Pr.

José Roberto de Oliveira Chagas

 Rua: Albert Sabin, n 721 Vila Belo Horizonte Campo Grande/MS CEP: 79.090-160  Fone: (67) 3026.2848/8428.3733  Diretor do IBITEK: Pr. José Roberto de Oliveira Chagas  E-mail: chagas.ibitek@gmail.com

o

Questionário Avaliação de Homilética Nome: Janildo da Silva Arante Sexo: M Data de Nascimento: 24/08/1972 Natural:Natal/RN Endereço: Rua Potiguaranas, 522 nº: 522 Bairro: Morro Branco Cidade: Natal/RN UF:RN CEP: 59.560-610 Fone: (084)88494682

I. QUESTÕES TEÓRICAS: 1. A pregação evangélica está em crise. Por quê? Cite algumas razões expostas nesta disciplina. a.Falta de conversão genuína dos próprios pregadores. b.Excesso de "espiritualidade" (e falta de preparo). c.Desprezo à capacitação bíblica e teológica. d.Pluralismo e pragmatismo religioso: diluir a Palavra de Deus para não perder fiéis. 2. Defina Homilética. Resp. Claudionor Correia de Andrade define Homilética como arte de elaborar e apresentar sermões; é a disciplina que nos leva a falar com elegância, desenvoltura e propriedade bíblica e evangélica.

caímos no subjetivismo e abrimos espaço para noções próprias. segundo Philips Brooks. Shedd.Pr. Resp. pode facilmente ser propagada. a mensagem e o ouvinte 5. As limitações pecaminosas da mente humana são tamanhas que. segundo o Dr. 3. Misturar ideias humanas com as Escrituras torna a pregação leite adulterado' (1 Pe 2. qualquer heresia ou doutrina falsa. Os três principais objetos de análise homilética são: o pregador. "conversar". que significa "falar". O Novo Testamento emprega o substantivo em 1 Coríntios 15. Resp. Contém em si dois elementos essenciais: a verdade e a personalidade.33. "companhia". 4. O termo "homilética" deriva do substantivo grego homilia. Para o O Dr. que nós nos comprometemos com a Palavra inspirada. da mensagem e do público. Não pode omitir-se a nenhum dos dois e ainda ser pregação". pregador norte-americano famoso no século 19. Faltando este compromisso. Cite alguma definição de Pregação. Guretzki e Nordling também resumem: "disciplina que busca compreender o propósito e o processo da preparação e apresentação de sermões". Shedd: "Pregar expositivamente significa. caso não seja mantido este compromisso com o texto bíblico" . falhas e interesseiras.2). e do verbo homileo. Quais são os três principais objetos de análise homilética? Resp. José Roberto de Oliveira Chagas Os teólogos Grenz. Acrescentam que a mesma visa entender e integrar os papéis do pregador. Defina Pregação Expositiva. acima de tudo. ____________________ A "pregação é a comunicação da verdade aos homens pelos homens. que significa literalmente "associação".

Como você avalia a forma como as informações pelo professor-escritor: você conseguiu compreender o lhe passar ou teve dificuldades? O que poderia Resp.Pr. ____________________________________________ foram que ser transmitidas ele quis melhorado? Atividade Avaliativa: Prolegômenos – Aluno: Janildo da Silva Arante Página 3 . __________________________________________ 4. comentários importantes suscitados. Como você avalia o seu aproveitamento deste módulo . possíveis descobertas? Resp. ___________________________________ o conteúdo desta disciplina? 3. __________________________________________ 2. _________________________________________ 5. José Roberto de Oliveira Chagas II. Qual sua opinião sobre Resp.tempo dedicado ao estudo da disciplina. Você gosta da mensagem proferida por algum pregador? Qual e por quê? Resp. QUESTÕES AVALIATIVAS: 1. De que maneira você pretende aplicar em sua vida e ministério o que aprendeu nesta disciplina? Resp.