Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências da Saúde Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho Coordenação de Pós-Graduação

EDITAL Nº 264, DE 30 DE OUTUBRO DE 2012 SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (FISIOLOGIA) - MESTRADO 1º SEMESTRE DE 2013 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (FISIOLOGIA) do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro torna público o Edital para seleção de candidatos ao curso de MESTRADO deste Programa, nos seguintes termos:
Período da Inscrição: DE 17 DE DEZEMBRO de 2012 A 25 DE JANEIRO DE 2013. Horário: De segunda a sexta-feira, das 08:00 as 13:00 horas Local: UFRJ – Centro de Ciências da Saúde – Bloco G – sala G1-003 Cidade Universitária – Ilha do Fundão – RJ Email: pgfisiologia@biof.ufrj.br 1) Esta seleção destina-se exclusivamente ao ingresso ao Curso de Pós-Graduação e não está vinculada à concessão de qualquer tipo de bolsa. 2) A duração da bolsa de mestrado, quando for concedida, será de 24 meses a contar da data de matrícula no curso e não da data de implementação da bolsa. 3) Para candidato cujo orientador não pertença ao quadro permanente de orientadores do Programa de Pós-Graduação em Fisiologia, o credenciamento dependerá de produção científica comprovada, ser proveniente de instituições nas quais não haja curso de Pós-graduação ou que desenvolva projetos em áreas de pesquisa ausentes no IBCCFo mas que sejam de interesse da Instituição. O estudante deverá ter um segundo orientador que seja docente do IBCCFo. Atendendo a estes requisitos, a solicitação de credenciamento do orientador deverá vir aprovada pelo Programa Temático do IBCCF a que o aluno estará vinculado.

no mínimo. O carimbo deverá ter a matrícula SIAPE do funcionário DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: 1.ANTES DE ENTREGAR A DOCUMENTAÇÃO. A autenticação poderá ser feita em cartório ou por qualquer funcionário público. OBS: São de inteira responsabilidade do requerente as informações prestadas na ficha de inscrição. 2. Passaporte e visto de permanência. Carta de inscrição do orientador caso haja interesse do candidato de ser indicado para o doutorado.sem a qual nenhum candidato estará habilitado ao processo seletivo. o nível pretendido (MESTRADO) e programa de PG (FISIOLOGIA). Os candidatos deverão verificar o resultado da inscrição no dia 04 DE FEVEREIRO DE 2013 (2ª feira) no quadro de avisos na secretaria de pósgraduação do IBCCF da UFRJ ou no endereço: http://www. Curriculum vitae da Plataforma Lattes documentado e atualizado. Carta do aluno justificando seu interesse em ingressar no Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (Fisiologia) do IBCCF.ufrj. 5. Cópia legível e autenticada do diploma de graduação ou declaração de perspectiva de conclusão. 6. Os artigos serão selecionados por uma banca constituída por docentes indicados pela CPGP. 4. Os documentos deverão estar autenticados. Cópia legível e autenticada da carteira de identidade. A falta de fidelidade a qualquer documento. Cópia legível e autenticada do título de eleitor. 9. erro ou omissão . DA CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO: A Confirmação da inscrição de cada candidato deverá ser feita por uma comissão estabelecida pela Comissão de Pós-Graduação e Pesquisa (CPGP) do IBCCF.biof. 8. Cópia legível e autenticada do CPF. Caso a qualquer tempo seja identificada falsidade nas informações prestada à matrícula poderá ser cancelada.br/content/editais-fisiologia DA SELEÇÃO: Os candidatos com inscrição deferida serão submetidos a processo de seleção que consistirá das seguintes avaliações: (A) Prova escrita de conhecimento específico (de caráter eliminatório): Esta fase consistirá de prova escrita envolvendo a compreensão de textos científicos e conceitos básicos de fisiologia pertinentes. caso o candidato seja estrangeiro. Ficha de inscrição com foto ¾ e assinada por orientador credenciado. . Todos os documentos deverão estar em um envelope fechado com o nome do candidato. 10. 15 dias de antecedência. 7. 3.poderá determinar a não autorização para inscrição definitiva . Os textos serão fornecidos aos candidatos com. PREENCHA A LISTA DE VERIFICAÇÃO E COLE NO ENVELOPE A SER ENTREGUE NA SECRETARIA. Cópia legível e autenticada do Histórico escolar da graduação.

(B) Exame de suficiência em língua inglesa: Os candidatos deverão se submeter ao Exame de Língua Inglesa que consiste na tradução de texto.Os candidatos ficarão meia hora com consulta livre de seu próprio material (livros cadernos e qualquer outro material impresso) sem escrever na prova. Os candidatos que obtiverem nota 0 (zero) nesta fase serão eliminados do processo de seleção.0): Até 25 DE FEVEREIRO DE 2013 (2ª feira) Os candidatos aprovados nesta fase serão submetidos aos exames descritos nos itens B e C.02.0 ficarão isentos da prova de inglês correspondente ao Mestrado. Os candidatos que obtiverem média menor do que 7.2013 – 3ª feira 20. A compreensão de textos científicos.02. para esta seleção.2013 – 4ª feira 21.2013 – 4ª feira 20. será composta por:  Imunologia  Fisiologia Cardiovascular  Fisiologia Endócrina  Fisiologia Renal  Fisiologia Respiratória DATA 19. Não será permitida a utilização de dispositivos eletrônicos como material de consulta.2013 – 3ª feira 19. Exame de suficiência em língua inglesa: Data: 18 de fevereiro de 2012-2ª feira Horário: 14:00 horas Local: A ser definido .02. Entrega de artigos científicos: Dia: 04 DE FEVEREIRO DE 2013 Os artigos serão enviados por e-mail.02. Os alunos que obtiverem nota maior ou igual a 7.02.2013 – 5ª feira HORA 09:00 13:00 09:00 13:00 09:00 Divulgação das notas dos APROVADOS (grau igual ou superior a 7.0 serão eliminados.

Os alunos terão 15 minutos para apresentação e a banca 15 minutos para discussão. Data: ATÉ 04 DE MARÇO DE 2013 PROFª CARMEN CABANELAS PAZOS DE MOURA COORDENADORA .(C) Defesa de Projeto: A defesa de projeto será avaliada por uma banca composta por três docentes-orientadores indicados pela CPGP. Defesa de Memorial e projeto de tese para os candidatos classificados: Data: De 26 DE FEVEREIRO A 01 DE MARÇO DE 2013. Divulgação da listagem dos candidatos selecionados. os membros da banca poderão indicá-lo para ingresso ao Mestrado ou ao Doutorado. A defesa de memorial valerá como 6ª nota para o critério de classificação. Dependendo do desempenho do estudante.