tempo, ninguém sabia o que havia do outro lado do mar. Um dia, o padrinho de Pedrinho chegou. O padrinho de Pedrinho era viajante. Chegou das Índias. Trouxe de suas viagens coisas que as pessoas nunca tinham visto... Roupas bordadas de lindas cores... Doces de gostos diferentes... E os temperos, que mudavam o gosto da comida? E as histórias que ele contava? De castelos, de marajás, de princesas, de tesouros... Pedrinho ouvia, ouvia e não se cansava de ouvir. Até que o padrinho convidou: - Ó menino, tu queres ser marinheiro? Pedrinho arregalou os olhos. - Não tens medo, ó Pedrinho? Pedrinho bem que tinha medo. Mas respondeu: - Que nada, padrinho, homem não tem medo de nada. - Pois, se teu pai deixar, embarcamos na semana que vem. - Pra onde, padrinho? - Para o outro lado do mar, Pedrinho. Quando chegaram ao porto, que beleza! Quantas caravelas, de velas tão brancas! Pedrinho nunca tinha visto tantos navios juntos. - Quantos navios, padrinho! Para onde vão? - Pois vão conosco, Pedrinho, vão atravessar o mar. Pedrinho embarcou. No dia da partida houve grandes festas. Pedrinho viu, do seu navio, quando o rei, Dom Manoel, se despediu do chefe da expedição, Pedro Álvares Cabral.

numa cestinha. era o mais bonito de todos. e ir avisando tudo o que via. que pulavam fora da água.. E noites de tempestade.Sinais de terra!!! Todos vieram olhar e houve grande alegria. mais tarde. gritava. . muito importante: . Até que. as ilhas de Cabo Verde. Pedrinho sabia o que isso queria dizer: .. Pedrinho viu ao longe as ilhas Canárias. enormes. E baleias. logo que havia alguma coisa. Para Pedrinho. parecia. boiando sobre as águas. o monte recebeu o nome de Monte Pascoal. Até que um dia. uma gaivota.E esperaram chegar o vento. Somente céu e mar. Ficar lá em cima do mastro mais alto. que passavam ao longe. mar e céu. ao longe. E a grande viagem começou. a mata fechada.. E no outro dia chegaram mais perto e viram. Pedrinho avistou alguma coisa. A praia branca. . Depois de alguns dias. E peixes. quando o mar parecia um espelho. Pedrinho avistou. Até que um dia. pareciam querer engolir o navio.Baleias a estibordo.. Pedrinho viu noites de lua. voando seu voo branco contra o céu.Nau capitânia a bombordo. no outro dia.Terra à vista! E como era o dia da Páscoa. quando as ondas. como se voassem. E gritou o aviso tão esperado: . .. De repente. E quando o vento chegou. Aprendeu logo as palavras diferentes que os marujos usavam e.. O que seria? Folhas. e dias de calmaria.Sinais de terra!!! E todos trabalharam com mais vontade. E depois não se viu mais nenhuma terra... galhos. o que parecia um monte. E dias de vento. espirrando colunas de água. Pedrinho gostou logo do seu trabalho. as velas se enfunaram e os navios partiram.

. porque foi o dia em que nós chegamos. lá do alto. Homens. terra de mar. os portugueses levantaram na praia uma grande cruz e rezaram . Os navios procuraram um lugar abrigado e lançaram suas âncoras.Menino moreno. Mas. Todos muito morenos. Pedrinho disse: . enxergava melhor: .Curumim-tinga. Pedrinho dizia: . O menino índio respondia: . Do outro lado do mar viviam meninos índios que pensavam: . terra de matas. – e era verde e amarela. Os índios tiveram medo. E o indiozinho queria dizer: . mulheres. enfeitados de penas..Deve ser uma ilha – diziam todos. Era uma terra de sol..O que é que existe do outro lado do mar? Pedrinho conheceu os meninos e ficaram logo amigos. Os meninos deram a Pedrinho uma ave engraçada que dizia: .. E esse lugar se chamou Porto Seguro. Pedrinho dizia: . gostaram da galinha e quiseram ficar com ela.Vou chamar este pássaro de 22 de abril. Feras de todas as bravezas.Menino. Mas uns não entendiam o que os outros diziam. Do outro lado do mar viviam pessoas. Viviam pássaros de todas as cores... Pedrinho. meninos. Porque todo mundo pensava que era uma ilha. Depois.. E Pedrinho viu o que havia do outro lado do mar. Arara. A terra ficou se chamando Ilha de Vera Cruz..Arara. pintados de cores alegres: índios. Pedrinho deu a galinha aos meninos. meninas. Cobras de todos os tamanhos. O indiozinho respondia: .A praia está cheia de gente. depois.Menino branco.Curumim.. Pedrinho levou uma galinha para os índios verem.

E pensava: . o Venturoso... mas seu nome tinha mudado.. O que era? ______________________________________________________________________ 3. deu adeus aos seus amigos índios. eu vou voltar para ficar morando aqui. ( ( ( ( ( ) as ilhas de Cabo Verde ) meninos nadando ) baleias ) dias de vento ) uma garrafa com mensagem . Qual foi essa condição? ______________________________________________________________________ 5. E. do alto do mastro. O novo nome era Brasil.Na história há dois personagens principais. Pedrinho viu. mas uma voltou para Portugal. E a terra era a mesma.O menino morava em Portugal e queria descobrir o que havia do outro lado do mar. Pedrinho voltou para a terra descoberta. E foi o que aconteceu.Quando eu crescer. E Pedrinho. as aventuras que tinham vivido: as histórias da linda terra descoberta por Pedro Álvares Cabral. E faziam todos os movimentos e gestos dos portugueses. Os índios não sabiam o que era missa.. Quem são eles? ______________________________________________________________________ 2... Levava como lembrança a arara. depois. as caravelas tiveram que partir para as Índias.Durante a viagem. Interpretando: 1. Um dia. E foi no Brasil que Pedrinho viveu feliz por muitos e muitos anos. mas acharam bonito. Para contar ao rei Dom Manuel. bastante conhecida nossa.O padrinho de Pedrinho deu apresentou uma condição para que o menino embarcasse com ele.Esta história faz lembrar uma outra.uma missa. Que história é essa? ______________________________________________________________________ 4.

10. Logo. 9.( ) dias de calmaria ( ) noites de tempestade 6.Indique com o nº 1 o lugar de onde Pedrinho saiu e com o nº 2 o local onde ele chegou.Sublinhe. no texto.Autoditado – Complete as frases com as palavras apropriadas:  Um dia. os curumins. Como seria esta carta? Vamos redigi-la? . com seus amigos curumins.  No Brasil.  Os dois adoravam trabalhar como _______________. _______________ encontrou novos amigos índios.Imagine que Pedrinho escreveu um bilhete para o seu pai.Complete com o nome dos países: Pedrinho saiu de ____________________ e chegou ao _________________. Pedrinho conseguia _______________ tudo!  Pedrinho e seu padrinho nasceram em Portugal. Do alto da cestinha da caravela. contando como ele estava se divertindo no Brasil. depois de sua viagem. 7. 8. eles eram _______________. o trecho que indica quem/ o que Pedrinho encontrou do outro lado do mar. o ________________ de Pedrinho convidou o menino para navegar.

11.Quem sou eu? da .