FACULDADE ANHANGUERA DE MATÃO

Via Augusto Bambozzi, 100 - Bairro Boa Vista - Matão/SP - CEP: 15.993-200

ROTEIRO PARA AULAS DE LABORATÓRIO Curso: Engenharia Mecânica Série: 4ª e 5ª Turma: Grupo:

Disciplina: Controle Metrológico de Produtos e Processos Experimento: Goniômetro e Traçador de altura Aluno 01: Aluno 02: Aluno 03: Aluno 04: Aluno 05: Aluno 06:

Professor(a): Data: RA: RA: RA: RA: RA: RA:

1. Introdução Teórica. 1.1. Goniômetro. O goniômetro ou também conhecido como transferidor de grau é um instrumento que serve para medir ou verificar ângulos. Abaixo temos um goniômetro de precisão. O disco graduado e o esquadro formam uma só peça, apresentando quatro graduações de 0º a 90º. O articulador gira com o disco do vernier, e, em sua extremidade, há um ressalto adaptável à régua.  Antes e após o uso o goniômetro deve ser bem limpo para eliminar a sujeira e a poeira, especialmente nas superfícies de medição e de contato da régua com o cursor.  O goniômetro nunca deve ser forçado na colocação ou retirada da peça.  Na medição, deve ser sempre usada uma pressão apropriada e constante, fazendo-se a leitura sem retirar o instrumento da peça.  Choques devem ser evitados, como peças sobre o instrumento ou quedas do mesmo no chão.  As faces de medições nunca devem ser utilizadas como compasso, riscador, chave inglesa ou martelo.  O instrumento deve ser guardado no seu estojo e colocado em lugar seco e sem influência direta do calor ou sol.

https://sites.google.com/a/aesapar.com/laboratorio-de-engenharia-unidade-matao/home

1

CEP: 15.Matão/SP .google.com/laboratorio-de-engenharia-unidade-matao/home 2 .Bairro Boa Vista .com/a/aesapar. 100 .993-200 https://sites.FACULDADE ANHANGUERA DE MATÃO Via Augusto Bambozzi.

Objetivo. 01 .  O instrumento deve ser guardado no seu estojo e colocado em lugar seco e sem influência direta do calor ou sol.  O traçador de altura nunca deve ser forçado na colocação ou retirada da peça. https://sites. Material Utilizado.Bairro Boa Vista .  Choques devem ser evitados.2.Goniômetro.     01 . deve ser sempre usada uma pressão apropriada e constante. que serve como superfície de apoio à base do instrumento e com referência.Modelo para Medição.  Aprender como manusear e efetuar as leituras de um Altímetro. 01 . 3. traçar.com/laboratorio-de-engenharia-unidade-matao/home 3 . 2.  Aprender como manusear e efetuar as leituras de um goniômetro.google. Esse instrumento é muito utilizado nos setores da fabricação para medir.  O traçador de altura consiste basicamente de uma base plana (ver figura abaixo) com uma coluna perpendicular graduada sobre a qual desliza um cursor para traçagem ou medição. paralelismo. O traçador de altura é um instrumento muito parecido com o paquímetro.FACULDADE ANHANGUERA DE MATÃO Via Augusto Bambozzi.  Na medição.CEP: 15. como auxiliar na verificação de nivelamento. fazendo-se a leitura sem retirar o instrumento da peça. como peças sobre o instrumento ou quedas do mesmo no chão.Desempeno. Porém o instrumento realiza o seu trabalho exclusivamente na vertical. 100 . Traçador de Altura.  Antes e após o uso o traçador de altura deve ser bem limpo para eliminar a sujeira e a poeira. sobre uma base de apoio horizontal.Traçador de altura. especialmente nas superfícies de medição e de contato da régua com o cursor.Matão/SP . 01 .993-200 1. É utilizado em conjunto com um desempeno de ferro fundido ou granito.com/a/aesapar.

Como fazer uma Leitura? 4.CEP: 15.1.com/laboratorio-de-engenharia-unidade-matao/home 4 .google.993-200 4.Matão/SP .FACULDADE ANHANGUERA DE MATÃO Via Augusto Bambozzi. Treinando as Leituras https://sites.com/a/aesapar. 100 . Goniômetro.Bairro Boa Vista .

Matão/SP . Traçador de Altura.Bairro Boa Vista . Treinando as Leituras https://sites.com/a/aesapar.2.CEP: 15.FACULDADE ANHANGUERA DE MATÃO Via Augusto Bambozzi. 100 .google.993-200 4.com/laboratorio-de-engenharia-unidade-matao/home 5 .

com/laboratorio-de-engenharia-unidade-matao/home 6 . 100 .CEP: 15. Relacionando a disciplina de Desenho Mecânico.Bairro Boa Vista . https://sites.Matão/SP .com/a/aesapar.google. vamos medir e desenhar as projeções da peça modelo e fazer a cotagem.993-200 5.FACULDADE ANHANGUERA DE MATÃO Via Augusto Bambozzi. Treinando na Prática.

Siga corretamente o roteiro de aula e não improvise. 100 . Caminhe com atenção e nunca corra no laboratório.com/laboratorio-de-engenharia-unidade-matao/home 7 . use sempre materiais e equipamentos adequados. anéis ou qualquer ornamento durante o trabalho no laboratório. https://sites.CEP: 15.Matão/SP . Pessoas que tenham cabelos longos devem mante-los presos enquanto estiverem no laboratório. Não há palavras e nem frases que possam nos manter seguros. Não retorne reagentes aos frascos originais. coma ou beba nos laboratório. não use saias ou bermudas. Não use relógios. há somente ações. Não leve a mão à boca ou aos olhos quando estiver manuseando produtos químicos. blusas.com/a/aesapar. Dedique especial atenção a qualquer operação que necessite aquecimento prolongado ou que desenvolva grande quantidade de energia. Objetos pessoais como bolsas. Evite circular com eles pelo laboratório Não use nenhum equipamento em que não tenha sido treinado ou autorizado a utilizar.Bairro Boa Vista .google.993-200 Normas de segurança em laboratórios A seguir estão relacionadas algumas regras de segurança que você deverá colocar em prática para sua segurança e de seus colegas: Use calçados fechados. e outros.FACULDADE ANHANGUERA DE MATÃO Via Augusto Bambozzi. Em caso de acidentes. As substâncias inflamáveis devem ser manipuladas em locais distantes de fontes de aquecimentos. Brincadeiras são absolutamente proibidas nos laboratórios. não devem ser guardados em cima das bancadas. mantenha a calma e chame o professor ou técnico responsável. pois improvisações podem causar acidentes. pulseiras. Não fume. mesmo que não tenham sido usados.