MUNDO QUÍMICA

Por: Mateus Rocha Duarte Abril de 2014

ÁLCOÓIS
Alcoóis são compostos orgânicos que apresentam o grupo funcional hidroxila (─ OH) preso a um ou mais carbonos saturados.

“O álcool pode ser o pior inimigo do homem, mas a Bíblia diz para amar seu inimigo”.
Frank Sinatra

Principais duvidas sobre Álcoois
P: Qual os Principais Álcoois? R: Os pricipais são o Etanol (Conhecido popularmente como álcool) ,e o Metanol (Muito usado como solvente e o Glicerol). P: Que tipo de informação os leitores desejam saber sobre nossa empresa? R: Informações pontuais, úteis e sobre como solucionar problemas.

“Sempre carregue um frasco de uísque em caso de picada de cobra e, além disso, sempre carregue uma pequena cobra”.
WC Fields

No Foco do Conteúdo.
Na presença de bases fortes, os álcoois atuam como doadores. Os álcoois são geralmente ácidos ligeiramente mais fracos do que a água, com valores de pKa entre 16 e 18. Os álcoois são compostos versáteis, e podem ser usados como material de partida para a preparação de uma grande variedade de compostos.

Nesta edição
 

Etanol Vantagens na utilização do Etanol no mercado Automotivo Os efeitos Agudos do Álcool - Pag.02 Metanol - Pag.03 A Nomenclatura e classificação do ÁlcooisPag.04

 

5 Questões Para entender o Etanol - Pag.03

Um outro exemplo está relacionado a estrutura física. Legenda da foto Os efeitos Agudos do Álcool A ingestão de álcool provoca diversos efeitos. desinibição e loquacidade (maior facilidade para falar). podem aparecer os efeitos estimulantes como euforia. dor de cabeça e um mal-estar geral. cachaça e o absinto (bebida com o maior teor alcoólico. como cerveja. que aparecem em duas fases distintas: uma estimulante e outra depressora. malte. Além de ser misturado à gasolina (geralmente para baratear o preço). o que faz com que seja utilizado também como fluido para termômetros de temperaturas muito baixas (o mercúrio não serviria já que seu PF é de -40ºC). tem uma maior probabilidade de sentir esses efeitos. milho. como enrubescimento da face. ou pela hidratação do etileno. uma pessoa com uma estrutura física de grande porte terá uma maior resistência aos efeitos do álcool. Esses efeitos são mais intensos para algumas pessoas cujo organismo tem dificuldade de metabolizar o álcool. como enrubecimento da face. dor de cabeça e um mal-estar geral’’ . Os efeitos do álcool variam de intensidade de acordo com as características pessoais. Por exemplo. porém é feita uma destilação para que chegue à essa porcentagem Seu ponto de fusão é de -114ºC. podendo até mesmo provocar o estado de coma. Com o passar do tempo. entre 45 e 85% de álcool. pois ele é um dos combustíveis que tem maior probabilidade de substituir o petróleo nas próximas décadas. o efeito depressor fica exacerbado. ele também é o álcool que está presente nas bebidas alcoólicas (daí o nome). em geral. descontrole e sono. Quando o consumo é muito exagerado.Etanol O etanol é o mais importante dos álcoois. É obtido através da fermentação de açúcares. quando comparada com uma outra pessoa que não está acostumada a beber. uma pessoa acostumada a consumir bebidas alcoólicas sentirá os efeitos do álcool com menor intensidade. Formula Estrutural “O consumo de bebidas alcoólicas também pode desencadear alguns efeitos desagradáveis. começam a aparecer os efeitos depressores como falta de coordenação motora. Nos primeiros momentos após a ingestão de álcool. cevada. O consumo de bebidas alcoólicas também pode desencadear alguns efeitos desagradáveis. Os orientais. etc. vodka. como os presentes na cana-de-açúcar.

aproveitar toda a estrutura logística da gasolina e do diesel. teria condições de suprir 10% da demanda mundial. porém. o metanol é líquido em temperatura ambiente. Seu uso. O etanol continuará atraente mesmo que o preço do barril de petróleo caia a 35 dólares. 4 Por que o etanol e o biodiesel são os mais viáveis? O etanol e o biodiesel têm a vantagem de. Todas as demais alternativas energéticas "verdes" só se tornam economicamente atraentes quando o barril de petróleo está valendo. por sua vez. no mínimo. Em termos globais. o que. O etanol tem uma equação econômica ainda mais favorável. No caso do biodiesel de soja. . 80 dólares. Com 1 hectare de terra se consegue produzir 7 500 litros de etanol. 60% da energia elétrica vem do carvão. O metanol é tóxico tanto em estado líquido ou em estado de vapor. por suas características de clima. Crescimento do consumo de Etanol no Brasil 5 Questões para entender o Etanol 1 O que são os combustíveis "verdes"? São aqueles cuja emissão de CO2 durante o processo de produção ou no cano de descarga dos carros é menor que a proveniente do diesel e da gasolina. em particular. O hidrogênio líquido e a eletricidade produzida por baterias não emitem nenhum tipo de fumaça quando utilizados como combustíveis de automóveis. A produção de hidrogênio exige gasto de eletricidade. 3 Qual o menos poluidor? A forma como os combustíveis são produzidos deve ser levada em conta na resposta e não apenas o que escapa do cano de descarga. de odor característico. em razão da produtividade. por ser líquidos. boca ou pele (especialmente através de cortes ou ferimentos) e é rapidamente absorvido pelas vias sanguíneas do corpo. obtêm se 600 litros por hectare. requer a queima de carvão e petróleo em termelétricas. que também é conhecido como ácido metílico ou carbinol. apresenta um ponto de fusão de -98 °C e ponto de ebulição de 65 °C e é solúvel em água. incolor. etanol e éter dietílico. Dados comprovam que a gasolina emite dez vezes mais CO2 do que o etanol 5 O etanol brasileiro. é um composto orgânico pertencente ao grupo dos álcoois. que fatia terá? O Brasil.Metanol O metanol. Representado pela fórmula química CH3OH. área agricultável. ainda é restrito por problemas de distribuição e de pouca autonomia. Pode ingressar ao organismo pelo nariz. a mais poluente das fontes energéticas. 2 Quais são os combustíveis "verdes"? Os mais viáveis são o etanol e o biodiesel.

um costume extremamente antigo e que tem persistido por milhares de anos.de acordo com a Iupac.a química descomplicada Fale Conosco Fontes http://www.Álcoois secundários – apresentam sua hidroxila unida a carbono secundário da cadeia.Duarte Rio Do Sul Santa Monica City (47) 8823-4299 VEJA-Edição 2052 -19 de março de 2008 .com/quimica/alcoois. sendo portanto. A Mundo Química . Para dar nome aos álcoois. pode ser encontrada em inúmeros exemplos na mitologia. só que empregando o sufixo ol: A classificação dos álcoois depende da posição da hidroxila: . Possuindo o grupo característico – CHOH. isto é.Álcoois primários – apresentam sua hidroxila ligada a carbono na extremidade da cadeia.infoescola. por exemplo. sendo talvez um dos fatores responsáveis pela manutenção do hábito de beber ao longo do tempo.coladaweb.. A noção de álcool como uma substância divina. . Possuindo o grupo – COH.deveremos proceder como no caso dos hidrocarbonetos.com/quimica/quimica-organica/alcoois/ Mateus R.C. . PRIMEIRO REGISTROS DO ALCOOL NA HISTORIA Registros arqueológicos revelam que os primeiros indícios sobre o consumo de álcool pelo ser humano data de aproximadamente 6000 a.Álcoois terciários – apresentam sua hidroxila ligada a carbono terciário.brasilescola.com/compostos-quimicos/metanol/ http://www. Possuindo um grupo característico – CH2OH. aquele que só faz ligações simples.htm http://www.Nomenclatura e Classificação dos Álcoois Os Álcoois apresentam o grupo OH ligado a um carbono saturado.