You are on page 1of 17

Campus Vila Mariana - Uniderp ATPS ATIVIDADE PRTICA SUPERVISIONADA Contabilidade Curso: PROCESSOS GERENCIAIS Professor EAD: Karin

n Aparecida da Silva Santos RA 8138740521 So Paulo, Maro de 2014 Sumrio Introduo...................................................................................................................... .................2 Resumo 2 1. O que Contabilidade 6 2. Objetivos da Contabilidade 7 3. Usurios e suas necessidades de informao contbil. 9 4. A Contabilidade como ferramenta indispensvel Gesto Empresarial 10 4.1. ANLISE VERTICAL E HORIZONTAL 14 4.2. GESTO DE FLUXO DE CAIXA 16 4.3. CUSTO DO PRODUTO 17 Bibliografia 20 Introduo O estudo da Contabilidade Bsica muito importante para pesquisadores, acadmicos e profissionais que esto diretamente ligados contabilidade, pois a teoria a base que sustenta e explica as prticas contbeis. O tema base do presente trabalho Contabilidade Bsica , que uma parte da contabilidade que reflete a posio financeira de uma empresa em um determinado momento. Parte-se do pressuposto que a Contabilidade Bsica componente da Gesto Financeira, porm, tal cincia que estuda, interpreta e registra os fenmenos que afetam o patrimnio de uma entidade. condensa todas as informaes necessrias para gerenciar atividades financeiras bsicas, caractersticas dessas empresas e entidades. Considera-se que as Aziendas tratam do estudo e equlibrio entre os Ativos e Passivos de uma empresa ou entidade, visando o crescimento Patrimonial Lquido da mesma.

Dessa forma, esse estudo busca avaliar como feito a administrao financeira das micro e pequenas empresas ou comerciais por meio dos componentes como ferramentas do Balano Patrimonial e outros. Resumo A contabilidade uma cincia que desenvolveu uma metodologia prpria com a finalidade de: Controlar o patrimnio das aziendas. Apurar o rdito (resultado) das atividades das aziendas. Prestar informaes s pessoas que tenham interesse na avaliao da situao patrimonial e do desempenho dessas entidades. A funo de prestar informaes de fundamental importncia, porque elas so necessrias ao processo de tomada de decises pelos administradores de uma entidade, bem como pelos demais usurios da Contabilidade. Objeto: o patrimnio da entidade. Campo de Aplicao: so aziendas. Bens: tudo que pode ser avaliado economicamente e que satisfaa necessidades humanas. Numerrios: dinheiro; De venda: mercadorias em estoque; Fixos ou imobilizados (representam os bens durveis, com vida til superior a 1 ano): imveis, veculos, mquinas, instalaes, equipamentos, mveis e utenslios etc.; De renda: no destinados aos objetivos da empresa (imveis destinados renda ou aluguel); De consumo (no durveis ou que so gastos ou consumidos no processo produtivo); depois de consumidos, representam despesas: combustveis e lubrificantes, material de escritrio, material de limpeza etc. Bens Intangveis, Incorpreos, Abstratos ou Imateriais no possuem existncia fsica, porm, representam uma aplicao de capital indispensvel aos objetivos da empresa, e cujo valor reside em direitos de propriedade que so legalmente conferidos aos seus possuidores, como os direitos sobre, marcas, patentes, direitos autorais, ponto comercial, fundo de comrcio, aes ou quotas do capital de outras empresas. DIREITOS: valores a seres recebidos de terceiros, por vendas a prazo ou valores de nossa propriedade que se encontram em posse de terceiros.

OBRIGAES: so dvidas ou compromissos de qualquer espcie ou natureza assumidos perante terceiros, ou bens de terceiros que se encontram em nossa posse. Direito: ter a propriedade (ser o legtimo dono) e no ter a posse (no estar usando). Exemplos: imveis alugados; dinheiro depositado no banco; Propriedade: direito de usar, gozar e dispor livremente de bens (legtimo dono); Posse: deteno de alguma coisa, com o fim de tirar dela alguma utilidade ou proveito; Duplicata: ttulo de crdito cuja quitao prova o pagamento de obrigao oriunda de compra de mercadorias ou de recebimentos de servios. emitida pelo credor (vendedor da mercadoria) contra o devedor (comprador), pelo qual se deve ser remitida a este ltimo para que a assine (ACEITE), reconhecendo seu dbito. Este procedimento denominado aceite. Nota Promissria: ttulo de dvida lquida e certa pelo qual a pessoa se compromete a pagar a outra uma certa quantia em dinheiro num determinado prazo. Por se tratar de ttulo emitido pelo devedor a favor do credor, dispensa a formalidade do aceite. Obrigao ter a posse (uso) e no ter a propriedade (ser legtimo dono). exemplos Esta parte diferencial (PL/SL) que vai medir ou avaliar a situao ou condio da Entidade, sendo, portanto, considerado como passivo No-Exigvel. Situao Favorvel (PL + ou SL +): Ocorre quando os bens e direitos (Ativo) excedem o valor das obrigaes com terceiros (passivo exigvel). Situao Desfavorvel, PL (-) ou SL (-) ou Passivo A Descoberto: Ocorre quando os bens e direitos (Ativo) forem menores que as obrigaes com terceiros (passivo exigvel). SITUAO NULA OU DE EQUILBRIO APARENTE (A = PE, logo PL = 0) Ocorre quando os bens e direitos (Ativo) forem iguais s obrigaes com terceiros (Passivo Exigvel); nessa hiptese o patrimnio lquido ser nulo. SITUAO PLENA OU PROPRIEDADE TOTAL DOS ATIVOS (A= PL, logo PE = 0)

Ocorre quando os bens e direitos (ativo) forem iguais ao patrimnio lquido; essa hiptese , as obrigaes com terceiros (passivo exigvel) sero nulas. INEXISTNCIA DE ATIVOS PE= (PL), logo A= 0: Ocorre quando as obrigaes com terceiros (passivo exigvel) for igual ao patrimnio lquido negativo; nessa hiptese, o ativo ser nulo. RECEITAS: so entradas de elementos para o ativo da empresa, na forma de bens ou direitos que sempre provocam um aumento da situao lquida. DESPESAS: so gastos incorridos para, direta ou indiretamente, gerar receitas. As despesas podem diminuir o ativo e/ou aumentar o passivo exigvel, mas sempre provocam diminuies na situao lquida. ATOS ADMINISTRATIVOS: so os que no provocam alteraes nos elementos do patrimnio ou do resultado, portanto, no interessam contabilidade. FATOS ADMINISTRATIVOS: so os que provocam alteraes nos elementos do patrimnio ou do resultado, portanto, interessam contabilidade. Por essa razo, tambm so denominados fatos contbeis. FATOS PERMUTATIVOS: so os que no provocam alteraes no valor do patrimnio lquido (PL) ou situao lquida (SL), mas podem modificar a composio dos demais elementos patrimoniais. FATOS MODIFICATIVOS so os que provocam alteraes no valor do patrimnio lquido (PL) ou situao lquida (SL), logo podem ser: AUMENTATIVOS quando provocam acrscimos no valor do patrimnio lquido: DIMINUTIVOS quando provocam redues no valor do patrimnio lquido. FATOS MISTOS OU COMPOSTOS so os que combinam fatos permutativos com fatos modificativos, logo podem ser: AUMENTATIVOS combinam fatos permutativos com fatos modificativos aumentativos. DIMINUTIVOS combinam fatos permutativos com fatos modificativos diminutivos. GESTO: o conjunto dos acontecimentos verificados na entidade, sejam fatos contbeis ou meramente atos administrativos. A gesto pode ser medida por perodos de tempo aos quais denominamos perodos administrativos. Em todas as entidades, a gesto se divide em duas partes: uma de carter econmico e outra de natureza permanente tcnica ou administrativa. Esses dois aspectos da gesto se manifestam de forma diversa nas entidades, conforme a finalidade destas.

A GESTO TCNICA a que est relacionada com aspecto tcnico da consecuo do objetivo social, como a produo de bens, na indstria, ou de servios, nas entidades prestadoras de servios. A GESTO ADMINISTRATIVA a que dirige todo pessoal envolvido na busca dos objetivos sociais. A GESTO ECONMICA est relacionada aplicao dos recursos colocados disposio da sociedade por acionistas e terceiros para atingir os objetivos sociais da sociedade de forma a auferir lucro, ou seja, o aumento do patrimnio lquido da empresa. Nas empresas com fins econmicos, o aspecto econmico predominante, enquanto menos significativo ser nas entidades com fins sociais. RDITO: o resultado da atividade econmica e que provoca variao patrimonial, aumentativa ou diminutiva; as empresas tem por objetivo o lucro, ou seja, o aumento do patrimnio lquido. REGIME DE CAIXA: quando, na apurao dos resultados (rdito) do exerccio so considerados apenas os pagamentos e recebimentos efetuados no perodo. S pode ser utilizado em entidades sem fins lucrativos, onde os conceitos de recebimentos e pagamentos muitas vezes identificam-se com os conceitos de receitas e despesas. REGIME DE COMPETNCIA: quando, na apurao dos resultados (rdito) do exerccio, so considerados as receitas e despesas, independentemente de seus recebimentos ou pagamentos. obrigatrio nas entidades com fins lucrativos. EXERCCIO SOCIAL: o espao de tempo (12 meses), findo o qual as pessoas jurdicas apuram seus resultados; ele pode coincidir, ou no, com o ano-calendrio, de acordo como que dispuser o estatuto ou o contrato social. Perante a legislao do imposto de renda, chamado de perodo-base (mensal ou anual) de apurao da base de clculo do imposto devido. CAPITAL DE TERCEIROS: representam recursos originrios de terceiros utilizados para a aquisio de ativos de propriedade da entidade. Corresponde ao passivo exigvel. CAPITAL PRPRIO: so os recursos originrios dos scios ou acionistas da entidade ou decorrentes de suas operaes sociais. Corresponde ao patrimnio lquido. CAPITAL TOTAL A DISPOSIO DA EMPRESA: corresponde soma do capital prprio com o capital de terceiros. tambm igual ao total do ativo da entidade. A contabilidade registra: os fenmenos econmicos que afetam o patrimnio das aziendas, provocados, consentidos ou no pela administrao. De acordo com a corrente doutrinria hoje dominante, objeto e o campo de aplicao da contabilidade so, respectivamente:

o patrimnio e a azienda. De todas, a mais importante finalidade da contabilidade, ressalte-se, modernamente, a de: constituir instrumento essencial nas funes de planejamento e controle para a empresa. Campo de aplicao e o objeto da contabilidade: so distintos, pois o primeiro a azienda e o segundo o patrimnio. Na maioria das empresas comerciais, o ativo suplanta o passivo (obrigaes). Assim, a representao mais comum do patrimnio de uma empresa comercial assume a forma: ativo = passivo + patrimnio lquido. Diz-se que a situao lquida negativa quando o ativo total : menor que o passivo exigvel. Situao patrimonial inconcebvel: situao lquida maior que o ativo. Aumenta o patrimnio lquido: recebimento de duplicatas com juros. a funo econmica da contabilidade: apurar lucro ou prejuzo. 1. O que Contabilidade A Contabilidade a cincia que estuda, interpreta e registra os fenmenos que afetam o patrimnio de uma entidade. Ela alcana sua finalidade atravs do registro e anlise de todos os fatos relacionados com a formao, a movimentao e as variaes do patrimnio administrativo, vinculado entidade, com o fim de assegurar seu controle e fornecer a seus administradores as informaes necessrias ao administrativa, bem como a seus titulares (proprietrios do patrimnio) e demais pessoas com ele relacionadas, as informaes sobre o estado patrimonial e o resultado das atividades desenvolvidas pela entidade para alcanar os seus fins. Diversas tcnicas so usadas pela contabilidade para que seus objetivos sejam atingidos: a escriturao uma forma prpria desta cincia de registrar as ocorrncias patrimoniais; as demonstraes contbeis so demonstraes expositivas para reunir os fatos de maneira a obter maiores informaes, e a anlise de balanos uma tcnica que permite decompor, comparar e interpretar o contedo das demonstraes contbeis, fornecendo informaes analticas, cuja utilidade vai alm do administrador.

Existe ainda uma dificuldade em classificar a contabilidade. Apesar de no geral ser considerada uma cincia social, assim como economia e administrao, algumas vezes ela chamada tcnica ou arte. No entanto, independente de sua classificao, esta tcnica, arte ou cincia que adquire cada vez maior importncia, dado o crescimento das corporaes, entidades e empresas, que exige grande eficcia dos profissionais da contabilidade, para que sejam capazes de trabalhar a infinita gama de informaes que so necessrias ao estudo e controle do patrimnio. 2. Objetivos da Contabilidade A Contabilidade , objetivamente, um sistema de informao e avaliao destinado a prover seus usurios com demonstraes e anlises de natureza econmica, financeira, fsica e de produtividade, com relao entidade objeto de contabilizao. As informaes de natureza econmica e financeira, ainda assim, constituem o ncleo central da Contabilidade. O sistema de informao, todavia, deveria ser capaz de, com mnimo custo, suprir as dimenses fsicas e de produtividade. Na evidenciao principal (demonstraes contbeis publicadas), todavia, as dimenses fsicas e de produtividade consideram-se acessrias. O objetivo principal da Contabilidade, portanto, o de permitir, a cada grupo principal de usurios, a avaliao da situao econmica e financeira da entidade, num sentido esttico, bem como fazer inferncias sobre suas tendncias futuras. Em ambas as avaliaes, todavia, as demonstraes contbeis constituiro elemento necessrio, mas no suficiente. Sob o ponto de vista do usurio externo, quanto mais a utilizao das demonstraes contbeis se referir explorao de tendncias futuras, mais tender a diminuir o grau de segurana das estimativas. Quanto mais a anlise se detiver na constatao do passado e do presente, mais acrescer e avolumar a importncia da demonstrao contbil. Isto no quer dizer que as demonstraes contbeis no se adaptam s finalidades provisionais, mas apenas que avaliar tendncias pode implicar divisar ou admitir configuraes econmicas, sociais e institucionais novas, para o futuro, em que no se permite estimar com razovel acurcia os resultados das operaes, pois a previso das prprias operaes insegura. A Contabilidade pode, sim, ajudar a avaliao de tendncias se: 1. as conjunturas do passado se repetirem, mesmo que numa perspectiva monetria diferente (inflao ou deflao, sem alterao profunda do mercado); ou 2. o agente (usurio) conseguir transformar o modelo informativo contbil num modelo preditivo, o que somente ser possvel dentro do esquema mental de conhecimento e da sensibilidade do previsor. O modelo informativo-contbil e o modelo preditivo so duas peas componentes, no mutuamente exclusivas do processo decisrio. Os objetivos da Contabilidade, pois, devem ser aderentes, de alguma forma explcita ou implcita, quilo que o usurio considera como elementos importantes para seu processo decisrio. No tem sentido ou razo de ser a Contabilidade como uma disciplina "neutra", que se contenta em perseguir esterilmente uma "sua"

verdade ou beleza. A verdade da Contabilidade reside em ser instrumento til para a tomada de decises pelo usurio, tendo em vista a entidade. Para a consecuo desse objetivo da Contabilidade, e dentro principalmente do contexto companhia aberta/usurio externo, dois pontos importantssimos se destacam: nfase evidenciao Essncia sobre a forma Essas caractersticas de evidenciao ou de divulgao (disclosure) e de prevalncia da essncia sobre a forma cada vez mais se firmam como prprias da Contabilidade, dados seus objetivos especficos. Uma forma prtica de verificar se a Contabilidade est alcanando seus objetivos, conforme enunciado, pesquisar, periodicamente, qual o grau de utilizao de demonstraes contbeis por parte de grupos de usurios para os quais, de antemo, se credita que as demonstraes contbeis devessem ser de grande utilidade. Por exemplo: analistas de investimentos, para aconselhamentos, sobre compras ou no de aes de determinadas companhias. O fato de determinado grupo, todavia, estar utilizando-se, num menor grau de intensidade do que imaginaramos, de informao contbil pode ter vrios significados, a saber: a) deficincias estruturais do modelo informativo contbil para tal tipo de deciso; b) restries ou limitaes do prprio usurio; c) ambiente decisrio em que a profisso contbil est laureada por baixo status de credibilidade, influenciando a no-utilizao por parte de grupos sofisticados de usurios, mesmo que a informao objetiva tenha alguma ou bastante significncia; d) falhas de comunicao e evidenciao decorrentes de problemas de linguagem inadequada por parte das demonstraes contbeis. Antes de se discutir o modelo contbil em tais situaes, portanto, necessrio avaliar muito bem a participao de cada fator nas limitaes de utilizao. Somente se grande parte da no-utilizao for atribuda ao significado a que poderemos inferir pela no-adequao do modelo. Por exemplo: fornecer demonstraes baseadas em regime de competncia, quando o usurio est tentando prever fluxos futuros de caixa. 3. Usurios e suas necessidades de informao contbil. Entre os usurios das demonstraes contbeis, incluem-se investidores atuais e potenciais, empregados, credores por emprstimos, fornecedores e outros credores comerciais, clientes, governos e suas agncias e o pblico. Todos usam as demonstraes contbeis para satisfazer algumas das suas diversas necessidades de informao. Essas necessidades incluem (Resoluo CFC n 1.121/2008, item 9): a) investidores - so os provedores de capital de risco e seus analistas que se preocupam com o risco inerente ao investimento e o retorno que ele produz. Eles necessitam de informaes para ajud-los a decidir se devem comprar, manter ou

vender investimentos. Os acionistas tambm esto interessados em informaes que os habilitem a avaliar se a entidade tem capacidade de pagar dividendos; b) empregados - so os empregados e seus representantes interessados em informaes sobre a estabilidade e a lucratividade de seus empregadores. Tambm se interessam por informaes que lhes permitam avaliar a capacidade que tem a entidade de prover sua remunerao, seus benefcios de aposentadoria e suas oportunidades de emprego; c) credores por emprstimos - estes esto interessados em informaes que lhes permitam determinar a capacidade da entidade em pagar seus emprstimos e os correspondentes juros no vencimento; d) fornecedores e outros credores comerciais - esto interessados em informaes que permitam avaliar se as importncias que lhes so devidas sero pagas nos respectivos vencimentos. Os credores comerciais provavelmente esto interessados em uma entidade por um perodo menor do que os credores por emprstimos, a no ser que dependam da continuidade da entidade como um cliente importante; e) clientes - so os que tm interesse em informaes sobre a continuidade operacional da entidade, especialmente quando tm um relacionamento a longo prazo com ela, a tm como fornecedor importante ou dela dependem; f) governo e suas agncias - so interessados na destinao de recursos e, portanto, nas atividades das entidades. Necessitam, tambm, de informaes a fim de regulamentar as atividades das entidades, estabelecer polticas fiscais e servir de base para determinar a renda nacional e estatsticas semelhantes; g) pblico - as entidades afetam o pblico de diversas maneiras. Elas podem, por exemplo, fazer contribuio substancial economia local de vrios modos, inclusive empregando pessoas e utilizando fornecedores locais. As demonstraes contbeis podem ajudar o pblico, fornecendo informaes sobre a evoluo do desempenho da entidade e os desenvolvimentos recentes. 4. A Contabilidade como ferramenta indispensvel Gesto Empresarial A Contabilidade pode ser definida como um sistema de registros e apurao ou medio da riqueza (LEITE, 1988). Gonalves e Batista (1996) definem Contabilidade como "cincia que tem por objeto o estudo do Patrimnio a partir da utilizao de mtodos especialmente desenvolvidos para coletar, registrar, acumular, resumir, e analisar todos os fatos que afetam a situao patrimonial de uma pessoa." A Contabilidade por ter o patrimnio como objeto principal e por estar presente nas rotinas empresariais dever obedecer a algumas exigncias perante a Legislao, como os Princpios e as Convenes contbeis. Conforme o Artigo 3 da Resoluo do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) N. 750/93, os Princpios Fundamentais de Contabilidade so: ENTIDADE, CONTINUIDADE, OPORTUNIDADE, REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL, ATUALIZAO MONETRIA, COMPETNCIA, PRUDNCIA. As Convenes contbeis representam um complemento dos Princpios, delimitando conceitos, atribuies e direes no trato de problemas contbeis. So

elas: a Objetividade, a Materialidade, o Conservadorismo e a Consistncia (OLIVEIRA, 1991). A Contabilidade financeira est intimamente ligada s rotinas contbeis da empresa exigidas pela Legislao e muitas vezes no consegue atender s necessidades que os administradores tm por informaes gerenciais. Horngren (1986, p. 23) acredita que a contabilidade no pode apenas atender s necessidades legais servindo basicamente s financeiras, pois assim sua utilidade para a administrao praticamente desapareceria. Alm do dever de cumprir todas as exigncias impostas pela Legislao, uma das principais tarefas do contador facilitar a compreenso das informaes contbeis aos administradores, demonstrando a importncia da Contabilidade no processo decisrio. Saber como melhor interpretar os resultados da empresa um dos objetivos primordiais da Contabilidade gerencial. Segundo Anthony (1974), a Contabilidade dever preocupar-se em gerar informaes teis administrao, atendendo s necessidades dos gestores. A contabilidade gerencial utiliza instrumentos para auxiliar a interpretao dos resultados levantados atravs da contabilidade financeira, como a anlise e a interpretao das demonstraes contbeis, os indicadores financeiros e no financeiros, as ferramentas como Benchmarketing, planejamento estratgico, Balanced Scorecard, entre outros. Oliveira (apud SANTOS, 1993, p.18) afirma que o trabalho gerencial um processo administrativo que envolve planejamento, organizao, direo e controle voltados para resultados. Sendo a empresa uma organizao de recursos fsicos e humanos, cabe aos administradores saber gerenciar tais recursos da melhor forma possvel. Padoveze (1996, p. 26) comenta a importncia de uma entidade ter o apoio da Contabilidade gerencial na administrao de seus negcios, pois, segundo ele, se houver dentro dessa entidade pessoas que consigam traduzir conceitos contbeis em aes prticas, a Contabilidade estar sendo um instrumento para a administrao. J Lomgenecker (apud LONGENECKER; MOORE; PETRY, 1997, P. 516) afirma que "todo empresrio deve ter conhecimentos suficientes sobre o processo contbil, inclusive sobre demonstrativos financeiros, para poder reconhecer quais mtodos contbeis podero funcionar de forma mais vantajosa em sua empresa" Enquanto a Contabilidade financeira est voltada s exigncias fiscais, a Contabilidade gerencial est voltada gesto da empresa, e ambas tm a sua utilidade e apresentam caractersticas diferenciadas devido ao seu pblico-alvo. A Contabilidade gerencial confecciona relatrios conforme as necessidades dos administradores, muitas vezes utilizando como fonte de informaes os dados contidos nos relatrios gerados pela Contabilidade financeira, em que esses dados so transformados em uma linguagem mais concisa e clara para o administrador.

O importante saber analisar e interpretar as demonstraes contbeis para atender s necessidades de respostas dos gestores. Segundo Iudcibus (1988, p. 127), "a anlise de balanos mais aponta problemas a serem investigados do que solues". Horngren (1986, p. 516) comenta o papel do contador no processo de tomada de decises citando que "muitos gerentes querem que o contador oferea sugestes sobre uma deciso, mesmo que a deciso final sempre pertena ao executivo operacional". Sendo um dos propsitos deste trabalho o de melhorar as relaes entre contador e administrador para que ambos participem do processo decisrio, essencial que o contador demonstre seu principal papel perante a empresa, que a gerao de informaes teis ao gestor a fim de facilitar as tomadas de deciso. A Resoluo CFC nr. 774/94, cita que "os objetivos da Contabilidade, quando aplicada a uma entidade particularizada, so identificados com a gerao de informaes, a serem utilizadas por determinados usurios em decises que buscam a realizao de interesses e objetivos prprios" Cada usurio est interessado em algum aspecto particular da empresa, e os mais comuns em empresas prestadoras de servio, por exemplo, so os especificados a seguir (OLIVEIRA, 1993). . Fornecedores: esto interessados na capacidade de pagamento de seus clientes, ou seja, sua liquidez. . Clientes: preocupa-se em saber se os fornecedores tero capacidade para atendlos conforme suas exigncias, tanto no produto como nos prazos de pagamentos. . Concorrentes: fornecem padres para a empresa auto-avaliar-se. . Instituies financeiras: analisam a rentabilidade em relao aos prazos, s condies de pagamento e liquidez da empresa. . Dirigentes: interessam-se pelas anlises como uma ferramenta nas tomadas de deciso. . Governo: utiliza-se da anlise de balanos para obter informaes de cunho financeiro e evolutivo das empresas. A Contabilidade e a administrao de empresas caminham lado a lado, pois a Contabilidade se alimenta de informaes, e estas so necessrias tanto para o planejamento como para as tomadas de deciso. Atualmente, os relatrios financeiros deixaram de ser apenas informativos numricos. A necessidade crescente por informaes teis administrao e que gerem resultados fez com que o contador percebesse a importncia de transformar nmeros em relatrios gerenciais, seja atravs de simples grficos desenvolvidos

em planilhas auxiliares ou at mesmo em softwares especializados em gesto, tornando a Contabilidade gerencial cada vez mais usual no cotidiano das empresas. Horngren (1986, p. 516) comenta o papel do contador no processo de tomada de decises citando que "muitos gerentes querem que o contador oferea sugestes sobre uma deciso, mesmo que a deciso final sempre pertena ao executivo operacional". Sendo um dos propsitos deste trabalho o de melhorar as relaes entre contador e administrador para que ambos participem do processo decisrio, essencial que o contador demonstre seu principal papel perante a empresa, que a gerao de informaes teis ao gestor a fim de facilitar as tomadas de deciso. A Lei n 6.404/76, conhecida como a Lei das Sociedades Annimas, estabelece em seu Artigo 176 as demonstraes financeiras que devero exprimir com clareza a situao do patrimnio da sociedade e as mutaes ocorridas no exerccio. 1. Balano Patrimonial. 2. Demonstrao do Resultado do Exerccio. 3. Demonstrao dos Lucros ou Prejuzos Acumulados. 4. Demonstrao das Origens e Aplicaes de Recursos. 5. Notas Explicativas. Segundo Franco (1991), "a esttica patrimonial demonstrada no Balano Patrimonial, que a representao dos bens, direitos e obrigaes do patrimnio, pondo em evidncia a igualdade entre os valores ativos e passivos". A segunda demonstrao exigida pela Lei das S.A. considerada mais dinmica por parte dos administradores. A demonstrao dos lucros ou prejuzos acumulados dever conter alguns dados. A demonstrao das origens e aplicaes de recursos indicar as modificaes na posio financeira da sociedade. As notas explicativas so necessrias para esclarecer o resultado do exerccio e a situao patrimonial da empresa. Conforme Iudcibus (1988, p. 22), "a anlise e interpretao das demonstraes contbeis faz sentido quando, alm de sua funo de informar o posicionamento relativo e a evoluo de vrios grupos contbeis, tambm serve como um painel geral de controle para administrao". Segundo Padoveze (1996, p. 117), basicamente o ferramental de anlise de balano composto da anlise vertical e horizontal, dos indicadores de desempenho e da avaliao final. Essas duas ferramentas sero brevemente descritas a seguir. 4.1. ANLISE VERTICAL E HORIZONTAL

Pode-se definir a anlise horizontal como sendo uma comparao que se faz entre valores de uma mesma conta ou grupo de contas, em diferentes exerccios sociais. Matarazzo (1997 p. 251) afirma que a anlise horizontal baseia-se na evoluo de cada conta de uma srie de demonstraes financeiras em relao demonstrao anterior, geralmente a mais antiga da srie. J a anlise vertical definida, segundo Franco (1991), como "a determinao da porcentagem de cada elemento patrimonial em relao ao conjunto indicando o coeficiente dos diversos grupos patrimoniais, dando-nos assim idia precisa de distribuio dos valores no conjunto patrimonial". A participao expressiva de uma conta ou grupo de contas do total da demonstrao analisada dever ter uma ateno especial, pois uma alterao brusca nos valores poder comprometer a situao econmico-financeira da empresa. Matarazzo (1997, p. 255) recomenda que as anlises vertical e horizontal sejam usadas conjuntamente, pois uma complementa a outra. Segundo Gomes (1997, p. 76), os indicadores de desempenho devero ser selecionados para controlar a evoluo da capacidade competitiva da organizao. A criao dos indicadores e sua permanncia de uso so particularidades de cada empresa, estando intimamente ligadas ao seu ramo de atividade. Ao longo do tempo, pode-se identificar as carncias de determinados indicadores, havendo a necessidade de nova implementao ou at mesmo de substituio. Kaplan (1998) acredita que os indicadores de desempenho devero conter informaes que satisfaam tanto os gerentes como os funcionrios. O aperfeioamento dos indicadores tende a ser contnuo, medida que a empresa conseguir identific-los e coloc-los em prtica tornar-se- um poderoso instrumento de medida do desempenho da empresa. Os indicadores econmico-financeiros esto relacionados ao contexto quantitativo, tendo nas demonstraes contbeis sua principal fonte de informaes. A anlise atravs de indicadores econmico-financeiros ou de quocientes, como tambm conhecida, muito valorizada por profissionais da rea financeira, pois a relevncia de se compararem contas e grupos gerar maior conhecimento do que a anlise isolada de cada componente das demonstraes contbeis. Ludcibus (1988, p. 145) afirma que "o uso de quocientes tem como finalidade principal permitir ao analista extrair tendncias e comparar os quocientes com padres pr-estabelecidos". recomendado no utilizar uma quantidade excessiva de quocientes, pois esse procedimento tende a facilitar a perda do foco inicial, que a compreenso dos valores expostos em determinada demonstrao contbil. Os grupos de quocientes mais utilizados pelos usurios so:

a) quocientes de liquidez; b) quocientes de endividamento; c) quocientes de atividade (rotao); d) quocientes de rentabilidade. A harmonia entre os indicadores financeiros e no financeiros auxiliar o administrador na identificao dos pontos fortes e fracos da empresa. Os indicadores no financeiros envolvem o contexto social e qualitativo da empresa, os quais so definidos de acordo com as particularidades de cada uma delas. Como exemplos podem ser citados o valor intelectual, a criatividade e a rotatividade dos empregados, as promoes, o nmero de dias sem acidentes de trabalho, o sucesso no recrutamento de empregados, a qualidade dos produtos, o nvel de satisfao dos clientes e a evoluo participativa no mercado. Cada vez mais, o capital humano tem se tornado um diferencial competitivo nas empresas, principalmente nas que prestam servios. Investir em treinamento e desenvolvimento dos funcionrios deixou de ser um investimento de difcil retorno, pois a tecnologia e a informao passaram a fazer parte do cotidiano empresarial. De acordo com Padoveze (1996), os gastos com treinamentos e desenvolvimento dos funcionrios ainda so tratados como despesas na Contabilidade. 4.2. GESTO DE FLUXO DE CAIXA Matarazzo (1997, p. 370) descreve os principais objetivos do fluxo de caixa, os quais so listados a seguir: Avaliar as alternativas de investimentos. Avaliar e controlar ao longo do tempo as decises importantes que so tomadas na empresa, com reflexos monetrios. Avaliar as situaes presentes e futuras do caixa na empresa, posicionado-a para que no chegue situao de iliquidez. Certificar que os excessos momentneos de caixa esto sendo devidamente aplicados. A elaborao desse demonstrativo financeiro indispensvel na administrao de qualquer negcio, devido ao valor das informaes financeiras prestadas ao administrador. O fluxo de caixa reflete o passado, o presente e auxilia no planejamento empresarial, pois o administrador tomar decises baseado em informaes que extraiu, muitas vezes, desse fluxo. Basicamente existem dois modelos de fluxo de caixa mais utilizados: o fluxo de caixa pelo mtodo direto e o fluxo de caixa pelo mtodo indireto. Por apresentar dados financeiros e econmicos na sua estruturao, o mtodo indireto confunde muito os usurios leigos em Contabilidade (PADOVEZE, 1996).

Zdanowicz (1998, p. 40) define fluxo de caixa como sendo "o instrumento de programao financeira, que compreende as estimativas de entradas e sadas de caixa em certo perodo de tempo projetado". Segundo Martins (1991), a Demonstrao de Resultado do Exerccio (DRE) e o Balano so to importantes para a gesto da empresa quanto o Fluxo de Caixa. As duas primeiras demonstraes so utilizadas para analisar a evoluo do patrimnio e para conhecer a sua efetiva rentabilidade; j a anlise financeira de curto prazo o Fluxo de Caixa mais til, pois d condies ao administrador de acompanhar a liquidez da empresa. 4.3. CUSTO DO PRODUTO A preocupao em se conhecer o custo dos produtos uma questo muito discutida nos encontros entre administradores e contadores. Desses encontros devero surgir idias de como melhorar a gesto de custos na empresa a fim de reduz-los sem prejudicar a qualidade dos produtos. O contador poder contribuir nesse processo demonstrando ao administrador os custos dos seus produtos e sugerindo solues de como reduz-los; e o administrador ter a tarefa de transmitir a importncia para toda a empresa de se conhecerem os custos e a de administrar da melhor forma possvel os centros de custos. Segundo Padoveze (1996), cada vez mais se torna imprescindvel que os administradores conheam os custos das atividades de suas empresas. Para tanto, dever ser identificado o mtodo de custeio mais adequado realidade da organizao. Figueiredo (apud BEULKE; BERT, 1996) afirma que o primeiro objetivo na formulao do preo de um produto cobrir todos os custos variveis incorridos em sua fabricao e venda. O segundo objetivo obter a maior margem possvel a fim de que possam ser cobertos os custos fixos e seja obtido um lucro. A importncia de se encontrar o custo real dos produtos est intimamente ligada precificao. Beulke ( apud BEULKE; BERT, 1996, p. 33) relaciona custo (a ser administrado e minimizado), preo (ajustado ao mercado para ser competitivo) e margem de contribuio (suficiente para remunerar o custo fixo e propiciar um retorno adequado). As metodologias de apurao de custos mais utilizadas na Contabilidade so o custeamento varivel e o custeamento por absoro, por serem mais prticas e de fcil visualizao do custo dos produtos. A Legislao influencia muito na atitude das empresas em demonstrar seus verdadeiros custos, pois as formas de se calcularem os custos dos produtos esto intimamente ligadas ao resultado da empresa, que, por sua vez, ser oferecido tributao (MARTINS, 1996). Devido a essa preocupao em atender Legislao, a necessidade de se gerenciarem custos pode deixar de existir dentro das empresas. Seguindo essa linha

de pensamento, surgiu um novo mtodo de custeamento denominado Activity Based Costing (ABC) ou Custeio Baseado em Atividades, que procura aprimorar o custeamento dos produtos, sempre voltado para a gesto estratgica de custos. Independente do mtodo de custeio adotado pela empresa, este oferecer vantagens e desvantagens a serem consideradas (CHING, 1997). O mtodo de custeio varivel (direto) trabalha com a margem de contribuio dos produtos, concentra-se nos custos diretos dos produtos e por isso no aceito pela Legislao. O mtodo de custeio por absoro, apesar de ser aceito pela Legislao, aloca todos os custos e despesas ao produto, sejam eles diretos, indiretos, variveis ou fixos. A forma de alocar os custos indiretos feita utilizando-se o mtodo de rateio, sendo muito criticado pelos adeptos do ABC (MARTINS, 1996; IUDCIBUS, 1998). O ABC no um novo mtodo de custeio a fim de atender Legislao; tido como uma ferramenta gerencial que est voltada s atividades da empresa. Dessa forma, no utilizam rateios na alocao dos custos, despesas indiretas e fixas. Para facilitar o processo segue uma sistemtica compostas de cinco passos, cada qual compreendendo um conjunto de tarefas bem definidas, de forma a facilitar a conduo por parte do contador e a assimilao e o engajamento por parte do gestor. Os passos para implantao dessa sistemtica so introduzidos abaixo de forma resumida. Passo Um - Analisar a empresa: nesta fase o contador ir conhecer a organizao na sua totalidade, buscar informao junto contabilidade da empresa, analisar documentos que descrevam os processos de rotinas da empresa, enfim estudar cada detalhe que julgar importante e necessrio para melhor conhecer estudar cada detalhe que julgar importante e necessrio para melhor conhecer os objetivos estratgicos da empresa ora analisada. Passo Dois - Entender o processo decisrio da empresa: verificar junto aos gestores como so tomadas as decises atualmente, qual a fontes das informaes que servem de base a essas decises, quais so os instrumentos utilizados no processo decisrio e quais so os atores envolvidos. Neste passo so identificadas oportunidades para melhorar processo decisrio. Passo Trs - Analisar os dados disponveis nos sistemas contbeis: o contador dever analisar o sistema contbil adotado pela empresa, alm de outros repositrios de dados, a fim de identificar fontes de dados que possam ser transformadas em informaes uteis administrao da empresa. Passo Quatro Elaborar relatrios: nesta fase sero transformados os dados identificados no passo anterior em informao uteis ao processo decisrios, cujos resultados ser a elaborao de relatrios capazes de evidenciar as operaes da empresa de maneira a facilitar as tomadas de deciso. Os relatrios desenvolvidos nesta etapa devero estar de acordo com as necessidades e caractersticas particulares de cada empresa, isto , sero personalizados. Esses relatrios no

sero necessariamente aqueles mais conhecidos e utilizados pelos gestores de uma forma geral, mas sim, relatrios que contenham informaes julgadas teis aos gestores de determinada organizao. Passo Cinco Adaptao do processo decisrio: o contador apresentara aos gestores as diferentes formas de elaborao de relatrios desenvolvidas na fase anterior e explicar como essas informaes podero ser utilizadas para melhorar o processo decisrio da empresa. Nesta fase sero analisados os fatores que foram abordados na elaborao de relatrios afetos ao planejamento estratgico e as novas possibilidades de interpretao da situao da empresa, a fim de demonstrar a viabilidade da incorporao de instrumentos apoiados sobre a contabilidade da participao ativa do gestor em todo o processo. A sistemtica apresentada um processo interativo, pois envolve a participao do gestor ativamente ao longo dos passos, e incremental, porque as mudanas no processo decisrio vo ocorrendo gradualmente e de forma continuam, ou seja, com o termino de um ciclo completo (desenvolvimento das cinco fases), existiro novos insumos para se reiniciar todo o processo novamente, e assim sucessivamente. Bibliografia http://www.fea.usp.br/conteudo.php?i=200 http://contabilidade.wikidot.com/1-objetivos-da-contabilidade http://contabilidadetributariafiscal.blogspot.com.br/2009/10/contabilidadeusuarios-e-suas.html http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/a-contabilidade-comoferramenta-indispensavel-a-gestao-empresarial/64302/ http://mbardead.99k.org/contabeis/?p=291

You might also like