CPA-10 - RESUMÃO MÓDULO I – ATUALIZADO PARA A TURMA DE 23 DE SETEMBRO REGULAÇÃO, AUTO-REGULAÇÃO E FISCALIZAÇÃO CMN (Conselho Monetário Nacional

) Dica: É o chefe! Portanto, não faz, não faz. Ele manda! Cria normas para o Sistema Financeiro Nacional, mas NÃO executa. Órgão normativo. Principais atribuições: 1) Define a meta de inflação. 2) Estabelece diretrizes gerais de política monetária, cambial e creditícia. 3) Estabelece medidas para prevenção e correção de desequilíbrios econômicos. 4) Regula a constituição e regulamentos das Instituições Financeiras. 5) Disciplina todos os tipos de crédito. Dica: Fique atento aos VERBOS “define”, “estabelece”, “regula”, “disciplina”, porque o CMN é o “chefe”, ou seja, não coloca a mão na massa. Ele manda! Ele define, estabelece, regula e disciplina. BC (Banco Central) É gente que FAZ, ou melhor, gente que “FES”: Fiscaliza, Executa, Supervisiona as Instituições Financeiras, $ em circulação e Câmbio. É um órgão executivo, porque executa. Principais atribuições: 1) Autoriza o funcionamento e fiscaliza as Instituições Financeiras. 2) Executa a política monetária (controla a quantidade de $ em circulação) e cambial (vai atuar se houver uma valorização ou desvalorização forte do Real). 3) Emite moeda, controla crédito e capitais estrangeiros. 4) Oferece redesconto,compra e vende títulos públicos e pede depósito compulsório. Essas 3 atribuições servem para o controle de liquidez ($ em circulação no mercado) e você vê no módulo II. Dica: Se coloca a mão na massa (FES – Fiscaliza, Executa e Supervisiona) no que se refere às instituições financeiras, $ em circulação e Câmbio, então é Banco Central Cuidado: para NÃO falar que quem “ estabelece diretrizes gerais de política monetária, cambial e creditícia” é o Banco Central por causa da política monetária. Para ser Banco Central tem que colocar a mão na massa e nesse caso “estabelece” é coisa de chefe, portanto, CMN. CVM (Comissão de Valores Mobiliários) Irmã do Banco Central, também é gente que FAZ, ou melhor, gente que “FES” (Fiscaliza,Executa, Supervisiona) e DESENVOLVE um mercado que leva seu nome, o mercado de valores mobiliários (também conhecido como mercado de capitais** ). É um órgão executivo, porque executa. São valores mobiliários: FUndos, Debêntures/Notas Promissórias, Ações e Swap (FUDAS). Para saber quais são os valores mobiliários que caem na CPA-10, basta associar. Lembre que aprova da Anbid é uma das mais FUDAS que existem! FUDAS = valores mobiliários.

Principais atribuições: 1) Promover medidas incentivadoras da canalização de poupança* ao mercado decapitais**. 2) Estimular o funcionamento das bolsas de valores e das instituições operadoras do mercado de capitais**. 3) Proteger os investidores de mercado.

CPA-10 - RESUMÃO MÓDULO II – ATUALIZADO PARA A TURMA DE 23 DE SETEMBRO INDICADORES ECONÔMICOSPIB (Produto Interno Bruto) É o valor de mercado de todos o bens e serviços finais produzidos em um país durante um período de tempo. No Brasil, a medição é anual, com parciais a cada trimestre.O PIB também é conhecido como a soma de todas as riquezas produzidas no país (independente da nacionalidade dos agentes econômicos 1). Pontos importantes para levar para a prova: 1) Independente da nacionalidade dos agentes econômicos: o que é produzido por empresas estrangeiras no Brasil faz parte do PIB do Brasil . 2) Para o cálculo do PIB, consideramos o valor agregado ou adicionado: no cálculo do PIB são computados somente os bens finais, e não os intermediários. Exemplo: No preparo de um bolo, eu tenho os ingredientes (ovo, farinha...) que eu vou adicionando / agregando, esses são os bens intermediários e, para o cálculo do PIB eu considero o bem final, ou seja, o bolo. Considero somente o bem final e não os intermediários justamente porque no preço final do bolo já estou embutindo o valor dos bens intermediários (ingredientes) que utilizei para fazer obolo. Não entra no cálculo do PIB a economia informal (emprego sem carteira). Algo que ajuda para a prova é fazer associações de palavras. Os componentes do PIB caemna prova e para evitar o famoso “deu branco”, faça associações, como lembrar da CINDE e da ELI quando o assunto for “componentes do PIB”. Digo isso porque a pior coisa que tem é chegar na prova e querer interpretar quais são os componentes, se um ou outro entra por nossa dedução, porque corremos o risco de deduzir erradona prova. Então, associe palavras. Componentes do PIB: CINDE ELI Consumo (das famílias) INvestimento (fixo das empresas e variação dos estoques) DEspesa (do Governo) Exportações LÍquidas (Exportações – Importações) Ao lembrar da CINDE, vai ficar mais fácil matar uma questão como, por exemplo, a que caiu naANBID e que a Bankrisk disponibilizou no seu simulado inicial. São componentes do PIB mensurado, sob a ótica das despesas, além de consumo e exportações líquidas, I. Investimentos II. Impostos III. Despesas do governo

CPA-10 - RESUMÃO MÓDULO III – ATUALIZADO PARA A TURMA DE 23 DE SETEMBRO PRINCIPAIS FATORES DE ANÁLISE DE INVESTIMENTOS Premissas do cliente na escolha do investimento: Rentabilidade, Liquidez e Risco. Dica: Para levar isso sem erro, basta lembrar do que ele pede para você: “Eu quero o investimento com maior rentabilidade, com o menor risco e que eu possa resgatar a qualquer momento ( Liquidez )”. Premissas que nós devemos analisar antes de oferecer um investimento para o cliente: Horizonte de Tempo (prazo), Aversão a Risco (do investidor) e Objetivo do Investidor*. Essa pergunta caiu na prova de setembro e de novembro. Dica: Basta lembrar do que você pergunta para o investidor, além do valor, qual o prazo aversão a risco (se é conservador...) e seu objetivo (*Se está em busca de maior retorno e aceita corrermais risco). Importante: RA, RE, RI, RO, RU. RE está ao lado de RI e RI está ao lado de RE. Portanto, RIscoe REtorno caminham juntinhos! Se o risco é maior, espera-se que o retorno também seja maior.

RENTABILIDADE Momento Atual Rentabilidade Observada (passado) Rentabilidade Esperada (expectativa futura*)

Dica: Muitas vezes na ANBID para levar o conceito de uma palavra, tente traduzir... Se é Rentabilidade Observada significa que o cliente observou (portanto, passado).Se é Rentabilidade Esperada significa que o cliente espera (portanto, se espera, só pode ser expectativa futura). Exemplo de rentabilidade observada: o investidor recebeu seu extrato de fundos e viu que o fundo rendeu 13% no ano. É passado, já aconteceu, portanto, rentabilidade observada . Exemplo de rentabilidade esperada: o investido espera uma rentabilidade de 12% neste ano. Cuidado! Além da rentabilidade ser observada ou esperada, ela também será rentabilidade absoluta ou relativa. Rentabilidade Relativa (a um Benchmark): sempre é em relação a um parâmetro de rentabilidade (que chamamos de benchmark). Dica: Muitas vezes na ANBID para levar o conceito de uma palavra, tente traduzir... Se é Relativa é em relação a alguma coisa (benchmark). Exemplo: O Fundo rendeu 90% do CDI, veja que é rentabilidade relativa porque a rentabilidade é em relação ao CDI. Releia a frase “cuidado” acima, veja que neste caso é rentabilidade relativa (porque é em relação ao CDI) e também observada (porque é passado).

CPA-10 - RESUMÃO MÓDULO IV – ATUALIZADO PARA A TURMA DE 23 DE SETEMBRO Título significa empréstimo (é um contrato de empréstimo). Quando Governo, Empresas e Bancos emitem títulos, eles estão pedindo $ emprestado e vão devolver num prazo determinado e pagar juros pelo empréstimo. Um investidor ao comprar um título está emprestando $ e vai receber juros (rendimentos) por esse empréstimo, além da devolução do valor investido em data determinada. Os títulos (empréstimos) também são chamados de títulos de renda fixa, porque os rendimentos são estabelecidos no momento da operação, sejam eles prefixados (quando Sei EXATAMENTE hoje qual será a minha remuneração lá na frente, por exemplo, 12% ao ano) ou pós-fixados (quando NÃO SEI EXATAMENTE hoje a minha remuneração lá na frente, porexemplo, 90% CDI*). *Veja que por mais que eu diga 90%, eu não sei quanto vai dar o CDI lá na frente, portanto, pós-fixado. TÍTULOS PÚBLICOS FEDERAISTítulos Públicos Federais: é o governo pedindo $ emprestado. Quando falamos em LFT (Letra Financeira do Tesouro) e LTN (Letra do Tesouro Nacional), a diferença é que um é pós-fixado e o outro prefixado. Mas, como saber? Simples, basta olhar para o“T” é imaginar um “T” de “TAXA”. Olha como fica fácil: se o “T” (TAXA) vem por último LFT, é pós-fixado. Se o “T” (TAXA) vem antes LTN, é prefixado. Cuidado: Essa teoria do “T” de TAXA só vale para LFT e LTN. NÃO vale para NTN (Nota doTesouro Nacional)! LFT (Letra Financeira do Tesouro)-Título pós-fixado: remunera a variação de 100% da taxa Selic. - Valor de emissão é múltiplo de R$ 1.000. - Importante! Os juros são pagos no vencimento (resgate) do título. Para saber se a LFT é vendida com ágio, deságio ou ao par, é só pensar na teoria do atacado e do varejo Se eu quero “levar” mais (atacado, por exemplo, uma caixa de barras de chocolate), eu pago menos (deságio) . Já se eu quero “levar” menos (varejo, por exemplo, apenas uma barrade chocolate) , eu pago mais (ágio). - Se o investidor quer levar mais (101% da Selic) e a LFT oferece 100% Selic: Deságio. - Se o investidor quer levar menos (98% da Selic) e a LFT oferece 100% Selic: Ágio. - Se estiver em parelhado, investidor quer levar 100% da Selic e a LFT oferece 100% Selic: Ao Par LTN (Letra do Tesouro Nacional)- Título prefixado: paga uma taxa fixa previamente fixada (sei exatamente hoje qual será aminha remuneração lá na frente). - Valor de resgate do título é múltiplo de R$ 1.000 - Importante! Os juros são pagos no vencimento (resgate) do título.

CPA-10 - RESUMÃO MÓDULO V – ATUALIZADO PARA A TURMA DE 23 DE SETEMBRO CONCEITO Um fundo de investimento é um condomínio que reúne recursos de investidores (cotistas) que têm por objetivo rentabilizar suas aplicações. Uma instituição ao oferecer um fundo de investimento oferece um serviço que é o de investir os recursos dos clientes que aplicam nos fundos (administrar os recursos dos clientes). É por issoque a taxa cobrada por esse serviço chama-se taxa de administração. Na lei (Instrução CVM 409 e 450) é uma comunhão de recursos, constituída sob a forma decondomínio, destinado à aplicação em ativos. Um fundo de investimento tem como característica (isso cai direto na ANBID): - Eqüidade (igualdade) entre investidores. - Diversificação e aplicação com baixos valores. - Permite que o investidor chegue em mercados que sozinho não seria capaz de atingir. -Oferecer direitos e deveres ao investidor. Cota: fração (= pedaço) do patrimônio do fundo. Patrimônio Líquido ($): Valor dos Ativos (títulos, ações...) + Valores a Receber – Despesas Valor da cota:Patrimônio LíquidoNúmero de Cotas A ANBID costuma perguntar o que é o valor da cota. Basta lembrar que se é valor é algo que tem que ser expresso em reais ($). Portanto, eu tenho que pegar algo que é expresso em $, ou seja, o Patrimônio do Fundo ($ total do fundo) e dividir pelo número de cotas (número de pedaços dofundo). Dica: falou em valor da cota. A própria pergunta já diz, transforme em: valor ($) dacota Dicionário Anbidinês: Número de Cotas = Saldo em Cotas (é a mesma coisa!) Chinese Wall (Muralha da China): É a segregação (que o Banco Central pede que ocorra) entreduas áreas (a área de Fundos e de CDB). Estas áreas têm que trabalhar separadas, com o objetivo de evitar conflito de interesses* .*Para que a área de Fundos do Itaú, por exemplo, não queira investir todo o recurso do Fundo emCDB do Itaú. Na ANBID, ela vai falar assim: Segregação entre a administração de recursos próprios (= CDB) ea administração de recursos de terceiros* (= fundos de investimento). Dica: Foque na palavra-chave segregação (para dizer que é Chinese Wall). Importante:A área de CDB também é conhecida como Área de Recursos de Tesouraria.