You are on page 1of 11

DESENHO TCNICO ( AULA 01)

1 INTRODUO
Transmisso de um recado (mensagem, pensamento) Fala (linguagem), gestos e desenhos. O desenho a representao grfica da comunicao Essa representao grfica trouxe grandes contribuies para a compreenso da Histria. As atuais tcnicas de representao foram criadas com o passar do tempo, medida que o homem foi desenvolvendo seu modo de vida, sua cultura. Veja algumas formas de representao da figura humana, criadas em diferentes pocas histricas.

Desenho das cavernas de Skavberg (Noruega) do perodo mesoltico (6000 4500 a.C.). Representao esquemtica da figura humana. O desenho a representao grfica da comunicao.

Desenho Tcnico - Aula -1

Colgio e Cursos P&C

Pgina 1

Representao egpcia do tmulo do escriba Nakht, sculo XIV a.C. Representao plana que destaca o contorno da figura humana.

Nu, desenhado por Miguel ngelo Buonarroti (1475-1564). Aqui, a representao do corpo humano transmite a idia de volume.

Desenho Tcnico - Aula -1

Colgio e Cursos P&C

Pgina 2

O desenho artstico e o tcnico Esses exemplos de representao grfica so considerados desenhos artsticos. Embora no seja artstico, o desenho tcnico tambm uma forma de representao grfica, usada, entre outras finalidades, para ilustrar instrumentos de trabalho, como mquinas, peas e ferramentas. E esse tipo de desenho tambm sofreu modificaes, com o passar do tempo. O desenho tcnico um tipo de representao grfica utilizado por profissionais de uma mesma rea, como, por exemplo, na mecnica, na marcenaria ou na eletricidade. Observe os desenhos abaixo:

Cabea de Criana, de Rosalba Carreira

Paloma, de Pablo Picasso.

Estes so exemplos de desenhos artsticos. Os artistas transmitiram suas idias e seus sentimentos de maneira pessoal sem o compromisso de retratar fielmente a realidade. O desenho artstico reflete o gosto e a sensibilidade do artista que o criou. O desenho tcnico, ao contrrio do artstico, deve transmitir com exatido todas as caractersticas do objeto que representa. Para conseguir isso, o desenhista deve seguir regras estabelecidas previamente, chamadas de normas tcnicas. Assim, todos os elementos do desenho tcnico obedecem a normas tcnicas, ou seja, so normalizados. Cada rea ocupacional tem seu prprio desenho tcnico, de acordo com normas especficas. Observe alguns exemplos:

Desenho Tcnico - Aula -1

Colgio e Cursos P&C

Pgina 3

Desenho Tcnico - Aula -1

Colgio e Cursos P&C

Pgina 4

Desenho Tcnico Eltrico

Desenho Tcnico de um Esquema Eletrnico

Desenho tcnico da montagem usando uma ponte de terminais.

Desenho Tcnico - Aula -1

Colgio e Cursos P&C

Pgina 5

Desenho tcnico de um esquema eletrnico.

Desenho tcnico da montagem usando uma placa de circuito impresso.

Como elaborado um desenho tcnico Nesses desenhos, as representaes foram feitas por meio de traos, smbolos, nmeros e indicaes escritas, de acordo com normas tcnicas. No Brasil, a entidade responsvel pelas normas tcnicas a ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas. Elaborao da pea: Esboo (desenho tcnico mo livre), tambm chamado de rascunho. O esboo serve de base para a elaborao do desenho
Colgio e Cursos P&C Pgina 6

Desenho Tcnico - Aula -1

preliminar. O desenho preliminar corresponde a uma etapa intermediria do processo de elaborao do projeto, que ainda pode sofrer alteraes. Depois de aprovado, o desenho que corresponde soluo final do projeto ser executado pelo desenhista tcnico. O desenho tcnico definitivo , tambm chamado de desenho para execuo, contm todos os elementos necessrios sua compreenso. O desenho para execuo, que tanto pode ser feito na prancheta, como no computador, deve atender rigorosamente a todas as normas tcnicas que dispem sobre o assunto. O desenho tcnico chega pronto s mos do profissional que vai executar a pea. Esse profissional deve ler e interpretar o desenho tcnico para que possa executar a pea. Quando o profissional consegue ler e interpretar corretamente o desenho tcnico, ele capaz de imaginar exatamente como ser a pea, antes mesmo de execut-la. Para tanto, necessrio conhecer as normas tcnicas em que o desenho se baseia e os princpios de representao da geometria descritiva. Geometria descritiva: a base do desenho tcnico O desenho tcnico, tal como ns o entendemos hoje, foi desenvolvido graas ao matemtico francs Gaspar Monge (1746-1818). Os mtodos de representao grfica que existiam at aquela poca no possibilitavam transmitir a Idia dos objetos de forma completa, correta e precisa. Monge criou um mtodo que permite representar, com preciso, os objetos que tem trs dimenses (comprimento, largura e altura) em superfcies planas, como, por exemplo, uma folha de papel, que tem apenas duas dimenses (comprimento e largura). Esse mtodo, que passou a ser conhecido como mtodo mongeano, usado na geometria descritiva. E os princpios da geometria descritiva constituem a base do desenho tcnico. Veja a seguir:

Desenho Tcnico - Aula -1

Colgio e Cursos P&C

Pgina 7

Figuras geomtricas Na geometria estudamos a forma, tamanho e a posio de um corpo, que tudo aquilo que ocupa lugar no espao. Figuras geomtricas elementares Ponto O ponto a figura geomtrica mais simples. No tem dimenso, isto , no tem comprimento, nem largura, nem altura. No desenho, o ponto determinado pelo cruzamento de duas linhas. Para identific-lo, usamos letras maisculas do alfabeto latino, como mostram os exemplos:

Linha Podemos ter uma idia do que linha, observando os fios que unem os postes de eletricidade ou o trao que resulta do movimento da ponta de um lpis sobre uma folha de papel. A linha tem uma nica dimenso: o comprimento. Voc pode imaginar a linha como um conjunto infinito de pontos dispostos sucessivamente. O deslocamento de um ponto tambm gera uma linha.

Desenho Tcnico - Aula -1

Colgio e Cursos P&C

Pgina 8

Linha reta ou reta Para se ter a idia de linha reta, observe um fio bem esticado. A reta ilimitada, isto , no tem incio nem fim. As retas so identificadas por letras minsculas do alfabeto latino. Veja a representao da uma reta:

Linha Poligonal ou quebrada So linhas formadas por segmentos (pedaos) de retas interligadas em diferentes direes.

Linha mista a linha formada por segmentos de linhas retas e linhas curvas.

Semi-reta Tomando um ponto qualquer de uma reta, dividimos a reta em duas partes, chamadas semi-retas. A semi-reta sempre tem um ponto de origem, mas no tem fim.

Desenho Tcnico - Aula -1

Colgio e Cursos P&C

Pgina 9

Segmento de reta Tomando dois pontos distintos sobre uma reta, obtemos um pedao limitado de reta. A esse pedao de reta, limitado por dois pontos, chamamos segmento de reta. Os pontos que limitam o segmento de reta so chamados de extremidades. No exemplo a seguir temos o segmento de reta CD, que representado da seguinte maneira: CD.

Plano Podemos ter uma Idia do que o plano observando uma parede ou o tampo de uma mesa. Voc pode imaginar o plano como sendo formado por um conjunto de retas dispostas sucessivamente numa mesma direo ou como o resultado do deslocamento de uma reta numa mesma direo. O plano ilimitado, isto , no tem comeo nem fim. Apesar disso, no desenho, costuma-se represent-lo delimitado por linhas fechadas:

Para identificar o plano usamos letras gregas. o caso das letras: (alfa), (beta) e (gama), que voc pode ver nos planos representados na figura anterior. O plano tem duas dimenses, normalmente chamadas comprimento e largura. Se tomamos uma reta qualquer de um plano, dividimos o plano em duas partes, chamadas semiplanos.

Desenho Tcnico - Aula -1

Colgio e Cursos P&C

Pgina 10

Desenho Tcnico - Aula -1

Colgio e Cursos P&C

Pgina 11

You might also like