PANTEÃO LUSITANO: Os três Deuses principais nacionais (incluindo o par divino ArencioArencia) dos Lusitanos são: ARENCIA (ARENTIA

, ARANTIA, ARENGIA) – Deusa guerreira Lusitana, ela representa a vitória dos que lutam pelo seu povo. Ela é a esposa de Arencio, e é representada por uma égua. ARENCIO (ARENGIOTANGINAECO, ARENTIO, ARENTIUS, ARANTIO) – Deus da Guerra e nacional dos Lusitanos. Representa a força. Juntamente com sua esposa a Deusa Arencia formam o par divino principal dos Lusitanos. QUANGEIO (QUANGEIUS, KUANIKIO)– Deus criador, da fertilidade, dos campos e protector dos animais. É o terceiro Deus mais importante do Panteão nacional dos Lusitanos TREBARUNA (TREBARUNIS, TREBARUNE, TRIBORUNIS, TRIBORUNNI, TRIBARONA) – Deusa Guerreira e Protectora dos heróis, é também a Protectora da propriedade, do Lar e das Famílias. É a divindade feminina mais importante do Panteão Lusitano, casada com Brigo, é a deusa lunar e do destino. Tem várias naturezas. As três Divindades principais supranacionais (incluindo suas diferentes manifestações) Lusitanas e Galaicas são: BANDABRIALEACUS (BANDE BRIALEAKUS, BRIELAICUI) - Outra manifestação da divindade Banda, trata-se do deus da educação guerreira. BANDERAEICUS - É uma outra adoração do deus Bandua. BANDIOILENAICO - É uma outra manifestação do deus Bandue no norte da Lusitânia. BANDOGA (BANDONGA) - É uma divindade importante no norte da Lusitânia. É o carácter feminino da divindade, é a protectora da tribo e da família, quem ordena e faz as leis. BANDUA (BANDUE, BANDUJE) – Este seu carácter de Deus masculino, é o protector dos territórios e das localidades. Ele é quem ordena e faz por cumprir as leis tradicionais estabelecidas. BANDUEAETOBRIGUS - É mais uma outra natureza do Deus Bandue.

É um dos um dos deuses menores da Lusitânia. BANDE. está ligado à guerra e à morte. da renovação. É o destruidor do caos. a estabilidade e a felecidade. NAVIA. CORONUS)– Deus cornudo coroado nos mundos subterrâneos. NABIA (NABICA. É um Deus protector e fomentador da civilização humana.BANDUS (BANDI. ARATIBRO (ARATIBRUS). É o esposo de Trebaruna. Ele personifica. As divindades multinacionais secundárias mais importantes da Lusitânia são: ACTIUS.Deus dos mundos subterrâneos. NABIAE.É um deus menor adorado pelos lusitanos. É o símbolo da vitória do homem racial sobre a natureza selvagem. Os cristãos adoptaram-no como S. RAUUE. Miguel que vence o dragão. CORONO (CORO.É uma divindade local menor venerada no coração da Lusitânia profunda. ALBUCELAINCUS. É uma Deusa fertilizadora da Natureza. Tanto personifica a Mãe deusa da vida e da morte como protege os homens e é o protector dos mundos. É o esposo da Deusa Navia. NAVIAE) – Deusa mais importante no norte da Lusitânia. Está casada com o Deus Coronus. Muitas vezes representado por um cavalo. O seu carácter Feminino é Reua. BRIGO (BRIGUS)– Deus da Criação. como o Grande Espírito masculino da Natureza que protege os homens e os mundos. Adorado pelos Calaicos. REA. das trevas e do inferno. das águas. Ele representa a ordem. BESENCLA. É esta divindade quem ordena e faz as leis. fontes e rios. REVE AHARÁCUI)– É uma manifestação feminina do deus REVE. REVS. BAND) – É uma divindade importante venerada pelas tribos da federação Galaica no norte da Lusitânia. . venerado na Lusitânia. REUE. assim como dos bosques. o seu carácter masculino é Reue.É uma divindade menor adorada na Lusitânia. ATURRO (ATURRUS). está ligado à criação do Cosmo. REUA. REVE (REUS. REVA (REAE. REO)– É a divindade mais importante de todo o Panteão supranacional Galaico-Lusitano original. BANDA.

Chamam-lhe O Muito Bom. ATAEGINAE. BROENEIA (BROENEIAE. INDOVELLICUS) – Deus mais importante em todo o sul da Lusitânia. É uma Deusa Mãe Tripla: da Natureza. ENDOVELICO (ENDOVELLICO. ADEGINA. ATTEGINA. ATACINA. ATTEDIA . a sul do rio Tejo. CARIA . mas também é um deus do mundo subterrâneo e protector da vida após a morte. adorado pelos Lusitanos. As divindades mais importantes dos Célticos e Cempsi da Lusitânia são: ANDOVELICO – Manifestação celestial ou evolutiva solar do Deus supremo curandeiro e dos céus Endovélico. Tem várias naturezas. . Ela é a Renascida. Tem diferentes naturezas e manifestações. desenvolvimento. ATEGINA) – Deusa mais importante do sul da Lusitânia.Divindade adorada pelos lusitanos célticos do sul. COSUNEA –Deusa marcial e guerreira. da Cura e Infernal. ela é a esposa do Deus Cosus. Daí o denominarem de O Oculto. Representa o bem e está relacionado com os elementos ar e fogo. saúde. invocavam-se divindades para prejudicar alguém. Assim acompanha os ciclos da vida e como padroeira dos campos estimula a produção e o progresso. É o Deus curador ligado aos milagres e à fé. Divindade da tribo dos Fiduena. antigamente através de certas fórmulas. BROENEA) . COSUE) – Deus guerreiro e marcial equivalente ao Consus Martiano romano. ATTAEGINA. ATTAECINA. morte e ressurreição. assim como da medicina. Era-lhe também dedicado um culto de invocação.COSSUE (COSUS. Equivalente à Proserpina romana.Deus guerreiro venerado pelos Calaicos. CUSUNENEAECUS (CUSUNENEOECUS) .Deusa dos Lusitanos celtas. Ou pelo menos. ADDAECINA.Deusa do gado e da natureza a quem se faziam ritos sacrificiais. É o deus da sabedoria e o génio da montanha. Também foi adoptado pelos cristãos como o arcanjo São Gabriel padroeiro de Portugal. Como Deusa da fertilidade é aquela que desaparece no submundo para depois renascer e dar os frutos da terra de onde brota a vida. COSO. ADAEGINA. da terra e da natureza. ATAEGINA (ATAECINA. após o crescimento. ADECINA.

outras manifestações sugerem uma pomba. VASECO – Divindade local venerada por tribos Celtas da Confederação Lusitana. ELEL. HARASE (HARASA) . Outras divindades locais adoradas entre os Lusitanos do Centro são: AELVA – Deusa venerada nas regiões montanhosas pelas tribos da Lusitânia. senhor do submundo. PANDITI -Deus da cultura e da sabedoria venerado pelos Lusitanos. AMPILVA . AHARACUO) .Deus dos bosques adorado na Lusitânia. também adorada pelos povos da Lusitânia. AHARACUI. TOGAE (TOGA) – Divindade adorada localmente por tribos Célticas e Vetões da Lusitânia. HARACUI (HARACUO.Divindade adorada pelos celtas Lusitanos. Está relacionado com os elementos terra e água.A Grande Mãe Universal dos povos mediterrânicos e pré-Indugermanos. . ENOBOLICO (INDIBILIS)– Manifestação negra original e infernal do Deus lunar Endovélico. A divindade étnico-nacional adorada no sul da Lusitânia pelo povo Cónio é: ELOHIM (ELOHI.Muitas vezes representado por um javali. AETIO (AETIUS) – Deus adorado no interior da Lusitânia. BERECO (BERECC) – Divindade local adorada pela tribo dos Ocelenses.Divindade adorada pelos lusitanos célticos do sul. ANA . ALVA – Divindade adorada em algumas localidades da Lusitânia. ELIEL)– O Deus Único e Supremo dos Cónios ou Povo Real. de raça ibero-mediterrânea e de influência feníciosemita.

ERBINA (ERBINE IAEDI) – Deusa Igaeditana adorada no interior e nos campos da Lusitânia. CROUGAE. da caça e dos comerciantes. Como divindade que nasce da terra é o símbolo da imortalidade que desafia o poder dos deuses tutelares como Banda e Brigo. MUNIDIS. Deus da morte que liberta os vivos do seu corpo.Divindade agrária dos lusitanos. PAISICAICO (PAISICAICUS) – Deus local adorado por algumas tribos da Lusitânia. CROUGEA. LAEPUS.Uma divindade menor da Lusitânia. NUMIDI. MUNICIA) . LUGOVES) . .Uma divindade regional adorada na Lusitânia. CROUGIAI) – Deus adorado por algumas tribos montanhesas do centro da Lusitânia. QUANGEIUS (QUANGEIO) . no sentido da orientação e de procura a luz atravessando as trevas e o caos. muito venerada pelas tribos Lusitanas que vivem nas montanhas ocidentais. das águas.CORUAE – Divindade adorada pelas tribos montanhesas lusitanas. CRONISNESI (CRONIENSE) . LAEBO. é também um Deus dos viajantes. NUMINI ) – Deusa agrária adorada por tribos locais Lusitanas. IGAEDO (IGAEDUS. GROUGEAI. dos caminhos. NIMMEDUS. IAEDI)– Deus adorado pelos Lusitanos Igaeditanos. LURU (LURUNI. LANEANA – Deusa local adorada na Lusitânia. LAHBO) – Divindade adorada por tribos montanhosas rurais na Lusitânia. MUNIDI. LUCUBO (LUGUEI. ICCONA (ICCONALOIMINA. EPONA) – Deusa guerreira e dos cavalos. adorado por muitas tribos da Lusitânia. CROUGA (GROUGEA. MUNIS (NIMIDIS. MUNITIE (MUNITIA. LURUNIO) – Deus dos infernos ligado aos cultos ctónicos. PEINTICIS – Divindade local adorada por tribos Lusitanas.Deus tutelar dos sapateiros e viandantes. LAEPO (LABBO.

Divindade adorada pelos Lusitanos. TENCOPALA . As Divindades Lusitanas veneradas também por povos Hispânicos: ASITRITA – Deusa agrária da tribo Caluri Lusitana adorada localmente na região fronteiriça com povos hispânicos. CANDAMIUS (CANDAMIO. É a protectora das comunidades TUERAEU (ARES TERAEU. RONGO) . SULAE . TREBOPALA – Deusa adorada localmente por algumas tribo.Divindade adorada por algumas tribos Lusitanas. CANDAMO) . VORDIUS) – Deus do trovão.Deus de origem Celta. e salutífero adorado pelos Lusitanos nas zonas rurais. BANDEVÉLUGO TOIRAECO) .Divindade da juventude do norte da Lusitânia. REMETIBUS – Divindade local venerada por tribos lusitanas. BARRAECA (REVABARAECUS. RONCO (RONCOE. .Deus adorado na Lusitânia. das trovoadas e tempestades. ANABARAECO) . TABUDICO – Divindade local venerada por tribos Lusitanas.Divindade adorada pelos Lusitanos do norte. SENIO . URGO . SALAMATI – Deus adorado na parte oriental (hoje na Extremadura espanhola) da Lusitânia.Divindade local venerada por tribos Lusitanas. Ligado aos povos das montanhas.REGONI – Deus local adorado por tribos lusitanas. VORDO (VORDUS.Deus lusitano dos Paésuros. SALQIU – Deus guerreiro da morte e dos mundos inferiores venerado pelos povos Lusitanos. SALAMA – Divindade adorada pelas tribos montanhosas Lancienses da Lusitânia.

Deus Lusitano venerado na Extremadura espanhola. AMBIEICRI – Divindade adorada localmente pelas tribos Calaicas.Divindade adorada pelos Calaicos de Bracara. EDOVIO – Deus adorado na Celtibéria hispânica. LACIPAEA – Deusa venerada por tribos lusitanas na parte oriental da Lusitânia (hoje na Extremadura espanhola). ALBUCELUS . OIPAINGIA (OIPAINCIA. ANTISCREUS – Divindade adorada pelos Lusitanos.Divindade venerada pelos Calaicos de Bracara. AMBIOREBI – Divindade adorada localmente pelas tribos Calaicas. adorada localmente por povos hispânicos que habitam na região fronteiriça. TOGA – Deusa da tribo Lanciense dos Lusitanos adorada localmente por tribos hispânicas. DIPAINCIAE) – Deusa da tribo Tapori Lusitana venerada localmente por tribos hispânicas da região fronteiriça. . AEGIAMUNNIAEGUS .Divindade venerada pelos Calaicos de Bracara. ABNE (ABNA) – Divindade adorada localmente pelos Calaicos. AERNO (AERNUS)– Deus poderoso do norte da Lusitânia.Deus local adorado na Lusitânia fronteiriça.Deus dos Vaccei. É o Deus do Tempo e das Tempestades e principalmente é o Senhor dos ventos do norte. OIPAENGIA.DOVANCEIOS . TRITIAECIUS – Deus da tribo dos Caluri Lusitanos. MOELIO . ALBOCO – Deus adorado localmente nn norte da Lusitânia pelos Calaicos. As Divindades adoradas na Galécia no norte da Lusitânia são: ABIAFELAESURRAECUS . DIPAINCIA. AMEIPICER .

Deus venerado pelos Calaicos. CAULECES . dos mistérios e do futuro.ARUS (ARO)– Deus Lusitano da guerra equivalente ao Ares romano. dos animais. ASSECO (ASSAECUS. CAEPUS – Divindade adorada localmente por algumas tribos lusas do norte. CABUNIAEGENIS . CANDEBERO (CANDEBERONIO) – Divindade adorada localmente pelos Lusitanos. Bodes. CASTAECIS (CASTAECAE)– Divindade local associada às Ninfas do norte da Lusitânia. adorado perto de Guimarães. BORMANICO (BORMO. CARIOCECO (CARIOCIECO.Divindade adorada pelos Calaicos de Bracara. CARIECO. BORMANICUS) – Deus tutelar das águas termais. BORMANIA – Deusa aquática das termas e fontes. ela está relacionada com o deus Bormanico. ao dilúvio. BURI (BURICI)– Divindade dos lares lusitanos. CABAR – Deus local Lusitano adorado pela Aristrocacia. CARIOCECUS) – Deus Lusitano da Guerra. cavalos e prisioneiros eram muitas vezes sacrificados a este Deus. . CERENAECIS – Divindade adorada por algumas tribos Lusitanas. CARIO. As águas possuem a virtude da purificação. venerada localmente. É uma divindade do oceano primordial. KASSAECUS). da caça.Deus adorado localmente por tribos lusitanas. CARIENSE) – Deus guerreiro local Lusitano. CASAICO (KASSAECO) – Deus adorado localmente pelos Lusitanos. Está ligado às águas. do renascimento e da revelação. CALAICIA – Deusa muito adorada localmente no norte da Galécia pelas tribos Calaicas. equivalente a Marte romano.Divindade venerada pelos Calaicos. ASEDDIAGUS. à catástrofe e à morte. BMERVASECUS . CARO (CARUS.

MACARIO (MACARIUS.COHUE – Deus Celta venerado no norte da confederação Calaica por tribos de origem Celta. principalmente do Verão. da beleza e da fertilidade.Deus venerado pelas tribos Calaicas.Divindade da montanha adorada em Bracara pelos Calaicos. COSUNEA . CUSUNENEOECUS (CUSUS NEMEDECUS) . Na mitologia Lusitana é também um Deus naturalista da caça.Deusa venerado pelos povos da Calácia. é uma divindade instintiva e ciumenta. É uma divindade dos rios. DOVANCIUS – Divindade adorada localmente por tribos lusitanas. DURBEICUS) – Deus ligado a cultos aquáticos. lagos e fontes.Deusa adorada pelos Calaicos. DURI (DURIUS) – Deus aquático e dos rios adorado por algumas tribos no norte da Lusitânia. LARAUCUS. LARAUKO) – Deus Máximo e montanhoso adorado no norte por algumas tribos de Calaicos. LARIBUS (DIS LARIBUS) . CUSICELENSES . o . MAGARIO) – Deus da nutrição e protector da natureza. ISSIBAEO – Divindade local adorada por tribos Lusitanas.Deus venerado pelos Calaicos. DEBARONI – Divindade adorada localmente por algumas tribos da Confederação Calaica. IBIDONE – Divindade adorada localmente por tribos Lusas. DOMAECO – Divindade venerada localmente por tribos Calaicas. LAROUCO (LAROUCUS. assim como do tempo e da chuva. DENSO – Divindade adorada localmente pelos Calaicos. Está ligado também aos ciclos das estações. DERCETIUS (DISTERCIO). LAPITAE (LAPITA) .Divindades local das tribos autóctones da Calécia. LONGOBRIGU . DURBEDICO (DURBEDICUS.Deus adorado no norte da Lusitânia pelos Calaicos.

MARANDICO (MARANDICUS)– Deus máximo e montanhoso adorado por algumas tribos de Calaicos. É também um Deus fertilizador. TELLUS (TELLO) . MANIBUS (DIBUS MANIBUS) . NAOVICO (NAUVICO.Divindade adorada pelos Calaicos. aquático das fontes e dos juramentos que se faziam a ele junto das fontes da sua invocação. PICIO – Deus local venerado por tribos Lusitanas.O espírito terrestre dos antigos povos galaicos. SAUR . ROUDEAKUS . TONGAE.Deus adorado no norte da Lusitânia.Padroeiro dos casamentos. NAO-VICO. MIROBICO) – Divindade adorada por tribos Lusitanas do centro. OCAERE – Divindade adorada localmente por tribos Lusitanas. TAMEOBRIGO (TAMEOBRIGUS) – Deus poderoso. Também é adorado como um Deus guerreiro da guerra. NENEOECUS (NEMEDECUS) . protector dos doentes e acompanhante dos defundos.Deus infernal adorado pelos Calaicos do norte. TONGOENABIAGUS. NETACI .Divindade adorada no norte. TONGO. MIROBIEO (MIROBIEUS.Divindade adorada na Calécia. dos jovens e dos viajantes. TONGENABIAGO. da caça e das florestas dos Calaicos.Divindade adorada pelas tribos Calaicas. TONGOENABIACO. NAWIKO) . PARAMECO (PARAMO) – Deus adorado localmente por tribos Calaicas. . Equivalente a Apólo. TONGOENABIAGO (TONGE. TONGOE NABIAGOI) – Deus dos Brácaros Calaicos. SENAICO – Deus local venerado por tribos Calaicas.

LOUCIRI – Divindade adorada localmente no centro da lezíria da Lusitânia. OCRIMIRAE – Divindade adorada localmente por tribos lusas. RUNOCESIUS)– Deus guerreiro da guerra e dos mistérios venerado pelos Celtas do sul da Lusitânia. BANDIARBARIAICUS .Divindade venerada na região de Olisipo. MERMANDICEO (MERMANDICUS)– Deus menor venerado localmente na região de Sintra. As principais Divindades adoradas pelos Túrdulos. CARNEUS) – Deus adorado nas planícies da Lusitânia por povos de origem Celta. TURIAGO. RUNESOCESIO (RUNESUS.TURIACO (TURIACUS. VISUCEUS – Divindade local venerada na Lusitânia. É o Deus do Poder. . adorado em Olisipo. TUROLICI . equivalente ao Marte romano.Divindade venerada perto de Olisipo deorige Cónia. MANDICEO – Deus adorado localmentre na Estremínia lusa. ILURBEDA (ILURBEDAE) – Deusa venerada localmente por tribos Celticas da Lusitânia. CONIUMBRICENSES . COARANIONICEUS . CARNEO (KARNEIOS.Deus dos cavalos e do vento.Divindade adorada pelas tribos Calaicas. Oestrimníos e Saefes do litoral da Lusitânia são: ARACO (ARACUS. CARNEU. AROCOARANIONICEUS. MARATIS – Deus guerreiro adorado pelas classes superiores e aristrocráticas. ARANTONICEO)– Deus menor adorada na zona de Cascais da Lusitânia. é o Senhor da Guerra e o Rei do seu Povo adorador.. COSUS TURIACUS)– Deus muito poderoso venerado no norte da Lusitânia pela tribo dos Gróvios Calaicos.

EBURUS (EBURO) .Deusa de origem Celta. ERUDINO . EBURA . CARONTE . BONCONCIO – Deus Herói e Guerreiro. EPONA (EPANE) . CERNUNOS – Deus cornudo guerreiro dos Celtas e da Realeza Lusitana. como Baal ele representa o deus das batalhas.Divindade de origem estrangeira.Deusa de origem Celta.Deus de origem Astur.Deusa agrária primitiva adorada desde tempos remotos na Ibéria. Senhor das vitórias nas Guerras. CAESARICIAECO .Deus céltico venerado no sul da Lusitânia. MATRI DEUM) – Deusa mãe de Origem Oriental (Trácia) muito venerada pelos jovens das cidades Lusitanas. Os atributos do Deus são particularmente salientados pelos seus devotos. EQUEUNUBOS . . muito venerado na parte oriental do país. EVEDUTONIO .Divindade céltica adorada nas Terras Lusas.Deus venerado na Lusitânia. CYBELE (CIBELES. ANA . adorada nas Terras Lusas. representada por um Teixo.Divindade adorada nas Terras Lusas. BEL – Deus de origem Fenícia adorado pelas classes mercantis da Lusitânia.Deus dos poços e das fontes. DEVA (DIVONA) – Deusa adorada por tribos primitivas Lusitanas. da fertilidade e fecundidade BERO – Deus de origem Ibérica adorado por algumas tribos Lusas. AQUIAE – Divindade aquática venerada pelo Lusitanos de origem latina.As Divindades de origem estrangeira mais importantes veneradas na Lusitânia são: AIRON . FONTANO (FONTANUS) – Deus ligado às fontes termais.

Venerado pelas classses guerreiras. INOMINATO (INNOMINATO) .Divindade feminina. NEDO.Deusa-mãe de origem oriental.Deus de origem Ibérica dos povos Hispanos. ISIDI – Divindade Oriental venerada pelos Lusitanos. LIDA – Deusa ligada às estações do ano. LUGUS (LUG. LUCOUBO) – Deus de origem pré-Celta adorado na Galécia pelas tribos da região. IOUEAI. LUZELOS – Deus ferreiro e agrário de origem Celta adorado por algumas populações Lusitanas. MITRAS (MITHRAS.Deusa de origem Celtibérica. IBERUS . NEMESIS – Divindade Oriental venerada pelos Lusitanos do litoral. equivalente ao Neptuno Greco-romano. LUGGONI. LANTARU . . equivalente ao Iovia Júpiteriano romano. LOUGEI. Deusa da natureza. SALUS (SALFUS) – Deusa aquática e salutífera de origem exterior venerada pelos Lusitanos. Muitas vezes representado por um lobo.FROVIDA – Deusa adorada por alguns Lusitanos. NITA) – Deus guerreiro e vingador adorado pelos povos Celtas da Lusitânia. IOVEA (IOUEA. MACHA) . NIDA. MITRA) – Divindade Oriental muito venerada pelos Lusos. MATRES . NETO (NETON. ANAH) – Deusa lunar da caça adorada localmente. IANA (JANAS. principalmente da Primavera.Deus adorado por alguns Lusitanos no norte da Mesopotâmia. MAGA (MÄGA. MACA. IOUEAS)– Divindade superior adorada pela Aristrocacia da Lusitânia. IOVEAI. ISCALLIS . LUGU.Deus aquático venerado na Ibéria.

SEGIA – Deusa adorada pela Aristrocacia da Lusitania.Deus de origem Astur. TANIRA – Deusa da beleza e das Artes muito venerada entre as Lusitanas das classes mais favorecidas. TABALIENO . equivalente à Seia romana. . SERAPIS (SERAPIDI) – Divindade Egipcia muito venerada pelos Lusitanos das cidades.