You are on page 1of 2

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS

SEGMENTAÇÃO DE MERCADO:     MONETÁRIO: CONTROLE DA LIQUIDEZ BANCÁRIA. CAMBIAL: TRANSFORMAÇÃO DA MOEDA ESTRANGEIRA EM NACIONAL E VICE VERSA. CRÉDITO: FINANCIAMENTOS – CAPITAL FIXO, DE GIRO, HABITAÇÃO, RURAL, CONSUMO CAPITAIS: VALORES MOBILIÁRIOS, FINANCIAMENTOS – FIXO, GIRO, UNDERWRITING, AÇÕES, DEBENTURES.

CMN – CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL  Composição: Ministro da Fazenda (presidente), Ministro do Orçamento, Planejamento e Gestão e o Presidente do Banco Central (status de ministro) – 3 ministros.  Reuniões 1 vez por mês (ordinariamente), resoluções publicadas no D.O.U e na página do BACEN.  Todas as reuniões devem ser lavradas em atas.  Zelar pela liquidez e solvência das IFs.  Coordenar as políticas monetária, creditícia, orçamentária, fiscal e da dívida pública interna e externa.  Autoriza a emissão de papel moeda.  Determina a porcentagem máxima dos recursos que as IFs podem emprestar a um mesmo cliente ou grupo de empresas. O CMN COORDENA A POLÍTICA MONETÁRIA, O BACEN FORMULA ESSAS POLÍTICAS. COMISSÕES CONSULTIVAS:  Mercado de Valores Mobiliários e Futuros  Crédito Rural  Crédito Industrial  Crédito Habitacional  Endividamento Público  Política Monetária e Cambial  De Processos Administrativos COMOC – COMISSÃO TECNICA DA MOEDA E DO CRÉDITO É ÓRGÃO DE ACESSORAMENTO TÉCNICO. NÃO É COMISSÃO CONSULTIVA. DICA: Analisar a questão. BACEN – BANCO CENTRAL  FORMULA AS POLÍTICAS MONETÁRIA E CAMBIAL DE ACORDO COM O CMN.  CONTROLA O FLUXO DE CAPITAIS ESTRANGEIROS.  NÃO PODE MAIS EMITIR TÍTULOS PÚBLICOS.  TESOURO NACIONAL EMITE TÍTULOS PÚBLICOS.  REGULAMENTA O COMPE OU MERCADO DE CAMBIO O BANCO CENTRAL NÃO PODE COMPRAR TÍTULOS DIRETOS DO GOVERNO FEDERAL, APENAS OS QUE ESTÃO EM POSSE DO SETOR PRIVADO PARA REALIZAR A POLÍTICA MONETÁRIA. CVM – COMISSÃODE VALORES MOBILIÁRIOS  Fiscaliza a emissão, o registro, a distribuição e a negociação dos títulos emitidos pelas sociedades anônimas de capital aberto.  Registro de Companhias abertas.  Organização , funcionamento e operações das Bolsa de Valores e de mercadorias e de futuros.

aproximadamente a cada 45 dias. O COPOM estabelece a meta da Taxa Selic.COPOM  Composto pela diretoria colegiada do BACEN  O Copom define a taxa de juros selic-meta  Índice utilizado na meta: IPCA  O presidente do BACEN executa a existência de viés  Reunião. 2 vezes (terças e quartas). Block Trade (vendas em bloco) é uma oferta pública de um grande lote de ações já existentes . A instituição financeira que realiza operações de lançamento de ações no mercado primário é chamada de underwriter.  TAXA SELIC CUSTO PRIMÁRIO DO DINHEIRO E TAXA BÁSICA DE JUROS DA ECONOMIA. 6 dias úteis em português e 7 dias úteis em inglês. São instituições autorizadas para estas operações: bancos múltiplos ou de investimento.  Ata divulgada. cabe ao COPOM analisar o Relatório de Inflação. A função do COPOM é praticamente única: implementar a política monetária e definir a meta da Taxa SELIC e seu eventual viés. nas quais o Bacen pode intervir. o valor real é determinado nas operações de mercado. com exceção do block trade. sociedades corretoras e distribuidoras. . No mercado secundário a exclusividade é da SCTVM e DTVM. 8 vezes ao ano. Além desta função. é operado pelos Bancos de investimento.