Avaliação do impacto da cobertura morta (mulching) no rendimento da cultura de pimento (Capsicum annum L.

) nos solos arenosos no Município de Inhambane

I.

Introducão

1.1. Generalidades A cultura de pimento (Capsicum annuum L.) merece destaque por ser uma olerícola que se adapta às diversas regiões do país, com destaque para a região Nordeste que possui condições adequadas, em termos de temperatura e humidade do ar para o cultivo dessa hortaliça (Queiroga et al., 2002; Filgueira, 2008). Dentre os vários amanhos culturais da cultura de pimento, o mulching é o factor que mais limita o rendimento da cultura de pimento. Segundo Jalota & Prihar (1998), citado por Oliveira & Souza, (2003), a prática da cobertura morta consiste em cobrir o solo com capim, palha, casca, papel, plástico e outros. É recomendada para praticamente todos os solos, todos os climas e todas as culturas, como sendo inúmeros os benefícios por ela trazidos (Borges & Souza, 1998). A cobertura morta na superfície do solo altera a relação solo-água, pois previne a evaporação reduzindo, assim, a taxa de evapotranspiração das culturas, e propicia aumento do intervalo entre irrigações, o que diminui a frequência do uso desta tecnologia. Deste modo, espera-se que, com o incremento do nível de cobertura do solo, haja economia significativa nos custos de operação do sistema de irrigação (Stone & Moreira, 2000). Barros & Hanks (1993) e Moreira & Stone (1995) observaram maior eficiência do uso da água com cobertura morta, em relação a outros sistemas de PREPARO do solo. A utilização da cobertura morta representa uma fonte substancial de matéria orgânica (Borges & Souza, 1998), estimulando a proliferação de microrganismos, melhorando a aeração e a estrutura do mesmo. Contudo, devido à decomposição acelerada, o volume de resíduos usualmente é insuficiente para a formação de uma cobertura contínua e efectiva (Oliveira & Souza, 2003). Dependendo de quanto à cobertura morta cobre a superfície do solo, pode-se praticamente eliminar as perdas de humidade por evaporação direta durante os estágios iniciais de crescimento da cultura, quando o dossel ainda não cobriu a superfície do solo (Kluthcouski, 1998). Cebula (1995), estudando a cobertura em plantas de pimentão, verificou que a incidência de luz na copa da planta quando teve a cobertura de plástico, dobrou a formação de frutos, qualidade de frutos, e quantidade de frutos na planta quando comparada com plantas sem cobertura. Rodrigues (2001), utilizando diferentes tipos de cobertura no solo para a cultura de pimentão, observou que as coberturas plásticas de cor preta e verde proporcionaram maior temperatura no solo, controle de plantas invasoras, maior desenvolvimento das plantas e maior produtividade.
Projecto de Pesquisa de Licenciatura em Ciências Agrarias Elsa ……. 1

. O seu emprego traz vantagens como alteração do regime térmico do solo. ) nos solos arenosos no Município de Inhambane Bragagnolo et al. 1991). Projecto de Pesquisa de Licenciatura em Ciências Agrarias Elsa ……. (1990) afirma que a cobertura do solo reduz a perda de água por evaporação. além da melhoria das qualidades físicas e químicas do solo (Fialho et al.1993). redução da perda de nutrientes por lixiviação (Carter & Johnson.Avaliação do impacto da cobertura morta (mulching) no rendimento da cultura de pimento (Capsicum annum L. além do controlo de plantas invasoras (Moura Neto. além de diminuir as oscilações da temperatura do solo. conservação da água do solo. dependendo da insolação e da humidade do solo.1988). 2 .

Problema de estudo Em Moçambique. em destaque para a maior infiltração da água dos seus solos.2.Problema de estudo e justificação. para um bom rendimento. a evaporação dos solos. o pimento requer uma boa prática dos amanhos culturais de modo que haja condições óptimas na zona radicular. ) nos solos arenosos no Município de Inhambane 1.Avaliação do impacto da cobertura morta (mulching) no rendimento da cultura de pimento (Capsicum annum L. 3 . 1. onde a planta obtém os nutrientes e a humidade que necessita para se desenvolver (Alves.2. a formação de crostas. Os produtores de pimento do Município de Inhambane enfrentam diversos problemas. Que amanhos culturais os produtores de pimento do Município de Inhambane devem adoptar para o incremento do rendimento da cultura de pimento? Projecto de Pesquisa de Licenciatura em Ciências Agrarias Elsa ……. 1989).1.

em particular os do Município de Inhambane. ) nos solos arenosos no Município de Inhambane 1. esta propriedade é particularmente importante para os solos arenosos. redução na lixiviação de nutrientes. Segundo Filgueira (2000). a partir dos seus recursos locais (mulching orgânico). Justificação Em solos arenosos. pois estes retêm pouca água. Jones et al.2. 1984. com o aproveitamento de restos vegetais não contaminados que possam usar como cobertura morta para maximizar o rendimento nas condições edafo-climáticas locais. para incrementar o seu rendimento por área. isso quando utilizado de maneira adequada (Housbeck et al. A cobertura morta além de proporcionar o controlo de determinados patógenos de solo. prevenção da compactação e erosão do solo. O presente trabalho visa avaliar o efeito da cobertura morta (mulching) no rendimento cultura de pimento. 1996. para reduzir a infiltração da água há necessidade de haver recomendações técnicas e científicas de cultivo de pimento. durante um período mais longo. Galindo et al.. afecta passivamente a microflora e microfauna antagonista. Projecto de Pesquisa de Licenciatura em Ciências Agrarias Elsa …….Avaliação do impacto da cobertura morta (mulching) no rendimento da cultura de pimento (Capsicum annum L.2.. controlo de ervas daninhas. nas condições edafo-climáticas locais. 1974). de forma a fornecer informações científicas aos produtores locais. a cobertura morta pode reter muita água o que significa que em épocas de seca haverá mais água disponível para as plantas. actua na conservação da humidade do solo. 4 . favorece o desenvolvimento da planta e reduz o uso de substâncias químicas..

Avaliação do impacto da cobertura morta (mulching) no rendimento da cultura de pimento (Capsicum annum L. peso dos frutos. Hipóteses H0: A cobertura morta não influencia na altura da planta da cultura de Pimento. Numero de frutos por planta. 1. H1: A cobertura morta influencia no peso da cultura de Pimento. ) nos solos arenosos no Município de Inhambane 1. a altura de planta. Objectivos 1. e o rendimento. Projecto de Pesquisa de Licenciatura em Ciências Agrarias Elsa …….3. 1.  Conhecer o efeito da cobertura nos canteiros para a altura de planta. Objectivo geral: Avaliar o efeito da cobertura morta (mulching) nos canteiros na cultura de Pimento no Município de Inhambane. H1: A cobertura morta influencia na altura da planta da cultura de Pimento.3. H0: A cobertura morta não influencia no número de frutos por planta da cultura de Pimento. 5 . Objectivos específicos  Descrever o efeito da cobertura morta nos canteiros na cultura de Pimento para. H0: A cobertura morta não influencia no rendimento da cultura de Pimento. H1: A cobertura morta influencia no número de frutos por planta da cultura de Pimento. H1:A cobertura morta influencia no rendimento da cultura de Pimento.3.4.  Caracterizar o efeito da cobertura morta das diferentes fases de desenvolvimento da cultura de pimento. H0: A cobertura morta não influencia no peso da cultura de Pimento.2.1.

3. caracteriza-se pelo relevo de planície (planícies aluvionares). A pesquisa decorreu na aldeia de Nhocuene no posto Administrativo de Chongoene. no sentido Sul/Norte. decrescendo muito rapidamente da costa para o interior variando de 308 dias em Chongoene a 214 em Maniquinique. 2005). 3. A aldeia de Nhocuene encontra-se na zona baixa da região. cobrindo solos arenosos ou argilosos finos. ) nos solos arenosos no Município de Inhambane III. onde os solos apresentam uma camada turfosa (machongo) de 20 a 100cm. a maioria das chuvas ocorrem durante a estação quente com o pico em Janeiro e Fevereiro. Relevo e solos O distrito de Xai-Xai. 6 . Descrição da área de estudo Segundo MAE (2005). a Este pelo distrito de Bilene e a Oeste pelo distrito de Mandlakazi. caracterizado por anticiclones dos oceanos índicos e atlânticos pela célula continental de alta pressão durante a época fresca e.Avaliação do impacto da cobertura morta (mulching) no rendimento da cultura de pimento (Capsicum annum L. estes solos têm elevada capacidade de retenção de água e troca de gases oferecendo boas possibilidades para o cultivo de uma grande variedade de culturas durante o ano.2. Clima e Hidrografia A aldeia de Nhocuene é predominada pelo clima tropical húmido. A aldeia de Nhocuene é atravessada pelo rio Limpopo. (MAE. METODOLOGIA 3. o distrito de Xai-Xai fica situado no extremo Sul de Moçambique e é limitado a Sul pelo oceano Índico. a sete quilómetros da capital provincial de Gaza. Projecto de Pesquisa de Licenciatura em Ciências Agrarias Elsa ……. mas os seus solos distinguem-se entre a zona alta e baixa. pela depressão continental de origem térmica durante a época quente. a precipitação média anual varia entre 825 mm a 1145 mm. a Norte pelos distritos de Chibuto (posto administrativo de Malehice e Chókwè). a aldeia encontra-se na zona de influência de sistemas frontais que transportam massas de ar polar marítimo que podem originar chuvas e aguaceiros na época fresca. cuja qualidade de água varia com a precipitação recebida da bacia hidrográfica (MAE. nas imediações do bairro Ndambine 2000. 3. 2005).1. aguaceiros e trovoadas na época quente.

cuja duração foi de 7 meses para sua apresentação.4. As entrevistas abrangeram aspectos sobre a adopção de técnicas fundamentais como compasso de sementeira.4. 7 . Ficha de inquéritos-foram usadas para obter informação da pesquisa. como também obter quaisquer dados julgados relevantes. o uso desta lista contendo perguntas abertas e outras fechadas permitiu não só enriquecer e aprofundar as questões em estudo. Métodos de recolha de dados no campo A recolha de dados usou-se a lista de questões com perguntas semiestruturadas. através da identificação e análise das percepções de agricultores e agentes de extensão sobre o grau de aplicabilidade e constrangimentos dos pacotes tecnológicos da produção de batata-reno.Avaliação do impacto da cobertura morta (mulching) no rendimento da cultura de pimento (Capsicum annum L. época de sementeira. uso correcto de adubos entre outras transmitidas pelos pacotes tecnológicos. 3.3. Vide o cronograma de actividades em anexo I. Computador-Foi usado para a digitação do relatório.Materiais Impressora-foi usada para impressão do material de pesquisa. preparação do solo.4. 4. Esferográficas – instrumento importante para o registo de informação. Métodos A pesquisa foi de natureza descritiva. A observação directa foi feita como forma de reforçar algumas respostas Projecto de Pesquisa de Licenciatura em Ciências Agrarias Elsa …….1. 3. ) nos solos arenosos no Município de Inhambane 3. Máquina calculadora-foi usada a quando do processamento de dados. Bloco de nota -foi usado para o registo de alguns aspectos importantes. Materiais e métodos 3.2. Fita-métrica-foi usada para fazer medições da área de cultivo.

sendo a partir do mês de Agosto a Setembro e consistiu na aplicação da lista de questões em entrevistas aos produtores e extensionistas. contudo. a instituição é responsável pela elaboração e coordenação de todos planos de modo que os técnicos de extensão possam se guiar durante a realização das suas actividades. os técnicos desenham os seus planos de actividades de acordo com a população alvo e área de actuação. adubação de fundo e conservação de produtos agrícolas).este método para além de fazer demonstrações de resultados no campo do camponês. 3.5. essas organizações não foram consideradas neste trabalho como actores de insúmos de produção. foram apontadas outras organizações (Regadio Baixo Limpopo e Visão Mundial) que trabalham em conexão com os SDAE. as entrevistas foram realizadas nas machambas dos produtores. O plano de actividade deve enquadrar as estratégias do PARPA (plano para a redução da pobreza absoluta) que constituem a mais recente estratégia do desenvolvimento rural associando se a outras como a agenda 2025 e os objectivos do milénio.4. ) nos solos arenosos no Município de Inhambane dadas por entrevistados e avaliar esta informação.Avaliação do impacto da cobertura morta (mulching) no rendimento da cultura de pimento (Capsicum annum L. Projecto de Pesquisa de Licenciatura em Ciências Agrarias Elsa ……. Esta organização tem como provedores da área agrícola agentes da extensão. sempre que alguma informação dada fosse observável.4.4. 3. 8 . Esta etapa durou 60 dias. verificou-se que na difusão de informações usa-se seguintes métodos de extensão: Demonstrações de métodos-extensionistas mostram aos camponeses como se efectuar uma determinada prática agrícola (sementeira. os SDAE também faz no seu campo. Após o contacto feito com os Serviços Distrital de Actividades Económicas (SDAE). recorria a este método. o que permitiu observar algumas das operações agrícolas em curso durante o estudo. Métodos usados na difusão de informação Durante a pesquisa no campo.no fornecimento de insúmos agrícolas no cultivo da batata-reno. Serviço distrital de actividades económicas (SDAE) Os Serviços Distrital de Actividades Económicas é uma organização governamental vocacionada na promoção e assistência técnica de actividades agrícolas para responder face as necessidades da população. Demonstração de resultados.

Visão Mundial (VM) A Visão Mundial é uma organização não-governamental Americana que opera em Moçambique desde 1984. 3. na área agrícola promove a produção de culturas alimentares. controle da erosão (WORLD VISION. uso técnicas melhoradas de produção. 3. assim como. Zona de actuação da V. ) nos solos arenosos no Município de Inhambane Agricultor modelo-são seleccionados os camponeses ʺmodelo por apresentarem maiores rendimentos por época.M A visão Mundial actua no posto administrativo de Chongoene. a organização tem como seus grupos alvos associações de camponesas e camponeses individuais. melhoria do acesso ao mercado. conservação de produtos e aumento de porção de terra dos camponeses. Neste método os camponeses aproveitam muito abordar os seus problemas e necessidades. pelo uso de boas práticas agrícolas são servidos de exemplo para os outros camponeses. multiplicação de sementes de diferentes variedades (culturas de ciclo curto e ciclo longo).4. Grupo de trabalho.7.extensionistas promovem encontros entre camponeses para discutir. Projecto de Pesquisa de Licenciatura em Ciências Agrarias Elsa ……. uso de mudas melhoradas. de rendimento promove a comercialização de produtos. 9 . (WORLD VISION.Avaliação do impacto da cobertura morta (mulching) no rendimento da cultura de pimento (Capsicum annum L. São convidados outros camponeses num determinado dia para comparecerem no campo do agricultor modelo a fim de poder explicar as boas práticas agrícolas para o sucesso no rendimento das culturas.os extensionistas visitavam os campos dos camponeses a fim de acompanhar as actividades agrícolas por estes realizados. Em 1997 expandiu os seus serviços para áreas da província de Gaza iniciando o projecto de desenvolvimento Agrário integrado como objectivo de melhorar a segurança alimentar das famílias camponesas. aumento sustentável da produção alimentar. uso de novas práticas agrícolas tais como: manutenção da fertilidade dos solos.4. 2001). concretamente na aldeia de Nhocuene. Visita no campo. a partir 1985 instalou-se na província da Zambézia prestando assistência às populações vivendo em situações de pobreza. os extensionistas incentivam os camponeses a produzir novas variedades destas culturas através de uso de sementes melhoradas. Na cultura de milho e feijão. apresentar e explicar conhecimentos práticos.6. 2001). os camponeses não beneficiados pelos serviços de extensão agrária.

que provém de diferentes pontos do distrito ou das províncias (WORLD VISION. sementes por covacho. catanas e limpeza de principais valas de drenagens que dão acesso a circulação das águas proveniente da estação de bombagem para diversos canais. ) nos solos arenosos no Município de Inhambane A organização disponibiliza insúmos e os técnicos dos SDAE treinam os camponeses como se deve efectuar a selecção e multiplicação de modo a servir as próximas campanhas agrícolas.Avaliação do impacto da cobertura morta (mulching) no rendimento da cultura de pimento (Capsicum annum L. Na comercialização. Projecto de Pesquisa de Licenciatura em Ciências Agrarias Elsa ……. no que diz respeito as hortícolas são enfatizados o uso de rega por gravidade através de abertura de sulcos. 2001). através das quais vão indicar outras pessoas a serem entrevistadas e assim o número vai aumentou gradualmente. a organização procura fortalecer as ligações camponeses e outros actores do mercado através duma rede de associações de camponeses operando como associações de pequenos comerciantes agrícolas (comerciantes intermediárias). Amostragem e tamanho da amostra Para a selecção das pessoas a serem entrevistadas. esta técnica consiste em seleccionar primeiro pessoas conhecedoras de informação. que opera no distrito de Xai-Xai desde 2010. melhoramento de celeiros. enxadas.8. data de sementeira. prevenção e combate de pragas e doenças.5. A organização tem como objectivo de prestar assistência aos agricultores em disponibilizar sementes certificada. Segundo PATTON (1989). compassos recomendados por cultura. isto é a organização procura criar ligações entre os seus grupos alvos e compradores (comerciantes). obedeceu-a se a técnica de amostragem designada por “ bola de neve “ou Snowball technique”. o controle e combate de pragas e doenças (WORLD VISION. (FONTE) 3. 3. a conservação de solo usando material vegetal morto (mulch). nas técnicas de produção os extensionistas transmitem conhecimentos sobre a sementeira em linha. Regadio do baixo Limpopo (RBL) O Regadio do baixo Limpopo é uma organização não-governamental Chinesa. 10 . 2001). bem como fazem a demonstração de cultivo de culturas de rendimento que possam ser produzidas e trazer receitas para os camponeses.4.

considerando que foram até a campanha 2011/2012 inscritos cerca de 432 produtores neste programa.trabalhando com agricultores não beneficiados pelos serviços de extensão agrária em Boane e Muamba onde constatou que cerca de 71% do rendimento destes era perdido na fase da colheita devido não reconhecimento da fase da maturação fisiológica da cultura da batata-reno.6. 10% se estiver no intervalo 100-500 e 5% se for superior a 500. 3. define se 15% da amostra se a população total abrangida não for superior a 100.1.Quantitativas Número de trabalhadores por cada machamba.58. a amostragem para o estudo depende do número total da população. Área de cultivo da cultura da batata-reno por ha. Práticas culturais usadas na produção de batata-reno. Assim.7% correspondente aos produtores beneficiados pelos serviços de extensão agrária responderam categoricamente de forma qualitativa que o rendimento final é boa. este factor provavelmente seja explicado pelo facto de terem conseguido alguma quantidade de batata que venderam e com isso ter comprado outros produtos não agrícolas para o sustento das suas famílias. Rendimento da cultura da batata-reno por tonelada. 11 . Variedades da cultura de batata-reno.6. Projecto de Pesquisa de Licenciatura em Ciências Agrarias Elsa ……. Qualitativas A partir das respostas dos produtores inquiridos na aldeia de Nhocuene.6. Enquanto para os produtores não assistidos pelos serviços da extensão agrária que não analisam o seu rendimento afirmaram de forma unânime que a produção é bastante baixo e que não compensa o esforço por eles empreendido. sendo: 3.Avaliação do impacto da cobertura morta (mulching) no rendimento da cultura de pimento (Capsicum annum L. estabeleceu-se uma amostragem de 10% correspondente a 44 produtores. ) nos solos arenosos no Município de Inhambane De acordo com Matakala & Macucule (1998).2. Resultados semelhantes foram obtidos por MUTHEMBA (2011). Definição de variáveis Para definição das variáveis considerou-se a análise qualitativa e quantitativa. Vide o anexa XI 3.

Delimitação e limitação O estudo abrangeu produtores do sector familiar.Avaliação do impacto da cobertura morta (mulching) no rendimento da cultura de pimento (Capsicum annum L. pouca disponibilidade dos produtores para as entrevistas. que beneficiam-se dos serviços de extensão agrária na produção da cultura de batata-reno. As grandes limitações da pesquisa relacionaram-se ao atraso no início das entrevistas devido a coordenação com o extensionista responsável pela aldeia em que o estudo decorreu. no total de 44 produtores.3.teste Turkey. 3.a nível de significância de 5 e 1% para avaliar as hipóteses préestabelecidas. ) nos solos arenosos no Município de Inhambane 3.4.teste de homogeneidade de variância. Projecto de Pesquisa de Licenciatura em Ciências Agrarias Elsa ……. percurso a longas distâncias para chegar no local de pesquisa.Análise estatística As variáveis quantitativas não pré -estabelecidas foram submetidas ao Software estatístico SPSS Statistics 17. 12 .com auxílio do Microsoft Office Excel 2010.Nesse pacote foi feita a análise da variância (ANOVA). teste de regressão e correlação de Pearson.6.6.