You are on page 1of 4

1) O que é Planejamento?

(definição) Vejamos algumas definições de Planejamento: Planejamento compreende a definição das metas de uma organização, o estabelecimento de uma estratégia global para alcançar essas metas e o desenvolvimento de uma hierarquia de planos abrangentes para entregar e coordenar atividades. Diz respeito, portanto, aos fins (o que será feito) e também aos meios (como será feito). (ROBBINS, 2000, p.116). Planejamento pode ser conceituado como um processo, considerando os aspectos abordados pelas cinco dimensões anteriormente apresentadas, desenvolvido para o alcance de uma situação futura desejada, de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos pela empresa. (OLIVEIRA, 2010, p.4).

2) Quais os tipos de Planejamento? (tipologia) Planejamento Estratégico Planejamento estratégico é um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões acerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo. É o planejamento que envolve prazos mais longos de tempos, é mais abrangente e é discutido e formulado nos níveis hierárquicos mais elevados da empresa, isto é, no nível constitucional. (CHIAVENATO, 2007, p.142). Planejamento Tático Planejamento Tático é a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados. Alem disso, visa dar condições racionais para que se organize e dirija a empresa ou seus departamentos ou divisões a partir de certas hipóteses a respeito da realidade atual e futura. (CHIAVENATO, 2007, p.166). Planejamento Operacional O planejamento no nível operacional é chamado planejamento operacional e envolve os esquemas de tarefas e operações devidamente racionalizados e submetido a um processo reducionista típico da abordagem do sistema fechado. (CHIAVENATO, 2007, p.187).

2) Falar de planejamento é falar de algo bastante abrangente. colocamos em prática para que possamos atingir os objetivos. ou seja. Paulo Barreto dos Santos. http://www.br/index. sejam eles profissionais pessoais e outros. Visão é a arte de ver as oportunidades onde a maioria das pessoas só vê problemas. PLANEJAMENTO. da informação e da tecnologia. todos que estão ao seu redor também possam sentir esta necessidade de ter um conhecimento amplo pra que também possa ser uma pessoa de sucesso em sua vida. dando o exemplo para seus seguidores. Segundo Prof. Roberto Shinyashiki. que deve envolver toda a organização. pessoal etc. ou uma idéia para a vida no geral.com. Conforme frases abaixo: Visão é a arte de ver o invisível. a preocupação exagerada em tomar decisões imediatas pode contribuir para a tomada de decisões erradas. das organizações e do mercado de trabalho global exigem um comprometimento com o estudo sistêmico permanente e a disposição para o aprendizado de novas habilidades. Por outro lado.com/artigos/sociais/administracao/o-desafio-do-administrado-dofuturo-2375/artigo/ Acesso em: 17 set. Essa afirmação nunca foi tão verdadeira. são várias as definições de Planejamento segundo os autores lidos. Winston Churchill. fazendo com que assim.php?lingua=1&pagina=shinyashiki2 Acesso em: 17 set. o planejamento estratégico é uma forma muito direta de se enxergar uma solução. Devido a esta abrangência. 2012.1)DEFINIÇÃO 2)TIPOS 1) De acordo com Chiavenato (2007). seja na parte profissional. de acordo com sua utilidade. através de estudos e trabalhos. o planejamento também traz incertezas consigo. Afinal é melhor evitar um problema do que ter que resolver um problema. o planejamento pode ser classificado em tipos distintos. porém todos focam que o planejamento é um processo para que possamos atingir objetivos e/ou metas.artigos. http://www. Conforme citação abaixo: Todos nós sabemos que para ter sucesso neste mercado global. saída. As grandes complexidades das empresas. ARTIGOS INDICADOS Considerações Para o Prof. Concluiu-se que. fazendo com que algumas decisões devam ser adiadas para que outras decisões corretas possam ser tomadas futuramente. o administrador do século XXI é aquele que olha para frente. é um processo pelo qual transformamos aquilo que ainda é teoria em prática. ex . que se mantém sempre atualizado. O plano pode ser de curto ou de longo .Pesquisa comparativa Conclui-se que Planejamento para Chiavenato (2007). dizia na década de 50 que os impérios do futuro seriam os impérios do conhecimento. É importante que o administrador pondere a decisão precoce e a decisão tardia para que seja tomada no tempo certo.primeiro ministro da Grã-Bretanha. 2012. Robbins (2000) e também com Oliveira (2010). precisamos abrir as janelas do futuro.planestrategico.

Estes planos são bem mais objetivos. Pessoal. são um pouco mais detalhados. políticas de relacionamento com clientes. vêm os planos Táticos. As políticas são como guias gerais de ação. os valores. de acordo com as funções desempenhadas pela divisão ou departamento. políticas de segurança. Os planos estratégicos dizem respeito à adaptação da empresa às mudanças que ocorrem no ambiente. Leva em consideração as competências organizacionais e os desafios que pretende atingir no longo prazo. São planos mais especialistas. independentemente de quão autônomas elas sejam. Existe ainda uma sub-classificação dos planos Táticos. envolvem a visão global de toda a empresa. pode envolver toda a empresa ou apenas uma tarefa. entre outras. existem as políticas de recrutamento de pessoal. não há necessidade de elaborar planos táticos. No caso das pequenas e médias empresas. reúnem orientações genéricas que levam as pessoas a tomar as melhores decisões pois definem fronteiras e limites dentro dos quais as pessoas podem estabelecer cursos de ação. que envolvem os objetivos intermediários de cada unidade organizacional. racionais e detalhados. pois elas são necessárias como uma forma intermediária de traduzir os grandes planos estratégicos em ações do nível operacional a ser descrito a seguir. não há necessidade deste nível do plano. abordando cada operação do departamento em separado . Nível Estratégico Em primeiro lugar. Assim. Nível Tático Em seguida. seja unidade de negócios ou departamento. o que ela faz e como faz. Marketing. pode ser genérico ou detalhado. a visão. Este tipo de plano é elaborado pela alta administração ou pelos empreendedores e proporcionam aos demais gerentes um senso de direção para o futuro da organização. geralmente um horizonte de 5 anos ou mais. Os planos Táticos devem estabelecer uma coordenação e integração entre si e devem estar alinhados com o plano Estratégico. Financeiro ou Novos Produtos. chamada de Políticas. existem os planos Estratégicos. como as empresas pequenas são mais simples. elaborados pelos executores operacionais da empresa. o plano estratégico tenta responder questões do tipo: Porque a empresa existe. No geral. Estes planos são menos genéricos do que os Estratégicos. as crenças e princípios da organização. muito mais sujeito à incertezas. o que leva as decisões a serem baseadas em julgamentos e não em dados concretos. Nível Operacional A partir dos planos Táticos são desenvolvidos os planos Operacionais. possui um conteúdo genérico e bastante sumarizado e são de longo prazo. são elaborados pela gerência média e cobrem um horizonte de médio prazo. Alguns exemplos de planos Táticos são: Produção. O processo de concepção do plano Estratégico dá origem e/ou valida a missão. Um plano Estratégico dá origem a vários planos Táticos. geralmente de um a dois anos. A visão global deste plano faz com que exista uma unidade em torno de objetivos de longo prazo comuns a todas as divisões.prazo.

No fundo. é importante que a harmonia seja mantida em todo o processo. as políticas não são tão específicos. é importante enfatizar que existe uma ordem que deve ser seguida na elaboração destes planos. de um ano ou menos. e visam limitar o grau de liberdade das pessoas em situações que podem ser previstas com antecedência. por atividade ou por áreas. as ações perdem o sentido. servem apenas como guias para pensar e decidir. Assim. dias. Distribuem as atividades que devem ser realizadas ao longo de uma linha de tempo. dentro de sua especialidade pode não estar em consonância com os objetivos da empresa. Cronogramas é outro nome popular para designar os programas. mas desconectado da estratégia empresarial que vai enfatizar a exportação dos produtos. Especificam o que as pessoas podem ou não podem fazer. http://www. imaginando estar alinhado com um plano de vendas que visa explorar a região. Os tempos podem ser determinados em função de horas. d) Regras: Ou regulamentos dizem respeito ao comportamento das pessoas em determinadas situações. por períodos de tempo. estes planos simplesmente asseguram que todos executem as tarefas e operações de acordo com os procedimentos estabelecidos pela organização. pois cada um. b) Orçamentos: Estes planos são relacionados com o uso do dinheiro em um determinado período de tempo. Como cada plano é elaborado por níveis distintos na escala organizacional. para que gerem os indicadores para os planos Táticos e que. por sua vez.em um horizonte de tempo de curto prazo. Podem ser segmentados por projetos. semanas ou até meses.com. Imagine alguém que planeja fazer um contato com um cliente potencial em Recife. São também popularmente conhecidos por sua terminologia em inglês: Budget. ou seja.santanderempreendedor. afim de que esta possa alcançar seus objetivos. Estes planos devem estar proliferados em toda a empresa e podem estar constituídos também por sub-planos. c) Programas: São planos relacionados com o tempo. De todos os planos operacionais que podem existir.br/noticias/colunasemanal/1257-tipos-deplanejamento . elas indicam como chegar a um determinado objetivo. os mais comuns são: a) Procedimentos: Uma seqüência de etapas ou passos que devem ser rigorosamente seguidos para a execução de um plano. com diferentes graus de detalhamento. São planos que se preocupam com o ‘que fazer’ e ‘como fazer’ as atividades cotidianas da organização. inspiram os planos Operacionais. diferem das políticas porque são bem mais específicos e diretos. Os primeiros planos devem ser sempre os Estratégicos. É importante notar que os procedimentos operacionais são diferentes das políticas do plano tático. Fazer os planos fora desta ordem é como se ensaboar no banho antes de se molhar. Enquanto os procedimentos dizem exatamente o que precisa ser feito.