You are on page 1of 4

Carlos Eduardo Fabbris

So Paulo SP Contato: outplacement@staroskyconsultoria.com.br

OBJETIVO

Diretoria de Recursos Humanos


Disponvel para viagens e residir em diferentes cidades e pases.

SUMRIO Mais de 25 anos de experincia na Diretoria de Recursos Humanos, desenvolvida e adquirida principalmente em multinacionais anglo/americana, mexicana, japonesa e brasileira no segmento de Servios Hoteleiro; Experincia em projetos desenvolvidos e implementados em pases latino-americanos como Argentina, Chile, Uruguai, Colmbia, Venezuela, Trinidad e Tobago, Equador, Porto Rico e Mxico. Ingls e Espanhol fluente.

FORMAO Ps-graduao em Recursos Humanos, Universidade So Judas Tadeu. Graduao em Administrao de Empresas, Universidade So Judas Tadeu. Update in Organizational Behavior, The Wharton School -Univ.of Pennsylvannia. Gesto Estratgica de Negcios, Fundao Getlio Vargas S.P. 2004. Desarollo Estratgico de Servicios: Las Personas Primero, TMI Mxico Fevereiro 2005. Executive Coaching, Newfield The Art Business Coaching. Formao em Psicanlise, Centro de Estudos Psicanalticos. Gesto de Cargos e Remunerao, Hay Group. Diversos cursos de especializao na rea de Recursos Humanos no Brasil e exterior: Estados Unidos, Inglaterra, Porto Rico, Argentina, Venezuela, Equador, Trinidad e Tobago e Mxico.

EXPERINCIA PROFISSIONAL Nov/ 2012 Mar/2014 BLUE TREE HOTELS Diretor Geral de Recursos Humanos Atividades desenvolvidas: Estruturao de todos os subsistemas de Recursos Humanos Escritrio Corporativo e nas unidades hoteleiras; Desenvolvimento e implantao do Sistema de Remunerao, Cargos e Salrios baseado no sistema Hay; Reestruturao e Desenvolvimento de Educao Corporativa atingindo 41 programas de capacitao e 30 programas de informao especifica; Estruturao da Equipe de aberturas de novas unidades; Implantao de Harmonizao de Benefcios oferecendo melhor qualidade dos mesmos e economia geral para a empresa. Implantao da Gesto e Gerenciamento do Clima Organizacional obtendo j no primeiro ano de medio um incremento em toda a organizao; Implantao e participao do Comit Social com aes de cidadania na comunidade e entidades filantrpicas; Administrao e acompanhamento dos indicadores de gesto com o objetivo de alcanar e superar nas unidades e Escritrio Corporativo os objetivos propostos; Desenvolvimento e implantao do Programa Interno de Trainees Executivos para a formao de futuros Gerentes Gerais. POSADAS SUDAMRICA LTDA. Diretor Regional de Recursos Humanos Atividades desenvolvidas: Responsvel pela reestruturao dos Recursos Humanos Corporativo e readequao deste departamento nas 14 unidades da Amrica do Sul; Desenvolvimento de polticas especifica de Recursos Humanos para o Brasil, Argentina e Chile e adaptao das polticas da matriz Mexicana; Responsvel pelo Plano Estratgico de Recursos Humanos e respectiva implantao; Implantao do Plano de Compensao, Remunerao Varivel e Benefcios na rea Corporativa e nas unidades da Amrica do Sul elevando os resultados financeiros e o desempenho da empresa na regio; Implantao da Gesto de Cargos e Remunerao atravs da Hay Group. Desenvolvimento e implantao de auditorias internas nas reas de RH e Pessoal incrementando a eficincia destes respectivos departamentos. Responsvel pelo plano estratgico de novas aberturas, take overs e task force em hotis no Brasil, Chile, Argentina e Mxico. Responsvel pelo oramento do R.H. Corporativo e dos hotis da regio incluindo planejamento de todo staff em seus diferentes clusters.

Fev/2004 Out/2012

Implantao do Departamento de Folha de Pagamento centralizado (Brasil) eliminando fraudes e erros decorrentes de atualizao previdenciria e legal. Implantao programa de Desenvolvimento Motivacional e Pessoal: As Pessoas Primeiro (TMI). Desenvolvimento de Programas de Treinamento Operacional de todas as reas do Core Business atravs da Intranet Corporativa, elevando a qualidade do servio ao cliente final e atingindo os ndices propostos de satisfao definidos pela Matriz. Implantao do sistema e cultura Coaching de administrao para Diretores e Gerentes Departamentais, elevando de 73% para 87% o ndice de satisfao na Administrao de Pessoas conforme pesquisa de Clima Organizacional. Implantao da avaliao 360 e SSI (Sistema de Satisfao Interna Processos) utilizando softwares avanados Desenvolvimento e coordenador da Revista Interna de Colaboradores Implantao de Campanhas Internas de Comunicao com a criao de personagens corporativos e Educao Corporativa iniciando pelos programas essncias operao hoteleira. CW2F Consultor de Recursos Humanos Sr

Mai./2003 Fev. /2004

Atividades desenvolvidas:

Responsvel pela implantao e estruturao da Gerncia Corporativa de RH. unificando as Gerncias Playcenter (Parque) e Playland (Shoppings), reestruturando todas as atividades da rea, e introduzindo as melhores praticas do mercado. Estruturao da rea trabalhista e negociao com Sindicato do Grupo Playcenter. Desenvolvimento do Plano de Abertura e estruturao de Recursos Humanos do Hotel Holiday Inn, considerado o maior hotel da Amrica Latina. HILTON DO BRASIL Hilton Group PLC Diretor de Recursos Humanos Mercosul

Set. / 1987 Fev. /2003

Atividades desenvolvidas:

Responsvel pelo gerenciamento regional de Recursos Humanos para o Brasil e Buenos Aires e pela gesto direta da unidade So Paulo; A partir de Junho de 2001 responsvel pela Diretoria de Operaes do Hilton So Paulo administrando diretamente os setores de Governana, Lavanderia, Segurana, Recepo, Fitness Center e Sauna, aumentando o lucro liquido do Clube de Sade em 30%; Desenvolvimento e Implantao do Programa Esprit of Equilibriun para o Brasil e Argentina. O programa enfoca o equilbrio entre Lucro, Pessoas, Qualidade & Cliente e, desde sua implantao, tem produzido resultados planejados. Os hotis que estavam sob minha responsabilidade, 90% dos membros de equipe sentiam-se satisfeitos em trabalhar para Hilton e nos ltimos meses a satisfao do cliente subiu de 74 para 93%;

Responsvel, junto com o Diretor Geral, pela reestruturao e implantao do Modelo 4D de organizao na unidade de So Paulo. Como resultado houve uma substancial melhoria do processo gerencial, eliminao de gerncias com economia em folha de pagamento de aproximadamente 30% e aprimoramento na comunicao interna entre os novos departamentos; Implantao e desenvolvimento do programa Lideres Pr-Ativos na regio, o qual tem como objetivo preparar Gerentes e Diretores departamentais e desenvolver as nove competncias gerenciais identificadas pela empresa. Houve um desenvolvimento da performance gerencial identificado atravs das avaliaes de desempenho, diminuio do turn-over e reteno dos membros de equipe considerados Key Personnel; Criao do programa Risco Zero de Promoo, o qual tem como objetivo assegurar que todas as promoes sejam detalhadamente analisadas e baseadas no mrito e competncias, gerando satisfao tanto da empresa como dos membros das equipes envolvidas. Aps o incio do programa, 9 em cada 10 promoes, no perodo de 18 meses, foram bem sucedidas, comparado com o ndice de sucesso anterior de 6,5; Desenvolvimento da poltica de Recursos Humanos dos hotis Hilton no Brasil que, em conjunto com as polticas da Hilton International, padronizaram as aes de Recursos Humanos, fazendo de cada Gerente e Supervisor de Departamento um gestor de R.H.; Desenvolvimento dos planos de abertura, take overs e participao nos tasks forces de hotis no Brasil, Argentina, Venezuela e Porto Rico; Responsvel pelo oramento de RH da regio incluindo planejamento de seus respectivos staff e de acordo a sazonalidade em cada cluster; Unificao dos departamentos de R.H. de 2 hotis na cidade de So Paulo, criando sinergia entre as operaes desses departamentos, que implicou numa economia, na poca, de 40%/ano, alm da otimizao das atividades de R.H. em ambas unidades; Implementao do programa Vencendo Barreiras para o Hilton So Paulo, o qual tinha como objetivos melhorar o Market Share, estabelecer um novo posicionamento mercadolgico, incrementar a ocupao e receita mdia por apartamento vendido. Atingimos a melhor receita mdia e ocupao dentre os nossos concorrentes; Implantao e administrao do programa Compromisso Hilton, cujo objetivo era manter a marca institucional como a mais reconhecida da hotelaria mundial. O programa exigiu a participao de todos os membros das equipes, atingindo plenamente os resultados desejados; Criao de um novo departamento de R.H. quando o Brasilton So Paulo deixou de integrar a rede Hilton International. O processo envolveu o desenvolvimento de todos os procedimentos, manuais, seleo de pessoal, reformulao da estrutura organizacional e preparao para o re-flag; Representante da Hilton International no Brasil para o Elevator Program que tem como objetivo identificar e desenvolver novos talentos, futuros Diretores e Gerentes Gerais.

Informaes adicionais:

Slida experincia: Planejamento Estratgico, Treinamento, Desenvolvimento Organizacional & Gesto de Pessoas, Recrutamento & Seleo, Gesto do Clima Organizacional, Administrao de Pessoal & Trabalhista, Avaliao de Desempenho, Cargos, Salrios & Remunerao Varivel, Benefcios, Auditoria de R.H., Negociao com Sindicatos, Terceirizao, Segurana do Trabalho e Patrimonial, Expatriados e outras reas inerente ao departamento.

You might also like