You are on page 1of 5

FOCO E ESCOPO A InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação se dedica à divulgação especializada da área informacional, abrindo espaço a discussões

interdisciplinares e interinstitucionais de temas informacionais e possí-veis interfaces que permeiam as temáticas exploradas. Além de artigos e relatos de pesquisa inéditos, a revista publica resenhas de livros, documentos especiais, entrevistas e traduções de autoria de docentes e pesquisadores, desde que aprovados em revisão cega por pares (double blind peer review) e pelo Comitê Editorial. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação é um periódico nacional, de periodicidade semestral. http://www.revistas.usp.br/incid/about/editorialPolicies#focusAndScope USP - Universidade de São Paulo FFCLRP - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto CID - Ciências da Informação e da Documentação ISSN Eletrônico 2178-2075 Qualis/CAPES 2013:
   

B1 - Ciências Sociais Aplicadas B3 - Interdisciplinar B4 - Educação B4 - Psicologia

“…let us save what remains not by vaults and locks which fence them from the public eye and use in consigning them to the waste of time, but by such a multiplication of copies, as shall place them beyond the reach of accident.” -Thomas Jefferson, Feb. 18, 1791 http://www.lockss.org/about/ PERSPECTIVAS EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO é uma publicação trimestral da Escola de Ciência da Informação da UFMG. Foi lançada em 1996, em substituição à Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, com ISSN 0100-0829 Divulga relatos de pesquisa, estudos teóricos, revisões de literatura, textos didáticos, relatos de experiências, traduções e resenhas em Ciência da Informação, Biblioteconomia e áreas afins. http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/about/editorialPolicies#focusAndSc ope

) . e) Fontes de interesse para a área e de conhecimentos afins. c) preservar a memória profissional e constituir instrumento para análises futuras. no idioma português. A primeira seção da RBBD é constituída de: a) artigos técnico-científicos. ciência da informação. http://rbbd.1 Tipos de Colaborações 1. congressos. modelos. sempre que necessário. etc. documentários de uma época. 1. sobre processos. 1. consideradas de alto nível e de interesse para a área. e. decretos. produtos de válida experiência profissional e de pesquisa. de uma instituição. b) comunicações prévias ou informes posteriores de pesquisa. entre outros. etc. c) Noticiário: notícias e informes diversos sobre as associações estaduais e regionais. etc. portarias. e. abrangendo especificamente a biblioteconomia. seguida de ementa e resumo. e) ensaios. arquivística e documentação. f) sistematizações. Cientistas da Informação e InstituiçõesFEBAB e tem como finalidades: a) constituir-se em periódico especializado da área de Biblioteconomia. Ciência da Informação e conhecimentos afins. em forma de links. de um movimento biblioteconômico. resenhas. h) traduções. serviços. entrevistas. imprescindíveis para a democratização de textos considerados de relevância para a área. cursos e outros.A Comissão Editorial da Revista da ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina aceita para publicação trabalhos considerados originais. programas. organismos nacionais e internacionais. d) Resenhas: de documentos considerados de relevância para a área e conhecimentos afins. conforme normas próprias da RBBD. . b) ser um veículo noticioso e informativo de eventos e feitos de associações e de outras instituições ligados à área.Foco e Escopo Finalidade da RBBD: A Revista é o órgão oficial de comunicação da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários. inglês e espanhol como artigos. grupos de trabalho. atividades. roteiros.3 Escolha da matéria dos fascículos: A matéria da revista será encomendada a critério do editor e obedecendo planejamento anual.dentre outros. d) comunicações de natureza descritiva de cunho profissional. ou textos que apresentem resultados de estudos e pesquisas sobre atividades relacionadas ao movimento associativo (classe dos bibliotecários). Escopo da RBBD 1.br/rbbd/about/editorialPolicies#focusAndScope Foco e Escopo A Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina é uma publicação semestral de trabalhos inéditos relacionados na área da biblioteconomia e ciência da informação. e. g) monografias (resumidas) de estudantes . c) revisões de uma área ou assunto. relevantes e inovadoras. com fins didáticos. conferências. relatos de experiências.febab. palestras. b) Reportagem e entrevista: pessoas e fatos em evidência de interesse ao fascículo em foco. conselhos.2 Outras seções: a) Legislação: normas e padronizações ( leis.org. em uma determinada época ou anual.

Ensaio (a convite): reflexão sobre tema que origine futuras pesquisas (limite máximo de 5 mil palavras. discussão e conclusão (limite máximo 5 mil palavras. resultados.br/racb/about/editorialPolicies#focusAndScope Foco e Escopo Transinformação é uma revista especializada. . preparados em espaço entrelinhas 1. Pontifícia Universidade Católica de Campinas.5. é classificada na lista Qualis A1. de modo a conter uma análise crítica e comparativa dos trabalhos na área. aberta a contribuições da comunidade científica nacional e internacional.org. Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. . preparados em entrelinhas 1. publica artigos que contribuem para o estudo e o desenvolvimento científico da Ciência da Informação.Estes serão encaminhados aos membros do Conselho Editorial e avaliadores ad hoc.Revisão (a convite): síntese crítica de tema de interesse da área. http://revista.acbsc. Fundada em 1989. com respectivos critérios de avaliação a serem observados pelos avaliadores (Comissão Editorial ou ad hoc). com fonte Arial tamanho 11 e em folha formato A4). da Arquivologia. que discuta os limites e alcances metodológicos. pelo menos dois.5. com periodicidade quadrimestral. Consistem de seções distintas: introdução. Os trabalhos serão enviados para avaliação sem a identificação de autoria. editada pela Faculdade de Biblioteconomia.Original: investigações baseadas em dados empíricos utilizando metodologia científica destinadas a divulgar resultados inéditos. métodos. preparados em entrelinhas 1. para avaliação. da Museologia e de áreas afins Tipos de artigos aceitos . mediante análise e interpretação de bibliografia pertinente. com fonte Arial tamanho 11 e em folha formato A4). permitindo indicar perspectivas de continuidade de estudos naquela linha de pesquisa (limite máximo de 6 mil palavras.5. com fonte Arial tamanho 11 e em folha formato A4). . da Biblioteconomia.

Biblioteconomia e áreas de interface. encontra-se exclusivamente no formato eletrônico.php/informacao/about/editorialPolicies#focusAndS cope Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação. no sistema SEER (Serviço de Editoração Eletrônica de Revistas). uma comunidade ou organização.br/seer/index. disponibiliza uma lista com a classificação dos veículos utilizados pelos programas de pós-graduação para a divulgação da sua produção.uel.. Arquivologia. http://www.Ciências Sociais Aplicadas: B1 De periodicidade quadrimestral.Comunicação: relato de experiência ou de pesquisa acadêmica mediante o trabalho com um indivíduo.2013 . disponível em Open Access. Tal processo foi concebido para atender as necessidades específicas do sistema de avaliação e é baseado nas informações fornecidas por meio do aplicativo Coleta de Dados. . buscando incentivar o debate interdisciplinar dos fenômenos concernentes à informação. iniciada em 1996.puccampinas. Informação & Informação tem como objetivo disseminar a informação científica na área da Ciência da Informação e difundir o diálogo intelectual entre pesquisadores.br/revistas/uel/index. profissionais e estudantes que atuam em diferentes regiões do país e no exterior.5. Informação & Informação. a partir do volume 9 (2003). Assim. é um periódico científico eletrônico do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). .php/transinfo/about/editorialPolicies#focusAndScope A revista Informação & Informação. foi lançada em 1996 pelo Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Informação & Informação publica contribuições inéditas em Ciência da Informação. com fonte Arial tamanho 11 e em folha formato A4). cuja divulgação possa contribuir para o melhor conhecimento dos recursos informacionais disponíveis e para a solução de problemas técnicos do setor (limite máximo de 5 mil palavras. autorizados pelo detentor dos direitos d http://periodicos.edu. Qualis CAPES .Tradução (reprodução) (a convite): artigos traduzidos. um grupo. Como resultado. preparados em entrelinhas 1. Até 2002 foi publicada no formato impresso e.

o mais elevado. ou seja. Esses veículos são enquadrados em estratos indicativos da qualidade . periódicos científicos. à pertinência do conteúdo veiculado.capes.A1. não se pretende com esta classificação que é específica para o processo de avaliação de cada área. em cada área. o Qualis afere a qualidade dos artigos e de outros tipos de produção.com peso zero. Note-se que o mesmo periódico.gov. definir qualidade de periódicos de forma absoluta.A estratificação da qualidade dessa produção é realizada de forma indireta. A classificação de periódicos é realizada pelas áreas de avaliação e passa por processo anual de atualização. ao ser classificado em duas ou mais áreas distintas.br/avaliacao/qualis . A2. Por isso. C . a partir da análise da qualidade dos veículos de divulgação. Isto não constitui inconsistência. B1. http://www. mas expressa o valor atribuído. B4. B2. B3. pode receber diferentes avaliações. Dessa forma. B5.