You are on page 1of 10

PLANEJAMENTO

Conceito de Planejamento Pode-se entender planejamento como sendo um processo de tomada de decises interdependentes, decises estas que procuram conduzir a empresa para uma situao futura desejada. Neste processo necessrio que haja coerncia entre as decises atuais e aquelas tomadas no passado e que haja realimentao entre as decises e os resultados. As filosofias de planejamento As atividades de planejar pode ser executada segundo trs diretrizes distintas: satisfao, otimizao e adaptao. a) Satisfao Neste caso, procura-se atingir certo nvel de satisfao que seja vivel. O processo de planejamento comea pelo estabelecimento de objetivos factveis. Tais objetivos tero nmero reduzido. A preocupao bsica do administrador que busca satisfazer est centrada no aspecto financeiro, sendo dada grande nfase ao oramento e s suas projees. Os planos tendero a ser conservadores e raramente se afastaro das prticas usuais da empresa. A grande vantagem desta filosofia que o processo de planejar pode ser realizado em menor tempo, custando menos e exigindo menor capacitao tcnica. H tambm menor resistncia interna ao planejamento por parte da organizao, fato que pode ser muito importante se a empresa est iniciando o aprendizado do processo de planejar.

b) Otimizao O administrador que segue esta filosofia de planejamento formula os objetivos da empresa em termos quantitativos. Os diversos objetivos so reduzidos a uma medida comum (em geral monetria) e combinados em uma medida geral e ampla do desempenho. A seguir, procura-se formular um ou mais modelos matemticos que, ao serem otimizados, indicaro como a empresa dever ser gerida.

A grande vantagem deste modo de conduzir o planejamento a automatizao do processo decisrio. Isto particularmente verdadeiro naquelas decises onde os modelos desenvolvidos so muito eficientes, ou seja, principalmente nas decises operacionais (controle de estoques, manuteno e substituio de equipamentos etc.

c) Adaptao A adaptao a procura de equilbrio por parte da firma aps uma mudana. Tal equilbrio (interno ou externo) pode resultar de necessidade de compensar um desequilbrio que estava reduzindo a eficincia do sistema empresa. O ponto bsico na filosofia de planejamento adaptativo que a firma deve responder de modo adequado s mudanas externas, por serem as mesmas as principais responsveis pelos problemas internos. Isto conseguido atravs da estrutura administrativa, ou seja, principalmente atravs dos recursos humanos de que a empresa dispe. Do ponto de vista adaptativo, as respostas da empresa sero mais adequadas e flexveis se os executivos (e as demais pessoas) estiverem preparados.

O Projeto no processo de Planejamento


Definio: o conjunto de informaes internas e/ou externas empresa, coletadas e processadas com o objetivo de avaliar-se e, eventualmente, implantar-se uma deciso de investimento. O Projeto entendido como sendo um modelo que, incorporando informaes qualitativas e quantitativas, procura simular a deciso de investir e suas implicaes.

Classificao dos Tipos de Projetos - em funo do setor econmico: . agrcola . industrial . de servios

- em funo microeconmica: . de implantao . de expanso ou de ampliao . de modernizao . de relocalizao . de diversificao

- em funo do uso: . de viabilidade . final . de financiamento

Tipos de Projetos pela Suframa: A apresentao de projetos tcnico-econmicos condio legal indispensvel para a SUFRAMA conceder os incentivos fiscais de sua alada. Atendendo a essa premissa, indica-se o estabelecimento de parmetros bsicos a serem observados para a elaborao desses projetos dentro de uma filosofia que procura conciliar, de um lado, uma minimizao de exigncias burocrticas e por outro, o resguardo da segurana do sistema de administrao de incentivos de forma a assegurar a maximizao de seus projetos na economia regional. Com este balizamento a SUFRAMA criou duas categorias de projetos: 1 PROJETOS SIMPLIFICADOS para incentivos fiscais s micro e pequenas empresas: so aqueles projetos para empreendimentos que cumulativamente apresentem necessidades anuais de importaes de insumos e bens de capital at os limites mximos respectivos de US$ 200.000 (dlares). Essa categoria de projeto pode contemplar tanto implantao, ampliao como diversificao. 2 PROJETOS PLENOS so aqueles para empreendimentos de maior porte, no enquadrveis no categoria anterior, devendo ser apresentado por escritrios (pessoa jurdica) e tcnicos (pessoa fsica), estes mesmo que vinculados a prpria empresa que requer os incentivos devidamente regularizados junto aos respectivos conselhos regionais com

jurisdio na unidade da Federao onde se localizar o empreendimento. Estes projetos obedecero a seguinte subclassificao: A IMPLANTAO quando objetivar a introduo de uma nova unidade produtora no mercado; B ATUALIZAO quando objetivar adequaes de projetos j aprovados, motivados por fatores tcnicos, econmicos e ou ecolgicos; C AMPLIAO quando objetivar aumento da capacidade nominal instalada da unidade produtora existente sem diversificao do programa de produo original; D DIVERSIFICAO quando objetivar a introduo de diversificao na linha de produo (novos produtos).

O PROJETO
Definio: O projeto pode ser definido como um conjunto sistemtico de informaes, que so editadas e processadas de modo que simulem uma dada alternativa de investimento para testar sua viabilidade. Significado e importncia do Projeto: A elaborao de projetos tem especial significao e importncia como instrumento tcnico-administrativo e de avaliao econmica, Tanto do ponto de vista social como privado. Do ponto de vista do empresrio privado o projeto representa, de um lado o procedimento lgico e racional que substitui o comportamento intuitivo, geralmente utilizado em suas decises de investimento, e, de outro lado, o mecanismo de avaliao econmica dos efeitos diretos de suas decises, na medida em que estes afetam a rentabilidade dos recursos prprios empregados. Do ponto de vista social no basta estimar os efeitos diretos do projeto. Cumpre tambm avaliar as suas repercusses indiretas sobre o sistema econmico, inclusive aquelas que por imperfeio do mercado e fatores institucionais, no se expressam em custos e benefcios monetrios.

Por outro lado, em um sistema misto de livre iniciativa funo principal do governo conciliar ou compatibilizar os interesses sociais e privados no planejamento e execuo de empreendimentos especficos, sendo o projeto justamente o instrumento tcnico-administrativo que facilita o exerccio dessa funo. Desta forma as instituies governamentais, os Bancos e rgos de desenvolvimento que administram programas de incentivos fiscais, cambiais e financeiros generalizam a exigncia do projeto como condio para o recebimento desses fatores de transformando-o no instrumento que permite a distribuio dos benefcios referidos estritamente de acordo com as ordens ou regras da poltica econmica que previamente tenha sido traada. Origem dos Projetos: Os projetos originam-se, visando estabelecer parmetros a fim de que se determinem estratgias de desenvolvimento tanto no mbito pblico quanto privado. No 1 caso, os projetos pblicos podem surgir como resultado de planos globais ou setoriais de desenvolvimento, de carter regional ou nacional. Quanto ao setor privado, os projetos surgem geralmente em resposta a dois tipos de estmulos: a) as solicitaes de um mercado amplo e em crescimento; b) os estmulos financeiros, fiscais e cambiais criados pelo governo em benefcio de certas reas preferenciais de investimentos, em termos setoriais e regionais

Elaborao e Avaliao: A tcnica de projetamento envolve pelo menos dois aspectos principais: a) a elaborao do projeto propriamente dita; b) sua avaliao. Na elaborao do projeto tem maior evidncia as consideraes de natureza microeconmica, enquanto que na sua avaliao, quando se procura estimar as repercusses do projeto no conjunto de todo o

sistema produtivo, tem maior nfase as consideraes de natureza macroeconmicas.

Elementos que compem o Projeto: Um projeto industrial deve conter pelo menos, os seguintes elementos ou aspectos principais:

Micro a) Econmico

mercado tamanho localizao custos e receitas

macro avaliao engenharia (lay out, maq. e equip.) b) Tcnico inverses (uso de recursos)

c) Financeiro

Financiamento (fontes de recursos ) Rentabilidade Capacidade de pagamento

d) Administrativo e Legal

A forma ou ordenamento desses aspectos no projeto , at certo ponto, irrelevante. O fundamental que as diferentes partes sejam coerentes e perfeitamente compatveis entre si.

O Mercado O mercado pode ser definido de diferentes maneiras, seja em termos de reas geogrficas que abrange, seja em termos do grau de competio que nele prevalece ou das funes econmicas que exerce. Deste modo, a anlise do mercado, na medida em que se considera o projeto nada mais que a justificativa de um programa de

produo, torna-se evidente que o dimensionamento do mercado representa necessariamente numa primeira aproximao para que se estabeleam os limites adequados ou as condies timas desse programa. Isto porque todos os demais aspectos de engenharia, investimentos, financiamentos, custos e etc, sero estruturados. Justamente a partir desse programa de produo os lineamentos bsicos devero Ter sido determinados previamente pela anlise do mercado. Desta forma, esta anlise pressupe o conhecimento de alguns conceitos bsicos de anlise econmica, tais como demanda e oferta, elasticidade-preo, elasticidade-renda, etc. Qualificaes Preliminares Em um estudo de mercado convm analisar trs hipteses gerais: Em primeiro lugar, h de se destinguir mercado global de um produto de mercado de projeto. Quando este tem por objetivo suprir uma parcela substancial de todo o mercado, justifica-se tentar conhecer a magnitude da procura total, como ocorre com certas indstrias bsicas que competem em mercado de caractersticas oligoplicas. No raro, porm, a oferta adicional resultante do projeto representa apenas uma pequena parcela da oferta global, em funo de que muito mais importante conhecer a posio em que a empresa se situa frente aos competidores que dever enfrentar do que mesmo Ter uma noo da magnitude do mercado global. Em segundo lugar , so bastantes diferentes os estudos de mercado para projetos de implantao de indstrias novas para projetos de expanso de indstrias existentes. Neste ltimo caso, o problema de mercado pode ser bem mais simples, dado que a prpria empresa j dispe de uma srie de elementos fidedignos que permitem estimar a procura do projeto. Em terceiro lugar, cumpre distinguir os casos de projetos que visam atender uma procura insatisfeita, hiptese em que o estudo de mercado seria extremamente simples.

O Estudo de Mercado De modo geral, o estudo de mercado tem por objetivo oferecer respostas a trs questes fundamentais: a) Quanto se poder vender? b) A que preo? c) Quais so os problemas de comercializao? Assim, o trabalho de elaborao deste estudo pode desdobrarse em duas etapas principais: a) Uma primeira etapa de coleta de antecedentes por informaes estatsticas e no estatsticas; b) Uma Segunda etapa de anlise dessas informaes e projeo de tendncias. 1 Coleta de Antecedentes 1.1 Estatsticos a) b) c) d) e) Produo, importao e exportao, comrcio exterior; Consumo aparente e efetivo; Preo: atacadista, retalhista e produtor; Produto, renda nacional, renda pessoal; Oramentos de consumidores

1.2 No Estatsticos a) Usos e especificaes - normas tcnicas - exigncias comrcio externo - exigncias legais. b) Caractersticas dos consumidores - bens de consumo final - bens intermedirios - bens de capital - servios bsicos

c) Bens e Servios Competitivos - competio no mercado - fonte de abastecimento - capacidade instalada - caractersticas da produo - formao de preos e - margem de lucros. d) Condies da poltica econmica - Tarifas - Impostos e subsdios 2 Anlise e Projeo: 2.1 Extrapolao de tendncia histrica 2.1 Projeo a base do coeficiente de elasticidade-renda.

INVESTIMENTO As inverses de um projeto representam o total de recursos destinados a sua realizao nos perodos de: a) montagem - capital fixo b) funcionamento - capital fixo + capital de trabalho (capital de giro)

Ativo ou Capital Fixo O Ativo ou capital fixo de um projeto compreende o conjunto de bens que no ser objeto de transaes correntes da empresa (no pode ser vendido o tempo todo => mquinas e equipamentos, edificaes e terrenos). Os ativos fixos podem ser classificados como: a) tangveis 1. Sujeitos a depreciao ou esgotamento. Ex: reservas minerais, maquinrios, edifcios etc. 2. No sujeitos a depreciao. Ex: terrenos

b) Intangveis 1. Patentes e Marcas 2. Direitos do Autor 3. Gastos de Organizao 4. Colocao em Funcionamento.

Para determinar o valor das inverses de um projeto so necessrios os seguintes dados bsicos: a) especificao e determinao dos componentes do investimento em termos fsicos b) preos ou custos de mercados desse componentes. Os principais itens da inverso fixa so: a) terrenos e jazidas b) construes edificaes industriais e instalaes complementares c) equipamentos e maquinrios nacionais ou importados d) veculos ou embarcaes e) mveis e utenslios f) outros g) imprevistos ou eventuais obs: os itens a,b,c,d,e so os mais comuns em projetos industriais. A rubrica f inclui gastos no recuperveis que normalmente corresponderiam a custos de produo se a empresa estivesse em fase de funcionamento. Dado que esses gastos so realizados ainda no perodo de construo e instalao costuma-se agregar o seu valor ao do investimento fixo para amortizaes em exerccios futuros. A diferena entre o item f e os anteriores decorre do fato de que os gastos includos na rubrica outros no aumentam o capital tangvel da empresa. Correspondem a custos de produo pagos antecipadamente. O item imprevisto ou eventual geralmente uma percentagem sobre a inverso total estimada de forma mais ou menos arbitrrio como uma proviso para erros de clculos ou estimativas.

You might also like