Resumo

Este artigo visa mostrar como ocorre a transpiração foliar dos vegetais, e a condução de seiva ao longo do corpo das traqueófitas.

Transpiração Foliar A transpiração é um fenômeno que ocorre nos animais e vegetais. É a eliminação de água na forma de vapor que nos vegetais ocorre através dos estômatos. A transpiração é importante no controle da temperatura e na ascensão de água no corpo do vegetal. A ta a de transpiração é comandada por mecanismos fotoativos e !idroativos, podendo ser considerada a somatória da transpiração estomática e a transpiração cuticular. Condução de Seiva A condução de seiva nos vegetais é reali"ada através de um sistema de vasos condutores. A seiva #ruta ou inorg$nica é condu"ida pelos vasos de ilema ou len!o no sentido das ra%"es até as fol!as. A seiva ela#orada ou org$nica é condu"ida pelos vasos de floema ou l%#er no sentido das fol!as para as ra%"es.

&ntrodução
Transpiração Foliar A transpiração é a eliminação de água na forma de vapor que ocorre nos vegetais e animais por uma necessidade fisiológica, sendo controlada por mecanismos f%sicos, morfológicos, anatômicos e fisiológicos. 'os vegetais a transpiração ocorre principalmente através das fol!as, que é a principal superf%cie de contato do vegetal com o am#iente. Condução de Seiva ( sistema de condução de materiais pelos corpos dos seres vivos deve garantir a distri#uição de nutrientes e retirada de su#st$ncias tó icas das células dos tecidos de todo organismo. 'os vegetais a condução de seiva, isto é, soluç)es salinas e soluç)es açucaradas, é reali"ada através dos sistemas de vasos, que se distri#uem ao longo do corpo das traqueófitas.

*esenvolvimento

Condução de Seiva Bruta ou Inorgânica ( transporte da seiva #ruta ou inorg$nica é reali"ado em duas etapas. temperatura e umidade relativa do ar. por onde ocorre a transpiração do vegetal . . onde ocorrem os fenômenos da fotoss%ntese e da transpiração. estas estão fortemente aderidas . ela é removida do caule e retirada da rai". sendo a#sorvida pelo solo. 'os vasos condutores de ilema. e iste uma coluna cont%nua de água. pois estão coesas e su#metidas a uma força de tensão que movimenta a coluna de água através do ilema. A ascensão da seiva ocorre até as fol!as.( transporte !ori"ontal de seiva ocorre desde os p+los a#sorventes da epiderme. formada por moléculas de água. desde as ra%"es até as fol!as. fortemente coesas. Através da a#ertura e fec!amento dos estômatos o vegetal controla a ta a de transpiração. lu". medida que a água é perdida pela transpiração ou usada na fotoss%ntese. respondendo a fatores como a disponi#ilidade de água. . e iste um movimento da coluna de água através dos vasos. ( estômato é uma estrutura formada por células estomáticas ou guardas que delimitam uma a#ertura c!amada ost%olo ou fenda estomática.Além da força de coesão entre as moléculas de água. ligadas por pontes de !idrog+nio. /ara este movimento de água no corpo do vegetal é imprescind%vel a força de sucção e ercida pelas fol!as.-onforme ocorre a sa%da de água na forma de vapor através das fol!as.A transpiração pode ocorrer através dos estômatos.s paredes dos vasos de ilema. até os vasos de ilema. sendo definida como transpiração estomática. apresentando um transporte !ori"ontal e um transporte vertical de ascensão de seiva. assim como as trocas gasosas com o am#iente.

o#struindo a ascensão da coluna de água através do ilema. pois ela que p)e em movimento esse transporte onde irá ocorrer uma distri#uição de nutrientes para o vegetal. não deve ocorrer a formação de #ol!as de ar nos vasos condutores. . -onclusão Ao final desse artigo./ara ocorrer a ascensão da seiva #ruta nos vasos de ilema. podemos concluir que a condução da seiva #ruta está intimamente relacionada com o fenômeno da transpiração. pois estas romperiam a coesão entre as moléculas de água.