You are on page 1of 2

Novas funes de alto desempenho para anlise e processamento avanado de imagens no LabVIEW

Publicao: Aug 03, 2012

Viso geral
Como ferramenta completa de projeto de sistemas, o NI LabVIEW rene centenas de funes de processamento e anlise de sinais, que vo de transformadas rpidas de Fourier (FFT - Fast Fourier Transform) a rotinas estatsticas de anlise. Esta pgina descreve algumas das mais novas funes de anlise que esto sua disposio no LabVIEW, especificamente projetadas para processamento com alto desempenho, usando CPUs e unidades grficas de processamento (GPUs). Alm disso, so descritas tambm as novas funes de viso binocular estreo.

ndice
1. Introduo 2. Resolva desafios com o LabVIEW Multicore Analysis and Sparse Matrix Toolkit 3. Estabelea comunicao entre aplicaes do LabVIEW e aplicaes GPU com o LabVIEW GPU Analysis Toolkit 4. Amplie a capacidade de seu sistema de viso com as novas funes de viso estreo binocular do mdulo NI Vision Development 5. Saiba mais sobre as novas funes do LabVIEW ou baixe o software de teste

1. Introduo
O LabVIEW j tem um amplo conjunto interno de funes de processamento e anlise de sinais, mas sempre haver a necessidade de novos tipos de IP e dados. Isso porque os engenheiros e cientistas esto aproveitando cada vez mais as vantagens do LabVIEW e do hardware de E/S da National Instruments em aplicaes que exigem alta capacidade de computao das pesquisas de fuso nuclear inteligncia de sinais e sistemas robticos sofisticados. Alm disso, sistemas cientficos que exigem grande capacidade de processamento de dados em curtos intervalos de tempo esto cada vez mais combinando elementos de computao, como CPUs, FPGAs (field-programmable gate arrays) e unidades de processamento grfico (GPUs), para aproveitar os pontos fortes de cada um desses dispositivos. Continue lendo para conhecer melhor as vrias novidades includas na plataforma LabVIEW: LabVIEW Multicore Analysis and Sparse Matrix Toolkit, LabVIEW GPU Analysis Toolkit e as funes de viso binocular estreo includas no mdulo NI Vision Development.

2. Resolva desafios com o LabVIEW Multicore Analysis and Sparse Matrix Toolkit
O LabVIEW j tem h algum tempo a capacidade de executar vrios algoritmos em paralelo em processadores multicore. Entretanto, ele ainda no aproveitava todas as vantagens desses processadores para melhorar o desempenho de algoritmos individuais em conjuntos de dados simples. O LabVIEW Multicore Analysis and Sparse Matrix Toolkit adiciona mais algoritmos core otimizados de lgebra linear e FFT, aproveitando os recursos de multithreading do Intel Math Kernel Library (MKL) na plataforma Windows. Outras funes de lgebra linear tambm esto disponveis para sistemas LabVIEW Real-Time (ETS) que aproveitam o Intel MKL sequencial.

Figura 1. A FFT multithreaded incorporada no LabVIEW Multicore Analysis and Sparse Matrix Toolkit apresenta uma melhoria de 3 a 4 vezes em comparao com uma FFT single-threaded executada em um processador de quatro ncleos. Alm disso, as matrizes encontradas em vrias aplicaes de engenharia e cincias frequentemente contm grandes quantidades de elementos de valor zero. Operaes de lgebra linear nessas matrizes esparsas (formadas principalmente por elementos de valor zero) podem explorar essa propriedade para fazer clculos mais rpidos em matrizes muito maiores. Esse toolkit inclui novas classes, VIs e elementos grficos para trabalhar com matrizes esparsas reais e complexas, em targets de tempo real (ETS) Windows ou LabVIEW. Finalmente, todas as nossas novas bibliotecas no toolkit operam em dados de ponto flutuante de preciso simples e dupla. Dessa forma, voc pode otimizar o equilbrio entre a preciso dos dados, desempenho de clculos e utilizao de memria. Veja mais informaes e benchmarks do LabVIEW Multicore Analysis and Sparse Matrix Toolkit. Veja mais informaes para a compra.

3. Estabelea comunicao entre aplicaes do LabVIEW e aplicaes GPU com o LabVIEW GPU Analysis Toolkit
Projetadas originalmente para dar suporte a operaes de processamento grfico, as GPUs possuem uma arquitetura de hardware muito diferente das CPUs com vrios, muitas vezes centenas, cores de processamento de ponto flutuante de capacidade limitada. Devido ao seu paralelismo intrnseco, o hardware GPU cada vez mais usado para fazer clculos de uso geral em conjuntos de dados altamente paralelos. Com o LabVIEW GPU Analysis Toolkit, voc pode fazer a comunicao entre aplicaes desktop do LabVIEW e o hardware NVIDIA CUDA GPU. Alm disso, voc pode executar um conjunto de processamento de sinais pr-empacotadas e funes de lgebra linear na GPU (incluindo bibliotecas CUBLAS, CUFFT selecionadas, entre outras), ou empacotar suas prprias aplicaes GPU e chamar essas aplicaes a partir do LabVIEW. Saiba mais sobre as funes do LabVIEW GPU Analysis Toolkit, quando usar GPUs ou outros elementos de computao e conhea benchmarks de desempenho. Veja mais informaes para a compra.

4. Amplie a capacidade de seu sistema de viso com as novas funes de viso estreo binocular do mdulo NI Vision Development
A capacidade de viso um componente fundamental e essencial para uma ampla gama de aplicaes de teste e controle. Muitas dessas aplicaes podem obter grandes benefcios com as informaes espaciais em 3D, que podem simplificar e melhorar a preciso e confiabilidade de um sistema de viso. Como exemplo de aplicaes nas quais informaes de viso 3D so teis esto a paletizao e despaletizao, montagem de componentes robticos de preciso, mquinas de posicionamento de componentes, medies de superfcie, sistemas de inspeo e sistemas de superviso.

1/2

www.ni.com

Figura 2. As funes de viso estreo binocular disponveis no mdulo NI Vision Development permitem que voc extraia informaes 3D a partir de um conjunto de imagens. Sistemas de viso estreo binocular contm duas cmeras, montadas quase em paralelo uma com a outra e curta distncia uma da outra. Com a verso mais recente do mdulo Vision Development, voc pode agora extrair e aproveitar as informaes de 3D em suas aplicaes LabVIEW, tirando vantagem do amplo conjunto de funes de viso estreo binocular. Conhea melhor as novas funes de viso estreo binocular no mdulo NI Vision Development. Veja mais informaes para a compra.

5. Saiba mais sobre as novas funes do LabVIEW ou baixe o software de teste


Use os links abaixo para saber mais sobre as outras funes novas do LabVIEW ou baixe as verses de teste do software apresentado nesta pginas. Conhea melhor os novos recursos do LabVIEW. Compre ou baixe a verso de teste do LabVIEW Multicore Analysis and Sparse Matrix Toolkit. Compre ou baixe a verso de teste do LabVIEW GPU Analysis Toolkit. Compre ou baixe a verso de teste do mdulo NI Vision Development.

2/2

www.ni.com

You might also like