You are on page 1of 2

01/04/14 Art.468 e 469 CLT Alterao do contrato de trabalho -possui natureza privada( empregador e empregado decidem -!egis!

a"#o imp$e os %ireito e deveres para am&as as partes Contrato de tra&a!'o () *i!atera!+ Consensua! + comutativo+ permanente e 'a&itua!. -mudan"a signi,icativa do contrato) !oca!+ 'or-rio e datas. ./ 'aver- a!tera"#o se am&as as partes concordarem (com a norma 01nva!ida-se a a!tera"#o 2ue o empregador saiu !ucrando so&re o empregado. Transferncia do Empregado 3ara ter trans,er4ncia deve 'aver mudan"a de domici!io. 5an'a-se 678 do sa!-rio o empregado 2ue aceitar a trans,er4ncia por interesse da empresa+ a mais para au9i!iar nas despesas decorridas da mudan"a. As despesas das mudan"as do empregado+ devem ser custeadas pe!o empregador. Alterao do Contrato de Trabalho Considerando 2ue o contrato de tra&a!'o ( de natureza privada+ respeitando as disposi"$es de ordem p:&!ica 2ue n#o podem ser dispostas pe!as partes+ o contrato pode ser !ivremente pactuado entre as partes+ desde 2ue tais disposi"$es se;am) 0Consensuais( de acordo com a vontade das partes < 0*i!at(rias( entre as duas partes+ empregado e empregador + 0Comutativo (com direitos e o&riga"$es+ rec=procas+ ou se;a+ o empregado presta servi"os e cumpre as determina"$es do empregador e este paga o sa!-rio aven"ado(Acordado + e proporciona condi"$es dignas de tra&a!'o . 03ermanente/>a&itua!( tais a!tera"$es ou disposi"$es devem o&edecer uma certa perman4ncia+ mas isso n#o 2uer dizer de ,orma perp(tua . %iante do e9posto+ ,icou evidente 2ue o contrato de tra&a!'o+ n#o pode so,rer a!tera"$es uni!aterais e caso se;a a!terado+ com anu4ncia e9pressa do empregado+ este n#o pode so,rer pre;u=zos com ta! a!tera"#o+ pois se assim ,or+ ser#o considerados nu!os. Ta! dispositivo se ;usti,ica pois o empregado pode ser induzido a aceitar tais a!tera"$es no contrato de tra&a!'o+ 2ue a principio !'e pare"am ser mais vanta;osos+ mas na verdade+ restam pre;udiciais. Transferncia Do Empregado 3or ser considerado uma ,orma de a!tera"#o do contrato de tra&a!'o+ pe!a corrente doutrin-ria ma;orit-ria+ no empregado n#o pode ser trans,erido sem a sua anu4ncia+ a n#o ser 2ue ta! previs#o este e9pressa no contrato de tra&a!'o. %evemos ressa!tar 2ue para se con,igurar a trans,er4ncia deve 'aver a mudan"a de domic=!io e neste caso + o empregado ,ar- ;us a um adiciona! de 678 so& o seu sa!-rio. ?a!e ressa!tar 2ue as despesas decorrentes da trans,er4ncia+ estando esta prevista ou n#o no contrato de tra&a!'o+ devem correr por conta do empregador. @&s) o empregado 2ue estiver em cargo de con,ian"a ou ger4ncia+ pode ser !ivremente trans,erido+ do mesmo modo a2ue!e empregado cu;o a empresa ,or e9tinta.

Salrio A a contrapresta"#o sa!aria! em esp(cie+ paga diretamente pe!o empregador ao empregado em troca do servi"o prestado. ->ist/rico -Conceito -.a!-rio B Cemunera"#o -Dsp(cies Conceito) .a!-rio ( a contrapresta"#o paga pe!o empregador diretamente ao empregado+ em esp(cie+ em troca dos servi"os prestados. %entro do %ireito do Tra&a!'o+ '- uma di,eren"a entre o 2ue vem a ser) .a!-rio e Cemunera"#o+ sendo o sa!-rio a contrapresta"#o pe!o servi"o prestado e a Cemunera"#o ( tudo necessariamente pago pe!o empregador+ ou se;a+ s#o todos os proventos rece&idos provenientes da re!a"#o empregat=cia. %entro do %ireito *rasi!eiro+ temos E esp(cies de sa!-rios sendo e!es) @ m=nimo( ( a2ue!e de,inido em !ei+ indispens-ve! F so&reviv4ncia do tra&a!'ador e de sua ,am=!ia+ suprimindo as suas necessidades &-sicas. A o&rigat/rio F todo tra&a!'ador 2ue cumpre a ;ornada p-tria . @ vari-ve!( ( a2ue!e 2ue n#o possui garantir ,i9a estipu!ada+ variando m4s a m4s e sendo pago de acordo com a produtividade. Geste caso+ deve ser o&servado o m=nimo !ega! < @ composto ( como o pr/prio nome ;- diz ( a2ue!e sa!-rio em 2ue parte ( ,i9a e parte vari-ve!+ ( tam&(m deve respeitar o m=nimo !ega!. Salrio por obra: ?ai rece&er por pe"a+ por produ"#o de determinado servi"o.D9) Haccionista+ pintora+ !avadeira+ pedreiros. Salrio por unidade de tempo: A o tempo 2ue o empregado est- tra&a!'ando e F disposi"#o do empregador.

You might also like