You are on page 1of 10

II Congresso de Pesquisa e Inovao da Rede Norte Nordeste de Educao Tecnolgica Joo Pessoa - PB - 2007

EQUIPAMENTOS DE AUXLIO RADIONAVEGAO AREA: BASE DE INTEGRAO DA REGIO AMAZNICA


Joo Carlos EONEZAVA (1); Carlos Gomes FONTINELLE (2)
(1) CEFET-AM/UNED, Av. Danilo Aerosa, S/N, (92) 3613-3535, (92) 3613-3530, e-mail: angelzawa@hotmail.com carlos_fontinelle@yahoo.com.br

RESUMO
Com a imensido da Regio Amaznica necessrio que se tenha equipamentos de auxlio radionavegao area que indiquem o caminho e a localizao de uma aeronave. Quando mal orientada, seja pela tripulao, seja pelo controle de trfego areo ou pela ausncia dos equipamentos necessrios navegabilidade area, as viagens tornam-se mais perigosas. Este trabalho tem por objetivo fazer um estudo de caso da implantao de equipamentos de auxlio radionavegao area na Amaznia, considerados como fatores primordiais de integrao dessa vasta regio. A metodologia utilizada foi o estudo da funcionalidade tcnica dos principais equipamentos eletrnicos de auxlio radionavegao area localizados em estaes terrenas e a bordo de aeronaves. Foram realizadas visitas s principais Bases Areas e aerdromos da regio. Para acompanhamento operacional dos referidos equipamentos, anlise de cartas de navegao area e entrevistas com pilotos militares e civis que pilotam aeronaves em diversas localidades da Amaznia, foram realizadas algumas horas de vo em aeronaves militares. Logo, h premente necessidade de implantao desses equipamentos na Amaznia, principalmente nas regies de difcil acesso que dependem de aeronaves para transporte de medicamentos, alimentos e socorros mdicos, bem como para fomentar o desenvolvimento, integrao e segurana dos Estados Amaznicos. Palavras-chave: aviao, Regio Amaznica, equipamentos de auxlio radionavegao area, desenvolvimento e integrao dos Estados Amaznicos.

II Congresso de Pesquisa e Inovao da Rede Norte Nordeste de Educao Tecnolgica Joo Pessoa - PB - 2007

1.

INTRODUO

Voando sobre a Amaznia, observa-se uma vasta regio, coberta pela floresta verde, cortada por rios e seus afluentes e onde surgiram pequenas cidades no meio desta regio. As cidades na selva amaznica so localizadas, na maioria delas, prximas de rios onde o transporte fluvial era o responsvel pelo prprio abastecimento. Com a chegada da aviao na Amaznia, facilitou-se o desenvolvimento das suas cidades, por meio do transporte de alimentos, de estivas, de materiais diversos e, principalmente, do ser humano; tudo isso, de maneira mais rpida. Alm disso, a aviao ajudou no amparo das pessoas carentes e no transporte de doentes e enfermos. Como todo meio de transporte, a aviao necessita de recursos que informem s tripulaes as localizaes das cidades, assim como a direo e o sentido a ser seguido, a fim de que se possa chegar ao destino. Contudo, devido as grandes altitudes e velocidades que as aeronaves vm desenvolvendo com o passar dos anos, so necessrios equipamentos que auxiliem na navegao area, no pouso (ou na aproximao) e na decolagem, de maneira segura e eficiente. Equipamentos de auxlios radionavegao area (EARNA) foram criados e instalados nas rotas, nos aeroportos e nas pistas de pouso das cidades e vilarejos. Estes equipamentos indicam a direo que a aeronave deve seguir para chegar localidade desejada e, em caso de ms condies meteorolgicas, auxiliam na aproximao para o pouso e na decolagem. Na Regio Amaznica, poucas cidades e rotas em direo a elas esto aparelhadas com estes equipamentos. Uma cidade como So Gabriel da Cachoeira (AM) a 852 km ou Tef (AM) a 450 km (todas as distncias em relao Manaus), caso estejam sem condies visuais para o pouso e decolagem de aeronaves e, estando uma aeronave indo em suas direes com medicamentos, pessoas ou, principalmente, mdicos para socorrerem algum enfermo, ter que retornar cidade de origem ou alternativa de pouso, nas condies de boa visibilidade e com combustvel suficiente para chegar a estes outros locais. Caso contrrio, a aeronave sofrer um pouso forado ou at mesmo vindo a acidentar-se, matando a tripulao e os passageiros. Ou seja, a instalao de equipamentos que auxiliam navegao area, proporcionar aproximao e a chegada da aeronave de maneira segura, sem danos aos que esto a bordo, ou seja, diminuindo o risco de acidentes.

2.

EQUIPAMENTOS

Entre os principais equipamentos de auxlio radionavegao area, cita-se o NDB (Non Directional Beacon), VOR (Very High Frequency Omnidirectional Range), o ILS (Instrumental Landing System) e o VHF/DF (Very High Frequency/Direction Finder). O GPS (Global Positioning System Sistema Global de Posicionamento) serviria como um grande auxlio navegao, porm os satlites do GPS so de propriedade dos Estados Unidos da Amrica Ou seja, este equipamento poder ser desligado, em caso de pane ou algum conflito com este pas, interrompendo-se a transmisso de dados para o GPS no Brasil. Portanto, no haveria outro meio de localizao e navegao caso a aeronave dependesse somente deste equipamento. Alm disso, equipamentos diferentes com funes parecidas garantem maior segurana para as tripulaes e passageiros.

3. 3.1.

PRINCPIOS BSICOS DE FUNCIONAMENTO DOS EARNA NDB

O NDB (Non Directional Beacon Radiofarol No Direcional) uma Estao de Radiofarol (radiotransmissora) No Direcional instalada em aeroportos ou na rota, permitindo aeronave navegar em direo a estes aerdromos ou pontos fixos de marcao de rotas, auxiliando a navegao area, de maneira a permitir o melhor traado das aerovias e a altitude mnima de vo, com vista segurana da tripulao e dos passageiros nas rota e terminais. Este auxlio do tipo radial, transmitindo sinais no direcionais, determinando o rumo da aeronave ao piloto, conforme ilustra a figura 1. Opera na faixa de freqncia de 190 kHz a 1750 kHz, sendo que, para o Brasil, so previstas as faixas de 190 kHz a 415 kHz, 510 kHz a 535 kHz e 1600 kHz a 1.700 kHz. Utiliza como identificador um tom de 400 Hz ou 1.020 Hz, modulando a portadora atravs do Cdigo Morse, podendo haver comunicao atravs de fonia.

II Congresso de Pesquisa e Inovao da Rede Norte Nordeste de Educao Tecnolgica Joo Pessoa - PB - 2007

O sinal do NDB no recebido na vertical do radiofarol devido zona de silncio. O motivo, dependendo da altura da aeronave, quando o piloto passa por esta regio, deixa de ouvir o sinal de identificao da estao e a agulha do indicador de rumo fica desorientada, executando voltas, indicando falsos rumos. Contudo, esta a nica situao em que o piloto pode determinar precisamente a posio, por saber que est sobre a vertical do radiofarol, cuja posio est marcada nas Cartas de Navegao Area. medida que a aeronave se aproxima do radiofarol, o sinal recebido aumenta, porm uma indicao genrica, pois no indica com exatido a posio da aeronave ao longo da rea do radiofarol. O receptor de NDB, conhecido como ADF (Automatic Direction Finding Localizador Automtico de Direo), localizado a bordo da aeronave, tem a propriedade de indicar automaticamente a direo da Estao Transmissora (Radiofarol) para a qual est sintonizada, determinando de forma contnua e automtica, marcaes de qualquer estao transmissora selecionada dentro da faixa de freqncia e alcance. A freqncia de transmisso da estao de NDB em AM (Amplitude Modulation Modulao em Amplitude), ou seja, o piloto poder sintonizar uma estao de rdio local de uma determinada cidade, e, alm de ouvir msica, receber a indicao no respectivo instrumento de navegao area, o qual ser mostrado em um instrumento indicador de direo, conhecido como RMI (Radio Magnetic Indicator Indicador Rdio Magntico).

Figura 1 - Indicaes de ADF em relao estao de NDB

3.2.

VOR

O VOR (VHF Omnidirectional Range Radiofarol Omnidirecional em VHF) que significa Radiofarol de Freqncia Muito Alta em Todas as Direes mais moderno do que o Sistema NDB. O VOR foi adotado em 1960 como auxlio navegao normal e curta distncia pela ICAO (International Civil Aviation Organization Organizao Internacional de Aviao Civil). O projeto foi baseado nas experincias relativas comparao com outros auxlios utilizados, principalmente o NDB, procurando sanar as dificuldades dos pilotos na navegao area. O sistema NDB sofre oscilaes nas marcaes devido ao efeito noturno, em que as ondas terrestres e areas sobrepem os sinais de rdio com tendncia a confundi-los, principalmente, devido s mudanas que ocorrem na ionosfera; s montanhas, em relao refrao devido s variaes bruscas na condutibilidade do terreno; e s descargas eltricas que, durante as tempestades, produzem sinais de baixa e mdia freqncia, deixando os ponteiros com oscilaes. Para suprir estas deficincias, foi criado o VOR. O VOR um auxlio rdio navegao area de curto alcance, que permite ao piloto determinar a posio, a orientao em rota e a execuo de procedimentos de descida (aterrissagem) em aeroportos que possuam este tipo de auxlio. A Estao VOR fornece uma indicao de azimute com os incrementos dos ngulos deslocando-se no sentido do movimento dos ponteiros do relgio. A informao de azimute relativo ento detectada e interpretada na aeronave atravs do receptor de bordo e dos instrumentos associados. O VOR transmite aeronave, em vo, sinais de VHF dos quais so extradas duas tenses senoidais de 30 Hz. Uma delas variando em fase, de grau em grau com relao ao azimute, chamado de sinal varivel (V); e

II Congresso de Pesquisa e Inovao da Rede Norte Nordeste de Educao Tecnolgica Joo Pessoa - PB - 2007

outra, em que a fase no varia, chamado de sinal de referncia (R). Dividindo o sinal senoidal em graus a partir de um ponto de referncia (figura 2), foi escolhido o ponto de 0 ou Norte Magntico, para a maior amplitude da senide na execuo positiva e foi denominado como Ponto de Referncia. A antena possui quatro fendas espaadas ao redor da superfcie cilndrica nas posies 45, 135, 225 e 315, designadas como NE, SE, SW e NW, respectivamente, com dimenses calculadas para permitir a irradiao com polarizao horizontal e reduzir ao mnimo, o valor da irradiao com polarizao vertical. Para os demais pontos, sempre ocorrer um somatrio de lbulos. Ou seja, na radial 0, uma aeronave receber quantidades iguais de energia das fendas 315 e 45, cuja soma vetorial fornecer uma resultante com fase 0, assim como nos demais pontos em torno da estao (figura 2).

Figura 2 Radiais

Comparando-se os valores mximos dos sinais senoidais e o tempo decorrido entre o surgimento desses valores, conclue-se que esse atraso de tempo pode ser transformado em graus. Essa diferena (comparao) transmitida para um determinado instrumento que est bordo da aeronave como o RMI ( Radio Magnetic Indicator Indicador de Rdio Magntico) e o HSI (Horizontal Situation Indicator Indicador de Situao Horizontal) ou Indicador de Curso, comparando a fase e fornecendo a indicao nestes instrumentos. Alm dos dois sinais de navegao transmitidos pelo VOR, o de referncia e o varivel, a estao transmite o Tom de Identificao composto por trs letras em Cdigo Morse, na freqncia de 1.020 Hz.

3.3.

ILS

O Sistema de Aterrissagem por Instrumento, conhecido como ILS (Instrument Landing System) proporcionou o sucesso da aviao moderna e, principalmente, tornou os pousos mais seguros, mesmo sob condies de baixo teto e visibilidade. Reduziu materialmente as interrupes de servios em aeroportos devido s condies de mau tempo. O ILS fornece ao piloto, a informao eletrnica do alinhamento com o eixo da pista e do ngulo de descida, na aproximao final para pouso. Ou seja, um sistema de aproximao de preciso o qual permite o pouso com baixa ou nenhuma condio de visibilidade. Oferece as informaes de trajetria (Localizer e Glide Slope), de distncia e altitude (marcadores e balizadores), audveis e visuais.

3.3.1. Localizer (Localizador)


o transmissor que emite sinais (faixas) altamente direcionais, para referncia quanto direo da aeronave na aproximao final para o pouso, ou seja, fornece ao piloto a informao eletrnica do alinhamento com o eixo da pista, produzindo um diagrama de irradiao composto, dentro da faixa de VHF, entre 108 MHz e 112 MHz, nos decimais mpares, modulada em amplitude por sinais de udio de 90 Hz e 150 Hz. Dois cursos no plano azimutal so fornecidos para o indicador de bordo: um, dirigido ao longo do eixo da pista na regio da direo de aproximao das aeronaves, outro com o rumo relativo de 180 em relao ao primeiro. Alm disso, fornece um curso de guia lateral da aeronave atuando no ponteiro vertical do instrumento de bordo. Ou seja, o diagrama distribudo de forma a gerar um setor de curso, cujo centro coincide com a linha central da pista. Se a aeronave estiver voando exatamente sobre o prolongamento da linha central da pista de pouso, o indicador do receptor de bordo no indicar diferena alguma entre as

II Congresso de Pesquisa e Inovao da Rede Norte Nordeste de Educao Tecnolgica Joo Pessoa - PB - 2007

percentagens de modulao dos sinais de 90 Hz e 150 Hz (figura 3). Com isso, informa o curso relativo ao prolongamento do eixo da pista de pouso s aeronaves em aproximao final. A informao recebida pelo equipamento de bordo (receptor) e apresenta-se atravs do HSI.

3.3.2 Glide Slope (Trajetria de Planeio)


O Glide Slope um transmissor que emite sinais formando uma faixa inclinada em direo pista, possibilitando ao piloto indicaes sobre o ngulo de descida e a altitude da aeronave na aproximao final, ou seja, fornece ao piloto a informao eletrnica da rampa de aproximao para o pouso (altura). Conhecido tambm como Glide Path, indicador de trajetria de descida ou de trajetria de planeio, transmite o padro de sinal que produz uma rampa de planeio (uma espcie de estrada virtual) ao longo do curso de aproximao frontal, fornecendo, assim, um guia vertical ao piloto, atuando no ponteiro horizontal do instrumento de ponteiros cruzados da aeronave. Assim como o Localizer, o Glide Slope transmite sinais com modulao, 90 Hz e 150 Hz, sobrepondo, ou seja, um sobre o outro (superior e inferior), formando uma linha central divisria (trajetria de planeio) no setor de aproximao para a pista (figura 3). O sinal de 90 Hz transmitido na parte superior da rampa imaginria, enquanto que o de 150 Hz transmitido na parte inferior. Porm, no possui o Back Course, como o Localizador, pois no emite sinais na direo oposta.

3.3.3 Marcadores
Os Marcadores so transmissores que operam na freqncia de 75 MHz, com potncia de 3 W e emisso dirigida no sentido vertical, com a finalidade de informar precisamente, a distncia, altitude e direo, estando a aeronave no bloqueio de cada um. So divididos entre dois e trs marcadores, dependendo da categoria do aerdromo: a) Marcador Externo (Outer Marker - OM) o mais afastado da pista, o marcador onde se inicia a interceptao da Trajetria de Planeio atravs de um transmissor balizador com sinal modulado de 400 Hz a 475 Hz e audvel em Cdigo Morse, emitindo contnuos traos na razo de dois por segundo. o primeiro marcador com a finalidade de informar a altitude e a distncia da aeronave para a cabeceira da pista quando essa estiver no bloqueio, ou seja, sobre a antena. Nesse momento, a aeronave dever estar na altitude entre 600 m +/- 200 m (2.000 ft +/- 650 ft) e a uma distncia da cabeceira da pista entre 6,5 km a 11,1 km (3,5 NM a 6 NM), dependendo das condies topogrficas da regio. Durante o bloqueio, alm do sinal audvel no painel da aeronave, acende uma luz azul e intermitente (piscante). b) Marcador Mdio (Middle Marker MM) o segundo transmissor do sistema ILS, modulado em 1.300 Hz, com som audvel em Cdigo Morse, que emite pontos e traos, alternados, na mdia de um por segundo. No momento exato do bloqueio na trajetria correta de planeio, a aeronave dever estar na altitude entre 300 m +/- 100 m (1.000 ft +/- 325 ft) e a uma distncia da cabeceira da pista entre 1.050 m +/- 150 m (3500 ft +/500 ft), dependendo das condies topogrficas locais. Ou seja, varia conforme as caractersticas do terreno e o ngulo do Glide Slope. Alm do som audvel, acende uma luz no painel da aeronave de cor mbar. c) Marcador Interno (Inner Marker IM) - o terceiro balizador que est localizado bem prximo cabeceira da pista. utilizada somente em aerdromos que possuam equipamentos que permitem aproximao com maior preciso (Categoria II em diante). Como nos marcadores anteriores, a aeronave dever bloque-lo em uma altitude entre 150 m +/- 50 m (500 ft +/- 160 ft) e fica localizado a uma distncia da cabeceira da pista entre 75 m a 450 m (250 ft a 1500 ft) dependendo das condies topogrficas locais. um transmissor com sinal modulado em 3.000 Hz, audvel em Cdigo Morse, com a emisso de uma srie de pontos, na razo de seis por segundo. Assim como os demais, alm do som audvel, acende uma luz branca no painel da aeronave (figura 3).

II Congresso de Pesquisa e Inovao da Rede Norte Nordeste de Educao Tecnolgica Joo Pessoa - PB - 2007

Figura 3 - Quadro Geral de Distribuio do Sistema ILS

3.4.

VHF/DF

O sistema conhecido como VHF/DF (VHF / Direction Finder), que significa Localizador de Direes em VHF, que no Brasil conhecido como Recalada (em ingls, HOMER), ou seja, Estao Radiogonimetra, est instalada nas torres de controle (TWR) da maioria dos aeroportos que dispem deste equipamento, operando nas freqncias existentes, possibilitando ao Controlador de Trfego Areo determinar atravs dos sinais emitidos por um rdio transmissor, a direo das ondas recebidas. O objetivo primordial localizar a direo, em graus, com relao posio fsica do emissor dos sinais, permitindo ao controlador determinar a posio de uma aeronave em relao TWR, fornecendo diretamente a marcao e a linha de posio na qual ela se encontra. O VHF/DF funciona de maneira inversa a um rdio compasso, ou seja, um determinado equipamento da aeronave procura um radiofarol que est no solo emitindo as ondas e o Recalada procura o transmissor da aeronave. Portanto, a localizao realizada com maior exatido, j que o prprio transmissor est na aeronave. O piloto comprime a tecla do microfone (PTT - push-to-talk) permitindo com que a onda portadora seja alcanada no ar. Com isso, indicar a antena da aeronave. Uma das principais finalidades do Sistema VHF/DF orientar o piloto a voar para a estao ou para outra localidade em que possa pousar VFR (Visual Flight Ruler Regras de Vo Visual) atravs de um rgo ATS (Air Traffic Service Servio de Trfego Areo) que possua uma estao VHF/DF, pois, quando uma aeronave estiver sem os sistemas de radionavegao, dependendo das condies em que voa, poder ficar totalmente desorientada. A outra finalidade servir de apoio bsico para o pouso por instrumentos de aeronaves que se encontram com falha do sistema de radionavegao, no aerdromo que possuir o Recalada. O equipamento utilizado somente o receptor (figura 4) que pode operar alternadamente duas freqncias distintas, na faixa entre 118 MHz a 136 MHz. Possui dois mostradores concntricos enumerados de 0 a 360 para indicao de marcao magntica e verdadeira, com um ponteiro diametral constitudo de um indicador largo pintado de amarelo, indicando marcaes (magnticas e verdadeiras) e um outro estreito, pintado de branco, indicando linhas de posio, tambm magntica e verdadeira.

II Congresso de Pesquisa e Inovao da Rede Norte Nordeste de Educao Tecnolgica Joo Pessoa - PB - 2007

Figura 4 - Antena do Receptor de VHF/DF

3.5.

Outros Equipamentos de Auxlio Radionavegao Area

Alguns equipamentos como o DVOR (DOPPLER VHF Omnidirectional Radio Range VOR Doppler), ilustrado na figura 5, e o MLS (Microwave Landing System Sistema de Pouso por Microondas), foram desenvolvidos com as mesmas caractersticas dos sistemas VOR e ILS, proporcionando s tripulaes realizarem seus vos de maneira mais segura e confivel, comparados aos anteriores.

Figura 5 - Conjunto de Antenas do Sistema DVOR.

Alm destes equipamentos, existe o RADAR (Radio Detecting And Ranging Deteco e Localizao por Ondas de Rdio) e o DME (Distance Measuring Equipament Equipamento Medidor de Distncia) que funciona com os mesmos princpios do RADAR, onde a distncia determinada pelo tempo de ida e volta dos pulsos (sinais) de RF entre dois pontos (figura 6), e aqueles que no dependem de estaes terrenas, como os sistemas de navegao Doppler e o Inercial. Todos so equipamentos modernos que auxiliam, tambm, a radionavegao area, baseados nos princpios de funcionamento dos sistemas anteriores e em ondas eletromagnticas.

II Congresso de Pesquisa e Inovao da Rede Norte Nordeste de Educao Tecnolgica Joo Pessoa - PB - 2007

Figura 6 - Princpio de Funcionamento do Sistema DME

4.

CONCLUSO

Uma regio de 3.591.218 km e em desenvolvimento, alm de ser um local almejado por outros pases, possui pouca quantidade de servios de radiocomunicao e radionavegao, onde somente em algumas das grandes cidades desta regio, existem equipamentos que podem auxiliar os pilotos tanto para a navegao area quanto para pousos e decolagens. Porm, em outras localidades, como Eirunep-AM, Marechal Taumaturgo-AC, Manoel Urbano-AC que fazem parte do CAN (Correio Areo Nacional), desde a reativao em 2004, onde as aeronaves da Fora Area Brasileira pousam para realizarem as visitas de assistncia mdico-odontolgica, no possuem equipamentos de auxlios navegao area suficientes. Ou seja, quando o piloto for aterrissar numa dessas cidades e, devido s condies meteorolgicas ruins, se isso no for possvel, ter que se deslocar para um aerdromo alternativo, que depender do combustvel e dos equipamentos de radionavegao disponveis para ir a este outro aerdromo. Caso no o tenha, e no haja condies visuais para o pouso, possivelmente haver um acidente. Poderia se dizer que, os equipamentos do SIVAM/SIPAM (Sistema de Vigilncia da Amaznia/Sistema de Proteo da Amaznia) auxiliam as aeronaves na regio, porm, no oferecem preciso aproximao e ao pouso, bem como decolagem das aeronaves, pois foram criados para a vigilncia e a proteo da Amaznia e no para fins de navegao. Alm do mais, os gastos da instalao e da manuteno dos EARNA so baixos, comparados com a segurana das vidas daqueles que utilizam o transporte areo. Uma aeronave em condies seguras de vo depender, tambm, das mesmas condies dos equipamentos de auxlio em solo.

REFERNCIAS
AIRPORT SYSTEMS INTERNATIONAL, INC. Operations & Maintenance Manual, PN 572100-0001, E-Manual. Rev D. Alenia Marconi Systems, Inc. 2003. 1 CD-ROM. CDIGO BRASILEIRO DE AERONUTICA. Lei n 7.565, de 19 de dezembro de 1986. Cdigo Brasileiro de Aeronutica. COMANDO DA AERONUTICA. ICA 100-16 Sistema de Aproximao por Instrumentos Categoria II. Comando da Aeronutica, 2002. COMANDO DA AERONUTICA. ICA 100-12 Regras do Ar e Servios de Trfego Areo. Comando da Aeronutica. 2006. COMANDO DA AERONUTICA. MMA 100-1 Operao Recalada. Comando da Aeronutica, 1990.

II Congresso de Pesquisa e Inovao da Rede Norte Nordeste de Educao Tecnolgica Joo Pessoa - PB - 2007

COMANDO DA AERONUTICA. MMA 100-31 Manual do Controlador de Trfego Areo. Comando da Aeronutica, 1994. 351 p. DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAO AREO. Coletnea dos Procedimentos de Subida e Descida dos Aerdromos Brasileiros. DECEA. DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAO AREO. Cartas de Rota (ERC Enroute Chart) L1/L2/L3/L4. DECEA, 2005. EMPRESA BRASILEIRA DE AERONUTICA. Manual de Familiarizao do Curso de Sistemas de Radionavegao e Radiocomunicao da EMBRAER da Aeronave EMB-110 (Bandeirante). EMBRAER, 1988. EMPRESA BRASILEIRA DE AERONUTICA. OT1C95-1 Manual de Vo da Aeronave C-95 Bandeirante (EMB-110). EMBRAER. EMPRESA BRASILEIRA DE INFRAESTRUTURA AEROPORTURIA. Apostila do Curso de Reciclagem de Operadores de Estao Aeronutica. INFRAERO. Braslia, 2001. EONEZAVA, Joo Carlos. A Importncia dos Equipamentos de Rdio-Navegao Area na Amaznia. 2006. 162p. Trabalho de Concluso de Curso (Tecnlogo em Sistemas de Telecomunicaes) - Centro Federal de Educao Tecnolgica do Amazonas CEFET-AM (UNED), Manaus, 2006. ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONUTICA. Apostilas do Estgio de Adaptao Graduao de Sargento. Equipamentos de Auxlio Navegao Area (EANA), Mdulos I, II, III, IV e V. Comando da Aeronutica. EEAR, 2002. ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONUTICA. Apostilas do Curso de Formao de Sargento. Sistema de Auxlio Navegao Area. Comando da Aeronutica. EEAR, 2001. INSTITUTO DE PROTEO AO VO. Manual do Curso Bsico de ILS (CB-09). Comando da Aeronutica. IPV. INSTITUTO DE PROTEO AO VO. Manual de Manuteno do VOR 585-B (MN-31). Comando da Aeronutica. IPV. MONTEIRO, Manoel Agostinho. Nova Sntese da Navegao Area 2 Parte. 2 ed. rev. So Paulo: ASA, 2001. 190 p. TSO-C129a Airbone Supplemental Navigation Equipment Using Global Positioning System (GPS). Department of Transportation. Federal Aviation Administration (FAA). Washington, DC. USA. 1996. Air Andinas.com Disponvel em <www.airandinas.com> Aviation Safety Network Disponvel em <http://aviation-safety.net> Aviation Communication and Surveillance Systems Disponvel em <http://www.acssonboard.com> Basic outline and principal working of INS de Jamie Al-Nasir. Disponvel em <http://www.pakaviation.com> Bianch.com O Maior Pilots Shop da Internet Disponvel em <http://www.bianch.com>

II Congresso de Pesquisa e Inovao da Rede Norte Nordeste de Educao Tecnolgica Joo Pessoa - PB - 2007

CENIPA - Coletnea de Acidentes Areos com Aeronaves Civis na dcada de 90 Disponvel em <http://www.cenipa.aer.mil.br > DECEA Departamento de Controle do Espao Areo Disponvel em <http://www.decea.gov.br > Fora Area Brasileira Disponvel em <http://www.fab.mil.br > General Aviation Disponvel em http://<www.gaservingamerica.com> Globo.com - Os Maiores Acidentes Areos desde 1997 07 de dezembro de 2005 Disponvel em <http://www.globo.com> INFRAERO Disponvel em <http://www.infraero.gov.br > RAYTHEON Disponvel em <http://www.raytheon.com>

AGRADECIMENTOS
Agradeo a Deus pela oportunidade de estar aqui, neste mundo, realizando esta tarefa de poder transmitir meus conhecimentos e agradeo, tambm, aos meus familiares e amigos que estiveram sempre comigo na batalha do dia-a-dia.

You might also like