_ Distrito do Porto _

Curiosidades da cidade do Porto Brasão

Bandeira

O Porto é uma cidade portuguesa situada no noroeste de Portugal, sede do município homónimo com 41,66 km de !rea, tendo uma popula"ão de #$%&'(4 ha)itantes *#+11,1 , dentro dos seus limites administrati-os& . cidade é considerada uma cidade glo)al gama# , sendo a capital do /istrito de Porto e da região estatística do 0orte, su)1região do 2rande Porto& . cidade metrópole, constituída pelos municípios ad3acentes 4ue 5ormam entre si um 6nico aglomerado ur)ano, conta com cerca de 1&#(#&47# ha)itantes 1 , o 4ue a torna a maior do noroeste peninsular&

st!tua de /& Pedro <= Pa"os do Concelho Lenda .Monumentos 8orre dos Clérigos Pal!cio do 9rei:o .

. pe4uena ilhota no estu!rio do /ouro. 3unto ao >ardim do Calem. para chacota da popula"ão& . 5ugindo de )ote e dei:ando1o nu. em 2aia um con-ento 5ranciscano do 4ual não e:iste nenhum -estígio& . mas encerra um aut@ntico -estígio ar4ueológicoA a -erdade é 4ue durante séculos e:istiu a)ai:o do . lenda poder! não ser das mais -i)rantes.rr!)ida Bhopping. no Porto. em 2aia. é conhecida por ?ilha do 9rade?& Conta a lenda 4ue uma leiteira ali marcou encontro com um atre-ido religioso de um con-ento do outro lado do rio. 6nica coisa 4ue e:iste é esta lenda& .

lingui"a. e co)erta com 4uei3o e um molho especial *molho de 5rancesinha.& . prato histórico e 4ue remonta C altura dos desco)rimentos portugueses.lto /ouro *a mais antiga região demarcada do mundo. em =ila 0o-a de 2aia& Personalidades Eui Foreira 1 Presidente da CGmara Funicipal do Porto >orge 0uno Pinto da Costa _ Presidente do 9ute)ol Clu)e do Porto Eui =eloso 1 Cantor . salsicha 5resca e 5iam)re. e 4ue pode ser encontrado em muitos dos restaurantes da cidade& O Bacalhau C 2omes de B! é outro prato típico nascido no Porto e popular em Portugal& .Gastronomia =!rios pratos da tradicional culin!ria portuguesa ti-eram origem na cidade do Porto& O prato típico por e:cel@ncia da cidade são as 8ripas C moda do Porto. da culin!ria recente. o prato mais 5amoso. é produDido na região -iti-inícola do .& O -inho do Porto é e:portado internacionalmente a partir das ca-es 4ue se situam na margem es4uerda do rio /ouro. 5rancesinha é. )e)ida 4ue tem o nome da cidade é o -inho do Porto. e consiste numa sanduíche recheada com -!rias carnes *normalmente carne de -aca.

spanca 1 escritora .9lor)ela .

mas antes do Bol nascer& 0o Porto. encantamentos e di-ina"Jes 4ue se de-em relacionar. do mar e das 5ontes& Kuem saltar a 5ogueira na noite de B& >oão. por um lado. são )ené5icos os )anhos 4ue se tomem na manhã do dia de B& >oão. a sa6de e a 5elicidade. 5ica por todo o ano protegido de todos os males& /iD a tradi"ão 4ue as cinDas de uma 5ogueira de B& >oão curam certas doen"as de pele& Para certos males. 5undamentalmente em HsortesI amorosas. 4ue assenta. os 4ue se toma-am nas praias do rio /ouro ou nos areais da 9oD. mas 4ue andam tam)ém estreitamente ligadas aos antigos cultos pagãos do Bol e do 5ogo e Cs -irtudes das er-as )entas. ao or-alho.Tradições 9esta de B& >oão 9esta cíclica. de raiD pagã. em numero ímpar de saltos e no mínimo tr@s -eDes. -aliam por no-e&&& . com o casamento. C !gua dos rios. Cs 5ogueiras.

Related Interests