You are on page 1of 18

Ardósia

 Não sofre erosão. carbonato e óxido de ferro. mica. . pois possui alta resistência a sulfatos.  Estrutura xistosa. feldspato.  Os principais minerais constituintes são: Quartzo.Introdução  A ardósia é uma rocha metamórfica regional derivada de rochas sedimentares(argilosas) submetidas a altas pressões e temperaturas. clorita.

Utilização  É bastante utilizada para revestimentos. telhados e seu pó pode ser utilizado na produção de argamassa aumentando consideravelmente sua resistência e permeabilidade. .

podendo ser dividida em placas facilmente o que facilita sua utilização.além de possuírem alta densidade e dureza. .Clivagem  Possuem uma clivagem perfeita.

. Esta orientação preferencial é criada por pressão mecânica. por recristalização mineralógica ou por rotação dos cristais( Chiodifilho et al . 2003).Clivagem  A clivagem ardosiana deriva de uma forte orientação planar preferencial de escamas de mica branca(sericita) e de clorita.

. no caso da ardósia variações de minerais em sua estrutura ocasionam mudanças na cor.Propriedade e características  A importância de se caracterizar a rocha está na determinação de suas características.

Propriedades e características  Não inflamável e possui baixa condutividade térmica. 300 kg de resíduos são gerados. 30% de resíduos. Para cada tonelada de ardósia utilizada. ou seja. .  A utilização da ardósia na construção civil gera uma grande quantidade de resíduos.

Materiais/Aparelhagem  A Aparelhagem utilizada para o procedimento foi:  Estufa(110º +.01g)  Bandejas de plástico.  Balança( resolução de 0.5º )ºC.  Cesto para medição de massa hidrostática. .

 Deixar completar 24 horas dentro da água.  Colocar as amostras em uma estufa e deixar secar por 24 horas.  Pesar os corpos de prova individualmente ao ar(massa A)  Colocar os corpos de provas em uma bandeja e adicionar 1/3 de água. após 4 horas 2/3 e após mais 4 horas completar a total submersão dos corpos de provas . .Procedimento de Execução  Lavar as amostras(10 no total) em água corrente.

na condição submersa usando o dispositivo da balança(massa C). .Procedimentos experimentais  Retirar os corpos de prova da água e enxuga-los.  Pesar as amostras novamente(massa B)  Pesar os corpos de prova individualmente.

 Através dos procedimentos citados anteriormente obtemos os seguintes valores(em gramas) :  Massas(A.Resultados obtidos.B e C) .

Resultados obtidos  Massa específica aparente seca(Kg/m³).: .

Resultados Obtidos  Massa específica aparente saturada(Kg/m³).: .

Resultados Obtidos  Porosidade aparente(%): .

Resultados obtidos  Absorção de água aparente(%): .

Comparando os resultados  Dados obtidos de outras fonte sobre a ardósia do Marão. .

Conclusão  Com os resultados obtidos podemos concluir que a ardósia é uma rocha de elevada densidade e baixa porosidade o que gera consequentemente uma baixa absorção de água. explicando assim sua utilização em telhados e revestimentos. .

Vídeo .