You are on page 1of 32

2

MATRIAS-PRIMAS: O I C G E N O D A M L A A

Coleo

Coleo

Fascculo 2 Matrias-Primas: a alma do negcio


ndice
Matrias-primas: a alma do negcio...................................................................07 Matrias-primas: voc na mo dos seus fornecedores ou eles na sua?.... 12 Concreto: diminua seus custos............................................................................ 17 Pedra e areia, o que parece igual faz muita diferena no seu bolso......... 18 Cimento. Guia prtico.............................................................................................20 Se voc tem sede de melhorar, acerte na gua..............................................26 Aditivo, a vitama do concreto..............................................................................27 Ajude seu tcnico a ajudar voc.........................................................................31

MATRIAS-PRIMAS: A ALMA DO NEGCIO.

1 Passo
Matrias-primas

2 Passo
Ensaios

3 Passo
Trao do concreto: estudos iniciais

Passar todas as informaes sobre o concreto para o tcnico. Desempenho, forma, proporcionamento, mistura, transporte, lanamento, adensamento, Conferir se as caractersticas das cura e tempo de desfrma so fundaRever aquelas que utiliza. matrias-primas se adequam aos pro- mentais. Reavaliar os fornecedores. Lembre-se: cada pea, dependendo dutos fabricados. das caractersticas desejadas e da forma de produo, poder necessitar de um trao diferente. Portanto, ele precisa ser acertado pelo tcnico, para evitar dor-de-cabea.

10

11

MATRIAS-PRIMAS:
VOC NA MO DOS SEUS FORNECEDORES OU ELES NA SUA?
m uma empresa preciso ganhar na venda e na compra. Por isso, a escolha dos fornecedores de extrema importncia. Nesse caso, bons parceiros, que ofeream matrias-primas de primeira linha, ajudam a garantir a qualidade do concreto e das suas atividades como um todo. Portanto, verifique se os seus fornecedores esto habilitados a cumprir as exigncias a seguir.

Manter os custos controlados. A desculpa de que isso ou aquilo aumentou no serve para justificar variaes de preos constantes, portanto, trabalhe com quem oferea regularmente condies razoveis. Os bons fornecedores fazem tudo para equilibrar seus custos e repassar aumentos s em ltimo caso, e so esses que voc deve preferir. Manter o fornecimento. Hoje no tem. Amanh, acabou. Voc confia nessa histria? Verifique a capacidade de atendimento dos seus fornecedores, sua agilidade e estrutura. Assim, voc no fica desatendido quando precisar aumentar o volume dos seus pedidos. Manter os prazos de entrega. Comprar muito, de uma vez, compromete seu fluxo de caixa e acaba desperdiando material. O melhor fazer mais encomendas em quantidades menores. Agora, para que isso seja possvel, seus fornecedores no podem falhar. Eles tm que entregar as remessas nas datas combinadas. Se furar daquele lado, fura tambm do seu.

Manter a qualidade do material. Principalmente em relao brita e areia, necessrio que voc verifique constantemente os novos ensaios desses materiais. Atravs deles, voc confirma se no houve alterao das caractersticas das matrias-primas ao longo do tempo. Manter a estabilidade do material. Uma hora a remessa de brita que vem com excesso de p (sujeira) ou em tamanhos maiores que os encomendados. Em outra, uma areia mais grossa no lugar de uma mais fina, ou mesmo um material diferente do escolhido anteriormente. Isso no pode acontecer. O fornecimento deve ser padronizado ao mximo.

12

MATRIAS-PRIMAS:
VOC NA MO DOS SEUS FORNECEDORES OU ELES NA SUA?

13

MATRIAS-PRIMAS:
VOC NA MO DOS SEUS FORNECEDORES OU ELES NA SUA?

14

MATRIAS-PRIMAS:
VOC NA MO DOS SEUS FORNECEDORES OU ELES NA SUA?

15

MATRIAS-PRIMAS:
VOC NA MO DOS SEUS FORNECEDORES OU ELES NA SUA?

16

CONCRETO: DIMINUA SEUS CUSTOS.

concreto resultante da mistura de cimento, gua, pedra e areia. Cada item desempenha uma funo prpria. O cimento, associado gua, serve para ligar todos esses elementos, sendo o principal responsvel pela resistncia do concreto. Para tanto, preciso fazer o trao adicionando gua s matrias-primas (cimento e agregados) precisamente proporcionadas e, logo em seguida, mistur-las. a que voc pode ou no economizar, dependendo do processo utilizado em sua empresa. Volumes Veja a composio mdia das matrias-primas de uma pea de concreto comum, um mouro, como o Bolha.

Custos Apesar do maior volume ser ocupado por pedra e areia (agregados), quando fazemos as contas do custo da matria-prima utilizada na pea, o maior peso recai sobre o cimento e o ao (no caso de peas armadas). Por isso, otimizar o consumo de cimento muito importante. Ou seja, utilizar a quantidade de cimento necessria para obter o desempenho desejado para cada produto, o que pode ser obtido com agregados de melhor qualidade. Em tempo: aumentando tambm o desempenho do trao, poderemos otimizar o uso de armaduras. Custos Pedra e Areia

10% - 1 parte
ocupada pela gua.

20% - 2 partes
so ocupadas pelo cimento.

70% - 7 partes
so ocupadas pelos agregados, ou seja, pedra e areia.

}
Ateno

do custo, ou 2 das 10 partes do custo

20%

Cimento e Ao

do custo, ou 8 das 10 partes do custo

80%

Quanto mais agreQuanto mais gados so utilizados, cimento e ao so o custo de produo utilizados, o custo do concreto,e da aumenta. prpria pea,cai.

17

PEDRA E AREIA,
O QUE PARECE IGUAL FAZ MUITA DIFERENA NO SEU BOLSO.
Da mesma forma, existem areias diferentes. Umas mais finas e outras mais grossas.

Areia de jazida (cava)

P de pedra ou pedrisco misto Artificial, muito empregado devido ao preo, mas cuidado com sua utilizao. Muitas vezes o material no possui constncia no tamanho dos gros ou apresenta excesso de p, que podem prejudicar o trao.

vrios tipos e tamanhos de pedra (brita). O que voc deve fazer misturar esses tipos, de acordo com a receita (trao) do concreto.

Possui os gros mais arredondados, possibilitando melhor trabalhabilidade do trao.

Granulometria
Distribuio dos tamanhos dos gros do agregado.
Brita arredondada Brita pontiaguda

Economia

18

PEDRA E AREIA,
O QUE PARECE IGUAL FAZ MUITA DIFERENA NO SEU BOLSO.

Britas de um nico tamanho. Menor compactao. Menor economia. Quanto mais as britas de diferentes formatos se ajustam entre si com o auxlio da areia, mais se otimiza o consumo de cimento, aumentando a compactao do concreto.

Britas de vrios tamanhos. Maior compactao. Maior economia. Um fator importante na produo de um concreto encorpado, resistente e de baixo custo.

19

CIMENTO. GUIA PRTICO.

20

CIMENTO. GUIA PRTICO.

O que diz a Norma.


Para entender um pouco melhor do cimento que voc utiliza, preste bastante ateno nomenclatura impressa nos sacos dessa matria-prima. Ela revela vrias particularidades importantes.

TIPOLOGIA
Designao Sigla Classe

CP
Cimento Portland

00-0
Composio ou Qualificativo

00
Resistncia aos 28 dias (MPa)*

Exemplo

CP

II-E-

32

*MPa = Medida de Resistncia Compresso

Nome Tcnico: Cimento Portland composto com Escria, classe 32

IMPORTANTE
O MPa uma unidade de medida de presso utilizada para quantificar a resistncia de um material. Como exemplo, um cimento de classe de resistncia 32 significa que possui resistncia compresso aos 28 dias de idade para uma argamassa-padro igual ou maior a 32 MPa, conforme a norma que rege o produto.

21

CIMENTO. GUIA PRTICO.

NORMALIZAO
Aqui voc encontra as famlias de cimento que podem ser utilizadas nos seus produtos. Fique de olho.

Nome Tcnico
Comum Cimento Portland Comum (NBR 5732) Com adio

Sigla Classe
CP I 25 32 40 25 32 40 25 32 40 25 32 40 25 32 40 25 32 40 25 32 25 32 40 25 32 40

Identificao do Tipo e Classe


CP I-25 CP I-32 CP I-40 CP I-S-25 CP I-S-32 CP I-S-40 CP II-E-25 CP II-E-32 CP II-E-40 CP II-Z-25 CP II-Z-32 CP II-Z-40 CP II-F-25 CP II-F-32 CP II-F-40 CP III-25 CP III-32 CP III-40 CP IV-25 CP IV-32 CP V-ARI Sigla e classe dos tipos originais acrescidos do sufixo RS. Exemplo: CP I-32RS, CP II-F-32RS, CP III-40RS etc. CPB-25 CPB-32 CPB-40

CP I-S

Com Escria Cimento Portland Composto (NBR 11578)

CP II-E

Com Pozolana

CP II-Z

Com Fler

CP II-F

Cimento Portland de Alto-Forno (NBR 5735) Cimento Portland Pozolnico (NBR 5736) Cimento Portland de Alta Resistncia Inicial (NBR 5733)

CP III CP IV CP V-ARI -

Cimento Portland Resistente aos Sulfatos (NBR 5737)

Cimento Portland Branco Estrutural (NBR 12989)


Fonte: ABCP.

CPB

22

CIMENTO. GUIA PRTICO.

Influncias dos tipos de cimento nas argamassas e concretos e suas aplicaes. Tipos Propriedades
CP I e II Comum e Composto CP III Alto-Forno Menor nos primeiros dias e maior no final da cura. Maior Maior Maior CP IV Pozolnico Menor nos primeiros dias e maior no final da cura. Maior Maior Maior CP V Alta Resistncia Inicial Muito maior nos primeiros dias. Padro Padro Menor CP RS Resistente aos Sulfatos CPB Branco Estrutural

Resistncia Compresso

Padro

Padro

Padro

Impermeabilidade Durabilidade Resistncia aos agentes agressivos (gua do mar e de esgotos)

Padro Padro Padro

Padro Maior Maior

Padro Padro Menor

23

CIMENTO. GUIA PRTICO.

Em que pese a possibilidade de se ajustar, atravs de dosagens adequadas, os diversos tipos de cimento s mais diversas aplicaes, a anlise das suas caractersticas e propriedades, bem como de sua influncia sobre as argamassas e concretos j mostra que certos tipos so mais apropriados para determinados fins do que outros.

Aplicaes
Concreto simples: sem armadura. Concreto magro: passeios e enchimentos. Concreto armado: funo estrutural. Concreto armado para desfrma rpida: curado por asperso de gua ou produto qumico. Concreto armado para desfrma rpida: curado a vapor ou com outro tipo de cura trmica. Elementos pr-moldados de concreto e produtos de cimento curados por asperso de gua. Elementos pr-moldados de concreto e produtos de cimento para desfrma rpida, curados por asperso de gua. Elementos pr-moldados de concreto e produtos de cimento para desfrma rpida, curados a vapor ou com outro tipo de cura trmica. Pavimento de concreto simples ou armado. Pisos industriais de concreto. Argamassa armada. Solo-cimento. Argamassas e concretos para meios agressivos (gua do mar e de esgotos).

CP I e II CP III CP IV CP V CP RS CPB
X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X

X X X X X

X X X X X X

X X X X X X X X X

24

CIMENTO. GUIA PRTICO.

25

SE VOC TEM SEDE DE MELHORAR,


ACERTE NA GUA.

gua cumpre um importante papel quando se roda o trao: reagir com o cimento. Tambm conhecida como gua de Amassamento, tem como funes promover a reao de hidratao com o cimento (resultando no endurecimento do concreto) e garantir a trabalhabilidade da massa (facilitando o manuseio, transporte, lanamento e adensamento), como veremos no Fascculo 3.

Por isso, gua que contenha matria orgnica (folhas, gravetos e outras substncias em suspenso), cloretos (que agridem a armadura) ou acares, no serve para preparar o trao.

O ideal usar gua tratada, livre de materiais orgnicos, cloretos ou acares. No caso da utilizao de gua de poo, faa anlises constantes, verificando as condies desse elemento fundamental na produo do concreto.

26

ADITIVO, A VITAMINA DO CONCRETO.

27

ADITIVO, A VITAMINA DO CONCRETO.

28

ADITIVO, A VITAMINA DO CONCRETO.

29

ADITIVO, A VITAMINA DO CONCRETO.

H muita desinformao a respeito dos aditivos. Tem gente que no usa esse recurso, pois o acha caro e pouco prtico. Uma pena. Se bem misturados massa, e tomando os cuidados necessrios, os aditivos geram uma srie de vantagens: maior resistncia e durabilidade (melhoria na qualidade final do produto); aumento da produtividade (maior velocidade de produo, com rapidez de concretagem e desfrma); economia de matria-prima e mo-de-obra; menor desgaste dos equipamentos. Por tudo isso, sua utilizao acaba compensando financeiramente. Cabe a voc fazer as suas prprias contas. Resumindo, os aditivos nada mais so que vitaminas colocadas na mistura. Cada um cumpre uma funo especfica, como mostrada no quadro.

Tipo
Plastificante

Efeito
Aumenta a fluidez e reduz a gua utilizada no trao. Aumenta a fluidez e reduz a gua utilizada no trao. Acelera a pega e desenvolve alta resistncia inicial.

Dosagem
Entre 0,25 e 0,5% da massa de cimento. At 1,5% da massa de cimento. At 1,5% da massa de cimento (base cloreto de clcio). Ou at 3% (formiato de clcio).

Cuidado
Altas dosagens podem causar elevado nvel de incorporao de ar, retardao da pega, segregao e exsudao (eliminao de gua). Idem Plastificante.

Super Plastificante Acelerador de Pega e Endurecimento

No usar aditivos base de cloretos em concreto armado ou protendido.

Ao usar aditivos, o ideal trocar uma palavrinha com o Departamento Tcnico da empresa fornecedora. Ele vai orientar voc a tirar o melhor proveito desse recurso.

30

AJUDE SEU TCNICO A AJUDAR VOC.

31

ara que seu tcnico possa acertar o trao do concreto, voc precisa passar a ele uma srie de informaes. S assim ele reunir condies para preparar uma receita capaz de atender seus objetivos. Depois da definio dos fornecedores e dos ensaios das matrias-primas, preciso chegar em um trao bem dosado, misturado, transportado, lanado, adensado (vibrado), curado e desformado. Muita coisa? Pois cada

um desses itens precisa ser acertado entre voc e o tcnico. Veja, se voc precisar diminuir o tempo de cura para ganhar produtividade, relate isso ao tcnico. Assim, ele pensar em uma receita que atenda este aspecto. Supondo que suas peas apresentem um problema na desfrma, aponte este problema. Afinal, impossvel se chegar a uma concluso onde falta informao.

32

33

Criao, Textos e Diagramao Presena Propaganda

Ilustraes Maurcio Morini

Iniciativa

www.abcp.org.br

www.sebraesp.com.br

Apoio

Equipe Tcnica da ABCP Larcio Souza Gil, Lus Henrique Sartori e Sylvio Ferreira Jr.

1 edio em fevereiro de 2008 So Paulo/SP

Conhea os outros fascculos do Mo na Massa clicando em

www.abcp.org.br

You might also like