You are on page 1of 82

Arquitetura e Urbanismo

Da Pr-histria ao Renascimento

Prof. Guto
luisggcosta@yahoo.com.br @GutoLcosta Luis Gustavo Gonalves Costa

Histria da Arquitetura

A Pr-histria

Os primeiros habitantes da terra


A pr-histria o perodo anterior ao aparecimento da escrita, por volta do ano 4.000 a.C. Seu estudo depende da anlise de documentos no-escritos, como restos de armas, utenslios, pinturas, desenhos e ossos.

O gnero HOMINDEO apareceu entre 4 e 1 milho de anos a .C..


A trs etapas na evoluo do homem prhistrico so :
I - PALEOLTICO (idade da pedra lascada) 500.000 a 8.000 a.C. (Vnus) II - NEOLTICO (nova idade da pedra) 8.000 5.000 a.C. ( menir) III - IDADE DOS METAIS 5.000 4.000 a.C.

Teorias da origem do homem

Artes

Esculturas

Pinturas rupestres

As Cavernas:
Caverna de ALTAMIRA, Espanha, quase uma centena de desenhos feitos a 14.000 anos, foram os primeiros desenhos descobertos, em 1868. Sua autenticidade, porm, s foi reconhecida em 1902. Caverna de LASCAUX, Frana, suas pinturas foram achadas em 1942, tm 17.000 anos.

A Origem do Homem

Informaes atravs de vestgios arqueolgicos


Povoamento dos continentes Homem surgiu na frica e migrou para continente Europeu-asitico e para as Amricas. (estreito de Bering)

Arquitetura

Arquitetura
A importncia desta arquitetura muito maior do que se julga at hoje, embora paream a primeira vista obras de povos sem desenvolvimento e de pouca tcnica construtiva mas so as bases de tudo o que construdo at hoje. Resultado da unio de pessoas para transformar um conjunto de crenas em um espao materializado para refletir essas crenas, unio primordial para o desenvolvimento de uma civilizao

O espao... arquitetura.

protagonista

da

claro que o espao sem delimitaes algo no palpvel, vago demais, e este um dos motivos por que ele ficou escondido por tanto tempo, mas a partir do momento em que ele se transforma no protagonista a histria da arquitetura ou a prhistria da construo se amplia e estas obras primitivas se tornam muito importantes.

Imagine um deserto, plano e monocromtico, com um horizonte reto e distante, sem nada por perto e enquanto voc o atravessa surge no horizonte uma linha elevada verticalmente, uma forma no natural.

Qual a sua reao?

A curiosidade te leva at l para descobrir o que aquilo, pois aquilo algo feito por outros seres humanos, aquilo tem ou teve alguma importncia para algum que gastou tempo e energia naquilo. Assim comeou a arquitetura, com elementos materiais muito primrios demarcando espaos. No importa qual o significado primrio que tenha certa coluna elevada em qualquer lugar que seja, em volta dela se cria um espao atrativo.

Obelisco do Parque do Ibirapuera, Sao Paulo, Brasil

Nascar Peru

Geoglifos

Levando em considerao o espao como protagonista da arquitetura e reconhecendo que duas dimenses ocupam espao,

deve-se dar os desenhos no solo do deserto o estatus de arquitetura?

NO,

intrnseca arquitetura a

edificao, algo que se eleva do solo, mesmo que seja o solo subterrneo, at mesmo uma praa est delimitada por edificaes ou ser em algum momento envolvida por elas, neste caso o uso de elementos como rvores ou taludes que so contenes do solo, so elementos verticais de interferncia humana e que distinguem um simples desenho no solo (que pode ser uma delimitao de um terreno, por exemplo) de uma edificao.

Qual ento a construo primordial?

Menhires

Menir da meada, Alentejo, Portugal (cerca de 3000 a.C.)

O menir (do breto men = pedra e hir = longa) era um meglito, uma pedra grande, colocada verticalmente sobre o solo, apontando para o cu, uma forma flica, que poderia ter muitas utilidades e significados, vitalidade, fertilidade, fecundidade, monumento comemorativo, utilidades astronmicas ou demarcaes geogrficas, mas era sempre um elemento que definia um espao importante e significativo.

Estas sociedades no poderiam ter erigido estes meglitos sem o uso da fora conjunta ou da alavanca e esta a origem do que hoje denominada a coluna moderna nas construes.

Posteriormente se passou a alinhar essas pedras, as linhas eram retas ou curvas e eram orientadores astronmicos e/ou geogrficos, chamados de alinhamentos de menires, eram o que hoje so as colunatas.

Local Sagrado, Tmulos


Fixar no local

Segundo Lewis Munford,

respeito do homem antigo pelos mortos (...) teve um papel maior ainda que as necessidades de ordem mais prtica, ao fazer que procurasse um local fixo, um ponto fixo. Os mortos foram os primeiros a ter uma morada permanente: uma caverna, uma cova assinalada por um monte de pedras, um tmulo coletivo. Constituam marcos aos quais provavelmente retornavam os vivos a intervalos, a fim de comungar com os espritos ancestrais".

"o

Cromeleque

Quando estas pedras eram agrupadas, estes espaos tinham significados religiosos, formando recintos sagrados ou lugares de culto onde eram estudados os fenmenos celestes, so chamados atualmente de cromeleques, que se apresentam em forma de crculos simples, crculos duplos, retngulos e elipses, eram espaos onde a tribo se encontrava, so como as praas modernas.

Cromeleque de Stonehenge, Salisbury, Inglaterra (cerca de 2075 a.C.)

Dolmens

Dolmen da Pedra da arca, Galiza, Espanha (cerca de 3000 a.C.)

Posteriormente a complexidade destes meglitos aumentou dando origem aos dolmens (do breto dol = mesa e men = pedra), eram trlitos encostados formando uma mesa de pedras ou uma grande pedra apoiada sobre vrios menires que tinham funes morturias.

Taulas

Menos comuns so as taulas so pedras horizontais apoiadas sobre uma pedra vertical formando um T, podendo ter uma pedra em diagonal apoiada nesta estrutura, tambm comuns na pennsula ibrica.

Taula de Talat de Dalt, Menorca, Espanha (cerca de 1000 a.C.)

Navetas

Naveta funerria de Es Tudons, Minorca, Espanha (cerca de 1000 a.C.)

Posteriormente surgiram as navetas, mais complexas mas ainda em tcnica ciclpea (grandes pedras assentadas sem argamassa) com formas naviformes (parecidas com embarcaes de cabea para baixo), tambm comuns na pennsula ibrica.

Nuragos

Nurago de Silanus, Sardenha, Itlia (cerca de 2000 a.C.)

Tambm os nuragos , pedras assentadas formando um tipo de torre-fortaleza em forma de cones, encontradas na Sardenha.

Castros

Castro Citnia de Briteiros, Salvador de Briteiros, Portugal - Reconstrucao (cerca de 1000 a.C.)

E por fim os castros, que so aglomeraes de construes de pedra quase sempre circulares como os nuragos.

You might also like